quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

ANCESTRAL DIVINIZADO, O CONCEITO DE ANCESTRALIDADE, POR ALAN FONTES

Nesta postagem publicada na página pessoal do Alan Fontes, em 26/01/24, informa sobre o culto aos ancestrais.



 "Honrar nossa Ancestralidade, faz parte da fé e respeitar os Ancestrais, é respeitar nosso Axe, nossa raiz e força espiritual.

Por Alan Fontes
Posta em 26/01/2024


A vida não culmina com a morte e o processo divino entre Orixá e Egum garante a continuidade do nosso legado espiritual.

Nossa Ancestralidade é uma fonte sólida, firme e forte de sabedoria à qual agradecemos diariamente por seu legado e ensinamentos, bem como sua proteção e guarda espiritual.

Na nossa Nação Cabinda, a morte não é o fim da vida e é através do Bale que sacralizamos o processo divino da continuidade da vida.

Um Ancestrais bem tratado espiritualmente abençoa sua família religiosa, que continua com sua missão espiritual na terra, com vida longa, saúde, avanço, progresso material e espiritual.

Você não pode alcançar o estatuto de Ancestral divinizado se não tiver uma vida moralmente correta segundo os fundamentos e preceitos religiosos de sua nação.

Para ser consagrado como um Ancestral divinizado, deve ser considerado como um exemplo de referência na conduta religiosa, e dessa forma chegar à ascensão espiritual fortalecendo-se para doutrinar e evoluir espiritualmente para sua família.

O culto de Egum é a base da Nação Cabinda e se essa base não for fortalecida não conseguimos firmeza nos nossos rituais.

O Bale é o local sagrado onde tratamos o bom espírito daqueles que nos precederam, onde se reúne a força da nossa ancestralidade, que tem o poder de julgar nossas atitudes e pensamentos, já que Egum é onipresente, está em todo lugar, tudo vê e tudo Sabe, intervindo na nossa vida.

A conexão ancestral é fonte de sabedoria, identidade e pertença. O momento em que honramos nossos antepassados significa que reconhecemos a sabedoria que aqueles nos passaram.

A sabedoria transmitida de geração em geração nutre nossa essência, nos enche de vigor, nos traz a experiência de muitas vidas dedicadas a cultuar nossos Orixás com fundamentos, bons preceitos, responsabilidade, compromisso, dedicação, amor e fé.

Hoje comemoramos 3 anos do falecimento físico e passagem para o Orun de Pai Cleon de Oxalá Elefã (Igbae), Patriarca da nossa família e meu Padrinho do Ori, que o Senhor continue nos conduzindo com raízes fortes, firmes e sólidas, dando-nos a força necessária, raciocínio e sua sabedoria para enfrentar toda situação que se faz presente em nossa vida, nos conduzindo sempre pelo bom caminho com passos seguros para colher bons frutos.

Que sua Luz e força espiritual estejam sempre presentes em nossa vida, acompanhando nossa caminhada religiosa e abençoando nossa espiritualidade com avanço, progresso e boas conquistas.

Tenho certeza que pessoas boas nunca morrem, elas ficam encantadas, fazendo de nós um ser espiritual melhor.

"Quando não sabemos qual caminho seguir, devemos seguir a sabedoria dos Ancestrais. "

"A resposta certa sempre estará nos passos certos daqueles que nos precederam".

"Sempre atrás de um, estão os Ancestrais, nos dando força e guiando nossos passos.

A vida passou por eles, até chegar até nós e em honra deles viveremos dignamente. "

"Cada antepassado da nossa árvore, é um dom que está dentro de um para usar em favor da nossa vida. "

"Honrar nossos Ancestrais, é não esquecer nossas raízes para que a bênção do alto nos acompanhe em tudo que desejamos empreender".

 

Pai Alan de Oxalá
Dirigente espiritual
Ilê Africanista Reino de Oxala Yemanjá
Nação Cabinda"

Considerações

Alguns pontos ficaram em aberto, como:

1 - o "Ancestral divinizado", por que ele continuaria no igbale se ele foi divinizado.
2 - e como ocorreu esta divinização em apenas 3 anos ou menos.
3 - se haveriam mais ancestrais divinizados.

Link - https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid03ykBd7hat3UvQoF7oUuCDjtchvqqpv5HiGZiD5oamckfAtk4u4kbbLqAvSpCazACl&id=100009397305052 


Imagem documental



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc