Publicado por Matamoride Ijoba Angola
Data 14/05/2020
"A única nação que tem dijina é a nação Angola.
Para quem não sabe ..... O filho na nação angola, quando é iniciado (a) é batizado pelo seu zelador (a) com um nome referente ao seu Inkisse!! Todos os filhos (as) da casa irá chamar o filho (a), por sua: DIJINA .
Dijina não é segredo para ninguém ..... Seria o nome de batismo !! Dijina , só ganha o iniciado (a) " FEITO " (a) . Abian !!! Na nação Angola "" NÃO" tem dijina .
KETÚ !!! Não tem dijinaEFON !!! Não tem dijinaJEJE !!! Não tem dijina
Os filhos (as) iniciado (feito ) da nação: KETÚ, EFON e JEJE. São chamados por sua ordem de barco:DOFONA , DOFANITINHO (a) , FOMO , FOMUTINHO , ETC.......O Orukó*
Significa em Yorubá “nome”, sendo que no Brasil tem o mesmo sentido, porém ele é mais usado para descrever o nome do Orixá.E esse tem uma enorme importância, o Iyawô só nasce a partir do dia do nome, onde o orixá pronúncia seu segredo em alto e bom som, porém o iniciado deve mantê-lo em sigilo, pois ele diz a essência de seu orixá, e de sua vida.Todas as nações KETÚ, ANGOLA, EFON e JEJE ! Suas entidades no dia da saída de Iyaô, grita seu ORUNKÓ.ORUKÓ!!! é SEGREDO!!!!!! Seria o seu CPF!! Único!! Ninguém tem igual !!!!!!!!!!!!!!!!EXEMPLO: Filhas de Oxum Opará, tem muitas.... Mas cada um com o seu Orukó!! Cada um com sua energia!! Cada um com seu verdadeiro nome!!!!! Seu zelador (a) alimentou diretamente...... Oxum Opará com este C P F (ORUNKÓ).Este segredo (orukó), deve fica entre : VOCÊ ! SEU ORIXÁ ! SEU ZELADOR (a).Trocar de axé.... Só por muita necessidade!!!!!! O novo zelador (a) exigirá o seu ORUNKÓ... Você tem a obrigação de dizer!!!! Você não está confiando desta nova pessoa por a mão na sua cabeça??? O que era segredo, deixa de ser segredo.ORUNKÓ! É SEGREDO!!! DIJINA É PUBLICO .Já vi duas ou três maneiras de “tirar o Orukó, e isso vai de axé para axé. O sentido é o mesmo. Nosso Orukó é eternizado em um axé, pois ele é citado em muitas obrigações, e quando temos casa aberta ele se torna ainda mais importante, pois tanto ele quanto o Orukó de nossos antepassados são citados, como uma forma de demonstrar que os atos e ensinamentos que estão sendo passados têm fundamento, tem hierarquia, que não viemos do nada e também tem a função de agradecer aqueles que tanto se dedicaram para que hoje possamos desfrutar dessa religião tão mágica e especial.
O Iyawô deve saber o que significa o seu Orukó, e assim ele pode entender melhor seu próprio destino. Outra coisa que acontece são os “apelidos” que são usados dentro da casa de santo, por exemplo: Quem é de Ogun, chamamos de Ogunssy, quem é de Oxum, Oxunssy... Essa terminação, ssy, vem de "sì" – que significa "adorar" em yorubá, ou seja, quando chamamos alguém de Oxunssy, na verdade estamos chamando de Adorador de Oxum, iniciado a Oxum, ou seja, é uma forma carinhosa, não confunda com Orunkó."
Texto:omoafefe
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