quinta-feira, 21 de maio de 2020

KÒSO

Por Paula Cristina Gomes
Em 21/05/2020











Kòso significa "não foi enforcado" e a palavra originou na época do reinado de Sàngó Aláàfin.


Sàngó Aláàfin estava fazendo experiências, tentando reafirmar a potência de seu raio, o trovão que ele criou atingiu o palácio e queimou-o. Portanto, ele deixou a cidade seguido pelos chefes persuadindo-o a não sair.


Após uma persuasão inflexível, os chefes voltaram quando se aproximaram de uma árvore Ìgbá, ouvia-se a notícia de que o rei se tinha enforcado, mas isso não era verdade.


Sàngó Aláàfin desapareceu entrado pela terra, deixando para trás o raio - Edùn àrá (òlépo lárá) retirado de seu próprio corpo e deixando-os com seus chefes. – Daí o ditado popular Oba kòso ou Olú kòso significando que o rei não foi enforcado e o lugar onde Sàngó Aláàfin desapareceu ficou conhecido como Kòso.


Hoje Kòso é um distrito suburbano de Òyó , um dos lugares mais sagrados da cidade, onde o espírito de Sàngó habita o local sagrado. Não há nenhum Aláàfin em Òyó , que será instalado sem executar todos os ritos de coroação dentro do Templo de Kòso.

Mogbà Kòso desempenha um papel crucial na sucessão real, uma vez que ele é o guardião do antigo santuário de Sàngó Kòso e da coroa ancestral de Sàngó Aláàfin “Adé Séséefun”, sendo responsável pela coroação do novo rei.

Na cidade de Òyó o culto de Sàngó é diferenciado entre Sàngó Kòso e Sàngó Ajòfà. As diferenças entre eles estão relacionadas com a história do Aláàfin e da cidade de Òyó.

Sàngó Kòso é onde o poder antigo de Sàngó está e é preservado, por isso pertence exclusivamente aos Aláàfin, onde eles fazem convênio com seus antepassados antes de receber a coroa Sàngó, no que diz respeito a Sàngó Ajòfà, este pertence à cidade de Òyó.

Além disso, a comunidade de Sàngó em Òyó tem diferentes sistemas hierárquicos relacionados com as funções a serem desempenhadas na Comunidade.

Asa Orisa Alaafin Oyo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF