Coletamos esta postagem do perfil da Ialorixá Mary Faleiro, para registro e documentação dos costumes e tradições do batuque do RS.
Conforme a tradição da Ialorixá, relata os costumes da família sobre o assentamento de igbale, vejamos a seguir:
"Filhos de santo, não são ancestrais, não se abre Balé com filhos, repete comigo.. Não se abre Balé com filhos. Não confunda Balé com feitura de egun.
No conteúdo da postagem houveram alguns comentários que transcrevemos, a seguir:
Fernanda Barbará Filha De Xapanã Sapatá
Bom diaaaaaaa Mãe .. meu balé meu ancestral é da perca de uma filha é meu fundamento que foi me passado .. e pra mim e pros meus tá dando muito certo se é que entendi a sua postagem .... Resolvi comentar pois se for tenho esse axé ... Meu balé e de filho meu ancestral e Filha minha
Mary Faleiro
Fernanda Barbará Filha De Xapanã Sapatá bom dia, o seu ancestral é seu pai falecido, os filhos são feituras de egun, Balé quem tem são aqueles que tem pai ou mãe de santo falecidos, com todo respeito yá não se trata disso, mas de um todo que não está dando mais, pra aguentar, a diferença está em cultura egun e servir o seu ancestral, ancestral jamais ficará preso ao buraco de egun, esse é um tema extenso, lhe explico no PV, o que quero dizer, a questão egun é muito restrito e perigoso pra quem não entende as diferenças.
Fernanda Barbará Filha De Xapanã Sapatá
Mary Faleiro ótimo mãe se eu entendi errado ... Eu vejo tanta coisa as pessoas segue seu legado e seu pirão pra muito o certo nem se dá por certo pois vejo vida em circulo sem evolução nenhuma e vejo muitas vezes o inverso do certo caminhado dia a dia. Desculpa me manifestar e não me leve a mau de verdade so que vejo tanta coisa mãe não pode mostra egum e isso egum e perigoso egum e assustador. Que a minha marta rocha e colo de leite e 03 palmas da tão certo que lhe digo em regras e fundamento que devem existir o que tu faz muitas vezes sem saber e de coração da muito certo .
Mary Faleiro
Fernanda Barbará Filha De Xapanã Sapatá mãe a palavra ancestralidade fala por si só, falo sobre a diferença de uma feitura para outra. Com certeza seu ancestral é o pai Testa. Egun é universal
Fernanda Barbará Filha De Xapanã Sapatá
Mary Faleiro protetor.. Pai Jorge Ogum Onira Jare só eu sei mãe .. Pai criador e até os dias de hoje minha maior de defesa só não chama ele de testa pois ele odiava de verdade ... Um grande pai e sera até os final da minha vida barum sapata me deu destino .
Mary Faleiro
Fernanda Barbará Filha De Xapanã Sapatá não se ofenda, porque não é pejorativo jamais, muitos o chamavam assim, a grande maioria e por carinho, foi um pai de santo que merece todo o respeito, ancestral é exatamente isso, protetor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário