Luiz L. Marins
Setembro de 2017
Revisado em 01/05/2019
O ateísmo diz que não há deus
nenhum que cuida diretamente da humanidade, está em oposição ao teísmo, que diz que há um
deus que cuida diretamente da humanidade. O teísmo possui várias
classificações, mas vamos nos ater a estes:
Politeísmo: há vários
deuses independentes e auto-criados que cuidam diretamente da humanidade.
Monoteísmo: há um só deus
auto criado, que criou tudo e cuida diretamente da humanidade.
Henoteísmo: há um só deus
independente, auto criado, que cuida diretamente da humanidade, e que criou
várias divindades subalternas para fazerem sua vontade, sem delegar-lhes
poderes, etc ...
RTY - Religião Tradicional Yoruba (e possivelmente, muitas outras africanas) difere destas classificações europeias.
Nela temos um deus auto criado,
que NÃO cuida diretamente da humanidade, e que não criou o mundo, mas criou
as divindades, delegando a elas poderes para fazerem a vontade DELAS, na criação do mundo e a humanidade.
Neste tema, Bewaji aqui refuta autores como clássicos como Idowu, autor do livro “Olódùmarè, the God in the Yoruba Belief”, pois, segundo ele, os
conceitos teológicos europeus aplicados sobre Olódùmarè, como onisciência e onipresença, são estrangeiros, e não
tradicionais da RTY.
O conceito de teísmo não é
apenas a existência de um deus criador auto criado, criador de algumas
divindades, mas principalmente da interação e do cuidado deste deus diretamente
para com a humanidade, tal como fez a Moises, no monte Sinai.
De acordo com os ìtàn (mitos sagrados dos iorubas), isto
não ocorre na religião tradicional ioruba; assim, a religião ioruba não pode
ser monoteísta, no sentido teológico cristão.
Os orixás vêm ao mundo
para fazerem a vontade deles, orixás, e NÃO de Olódùmarè, pois este não interage diretamente com a humanidade, não
tem conhecimento de tudo que ocorre no mundo, pois para isto criou um
mensageiro chamado Èsù, como
podemos ver no ìtàn sobre Òsun e a 17ª pessoa <aqui>.
Deus é um só, é uma
mentira.
Olôdumare não é o mesmo
deus Jeová, e não tem os mesmos atributos teológicos, e a religião tradicional
ioruba não é monoteísta.
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