segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

ORIKI OSUN

Esta oriki foi coletado na página de Obalotun Obatala Agbaye, publicado em 09/02/2023


"ORIKI OSUN
(LOUVOR POESIA DE OSUN) 
Por Obalotun Obatala Agbaye
Postado em 09/02/2024


1.
O minério comeu-o.
Osun sengese
Oloria Junho,
A mulher do norte.
A lua ainda está viva.
Awede wemo.
Mãe osun
Louvor à mãe do mistério
Aquele que tem pente feito de contas de coral
A bela senhora. 
Osun, o muito experiente 
Espíritos que me limpam do avesso.

 

2. 
Yeye mi olowo aro 
Yeye mi elese osun
Yeye mi ajimo roro.
Eu vou te levar
Yeye mi alagbo awoye.
Eleti gbaroye
O dia do velho
Ari bani gbo nipa tomo.
Minha mãe com as mãos coloridas por corante
Minha mãe com pés embelezados com camwood
Minha mãe que é sempre achada.
Minha mãe cujo filho nunca morre.
Minha mãe, a dona da decocção super cicatrizante.
Sempre pronto para ouvir
Aquela capaz de dar à luz seus filhos.
Aquela que cuida de uma das crianças.

3.
Oh meu Deus, meu Deus
A Lua
Pulgões Remo
Apenibu sozinho
Apelodo soro omo |
É um mês de escrita.
Estou pensando neles.
Ele não é um jovem.
A relação de uma mulher com uma mulher
É uma mulher que é um homem.
A água flui, a água flui.
É uma gentileza, é uma gentileza.
Osun, mãe graciosa, cheia de sabedoria!
Osun, mãe graciosa.
Mãe graciosa, cheia de sabedoria.
Que adorna seus filhos com bronze.
Quem fica muito tempo no fundo das águas gerando riqueza.
Quem se recolhe ao rio para cuidar das crianças
Quem não se importa de usar pulseiras de latão.
Que conhece os segredos dos cultos, mas não os revela.
Quem pasta e pasta areia e enterra dinheiro nela.
Mulher poderosa que não pode ser atacada.
Mulher forte mais feroz que os homens.
Água corrente sem cessar.
Grande Mãe, proteja-me!
Quem temos e quem nos salva, Osun. Salve-me!"


Link https://www.facebook.com/ObalotunObatalaAgbaye/posts/pfbid0zLrxZxFDoYqmGyAR81iX6bL9yzEjkqdrqk9FAuibcT8meAmPUY75hjmZzCno4oRKl

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF