sábado, 10 de dezembro de 2022

SISTEMA DE DIVINAÇÃO COM 8 BÚZIOS CHAMADO “OLÓKUN”

Até pouco tempo, somente era de conhecimento da diáspora o jogo com 16 búzios, diferente do jogo tradicional do Batuque que contem somente 8 búzios, por isso, este vídeo apresenta o jogo com 8 búzios, semelhante do jogo tradicional do batuque, veja a seguir:

Por Ẹ̀dá Dúdú TV

Postado em 10/12/2022 acessado às 19:46h




"Embora estejamos acostumados com o Sistema de Adivinhação de Dezesseis Cowries "Ẹẹ́rìndínlógún", aqui você vê uma demonstração de Oito Cowries, comuns em partes de Òndó e Èkìtì (e alguns outros lugares na Terra Yorùbá também).

Bàbá referiu-se aos búzios como "Ajé" que foram obtidos/provenientes/rastreados de Olókun... daí o nome do Sistema de Adivinhação. Também sabemos da proximidade e das relações entre Olókun e Ajé.
.
Bàbá Orò é um Sacerdote Ọ̀sanyìn... de Ìkẹ́rẹ́-Èkìtì."

Link https://www.facebook.com/edadudutv/videos/1519097808612963

Outra fonte que completa esta postagem, a tradução e comentário do Babá Ifagbemi - Ile Ifa Ogbeate, segue:


"Sistema de divinação com 8 búzios chamado “Olókun”
Um sistema divinatório diferente que usa 8 búzios ao invés dos 16 do Ẹẹ́rìndínlógún. O jogo de Olókun é comum em regiões de Ekiti e Ondo na Yorubalandia.
O Babá no vídeo chama os búzios de “Ajês de Olokun” demonstrando a proximidade e quase fusão das divindades Ajê e Olokun. E percebe-se que o jogo faz referência a Orisas femininos como Olokun, Aje Saluga e Oolosa. Também é perceptível suas roupas onde ele sendo homem coloca vestes femininas (saia/pano da Costa) para reverenciar Orisas Femininos.
O BabaOolorisa é um sacerdote de Ọ̀sanyìn.
Tradução: Ile Ifa Ogbeate - Terreiro Alto de Xangô
Via Eda Dudu TV"

Veja mais artigos semelhante em: 

OXALÁ OROMILAIA NÃO É ORUNMILÁ-IFA
https://iledeobokum.blogspot.com/2018/05/oxala-oromilaia-nao-e-orunmila-ifa.html 

Um comentário:

TIKTOK ERICK WOLFF