Esta publicação coletada no perfil, do Kaya Yemanja, postado em 06/02/2024, ilustra a simplicidade do culto a orixá, referenciado na matriz e na diáspora Afro-brasileira.
O autor Zarcel, sacerdote e praticante de Esin ibile orisa, faz menção a simplicidade do culto, e ilustra o texto com uma foto da casa da mãe Moça, Batuque RS.
"Ojúbọ - Assentamento - AltarPARTE IIPor Sérgio CohenEm 06/02/24
Quem já foi para a Nigéria, certamente ao ver os assentamentos pensa: "Nossa! São pequenos e simples e nem sempre são limpos."Sim, na terra Yorùbá o que importa não é a beleza do Igbá e sim sua força, sua real conexão com o Òrìṣà e com a ancestralidade do culto.Essa foto que corre na Internet, é uma foto antiga de assentamentos no candomblé.Certamente não há luxo, mas, tem muita força, histórias e resistência ali e foi justamente quando o candomblé perdeu isso, que os resultados também diminuíram.Se questione: O que me faz cultuar Òrìṣà?Busca por beleza, luxo, ou àṣẹ e conexão com a espiritualidade?Que Olódùmarè abençoe você!Ire o!Onífá Elésìrẹ́ Awódélé Zarcel Cohen.#Ifa"
Imagem comprobatória
Nenhum comentário:
Postar um comentário