Assim, esperamos que os mais novos guardem esta informação, e se no futuro, usando seu direito constitucional de liberdade de culto, quiserem quebrar um tabu de Orúnmila, por sua conta e risco, não poderão alegar desconhecimento.
sábado, 8 de julho de 2017
NÃO SE JOGA BÚZIOS NO OPÓN IFÁ
Assim, esperamos que os mais novos guardem esta informação, e se no futuro, usando seu direito constitucional de liberdade de culto, quiserem quebrar um tabu de Orúnmila, por sua conta e risco, não poderão alegar desconhecimento.
sábado, 24 de junho de 2017
ATIVIDADES INESCRUPULOSAS DE ALGUNS SACERDOTES DE IFA EM OYO
24/07/17
Http://www.dailyupdateng.com
terça-feira, 13 de junho de 2017
ALAAFIN DE OYO DECLARA GUERRA AOS FRAUDADORES DE IFÁ
Alafin de Oyo, Oba Lamidi Adeyemi, |
domingo, 11 de junho de 2017
3 SACERDOTES DE IFÁ FORAM PRESOS POR VENDA DE FALSOS TITULOS À EXTRANGEIROS.
Imagem da prova-
fonte - http://naijagists.com/photos-3-ifa-priests-turned-yahoo-boys-arrested-selling-fake-yoruba-chieftaincy-americans/
quarta-feira, 17 de maio de 2017
ÈSÙ CONHECE O SEGREDO DAS ÌYÁMI
Por Luiz L. Marins
Maio de 2016 acessado em 26/11/2017 ás 10:15
Revisto em maio de 2019
https://luizlmarins.wordpress.com
Com o crescente interesse pelo culto de Ìyámi Òsòròngà
convém lembrar que a literatura afro-brasileira apresenta informações
importantes sobre a ligação delas, com Èsù.
Pierre Verger registra um ese (verso) do odù ogbè ògúndá, signo divinatório do oráculo de Ifá, o qual revela que Èsù
não só conhece o segredo das Ìyámi,
como também ensina o ebo correto à Òrúnmìlà,
para, por seu intermédio, apaziguá-las.
OGBÈ ÒGÚNDÁ
[...]
Nijó ti
nwon mu omi meje ti nwon kókó mu, Nijó ti nwon bèrè si mu ú, isejú
Èsù ni nijó
náà.
Nijo nwon nse
ipadé, ìsejú Èsù ni.
[...]
No dia que elas beberam das sete águas,
No dia que elas começaram a beber, foi na presença
de Èsù No dia que elas fizeram a reunião, foi na
presença de Èsù.
[...]
Juana Elbein no livro Os Nàgó e a Morte faz algumas
considerações conceituais sobre Èsù, onde demonstra que Èsù
é o òrìsà
que recebeu um àse especial de Olódùmarè
para resolver todas as situações, inclusive no trato com as Ìyámi:
“Em virtude da maneira como Èsù foi criado por Olódùmarè, ele deve resolver tudo o que
possa aparecer e isso faz parte de seu trabalho e de suas obrigações [...] Olódùmarè fez Èsù como se fosse um
medicamento de poder sobrenatural. ”
“Olórun delegou este poder a Èsù ao entregar-lhe o àdó-iràn, uma cabaça de longo pescoço apontando para o alto que Èsù
carrega em sua mão. Èsù só precisa apontar seu àdó
para transmitir a força inesgotável que tem. ”
“Èsù é o princípio reparador do sistema nàgó. [...] por isso, os quatrocentos irúnmalè
deram um pedaço de suas próprias bocas à Èsù, quando ele foi representa-los aos pés
de Olórun.
Èsù
uniu estes pedações em sua própria boca e, desde então, fala por todos eles.
[...] apenas por seu intermédio é possível adorar as Ìyámi. ”
Assim, convém que os religiosos
afro-brasileiros reflitam sobre a busca desenfreada e desesperada por um culto
apenas para satisfazer o ego e a vaidade, quando temos dentro nossas casas um òrìsà
com poder para resolver todas as questões: Èsù!
REFERENCIAS:
Pierre Verger. Grandeza
e decadência do culto de Ìyámi Òsòròngà.
Ed. Corrupio, Artigos Tomo I. São Paulo, 1992, pg. 50.
Juana Elbein. Os Nàgó e a Morte. Ed. Vozes. Petrópolis, R. J., 1976, pgs. 131; 134; 163
terça-feira, 9 de maio de 2017
O “AXÊRO”
Interessante notar que, sempre que perguntamos ao Axêro sobre ele ser o próprio orixá, a resposta é sempre dada na terceira pessoa, ou seja, mostra de forma cristalina que é distinto do orixá.
"axêro” de Bara = Seu menino
Mas de qualquer forma vale lembrar que, o orixá poderá manifestar e ir embora sem deixar vestígios da sua manifestação, mesmo que o axêro não manifeste.