sexta-feira, 6 de julho de 2018

VODUN: A DIVINAÇÃO PELA ÁGUA

Awonon Tsetula 

05/06/2018 

Publicado no Facebook na página de Koffi Tsagli 

Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins 


O problema com a pesquisa reside na maneira como alguém precisa atualizar seu conhecimento o tempo todo. 

Disseram-nos que ninguém pode praticar Vodu sem Ifa, mas, depois de um olhar atento aos sistemas de adivinhação presentes no Vodu, fica claro que o Ifa é algo externo ao Vodu e grandes esforços foram feitos para incluir o Vodu, e muitos outros aspectos espirituais do Vodu, em Ifa, a tal ponto que pode-se pensar que Vodu e Ifa nasceram ao mesmo tempo. 

Eu estou dizendo que o Ifa foi introduzido na espiritualidade Vodu mais recentemente do que imaginamos, já que muitos sacerdotes Vodu não usam o Ifa! 

Alguns sacerdotes Vodu até mesmo se recusam a ser iniciados em Ifa, exceto os sacerdotes do (vodun) Alafia, que conseguiram incluir o Ifa em sua prática. 

Alafia é um dos raros Voduns onde a adivinhação diária com Ifa é uma obrigação para os seus sacerdotes (os outros Vodus são livres para usar Ifa ou não). No entanto, é fácil observar que a adivinhação usada na prática do (vodun) Alafia é muito diferente do que os iorubás usam! 

O Anago Fan (que é usado principalmente em Yorubaland) não é permitido com o (vodun) Alafia. Apenas o Dissa Fan é usado para o (vodun) Alafia, mas os praticantes podem ser iniciados no Anago Fan! Além disso, a técnica usada para interpretar os odus na área do (vodun) Alafia é altamente particular a tal ponto, que as pessoas o chamam de Tron Fan. 

Por exemplo, se você trouxer o Babalawo mais poderoso da Ifé para a Casa do Goka, em Lome, para ler o Odu Sanvi’Tula (Osa'Tura) sacado para o (vodun) Alafia, ele não poderá prescrever 3 cerimônias sucessivas de Gusoso no mesmo dia, a menos que ele seja usado para Tron Fan. Um Bokon comum que mora no Togo também não conseguirá! 

Isto é, o Ifa foi adaptado para o Vodu. Então, quais são os sistemas originais de adivinhação do Vodu antes do Ifa? 

Eu encontrei sete. Uma delas é adivinhação através da água, que é usado principalmente para Rei Sakpata e suas variações como Glikpo (foto). 

A adivinhação mostrada aqui (abaixo) é binária: se a pequena cabaça estiver fechada na água, a resposta é “sim” para a pergunta feita; caso contrário, é "não". O nível +1 de adivinhação pela água permite que o adivinho leia o problema de um cliente diretamente da água. No entanto, o pote de água e outros usados para isso são preparados espiritualmente. 
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF