segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

OBALUAYE E A POLÊMICA DAS PALHAS

Coletamos esta postagem na página que se apresenta como " Filho do Vento". Tentamos contato mas não foi possível a identificação do autor.

Por tratar de conteúdo relevante e importante, apesar de um autor anônimo, optamos por registrar o conteúdo, com os devidos créditos.

=====================================

"OBALUAYE E A POLÊMICA DAS PALHAS



Eu já expliquei algumas vezes de modo superficial, mas dessa vez vou falar mais detalhadamente para vocês sobre essa grande polêmica sobre as palhas de Obaluaye.

O orixa Obaluaye é uma divindade Yoruba, e em sua origem ele JAMAIS SE VESTIU COM PALHAS.

Mas nós sabemos que aqui no Brasil ele se veste sim, e os motivos desse grande contraste entre África e Brasil é um só: O SINCRETISMO 

Quando falamos de sincretismo religioso as pessoas logo pensam em orixas sendo cultuados sob o nome e aparência de Santos Católicos, mas não, o sincretismo vai muito além disso.

O Candomblé é uma religião sincretica dentro da cultura africana, ou seja, o candomble sincretiza religiões africanas dentro de outras religiões africanas.

Um grande exemplo é Ajunsun, que é um Vodun mas que dentro do candomble foi sincretizado como sendo uma "qualidade" de Obaluaye.

A roupa de palha que Obaluaye usa no Brasil se chama AZÊ, mas originalmente essa roupa não era dele e sim de divindades Fon, ou seja Voduns como Sakpatá, Azawani (Asojano) e Jeholu.

Então nisso esta claro que a aparência do Obaluaye brasileiro na verdade de Obaluaye não tem nada e sim seria emprestada de outras divindades.

Mudar a aparência de Obaluaye não foi algo ruim, isso foi até positivo se vendo que o candomble conseguiu agregar várias divindades dentro de um mesmo culto.

O ponto negativo está nas lendas falsas que foram inventadas a partir disso. Por exemplo a lenda onde Oya assopra as palhas de Obaluaye, se sabemos que ele não usa palhas na África.... Onde essa lenda ocorreu? De onde ela saiu? Como Oya assoprou palhas se as palhas na época não eram atribuidas a Obaluaye?

Outra lenda falsa é a de Obaluaye ter que usar palhas por ser um homem horrendo cheio de cicatrizes de varíola, mas na africa se conta uma história bem diferente, lá Obaluaye tem relação com a varíola, mas nunca adoeceu dela e nem tem cicatrizes ou marcas no corpo, alias a aparência dele é dita como bem agradável e não haveria razão para ser escondida.

Outro sinal do sincretismo é a festa de Obaluaye realizada dentro do candomble chamada "Olubaje", esta festa não existe na africa e não se conhece nenhuma lenda referente a ela lá. O Olubaje é na verdade foi uma adaptação de uma cerimônia Bantu chamada KUKUANA, que é a festa das Nkisi da terra como Nsumbu, Kafunge e outras.

O culto de Obaluaye dentro do Candomble tem bases que não são Yorubas, isso causa toda essa enorme confusão.

Na África Obaluaye não é filho de Nanã, a mãe dele se chama na verdade Olú ou Opará (não Oxum).

Na África Xango é o melhor amigo de Obaluaye, mas no Brasil sabe-se-lá porque se diz que são inimigos.

Na África Obaluaye não é irmão de Oxumare.

Na África Obaluaye não é filho de Oxalá.

Na África Obaluaye não tem nenhuma restrição ao metal.

Na África Obaluaye se veste de Vermelho, preto e roxo.

Existem muitas diferenças entre africa e o Brasil. As qualidades de Obaluaye no Brasil em sua maioria não sao ele e sim outras divindades.

Mas devemos lembrar que também existe culto de Orixa na América central, principalmente em Cuba, e lá Obaluaye (chamado de Babalu Aye) também nao usa palhas. Inclusive Cuba também trata Obaluaye de uma maneira diferente de outros lugares, dando a ele status de filho de Oduduwa.

Ficaram com dúvidas?

Busquem ler mais sobre como é o culto e a cultura dos Orixas na África, tenho certeza que vão ver muitas informações contrastantes e muito interessantes.

Esse meu post não tem intenção de criticar e sim despertar a curiosidade em todos os que gostam de cultura afro.

Lembrando que não existe fé errada, toda forma de fé é boa."

 

_________________________________________________

Registro de documentação:

Para preservação dos direitos do autor, entramos em contato com administração da página, porem, não nos forneceram o nome, desta forma, os créditos ficam à saber.

Postado em 07/07/22, acessado em 18/12/2023.




Original em: 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF