quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

ANTIGAMENTE NÃO SE ASSENTAVA DE BARA A OXALÁ.

Por Erick Wolff de Oxalá
Postado em 09/12/2020, revisado e aumentado em 06/12/2022 às 20:19

Estes relatos registram costumes do Batuque antigo, que por algum motivo, não sabemos quando, nem porque, começaram a mudar.


Relato de um filho da Mãe Rola do Oxalá (tradição Oyo).

"Conforme o costume da época sentava-se somente 3 ou 4 orixás principais do sacerdote, e com estes orixás abriam casa, ficando a vida toda somente com estes sem necessidade de sentar de Bara a Oxalá. 

Ele informa que na tradição Oyo do Batuque, o orixá de rua, quando pega cabeça, ele passa a ser cultuado dentro de casa."

(A identidade do filho da mãe Rola de Oxalá foi preservada, caso haja necessidade, poderá ser revelado somente para trabalhos de cunho acadêmico


Site Xango Sol.
Nesta imagem do site www.xangosol.com.br, informa: 


[...] Nesta época Pai Manoel tinha em casa somente o Orixá Bará e o Axé de Búzios, como era de costume na época as obrigações vinham aos poucos, se montava uma estrutura bem sólida para depois começar a ter filhos de santo [...]



Pai Chiquinho.
Pai Chiquinho fala: 

[...]que antigamente, primeiro sentava o Bara, para ele abrir os caminhos, a maioria dos baba antigos, não tinham todos orixá, hoje é moda de Bara a oxalá [...]





Mãe Santinha
Mãe Santinha do Ogum fala que iniciou no orixá, a mãe de santo dela, foi a cada ano dando um orixá.


Bàbá Ifaodunnola Aworeni Também o Bàbá Ifaodunnola Aworeni, informa que na família dele:

[...] Nôs aprontamos com três no máximo 5 Orixás!
Nem todos possuem Orixás feitos permanecendo com feituras de Bori ou segurança de quartinhas! [...]

Link - https://www.facebook.com/babalawoifaodunnola/posts/pfbid02J1ZCBJ7BbWpSGyADgELKmkVvJuLRx1qQk8aNiSYJesLrxqBBquG8aHcDwYo5LZa5l

Imagem comprobatória:



Baba Antonio Carlos

Assim o alagbe e babalorixá Antonio Carlos de xangô, informa que quando ele era pequeno o babalorixá dele assentou um Bara o orixá dele e a passagem, para que ele pudesse tocar. E ainda no mesmo vídeo, informa que em determinado momento começaram a mudar as letras das cantigas, para facilitar a forma de cantar, porque tinham dificuldade com o idioma, e sem estudo, criando um idioma afro-brasileiro, com um vocabulário próprio. Veja a seguir;

Transcrição da fala do Onilu Antonio Carlos.

[...] então em 1951, ele sentou Bara, Xangô e Oya [...] a língua que nós falamos, é uma língua afro-brasileira.... entendeu?... porque um exemplo que eu vou dar... (cantando)... antigamente era diferente.... (cantando)... então as pessoas de hoje teria uma dificuldade para desenvolver na língua... entendeu?.... então o qui que aconteceu nesse.... facilitaram mais... entendeu?... não tão afro puro [...]

_______________________________ 

Veja neste link outro artigo sobre o tema:

PRECISO TER 12 ORIXÁS P/ GANHAR MEUS AXÉS?

Postado por Terreiro Pai Leandro 

https://iledeobokum.blogspot.com/2022/06/preciso-ter-12-orixas-p-ganhar-meus-axes.html 

Atualizado em 24/03/2023

__________________________

Na postagem "PAI CHIQUINHO DE OXALA: OS ANTIGOS NAO TINHAM TODOS OS ORIXAS (BATUQUE) " da comunidade Nagô Kóbi, o integrante Héctor informa como era o costume antigo da família dele: 


"Héctor Ti Yemọjá: A bacia à que pertenço tinha essa costume. Sou descendente da bacia de Don Luiz do Bará Lanā, neto de Valdecir de Oxum.

Ilê Axé Nagô Kóbi: Me desculpe a curiosidade Héctor Ti Yemọjá, qual motivo deixaram de fazer assim.

Héctor Ti Yemọjá: Ilê Axé Nagô Kóbi com o falecimento de Babá Luiz chegaram as modificações. Mas no Batuque sempre acontece o mesmo, os jovens de antes não perguntavam. Tenho entendido que em muitas bacias aconteceu o mesmo, já que na época do Pai Luiz muitos dos grandes eran amigos e na maioria dos casos também não assentavam todos os Orixás."


Link: https://www.facebook.com/groups/934092501119005/posts/937937270734528/?comment_id=938112980716957&reply_comment_id=938124390715816&notif_id=1679679466401061&notif_t=group_comment_mention

Imagens comprobatórias  



__________________________________

Revisado e aumentado em 25/03/2023

Outro depoimento de preservação dos costumes antigos, onde não sentam de Bara a Oxalá, confira:

 

Ilê Axé Nagô Kóbi ,na nação Oyo Igbomona continua fielmente esse costume, não é assentados os 12 Orisás"

 

Link: https://www.facebook.com/groups/934092501119005/posts/937937270734528/?comment_id=938112980716957&reply_comment_id=938124390715816&notif_id=1679679466401061&notif_t=group_comment_mention

Imagem comprobatória:


____________________________________

Revisado e aumentado em 14/05/2023

Neste extrato do programa "O BATUQUE E OS BATUQUEIROS" III EPISÓDIO, do locutor Cleber de Ogum, fala sobre os costumes antigos e do Batuque moderno, veremos a seguir: 



Endereço do episódio do programa: https://www.facebook.com/HerancasAfroOficial/videos/163701666660310

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

FESTIVAL DE YEMOJA

Eepa Omi! Eepa Omi!! Eepa Omi!!! 





Comemorando o Festival Anual de Yemoja (edição de 2019) em PopoYemoja, Ibadan, com Babalorisa Omikunmi Egbelade e Iyalorisa Omitonade Ifawemimo e outros devotos.




Fotos festival anterior




Fonte - @myblackfestival


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

AMALÁ DE XANGÔ EM OYO, NIGÉRIA

Revisado e aumentado em 20/12/2021 Amala é a comida favorita de Xangô , é feito de farinha de Elubo - inhame seco.


Receita : ferva água, em dois recipientes , em 1 adicione aos poucos a farinha de Elubo (inhame seco) e mexa sem parar, adicione um pouco mais da agua quente do outro recipiente até cobrir a massa, deixe cozinhar de 3 a 5 minutos*, volte a mexer sem parar até atingir o ponto e é só comer ou servir para o Orixá Xangô.


* A segunda técnica, é ir adicionando água fervente quanto precisar mas sem parar para cozinhar, e ir mexendo a massa até o ponto correto.


Sobre o Quiabo No Amala


Mais informações sobre o Amalá, fonte Asa Orisa:










OKA
Imagem Oka, fonte Paula Gomes

Imagem Oka, fonte Paula Gomes

Imagem Oka, fonte Paula Gomes


Quem está interessado em saber o que é OKA ?
O povo de Oyo come OKA
Sango em Oyo come OKA
OKA é uma palavra utilizada somente pelo povo de Oyo para Amala.
Como se prepara OKA ?
Farinha de inhame seco cozida com água.
Uma delícia... cremoso.... saboroso....


Amalá de Banana da terra (Amala Ogede)
Acessado em 17/11/2021, às 22:13




Complemento

A DIASPORA BATUQUE DO RS E SIMILARES DA MATRIZ IORUBA


Enviamos esta imagem para a Dra. Paula Gomes, ministra da cultura do Alaafin de Oyo, Nigéria. Em resposta segue:



"O amala é parecido com o amala aqui k se chama lafun, o amala feito de mandioca" [Informação pessoal da Dra. Paula]


Ainda informa que Xangô come vários bichos:


"Não Ṣàngó come carne sim, carne de porco, bode, carneiro, galo e até vaca e carne de animal selvagem e essa carne é sempre guizada" [Informação pessoal da Dra. Paula]


Nos referimos que os orixás do Batuque quando manifestados eles falam diretamente com quem estiver presente, orientam e pedem que façamos algo. A resposta da Dra foi:

"Interessante muito idêntico" [Informação pessoal da Dra. Paula]
 

Fonte - https://iledeobokum.blogspot.com/2021/05/a-diaspora-batuque-do-rs-e-similares-da.html 

Revisado e aumentado em 08/08/2023

Publicamos este vídeo no tiktok.

Link https://www.tiktok.com/@erick_wolff8/video/7264236736744574214?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7205200879410071046

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

ORISA BAYANRI

Por Asa Orisa


Bayanrin is a patron of prosperity like Aje, because his head is covered with cowries, very close to Sango.


Dada Ajaka was Tella Oko Sango's brother and he was from Orisa Bayanrin, because she was Dada.

Bayanrin orisa is represented by a crown of conches that represents prosperity, that is why all children who were born Dada even that do not follow orisa, they all do the Oro to Bayanrin, so the prosperity they stole in the ori is not lost .


Here it is believed that all Dada children are prosperous, and that they were born with a crown.


(Paula Gomes)


...


Bayanrin é o patrono da prosperidade assim como Aje, pois a cabeça é coberta de búzios, muito ligado a Sango.


Dada Ajaka era irmão de Tella Oko Sango e ele era do Orisa Bayanrin, porque era Dada.


O orisa Bayanrin é representado por uma coroa de búzios que representa prosperidade, por isso se acredita que todas as crianças que nasceram Dada mesmo que não sigam o orisa, todas fazem o Oro para Bayanrin para que a prosperidade que trouxeram no ori, não se perca.


Aqui se acredita que todas as crianças Dada são prósperas, e que nasceram com uma coroa.


...


Bayanrin es un patrón de la prosperidad como Aje, porque su cabeza está cubierta de caracolas, muy cerca de Sango.


Dada Ajaka era el hermano de Tella Oko Sango y él era de Orisa Bayanrin, porque ella era Dada.


Bayanrin orisa esta representado por una corona de caracolas que representa la prosperidad, es por eso k todos los niños que nacieron Dada aun k no siguen orisa, todos le hacen el Oro a Bayanrin para que no se pierda la prosperidad que robaron en el ori .


Aquí se cree que todos los niños Dada son prósperos y que nacieron con una corona.











sexta-feira, 27 de novembro de 2020

O GULULU FOI O PAI ANTONINHO DA OXUM

Por Erick Wolff de Oxalá
Publicado em 27/11/2020



Este artigo tem por finalidade registrar dados sobre o Gululu (segmento Batuque Oyo), considerado o ícone religioso para a tradição Kanbina do Batuque do Rio Grande do Sul.

Gululu foi o sacerdote do Babalorixá Waldemar de Xangô, por muitos anos pensávamos que ele seria um africano que seguia tradições banto, porem com as devidas informações, descobrimos que ele era um sacerdote da mesma tradição do Batuque, segmento ioruba e tradição Oyo, informação publicada no livro Kanbina: origens ioruba e continuidade no Batuque do RS. Leiam a seguir:


Paulo Tadeu Narra em seu livro, que Gululu seria o próprio Waldemar, no entanto que o pai Waldemar nasceu no Brasil. E que o nome Gululu, não foi uma invenção e sim o nome de pai Antoninho da Oxum. 


Aqui narra a origem de Mãe Donga da Oxum. Seguem informações do Babalorixá Gululu.



Aqui se perde a informação quando confundiram o orixá de Gululu, ao Bolivar registrar o trabalho.
No entanto foi possível rever o equivoco, através do cruzamento de informações dos Kanbina com os documentos que encontramos. 





Após muitos anos de estudos e um anos após a a publicação do Livro Kanbina, chegamos a mais informações que segue:

O Professor Denis informa a filiação de Gululu.


Informações adicionais sobre o Pai Waldemar ter nascido aqui no Brasil:






Bibliografia

KANBINA: ORIGENS IORUBÁ E CONTINUIDADE NO BATUQUE DO RS 


quinta-feira, 26 de novembro de 2020

IFÁ, IFÁ, IFÁ

Por Hérick Lechinski



Já cansei disso, mas é sempre bom lembrar às pessoas que ainda não sabem...

Alguns de nós, Ẹlẹ́sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀, não somos contra Ifá (oráculo/palavra de Ọ̀rúnmìlà) ou Ọ̀rúnmìlà, pois, Ifá/Ọ̀rúnmìlà também faz parte do Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀, nós somos contra a suposta supremacia que alguns Onífá ou Babaláwo desejam ter sobre os outros Òrìṣà e seus cultos...


ÒRÌṢÀ NENHUM PRECISA DE IFÁ, ỌBÀTÁLÁ NÃO PRECISOU DE IFÁ, Ọ̀ṢUN NÃO PRECISOU DE IFÁ, ÒGÚN NÃO SE CONSAGROU EM IFÁ...

Estes ìtàn que narram isso, são pertinentes ao culto de Ifá, nasceram para justificar um culto, o de Ifá e a sua importância, algo que devemos respeitar, pois, fé e crença não se discute, se respeita...


Mas desejarem que nós, devotos e consagrados em outros Òrìṣà, aceitemos GUELA A BAIXO que outros Òrìṣà foram consagrados em Ifá-Ọ̀rúnmìlà, já é de mais...


O Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀, só tem um supremo, Elédùmarè, e abaixo de Elédùmarè, Ọbàtálá, a mais ANTIGA de todas as DIVINDADES IORUBÁS...


Na cultura iorubá, um mais novo (Ọ̀rúnmìlà) nunca é mais que um mais velho (Ọbàtálá), Onífásssss do Brasil, aprendam isso...


Quanto a estas centenas (há algumas exceções no meio destas centenas, não podemos generalizar) de brasileiros consagrados em Ifá, que mal conhecem e sabem recitar o seu próprio Odù Ifá (Signo de consagração no culto de Ọ̀rúnmìlà-Ifá e não signo de nascimento de vida), só servem para tumultuar e confundir as pessoas com menos conhecimento...


Se você tem seu Òrìṣà, cultue ele, pois, ele pode te dar TUDO, que dizem que supostamente só Ọ̀rúnmìlà-Ifá pode te dar...


E para finalizar, tem muito Ẹlẹ́sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀ NIGERIANO que não é iniciado em Ifá e vai muito bem, obrigado...

Hérick Lechinski

___________________________________________

Matéria publicada no Facebook do autor, em 26/11/2020

Transcrição e adaptação: Erick Wolff

https://www.facebook.com/babaagunbiade/posts/3551031558306892

Imagem comprobatória:


TIKTOK ERICK WOLFF