Coletamos este vídeo do perfil do babalorixá Eribode, é um registro de um ritual para Obatala.
Fonte - https://www.facebook.com/aworisa.obaeribode/videos/845990773132419/
Coletamos este vídeo do perfil do babalorixá Eribode, é um registro de um ritual para Obatala.
Fonte - https://www.facebook.com/aworisa.obaeribode/videos/845990773132419/
O batuqueiro e pesquisador Antonio, relata sobre a sua vivencia e os costumes do Batuque tradicional.
Encontramos informações que podem ter caído no desuso, ainda a saber mais.
Postado por Antonio Carlos Pereira
Em 17/03/2023, acesso em 18/03/2023
[...] Mãe Ondina do Xapanã ( foto gentilmente capturada do blogpost ILÊ AXÉ NAGÔ KÓBI).Conversando com um amigo relembramos do pai Xapanã de mãe Ondina: fumava um cachimbo que ao invés de tabaco era enchido com pimenta e pai Xapanã "distribuia" o seu axé dando baforadas de fumaça nas pessoas e dançava lindamente com a sua vassoura feita com a pelagem da cauda dos bois que eram ofertados pais.[...]
E Antonio Carlos Pereira, completa:
"Erick Wolff sim, lembro vagamente do cheiro forte de pimenta queimando que tinha. Como ainda era bem criança não sei muito detalhes, hoje conversando com o Jorge me veio a lembrança."
Link
Este fragmento do artigo "Esclarecimentos de Oloye Edu Obadugbe Afolagbade", postado na revista OLORUN, n. 40, julho de 2016, ISSN 2358-3320 – www.olorun.com.br, nos trás informações sobre o ato de raspar a cabeça.
Transcrição e adaptação por Luiz L. Marins (www.luizlmarins.com.br), com autorização de Baba Omotobatala.
[...] 1) Aquele que já foi iniciado no culto ao Orixá, seja em qualquer nação com raspado da cabeça ou não, quando mudar de mão, não se raspa, pois ele já foi iniciado, não tem porque passar novamente pelo mesmo ritual duas vezes. Mas acontece que no Brasil muitas vezes por ignorância, quando chega alguém que foi iniciado em outra sem raspar, então, as casas que raspam acham que essa iniciação sem raspar não tem valia, e voltam a iniciar a pessoa.
2) Aquele que já foi raspado, se mudar de mão e passar para uma linhagem que não raspa, não tem porque se raspar. Mais como ele foi raspado na primeira vez, ele ou ela como babalorixá ou iyalorixá, na sua casa poderá consultar os Orixá para raspar ou não, pois tem pessoas que não devem se raspar pelo falado acima.
3) Aquele que não vai ser iniciado para o sacerdócio, e sim por saúde, não precisa ser raspado.
4) Quem receber Orixá por herança de algum parente que morreu, passa por uma iniciação sem raspar, pois, acredita-se que a ordem para a pessoa ter Orixá vem do orun. Esclarecimentos de Oloye Edu Obadugbe Afolagbade 6
5) Escravidão: Raspar ou não no culto do Orixá em terra ioruba tem a ver com a família ou linhagem. Em muitas linhagens da terra ioruba onde o fundador foi escravo ou teve um ancestre escravo, não se raspa, principalmente entre os Nagôs: Egba, Ekiti e Ijebu, pois o ato de raspar lembra o fato de ter sido escravo e é motivo de humilhação.
Era costume entre os Oyó raspar a cabeça dos escravos e fazer tatuagens, aqueles que voltavam livres para sua terra eram logo chamados "afarikola" (carecas com tatuagens).
O motivo para se tornar escravo em terra ioruba podia ser crimes contra a comunidade: roubo, assassinato, estrupo, etc.
Mas houve um tempo no qual as nações estavam em guerra e as pessoas eram caçadas e escravizadas. Alguns poucos ficavam na terra ioruba, mas os outros eram vendidos aos portugueses, ingleses ou franceses.
No caso os escravos ganhar sua liberdade e voltar a sua terra recebiam nomes pejorativos como: "afarikola", "ajereke", "alaigbede", "aguda", "atoyobo".
Espero que a explicação tenha esclarecido porque se usa se raspar ou não. [...]
O artigo completo:
https://luizlmarins.files.wordpress.com/2015/02/esclarecimentos-de-oloye-edu-obadugbe-afolagbade.pdf
Em decorrência dos acontecidos nos últimos dias, algumas pessoas têm me questionado qual é a minha opinião sobre: adeptos do Candomblé que vão buscar aprendizados dentro da África, em tradições africanas e trazem isso para o Candomblé, fazendo uma "religião mista", tipo: pessoas levando balaio na rua vestidos de roupas metade preta e metade vermelha, pessoas de Candomblé falando de Ẹgbẹ́ Ọ̀run, sem citar aquelas que são de Candomblé, mas também são iniciadas em Ifá cubano ou nigeriano, porque é moda no Brasil.
Da consagração de uma igreja, este texto clarifica o requisitos e conteúdo.
[...]II. TITULAR DA IGREJA E COLOCAÇÃO DAS RELÍQUIAS DOS SANTOS
4. Toda a igreja, ao ser dedicada, deve ter um Titular, que será ou a Santíssima Trindade; ou Nosso Senhor Jesus Cristo na invocação de um mistério da sua vida ou de um nome já introduzido na sagrada liturgia; ou o Espírito Santo; ou a Virgem Santa Maria igualmente em alguma invocação já introduzida na sagrada liturgia; ou os Santos Anjos; ou finalmente um Santo inscrito no Martirológio Romano ou no Apêndice do mesmo, devidamente aprovado, não, porém, um Beato sem indulto da Sé Apostólica. O Titular da igreja seja um só, a não ser que se trate de Santos que no Calendário estão inscritos em conjunto.
5. Quanto possível, mantenha-se o costume da liturgia romana de encerrar debaixo do altar relíquias de Mártires ou de outros Santos.
6 Todavia tenha-se em conta o seguinte:
a) As relíquias que hão de ser colocadas sejam suficientemente grandes para se poder verificar que elas são parte de corpos humanos. Por isso, deve evitar-se que sejam colocadas relíquias demasiado pequenas de um ou mais Santos.
b) Verifique-se com toda a diligência se as relíquias que vão ser colocadas são autênticas. É preferível que o altar seja dedicado sem relíquias, a que se coloquem debaixo dele relíquias duvidosas.
c) O cofre das relíquias não deve ser colocado nem em cima do altar nem dentro da mesa do altar, mas, tendo em conta a forma do mesmo, deve ser colocado debaixo do altar[...]
https://www.liturgia.pt/pontificais/Dedicacao_Igreja_Altar.pdf
Alaafin proíbe a adivinhação de Ifa para o Festival 2017 de Egungun na cidade de Oyo
By Orisa Brasil -Por Renata Barcelos - 19 de junho de 2017
DIVINHAÇÃO DE IFA para O FESTIVAL DE EGUNGUN OYO 2017
O Alaafin de Oyo proibiu a adivinhação de Ifa para o Festival de Egungun na cidade de Oyo. Sua Majestade Imperial, Oba Adeyemi III, O Alaafin de Oyo instruiu os Olojes em Oyo a preservar a tradição de Egungun como nos tempos antigos.
A adivinhação de Ifa foi banida porque OBI é o sistema de adivinhação, que pertence a Egungun, sendo usada por tempos imemoriais.
Sua Majestade também salientou que o culto a Egungun é mais antigo do que Ifa e, além disso, solicitou aos devotos de Orisa para manter a sua própria tradição.
Fonte