"### EGUN DE MENTIRA ###Por Oriques De OxaláPostado em 11/02/2024Entenda que absolutamente nada daquilo que for feito para um antepassado terá valor, se não houver conexão com às raízes e relacionamentos obtidos durante a vida terrena. Resumindo, se você não fez em vida, não adianta fazer após a morte!
A grande maioria das pessoas que dizem possuir egum ou cultuar determinado baluarte de alguma nação, simplesmente tem um buraco nos fundos de casa, cheio de comida estragada e outras coisas que até mesmo configuram crime perante a lei dos homens e a lei espiritual.
Já falei em outro momento e torno a repetir: Egum é a continuação do carinho e respeito, por um antepassado que por sua vez, passa a ocupar o lugar de destaque na comunicação dos fundamentos e ritualísticas realizadas aos Orixás.
Chega ser triste ver a hipocrisia crescente no meio batuqueiro quando o assunto é egum. Pessoas realizando homenagens e até rituais para babalorixás que em vida, não tinham o mínimo de relacionamento respeitável. Lembrando ainda que todo Orixá, independente se é praia, mel ou epô, carrega com sigo seus mistérios de egum. Todo aquele que foi trazido, deverá ser mandado de volta!
"Pai mais fulano disse em vida que não queria os rituais fúnebres." Essa afirmação simplesmente não serve como base de fundamento de culto! Perceba que se seguirmos a mesma linha de raciocínio, basta alguém dizer que em vida não quer ter axorô derramado na cabeça e mesmo assim quer ser pai ou mãe de santo e está tudo certo.
Cansei de ver ótimos "balé de egum" pequenos e simples, porém com respostas firmes e verdadeiras, assim como vi palácios com fotos e até climatização, não terem nada além de beleza exterior. Casas literalmente vazias.
Outro erro comum e ingênuo, é a afirmação de que: "Ele gostava de nós, jamais nos faria algum mal." Como se o egum fosse apenas um espírito do kardecismo e ficasse vagando pelo pátio da casa de religião! Amigos, falta muita compreensão do verdadeiro significado do egum e tudo aquilo que o culto pode causar, caso não seja feito corretamente.
Como dito anteriormente, todo Orixá carrega consigo seus mistérios de egum, caso não seja mandado, ele mais cedo ou mais tarde terá fome! Quem ou o quê, vai servir de alimento? Não sejamos crianças, nem tão pouco ingênuos. Egum não é o dia dos finados católico, que você leva flores e reza uma "ave Maria".
Já vi muita gente grande, que tinha tudo na vida, simplesmente se perder, acabar na miséria, por não compreender a importância do envolvimento ou não com o egum.
Egum é o tudo e o nada, é a resposta e a pergunta... Só é mistério quando o fundamento for inventado e o babalorixá tiver medo de ser contestado, aí ele diz que "não pode contar". A seguir, vou expor algumas perguntas simples...
Você sabe a chamada do seu egum? Sabe quais atetés podem ou não serem rezados para sua ancestralidade? Sabe quais comidas são quizilas e quais trazem movimento, axé e fartura? São tantas perguntas simples mas que a maioria não saberia responder!
Faça uma análise pessoal, quem sabe àquilo que você não tem, esteja exatamente no culto que você não faz!
Link https://www.facebook.com/photo/?fbid=974491824284357&set=a.108491700884378
Nenhum comentário:
Postar um comentário