quarta-feira, 3 de maio de 2023

O APRONTE NOS ANOS 90, BATUQUE DO RS.

Coletamos esta postagem dos anos 90.

Fátima relata os costumes da família dela. vejamos a seguir: 








Lembranças... meu pai carnal sempre foi de religião e sempre nos levou junto( eu e minha irmã). Então cresci acompanhando obrigações com ele. Em junho deste ano completo 30 anos de pronta de bará a Oxalá com axé de búzios e faca. Em setembro completo 29 anos de assentamento de Lodê e Avagan . Minha rua foi feita quando eu tinha 27 anos e nunca me atrapalhou em nada. Lembranças... um pouco de minha vivência religiosa. Casa aberta há 24 anos! Esta sou eu: Yalorixá Fátima de Oxum Adokô. Com várias testemunhas vivas: Rozane Barbosa , Cezar Augusto Ribeiro Cezar Ribeiro Rose Martins Rosangela Martins Cleusa Wentz Milton Dos Santos Eliani Santos Luis Gustavo Ribeiro Paulo De Xango Aganju Paulo Roberto Lopes Leal Lisiane Petroni Valeria Thies Maffioletti Carla Froehlich Anelise Costa Joao Eberti Maria Terezinha Ribeiro Sonia Maria Silva da Rosa Jorge Hoffmeister e tem muito mais...


Fátima informa que foi feita por Joãozinho de Oxum Dokô, jeje- ijexá, feito pela Falecida Sueli de Lodê, neto do falecido Euclides de Xangô e bisneto da falecida Ondina de Xapanã.


Imagens comprobatórias:






Link:



Revisado e aumentado em 04/05/2023

Entramos em contato com a autora da postagem, para mais detalhes, informações pessoais colhidas melo msn, em 04/05/2023 por volta das 11:00hrs.

Perguntamos para Fátima quem cuidava do Lode:

"Sempre fui eu... quando foi feito o Lodê, eu tinha 27 anos, aliás, nem tinha ainda, ele foi feito em setembro e eu fiz 27 em dezembro... nunca afetou meus relacionamentos amorosos, inclusive tive filhos depois"

E completa:

"Tinha alguns cuidados para lidar com ele... Não usava maquiagem, nem adornos nem saia."

Sobre o Lado que segue atualmente Fátima informa que:

"Sou Cabinda há 17 anos"

Perguntamos sobre como foi o apronte:

"08 orixás primeiro com os axés. Ano seguinte o restante do irunmole e em seguida a rua"

E completa:

"somente levei meus e ele abriu minha casa quase 5 anos após"







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF