GRANDE FINAL, FESTIVAL DE YEMỌJA ÒGÙNLẸ́KÍ, PÓPÓ YEMỌJA, ÌBÀDÀN.
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domingo, 28 de novembro de 2021
TERMINO DO FESTIVAL YEMỌJA ÒGÙNLẸ́KÍ, PÓPÓ YEMỌJA, ÌBÀDÀN.
sábado, 27 de novembro de 2021
BATUQUE FUNDAMENTAL
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
COMO PEDIR VITÓRIA A ÒSÁNYÌN
Por educayoruba
Publicado em 11/11/2021, acessado às 26/11/2021
Vamos saudar aquele que conhece os segredos das folhas, que conhece o poder do sangue das ervas, aquele que traz as ervas e o seu sangue cinza poderoso, ẹrù ẹ̀jẹ̀!
Fonte - https://www.instagram.com/p/CWJ1-MhAuEV/?fbclid=IwAR15QzYhWrUXWRSgyBeqtmzjygg9FoRohtrefxAYFrq01MxqOwPfnihxquI
domingo, 21 de novembro de 2021
EERINDILOGUN: CLÃ DE ÈSÚ, ÒYÓ - NIGÉRIA
Por Orisa Brasil
Postado em 19/11/2021, acessado em 21/11/2021 às 11:26
Adaptação Erick Wolff de Oxalá
O Eerindilogun jogo dos 16 búzios é usado por muitas famílias de Orisa em área Yorùbá como o principal oráculo.
[...] eu entendo que os versos conhecidos por um sacerdote que usar eerindelogun são no máximo semelhantes aos que se utiliza para odu Ifa Orunmila... Tem quem acredite ser igual mas para mim não são iguais mesmo porque a receita e procedimentos podem variar muito conforme a divindade de que estivermos falando... Orisa Oko é um belo exemplo, certa vez um devoto de Oyo gravou video aqui mesmo na pagina de Asa Orisa recitando versos... isto gerou um certo incomodo a um dos filhos de Popoola, se eu não estiver enganado o comentário ainda esta lá... Complicado dizer quem tem razão pois seria dizer que um copiou o verso do culto do outro... Pela logica seria o mais velho a origem e o novo que pegou e adaptou... Mas em se tratando de versos antigos não há como comprovar nada se não sugerir. No caso da foto acima é odu eerindelogun, uma mensagem cifrada por odu como alguns escritores gostam de classificar, incluso acho que é a melhor forma de dizer pois assim acabasse com a deificação que alguns fazem de odu... e ainda nos da um boa prova de que Orisa não precisa de odu para nascer 'preparar' assentamentos... O que se faz em Ifa Orunmila ao risca odu para preparar porções são coisas com propósitos muito específicos que agregam 'força' mas sem estas preparações o Orisa continua sendo Orisa.... Por exemplo; preparar uma porção para agregar força aos trajes de Egungun é bom mas sem estas ''porções'' o Egungun continua sendo Egungun forte... Agora consagrar ícones para adorar Orisa unicamente usando preparações de Ifa como se a energia nascesse do vazio ou proveniente de Igbodu para mim é um erro terrível e o mesmo digo para Egungun [...]
OJUELEGBA: UMA BREVE HISTÓRIA
Há muito tempo, antes da presença da urbanização e do bombardeio britânico de Lagos em 1851, a área hoje conhecida como Ojuelegba era uma floresta e local consagrado ao culto de Ẹ̀shù Elegbua também conhecido como Légba entre o povo Fon da República do Benin. Exu no Brasil, Echu-Elegua em Cuba, Papa Legba no Haiti e para alguns afro-americanos como Papa La Bas.
Foi bem, sob a atual ponte Ojuelegba que os Aworis, que se dizia ser os primeiros habitantes desta área, costumavam adorar láàlu ogiri òkò - a divindade encarregada da ordem e o divino executor das leis naturais e divinas. A pedra que era de terra laterítica com conchas de cauri marcando os olhos e a boca de Exu, que os adoradores derramam ofertas diárias para apaziguar o deus, agora abriu caminho para a urbanização, o santuário foi movido várias vezes antes de ser finalmente estabelecido em sua localização atual, a alguns passos (para o sul) da atual rotatória de Ojuelegba. Tem nela a inscrição ‘Ojú-Ìbọ Elégba', de onde o nome da cidade foi cunhado Ojú-elégba (que significa olhos de Elegba ou o Santuário de Elegba).
Na década de 1970, Ojuelegba tornou-se conhecida por sua vida noturna agitada, em parte devido ao santuário de Fela, que foi inicialmente localizado no império e também devido ao fato de ser um ponto de conexão vital para os viajantes no continente conectando os distritos circundantes de Surulere, Yaba e Mushin, também serve como ligação entre o sempre movimentado estaleiro Apapa-Wharf e a rodovia Ikorodu e Agege, de forma que se tornou famosa por seus engarrafamentos diários devido à ausência de semáforos e guarda de trânsito. Foi o tema da canção de Fela - "confusão" em 1975:
"Para Ojuelegba, para Ojuelagba
Moto dey vem do sul
Moto dey vem do norte
Moto dey vem para o leste
Moto dey vem do oeste
E o policial não tem dey para o centro
Que confusão seja isso
Que confusão seja isso "
(Tradução digital)
Imagens comprobatórias
Fonte -
Fonte - https://www.facebook.com/100201065147155/posts/397101032123822/?d=n