sexta-feira, 21 de junho de 2024

DIA DE ISESE: SIGNIFICADO E PERSPECTIVAS PARA OS DESCENDENTES DE OBATALA.

 Oba Alamo Obatala Ife

20/08/2023

 


A religião indígena do povo iorubá, Isese, é datada como tendo começado entre 500 e 300 a.C., de acordo com evidências arqueológicas existentes.

O Dia de Isese foi reservado nos estados de língua iorubá na Nigéria para celebrar a cultura e tradições indígenas iorubás, bem como a preservação da herança iorubá. Além disso, o festival de Isese, celebrado anualmente no dia 20 de agosto, é celebrado pelos adeptos da religião tradicional iorubá.

O dia é comemorado por diversas procissões e cultos à multidão de deuses que compõem o panteão da religião tradicional iorubá. O Dia de Isese celebra as tradições e religião iorubá. em uma demonstração de cultura e espiritualidade. Isese é a palavra iorubá para Tradição. A saudação apropriada para o Dia de Isese é “Isese l'agba” usado para denotar diferentes tipos de festivais realizados por adeptos da religião ou cultura tradicional iorubá na Nigéria e Cuba, Brasil, Estados Unidos, Benin e outros países. O iorubá é falado nos países da África Ocidental, como Nigéria, República do Benin e partes do Togo e Serra Leoa, constituindo, portanto, uma das maiores línguas individuais da África Subsaariana.

O iorubá também é falado em Cuba e no Brasil. A tribo iorubá constitui cerca de 35% da população total da Nigéria e são aproximadamente cerca de 40 milhões de iorubás na região da África Ocidental, com um grande grupo etnolinguístico ou nação étnica na África, e a maioria deles fala a língua iorubá.

Entre os vários festivais de Isese celebrados principalmente pelos Yorubas: Obatala, Eyo, Igogo, Ojude Oba, Olojo, Oro e Sango, Osun, festivais e muitos mais. Não há dúvida de que as religiões e tradições estrangeiras dominaram algumas partes do continente africano. A introdução e a recente popularidade do Dia de Isese através do feriado aprovado pelo governo na parte sudoeste da Nigéria é um orgulho para os iorubás que são guardiões de Isese....

Assim como o Profeta Muhammad (PECE) e Jesus Cristo de Nazaré são mensageiros divinos de respectivas origens, há muitos mensageiros divinos da Nigéria. Estes incluem Obatala, Exu, Oya, Osun, Ifa, Sango entre outros. Eles (mais de 200 em número) são frequentemente chamados de Irunmoles.

De acordo com os princípios da religião iorubá, Obatalá é o mais antigo de todos os orixás e recebeu autoridade para criar. Obatalá é o pai bondoso de todos os orixás e de toda a humanidade. Ele também é o dono de todas as cabeças e da mente.

Obatala, Baba Mi Alase, Kabiesi Mori-Mori Tii Mori Omo-Tuntun, Baba Mi Opagida Sogideniyan ...

Obatala Meu Pai Autoritário Que tem o poder de moldar humanos com poder sobrenatural para transformar árvores em humanos).

 Todos esses fatos não apagam o fato de que Eledumare, o Criador, o universo, é o Supremo de todas as criações, incluindo todos os orixás. No entanto, as pessoas dentro dos limites das tradições e da religião Yoruba acreditam que Obatalá é a fonte de tudo o que é puro, sábio, pacífico e compassivo.

 

SIGNIFICADO E PERSPECTIVAS DA CELEBRAÇÃO DO DIA DE ISESE

 

Não há família nos reinos iorubás sem religião e tradição original. Por exemplo, o povo de Oyo e Ede é conhecido como Sango enquanto o povo de Ifon-Orolu é conhecido como Obatala, especialmente o primeiro Olufon; Aladikun Akogun Erujeje Adugbo foi o primeiro filho de Supernatural Obatala. Tendo identificado que existem mais de 200 seres sobrenaturais que constituem diferentes orixás (Eni Orisa Da - que significa; Aqueles que são especialmente criados).

Há dias ou épocas especiais para a festividade dos respectivos deuses. Portanto, o Dia de Isese é uma demonstração de amor e unidade incomuns para a celebração conjunta das tradições e religião iorubá. Esta unificação é um desafio para aqueles que se envolvem em crimes sob o disfarce de outras religiões e tradições estrangeiras. Portanto, os Descendentes de Obatala em todo o mundo têm mais responsabilidade em garantir uma cobertura mais ampla, coordenação adequada e organização do Dia de Isese.

O Obalesun de Ile-Ife, que é o Chefe espiritual dos Descendentes de Obatala, tem desempenhado um papel proeminente no avanço do curso de Obatala e isto precisa ser totalmente apoiado. Há muitas perspectivas e espaço para o desenvolvimento das tradições e religiões iorubás.

Os estrangeiros estão a fazer esforços concentrados para ajudar os nigerianos na nossa herança e valores culturais.

Muito obrigado ao governo por participar nos esforços contínuos para desenvolver as nossas raízes originais.

A Ku Odun Isese Gbogbo Kaaro Ojire! Eruwa Daadi! Ajebatala!! Ajebatarisa!!!

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Fonte: FACEBOOK - Perfil pessoal de Oba Alamo Obatala Ife

https://encurtador.com.br/ae7Ut




Tradução digital acompanhada. Transcrição: Luiz L. Marins

https://uiclap.bio/luizlmarins

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