Oba Alamo Obatala Ife
20/08/2023
A religião indígena do povo iorubá, Isese, é datada como tendo começado
entre 500 e 300 a.C., de acordo com evidências arqueológicas existentes.
O Dia de Isese foi reservado nos estados de língua iorubá na Nigéria
para celebrar a cultura e tradições indígenas iorubás, bem como a preservação
da herança iorubá. Além disso, o festival de Isese, celebrado anualmente no dia
20 de agosto, é celebrado pelos adeptos da religião tradicional iorubá.
O dia é comemorado por diversas procissões e cultos à multidão de deuses
que compõem o panteão da religião tradicional iorubá. O Dia de Isese celebra as
tradições e religião iorubá. em uma demonstração de cultura e espiritualidade.
Isese é a palavra iorubá para Tradição. A saudação apropriada para o Dia de
Isese é “Isese l'agba” usado para denotar diferentes tipos de festivais
realizados por adeptos da religião ou cultura tradicional iorubá na Nigéria e
Cuba, Brasil, Estados Unidos, Benin e outros países. O iorubá é falado nos
países da África Ocidental, como Nigéria, República do Benin e partes do Togo e
Serra Leoa, constituindo, portanto, uma das maiores línguas individuais da
África Subsaariana.
O iorubá também é falado em Cuba e no Brasil. A tribo iorubá constitui
cerca de 35% da população total da Nigéria e são aproximadamente cerca de 40
milhões de iorubás na região da África Ocidental, com um grande grupo
etnolinguístico ou nação étnica na África, e a maioria deles fala a língua iorubá.
Entre os vários festivais de Isese celebrados principalmente pelos
Yorubas: Obatala, Eyo, Igogo, Ojude Oba, Olojo, Oro e Sango, Osun, festivais e
muitos mais. Não há dúvida de que as religiões e tradições estrangeiras
dominaram algumas partes do continente africano. A introdução e a recente
popularidade do Dia de Isese através do feriado aprovado pelo governo na parte
sudoeste da Nigéria é um orgulho para os iorubás que são guardiões de Isese....
Assim como o Profeta Muhammad (PECE) e Jesus Cristo de Nazaré são
mensageiros divinos de respectivas origens, há muitos mensageiros divinos da
Nigéria. Estes incluem Obatala, Exu, Oya, Osun, Ifa, Sango entre outros. Eles
(mais de 200 em número) são frequentemente chamados de Irunmoles.
De acordo com os princípios da religião iorubá, Obatalá é o mais antigo
de todos os orixás e recebeu autoridade para criar. Obatalá é o pai bondoso de
todos os orixás e de toda a humanidade. Ele também é o dono de todas as cabeças
e da mente.
Obatala, Baba Mi Alase, Kabiesi Mori-Mori Tii Mori Omo-Tuntun, Baba Mi
Opagida Sogideniyan ...
Obatala Meu Pai Autoritário Que tem o poder de moldar humanos com poder
sobrenatural para transformar árvores em humanos).
Todos esses fatos não apagam o
fato de que Eledumare, o Criador, o universo, é o Supremo de todas as criações,
incluindo todos os orixás. No entanto, as pessoas dentro dos limites das
tradições e da religião Yoruba acreditam que Obatalá é a fonte de tudo o que é
puro, sábio, pacífico e compassivo.
SIGNIFICADO E PERSPECTIVAS DA CELEBRAÇÃO DO DIA DE ISESE
Não há família nos reinos iorubás sem religião e tradição original. Por
exemplo, o povo de Oyo e Ede é conhecido como Sango enquanto o povo de
Ifon-Orolu é conhecido como Obatala, especialmente o primeiro Olufon; Aladikun
Akogun Erujeje Adugbo foi o primeiro filho de Supernatural Obatala. Tendo
identificado que existem mais de 200 seres sobrenaturais que constituem
diferentes orixás (Eni Orisa Da - que significa; Aqueles que são especialmente
criados).
Há dias ou épocas especiais para a festividade dos respectivos deuses.
Portanto, o Dia de Isese é uma demonstração de amor e unidade incomuns para a
celebração conjunta das tradições e religião iorubá. Esta unificação é um
desafio para aqueles que se envolvem em crimes sob o disfarce de outras
religiões e tradições estrangeiras. Portanto, os Descendentes de Obatala em
todo o mundo têm mais responsabilidade em garantir uma cobertura mais ampla,
coordenação adequada e organização do Dia de Isese.
O Obalesun de Ile-Ife, que é o Chefe espiritual dos Descendentes de
Obatala, tem desempenhado um papel proeminente no avanço do curso de Obatala e
isto precisa ser totalmente apoiado. Há muitas perspectivas e espaço para o
desenvolvimento das tradições e religiões iorubás.
Os estrangeiros estão a fazer esforços concentrados para ajudar os
nigerianos na nossa herança e valores culturais.
Muito obrigado ao governo por participar nos esforços contínuos para
desenvolver as nossas raízes originais.
A Ku Odun Isese Gbogbo Kaaro Ojire! Eruwa Daadi! Ajebatala!!
Ajebatarisa!!!
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Fonte: FACEBOOK - Perfil pessoal de Oba Alamo Obatala Ife
https://encurtador.com.br/ae7Ut
Tradução digital acompanhada. Transcrição: Luiz L. Marins
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