domingo, 17 de dezembro de 2023

TUDO ERA ORISA PARAPO !

 

BABA SANGODARE AJALA

Por Paula Cristina Gomes

17/12/2023



Existem pessoas que não esquecemos na nossa vida !
Baba Sangodare Ajala é uma dessas pessoas que não posso esquecer.
1988, o ano quando cheguei a Nígeria pela primeira vez Baba Sangodare Ajala me acolheu sem me conhecer e a jornada começou….
Fazem 35 anos de percurso na terra Yorùbá e o Baba sempre presente como um pai.
Pessoa boa, amiga, humilde, companheiro, descomplicado, sempre bem disposto, respeitador, sempre presente para resolver qualquer situação.
Passamos horas e horas a rir e a contar histórias sentados debaixo de uma árvore em Ibokunroad.
Viajamos muito…. Todos os festivais de ÒRÌṢÀ íamos juntos, por vezes passamos 1 dia ou mais noutras cidades.
Muito do que sei hoje, vivi e percorri na terra Yorùbá devo a ele.
Foi ele que me trouxe a primeira vez para Oyo para o festival de Sango. Lembro me como se fosse hoje.

Fazem exatamente 32 anos.

Èdè, Ilobu, erin, Illorin, Ibadan, Oyo, Lagos, Ejigbo, Ekiri, etc etc etc etc foi ele que me levou para os festivais de ÒRÌṢÀ.
Tantos sacerdotes já partiram…
O festival de Sango era tão pequeno, mas os sacerdotes continuavam na sua luta de manter a tradição….
Quando cheguei pela 1 vez, o Estado de Osun não existia , tudo era Oyo.
Assisti ao dia em que Osogbo virou capital do novo estado de Osun.
Tudo recordações que ficam para sempre…
O festival de Osun também era tão pequeno em Osogbo, a floresta chegava perto do mercado. Osogbo era uma cidade pequena e acolhedora.
Tantas recordações….Tanta coisa mudou… ÒRÌṢÀ tanta simplicidade e humildade.

Tudo era ÒRÌṢÀ PARAPO.

Me deram o nome de Omo Osun, disseram que eu era de Osun e Egbé Orun.
Recebi Osun ha 30 anos atrás. Tudo tão diferente.
Os meus olhos e coração viram tanta coisa e sentiram tanta coisa.
Baba Sangore Ajala sempre me lembro do seu sorriso, humildade e boa disposição. Das nossas risadas e viagens .
Gostava tanto que estive entre nós para podermos celebrar está conquista da UNESCO do Festival de Sango.
Você também fez parte desta conquista.
Gratidão
🙏
Eternamente grata.

_______________________________

VIDEO DE BABA SANGODARE AJALA

_______________________________

Publicado por Paula Cristina Gomes, em FACEBOOK:

Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins

Registro documental:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF