sábado, 2 de maio de 2020

ÒYÓ RESPEITA TODOS OS ÒRÌSÀ IGUALMENTE.


Cada grupo familiar de um Òrìsà tem sua própria hierarquia.

Ninguém pode contar a história de um Òrìsà melhor que o sacerdote desse Òrìsà.

Ninguém entende mais de Sàngó do que os sacerdotes e devotos de Sàngó.
Ninguém entende Oya mais do que os sacerdotes e devotos de Oya.
Ninguém entende mais Yemonja do que os sacerdotes e devotos de Yemonja.
Ninguém entende Ògún mais do que os sacerdotes e devotos de Ògún.
Ninguém entende mais Obalúayé do que os sacerdotes e devotos de Obalúayé.
Ninguém entende mais Obatálá do que os sacerdotes e devotos de Obàtálá.
Ninguém entende mais sol do que os sacerdotes e devotos de sol.
Ninguém entende mais Òrúnmìlà do que os sacerdotes e devotos de únrúnmìlà
Ninguém entende mais de Obá do que os sacerdotes e devotos de Obà.
Ninguém entende mais de Èsù do que os sacerdotes e devotos de Èsù
Ninguém entende mais de Egúngún do que os sacerdotes e devotos de Egúngún
Ninguém entende mais de Òkè do que os sacerdotes e devotos de Òkè
Ninguém entende mais de Orò do que os sacerdotes e devotos de Orò

E assim por diante …..

Òyó tem especialistas em todos os cultos de ìrìsà, eles trabalham juntos para o 
benefício da comunidade! E eles constituem Èsìn Òrìsà Ìbílè. 
Os sumos sacerdotes de cada clã Òrìsà fazem parte de uma associação 
(Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó) ocupam os mesmos privilégios e todos têm autoridade máxima 
sobre os Òrìsà de sua adoração. Então é Òyó.
 
O Òrìsà em Òyó é uma tradição familiar, proveniente de uma linhagem. 
Para pertencer a esse Òrìsà, a linhagem ancestral será eliminada pela consulta dos 
Eérìndínlógún (16 cowries), obi / orogbo ou opele / ikin, todos da mesma importância.

Òyó respeita a característica de Òrìsà de ter oráculos diferentes e considera tudo 
eficiente. Ainda seguindo a tradição familiar de Òyó, cada pessoa terá 1 Òrìsà 
principal e se tornará o especialista nesse òrìsà ao longo do tempo.

_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF