sábado, 23 de maio de 2020

LÁÀLÚ ÈSÙ

Publicado por Ifatola Sangodare Awosipe
Em 23/05/2020


Quando oferecemos sacrifícios
Lembremos de deixar de lado a parte de Èsù
Obà oo, Èsù láàlú 🖤
Olóogun òde
Láaróyè Agòngòlagò
Alàmòlamo bàtà
Ò fé bàtà kù jó làmolàmò
Sékéte péere
Sékéte pére
Onílé ojúde
Okùnrin fìrìfìrì já pì
Okùnrin fìrìfìrì já pì
Okùnrin dedede bí òrun èbáko
Ó bélékún ní bi ekún
Ó mekún sun ju elekún lo
Elekún e sun omi
Láaróyè ń sèjè
Èsù kò ni se wa oooo
Àse Òrìsà
Okùnrin takun takun tì n gbé oríta
(o poderoso que vive na encruzilhada)
Àse Òrìsà 🙏🔥🗿💪🖤

# Èsù_is_not_satan
# Ìsèse_is_the_mother_of_tradition
#Ancestral_way_of_life

quinta-feira, 21 de maio de 2020

KÒSO

Por Paula Cristina Gomes
Em 21/05/2020











Kòso significa "não foi enforcado" e a palavra originou na época do reinado de Sàngó Aláàfin.


Sàngó Aláàfin estava fazendo experiências, tentando reafirmar a potência de seu raio, o trovão que ele criou atingiu o palácio e queimou-o. Portanto, ele deixou a cidade seguido pelos chefes persuadindo-o a não sair.


Após uma persuasão inflexível, os chefes voltaram quando se aproximaram de uma árvore Ìgbá, ouvia-se a notícia de que o rei se tinha enforcado, mas isso não era verdade.


Sàngó Aláàfin desapareceu entrado pela terra, deixando para trás o raio - Edùn àrá (òlépo lárá) retirado de seu próprio corpo e deixando-os com seus chefes. – Daí o ditado popular Oba kòso ou Olú kòso significando que o rei não foi enforcado e o lugar onde Sàngó Aláàfin desapareceu ficou conhecido como Kòso.


Hoje Kòso é um distrito suburbano de Òyó , um dos lugares mais sagrados da cidade, onde o espírito de Sàngó habita o local sagrado. Não há nenhum Aláàfin em Òyó , que será instalado sem executar todos os ritos de coroação dentro do Templo de Kòso.

Mogbà Kòso desempenha um papel crucial na sucessão real, uma vez que ele é o guardião do antigo santuário de Sàngó Kòso e da coroa ancestral de Sàngó Aláàfin “Adé Séséefun”, sendo responsável pela coroação do novo rei.

Na cidade de Òyó o culto de Sàngó é diferenciado entre Sàngó Kòso e Sàngó Ajòfà. As diferenças entre eles estão relacionadas com a história do Aláàfin e da cidade de Òyó.

Sàngó Kòso é onde o poder antigo de Sàngó está e é preservado, por isso pertence exclusivamente aos Aláàfin, onde eles fazem convênio com seus antepassados antes de receber a coroa Sàngó, no que diz respeito a Sàngó Ajòfà, este pertence à cidade de Òyó.

Além disso, a comunidade de Sàngó em Òyó tem diferentes sistemas hierárquicos relacionados com as funções a serem desempenhadas na Comunidade.

Asa Orisa Alaafin Oyo

segunda-feira, 18 de maio de 2020

OBI O ÚNICO ORACULO DE ÒGÚN

Publicado por Ìdílé Ọdẹ Ògúnrọ̀gbà 
Em 18/05/2020





O obi é o único oráculo usado por minha família de Ògún. Não existe recomendação, prognóstico, apontamento, que não se possa fazer através do obi.
Através dele nos comunicamos com Ògún, e recebemos seus recados, e suas orientações.
Obi é usado desde do esentaye para às devidas recomendações a família do recém-nascido, até o apontamento dos ewós em uma iniciação. Com ele conseguimos acessar às respostas que necessitamos para o nosso caminhar, da mesma forma que um sacerdote que usa o erindinlogun, ou um babalawo que consulta com o seu opele/ikin.
Em Oyó, testemunhei o meu iniciador consultando obi para às pessoas do clã, e da comunidade. Uma prática comum nas festividades e cerimônias. Todos recebem conselhos e orientações para os seus problemas. Ògún, jamais deixa ninguém sem resposta!
Cada família, cada região, cada sacerdote, tem suas interpretações das caídas do obi. Como sempre digo, se tratando de território yorubá, não existe uma verdade absoluta.
Por ser o único oráculo usado pela família de Ògún em Oyó, somos exímios conhecedores da consulta através do obi. Obi é a boca do Orisa!
Ìséjú obì ikú kí pa obì kópa ìséjú
Osogun!
Fotos: Renata Barcellos
Diego Guimarães

FONTE - Ìdílé Ọdẹ Ògúnrọ̀gbà

TIKTOK ERICK WOLFF