Postado por Zarcel em 02/04/2023 acessado em 04/04/2023
"Como devoto e pesquisador da Religião tradicional Yorùbá desde 1997, torno público que:
Em terra Yorùbá não existe um PADRÃO de iniciação. Isso varia muito de acordo com o culto (Òrìṣà), costume da família e região, como também disponibilidade.Em terra Yorùbá a MUITOS ANOS existem iniciação de 3, 5, 7, 9, 17, 21 ou até 90 dias.
Mulheres no passado para serem iniciadas em Ọmọlú em ABẸ́ÒKÚTA ficavam recolhidas por 6 MESES.
Se até hoje fosse assim ainda, não haveriam mais mulheres iniciadas em Ọmọlú (Nàná par os Ẹ̀gbá).
Tem iniciação como Ògún em Ọ̀yọ́, que ocorre em apenas 3 dias.
Assim como a raspagem do cabelo não é obrigatório, nunca foi. A raspagem pode ou não ocorrer e isso depende de uma série de fatores.
Me preocupa com tantos absurdos ocorrendo no candomblé e na Religião tradicional Yorùbá na Internet, ver pessoas querendo ressuscitar nas redes debates de 2014 à 2018.
Recentemente vi um vídeo de uma casa que se diz de tradição Yorùbá tocando e fazendo um xirê de candomblé e isso tem sido comum.
Esse tipo de mistura descaracteriza ambas as tradições e ofendem toda essa ancestralidade.
O tempo de recolhimento já foi debatido.
Pessoas desejarem ressuscitar esse tipo de debate em um momento que o debate deveria ser outro, é ao meu ver, conveniência aos absurdos reais do momento.
O que mais me preocupa com o turismo Religioso Brasil - Nigéria, é que pessoas que mal sabem falar bom dia em Yorùbá querem falar por toda uma tradição.
A terra Yorùbá é plural e a tradição se discute dentro da sua linhagem e não das demais.Ire o!Onífá Elésìrẹ́ Awódélé Zarcel.Foto: Pierre Fatumbi Verger."
Nenhum comentário:
Postar um comentário