sexta-feira, 5 de junho de 2020

IYANGUI

Por Bábá Maike Figueredo Gomes
Publicado em 28/05/2020

"Para quem não conhece, aqui nesse vídeo mostro a respeito do iyangi de Rio.

Considerado em muitos lugares aqui em terra Yoruba como a verdadeira pedra de exu."






Página publicada; https://www.facebook.com/babakekere1
Imagem comprobatória; 


ÒRÌSÀ YEWA

Por Bàbá Maike Figueredo Gomes 
13/05/2020


Todos nós sabemos que colo de mãe é o melhor remédio, independente da idade, não é mesmo? Pois bem, hoje vamos falar sobre um Orixá que na tradução de seu nome significa: Nossa mãe (Iye Wa).

Para muitas pessoas ainda existe a dúvida referente a origem deste Orixá, dizem não ser de origem Yoruba, mas estou aqui para desmistificar isso para vocês!!!!

Yewa é sim de origem Yoruba, com o principal templo de culto instalado na cidade de Idogo em Egbado no estado de Ogun, as margens de seu próprio Rio chamado Odo Yewa (Rio Yewa).

Um Orixá que chegou na terra e no decorrer de sua vida encontrou muitas dificuldades para gerar sua criança, tendo que se consultar com o oráculo e realizar ebó para ajudar com sua fertilidade física. Por isso na crença Yoruba, as filhas desse Orixá devem sempre realizar alguns atos sagrados para ajudar na fertilidade e evitar a grande tristeza em não gerar o seu próprio filho.

Algo fantástico para sabermos sobre este Orixá é que, existe um grande ewo (interdição) a cor preto, então os sacerdote procuram sempre estarem vestidos de branco no dia de cultuar esta divindade, e suas oferendas também devem ser sempre de cores claras.

Yewa é tão misteriosa que seu Ojubó (santuário) fica nas profundezas de seu Rio, onde acreditam que neste lugar o Rio gira em círculos e é lá que ocorrem os rituais, oferendas e sacrifícios.

Uma divindade que tem ligação com as cobras que vivem no Rio, simbolizando a sua força de sedução, força vital, mistério e tentação. Um animal sagrado para seus devotos.

Yewa é uma divindade particular que não tolera muitas coisas, como por exemplo: A falsidade, injustiça, e ingratidão.

Aquele(a) que beber de seu axé jamais o esquecerá...

Fonte; https://www.facebook.com/babakekere1
Imagem comprobatória; 

quinta-feira, 28 de maio de 2020

DIÁRIO DA NOITE(RJ): OS MYSTERIOS DO CULTO NAGÔ

Postado por Jornal do Batuqueiro
Em 28/05/2020
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XANGÔ BABALAÔFINA --- PAI ANTONINHO DE OXUM PANDÁ --- PRÍNCIPE CUSTÓDIO.

Ano 1935

A reportagem do DIÁRIO DA NOITE revelou recentemente, a entrevista praticada de uma estranha Religião entre nos: o culto NAGÔ, importado da África com os escravos e que se julgava extinto há muito tempo.

É sumo sacerdote dessa confissão o Sr. JOÃO MARINS, que nos proporcionou uma cerimônia do culto, durante a qual se manifestaram SÃO JORGE, e o espírito do avô do Sr. MARINS, por intermédio deste.

Tanto São Jorge como o espírito do avô que foi um velho negro Africano, fizeram interessantes declarações, registradas por nós em outra reportagem.

JOÃO MARINS comprometera-se então conosco, a contar-nos a sua história e descrever-nos como se deu a revelação do culto. Hoje ouvimo-lo longamente.
QUEM SAE AOS SEUS...

Meu avô era Africano, disse JOÃO MARINS, iniciando a história, era de religião NAGÔ e possuía Santos Africanos, Eu nasci em casa dele, na cidade de SÃO LEOPOLDO no RIO GRANDE. O velho tinha um quarto de santo com altar, tudo bem arrumado, de manhã cedo Ele e minha avó levavam comida para os Santos e deixavam lá junto ao altar. Eu então entrava no quarto e comia a comida dos Santos, que é a primeira a sair da Panela. Criança não sabia o que estava fazendo....O Sr. compreende .... De vez em quando vinha do Rio um Africano o TIO ALUFÁ, que tinha o segredo do santo e junto com meus avós fazia matança de bicho em honra dos santos.

Eu vivendo ali naquele meio, fui compreendendo a Religião NAGÔ, mesmo sem querer.

Quando trovejava minha vó gritava: Santa Barbara! São Jerônimo! Fui apreendendo que esses são os Santos mais fortes. Eram os santos do meu avô. As vezes, minha avó me dizia: No dia em que o Santo do teu avô descer, o mundo vai se acabar....Felizmente nunca desceu, aos 112 anos de idade morreu o avô, fazem 28 anos.

CASTIGO DOS SANTOS

Com a morte de meu avô, os santos ficaram abandonados, minha gente fechou o quarto e ninguém mais pensou naquilo. Pois então começou todo ano a morrer um da família. Cada crioulo forte e decidido., Entregava os pontos sem saber como. Assim se foram meus pães e meus parentes menos chegados. Minha família tinha alguma coisa. Eu estava estudando, perdemos tudo, tive que trabalhar lá pelos 13 anos.

Fui ser Grumete de uma "ITA" certo dia eu estava no mar, deitado na proa do navio e meio acordado, meio dormindo mostrando quando vi com estes olhos, chegaram voando meus avós. Vieram feito gaivotas, vieram do mar e desceram ao meu lado. Conversaram comigo e me disseram: Você é o único que pode salvar nosso espírito, atendendo aos santos que estão lá em casa.....vi então que existia alma penada, quando puder estar de volta, corri a explicar a minha família que era preciso tratar os Santos.

SUSCEPTIBILIDADES FÁCEIS DE FERIR

Uma das minhas tias VICTORIA, sabe o segredo de santo, ela estava com uma filha para morrer e achava que era devido aos castigos dos santos de PEDRA... arranjou então um tal de WALDEMAR, que conhecia a religião NAGÔ, e juntos resolveram botar os santos fora.

Comecei a pensar nisso e a achar que não estava direito. Pois se a gente tem uma coisa, uma coisa boa, útil, uns santos tão fortes, vai botar fora assim sem amis nem menos? Jogar na praia? Decidi procurar um irmão de meu Pai que tinha uma alfaiataria em Porto Alegre, o tio THOMAZ. esse parente disse:

Procura o tio ALUFA para que lhe explique como se deve mexer nos santos. Porque isso é um fundamento muito sério. Esses santos estão guardados aqui e. Casa de vez em quando eu dou comida a eles, um dia eu estava costurando nesta sala, quando vi muito bem um carneiro entrar no quarto dos santos.....

Vim para o Rio, mas tio ALUFA estava na África, morreu pouco depois, mas deixou filhos. Uma filha dele trabalha pela linha de Umbanda e faz coisas do outro mundo pra muito político aqui do Rio.

ELEITO DO XANGÔ

Voltei a Porto Alegre, sempre preocupado com aquilo lá procurei um amigo de meu avô, o velho Africano PRÍNCIPE CHICO, expliquei a ele de que se tratava, O Príncipe me olhou com cuidado e de repente exclamou:

Meu irmão! XANGÔ BABALAÔ FINA! só você é que pode mexer lá! Pegue um galo e mata na porta do cemitério, depois agarre os santos e leve pra praia, quebre e jogue no mar.

A família não me deixou levar os Santos.

Não, que você não entende disso.... Deixe WALDEMAR levar.

WALDEMAR levou os santos e todos o acompanharam, na praia quebraram os santos, jogaram no mar, depois fizeram uma batucada, quando a festa estava no melhor, o WALDEMAR caiu feito morto.

Mas o santo desceu na cabeça de um desconhecido, e salvou WALDEMAR.

Fiz então conhecimento com o Africano ANTONINHO , que também foi amigo de meu avô,. Ele me ensinou uma porção de coisas da lei de NAGÔ e me deu umas contas, essas contas me garantiam uma sorte formidável, um dia me roubaram as contas!

RÓL DAS DESGRAÇAS

Perdi as contas, comecei a sofrer o Diabo, eu me tinha casado a pouco tempo, minha mulher morreu, comecei a ir pra traz. Perdi tudo, fiquei sem trabalho, comecei até a pensar em me suicidar.

Mas afinal, vim aqui pro Rio e fui morar em casa de uma família, por sinal essa gente praticava macumba, mas eu não sabia, lá eu vi um dia, uma jovem da nossa melhor sociedade, chamada WILMA. Que estava sendo preparada para mãe de santo, mas isso é outra historia, depois conto.....

REVELAÇÃO DA LEI DE NAGÔ

Uma tarde, eu estava esperando freguês no meu carro, quando apareceu meus avós, sentaram-se ao meu lado e foram me dizendo: Vamos andando meu neto, vamos....

Eu nem discuti. Puz o carro em movimento. Andamos por lugares onde eu nunca tinha ido. Subimos e descemos ladeiras. Passamos por pontos perigosos e de repente, eu tive a impressão que caia num precipício.

Ora aí está! Exclamei, lá se vai meu trabalho todo.

Meus avós começaram a rir e me disseram: Não ligue agora meu neto e agora é que agora você vai começar a viver.

No fundo do precipício havia uma porção de bicho, eu passava a mão no corpo deles, e não me acontecia nada, então eu comecei a ouvir um barulho como se fosse um sineta da igreja a tocar. Primeiro a sineta, depois uma corneta, depois um rufo de tambor. Olhei em volta e vi que no alto de um monte, pertinho, havia uma igreja.

Lá é que nós morávamos, disseram meus avós. E me ajudaram a sair do precipício e me levaram até a igreja. Sentei- me num banco e fiquei quieto, silencioso, estava ouvindo aquele barulho: toque de sineta, som de corneta, rufo de tambor....rufo de tambor... Aquilo não acaba mais, desde então estou ouvindo.....

Um momento apareceram uns padres, dois padres tentaram puxar prosa comigo. Mas eu não dizia nada, eles se cansaram foram-se embora. De repente, para mim um galo vermelho, parou diante de mim e falou:
Quando eu cantar três vezes, você faz isto, e isto....

O repórter neste já está por conta do Bonifácio" podem contar o que quiserem, que ele registra.

Depois do galo veio um cachorro e me ensinou como banhavam os búzios, as contas da sorte, como se tirava o mal das pessoas.

Entendi tudo o que os dois bichos diziam: Como? Isso eu não posso explicar porque já faz parte do fundamento da religião e esse fundamento eu vou levar comigo pra cova, veio dos mortos e não deve ser contato pros vivos.

LEVANTAÇÃO

Uma noite apareceu meu avô e me de ordenou que atirasse a pedra de XANGÔ. Eram sete dias antes de CUSTODIO PRÍNCIPE, morrer em Porto Alegre. Na noite seguinte veio um galo e me conduzia a Porto Alegre a uma casa de santo.

Era a casa de ANTONINHO filho de OXUM PANDÁ,. Eu vim voando com minha Mãe Santa Barbara, São Gabriel ia descer no mundo. Fui entrando na casa e vi a multidão, tinha gente que não acabava mais, todo mundo me esperava! São Gabriel era eu! Enfiava a mão num saco e tirava confete Azul, jogava esse confete e ele caia em globo em vez de espalhar, caia perto uma bola acesa.

Então eu posei de asas abertas como um pássaro, mas não encostei os pés no chão.

COROANDO O REI!

Três dias depois cheguei a SÃO LEOPOLDO, já estavam me esperando em casa de meu avô, encontrei lá meus avós, ANTONINHO, TIO CHICO e PRÍNCIPE CUSTÓDIO, que ia morrer dali a dias.

O PRÍNCIPE disse: Pois nós vamos entregar o comando a você, você agora é o rei de nós todos.

Dias depois CUSTÓDIO morreu despertei no RIO e mandei um telegrama a PORTO ALEGRE, avisando que vou pra tratar dos santos do PRÍNCIPE, mas espero que os búzios me dêem sinal de que devo ir, sem isso não vou.

Os santos de CUSTODIO são muito fortes, são santos Africanos, ajudaram muita gente boa a fazer carreira. Muito político ilustre, por ai, deve o que é aos santos e ao preto velho, PRÍNCIPE CUSTÓDIO, era PRÍNCIPE mesmo de verdade.






segunda-feira, 25 de maio de 2020

O ORIXÁ ENTENDE O QUE ESTAMOS PASSANDO?

Por Erick Wolff de Oxalá
Em 25/05/2020





O ano de 2020 começou e nem imaginaríamos como estaríamos em deste ano. A partir de fevereiro a doença deu o start para o aleta brasileiro, mas não foi suficiente para as autoridades cancelarem o Carnaval e as festas, que seguiriam, mesmo após o 4 de fevereiro, quando o governo decretava estado de emergência.


Seguindo as orientações e sugestões, os templos encostaram as suas portas para rituais e iniciações, filhos e necessitados, e as divindades entenderam e aceitaram. Quem pode ajudou com o pouco que tinha em casa, e fez ebó, invocações e súplicas aos orixás pedindo saúde e calma para aqueles que conheciam, sem questionar raça, credo ou condição social, bastava um pedido todos se movimentavam para ajudar. 


Com o tempo os sacerdotes mais sérios se renderam a jogar a distância e orientar conforme o possível, alguns procedimentos para aqueles que confiavam, e aos que procuravam no desespero da situação, e os orixá compreenderam e aceitaram. E assim passaram semanas e completaram mais de um mês, sem sair da quarentena.


E mesmo diante a insegurança, as pessoas começaram a pedir ajuda aos sacerdotes, para que pelo menos abrissem suas portas para um jogo presencial e, ou um axé, e mesmo com toda a preocupação e medo, os sacerdotes começaram a jogar para poucas pessoas e fazer alguns serviços e trabalhos com  número controlado de pessoas e cuidados necessários. E as divindades entenderam e ajudaram.

Hoje vemos que há a possibilidade de começarem a voltar as suas rotinas, mas sem aglomeração, nem mesmo descontrole ou rompimento com protocolos de segurança, mas isso não quer dizer que poderemos abrir as portas e sair tocando Batuque ou giras para as entidades, sem consequência, pois o vírus ainda está ai, somos responsáveis por comunidades e por pessoas que confiam na gente, por isso temos a obrigação de zelar do material e da família a qual governamos em nome de cada orixá, pois sabemos que os orixá irão entender e nos apoiar, sabendo que não é o momento para festas e rodas.

Existem várias formas de mostrar que temos tradição, cultura e religião, não é apenas dançando, e este é um momento ao qual precisamos pensar nas pessoas e avaliar todos os riscos, confinado nas divindades as quais cultuamos.

Vamos esperar para tocar os nossos tambores, para que possamos estar com toda a família e amigos sempre, a paciência irá nos proteger e assim preservaremos o axé.

Crédito da imagem, foi retirada antes da sacralização do Opa.

sábado, 23 de maio de 2020

LÁÀLÚ ÈSÙ

Publicado por Ifatola Sangodare Awosipe
Em 23/05/2020


Quando oferecemos sacrifícios
Lembremos de deixar de lado a parte de Èsù
Obà oo, Èsù láàlú 🖤
Olóogun òde
Láaróyè Agòngòlagò
Alàmòlamo bàtà
Ò fé bàtà kù jó làmolàmò
Sékéte péere
Sékéte pére
Onílé ojúde
Okùnrin fìrìfìrì já pì
Okùnrin fìrìfìrì já pì
Okùnrin dedede bí òrun èbáko
Ó bélékún ní bi ekún
Ó mekún sun ju elekún lo
Elekún e sun omi
Láaróyè ń sèjè
Èsù kò ni se wa oooo
Àse Òrìsà
Okùnrin takun takun tì n gbé oríta
(o poderoso que vive na encruzilhada)
Àse Òrìsà 🙏🔥🗿💪🖤

# Èsù_is_not_satan
# Ìsèse_is_the_mother_of_tradition
#Ancestral_way_of_life

quinta-feira, 21 de maio de 2020

KÒSO

Por Paula Cristina Gomes
Em 21/05/2020











Kòso significa "não foi enforcado" e a palavra originou na época do reinado de Sàngó Aláàfin.


Sàngó Aláàfin estava fazendo experiências, tentando reafirmar a potência de seu raio, o trovão que ele criou atingiu o palácio e queimou-o. Portanto, ele deixou a cidade seguido pelos chefes persuadindo-o a não sair.


Após uma persuasão inflexível, os chefes voltaram quando se aproximaram de uma árvore Ìgbá, ouvia-se a notícia de que o rei se tinha enforcado, mas isso não era verdade.


Sàngó Aláàfin desapareceu entrado pela terra, deixando para trás o raio - Edùn àrá (òlépo lárá) retirado de seu próprio corpo e deixando-os com seus chefes. – Daí o ditado popular Oba kòso ou Olú kòso significando que o rei não foi enforcado e o lugar onde Sàngó Aláàfin desapareceu ficou conhecido como Kòso.


Hoje Kòso é um distrito suburbano de Òyó , um dos lugares mais sagrados da cidade, onde o espírito de Sàngó habita o local sagrado. Não há nenhum Aláàfin em Òyó , que será instalado sem executar todos os ritos de coroação dentro do Templo de Kòso.

Mogbà Kòso desempenha um papel crucial na sucessão real, uma vez que ele é o guardião do antigo santuário de Sàngó Kòso e da coroa ancestral de Sàngó Aláàfin “Adé Séséefun”, sendo responsável pela coroação do novo rei.

Na cidade de Òyó o culto de Sàngó é diferenciado entre Sàngó Kòso e Sàngó Ajòfà. As diferenças entre eles estão relacionadas com a história do Aláàfin e da cidade de Òyó.

Sàngó Kòso é onde o poder antigo de Sàngó está e é preservado, por isso pertence exclusivamente aos Aláàfin, onde eles fazem convênio com seus antepassados antes de receber a coroa Sàngó, no que diz respeito a Sàngó Ajòfà, este pertence à cidade de Òyó.

Além disso, a comunidade de Sàngó em Òyó tem diferentes sistemas hierárquicos relacionados com as funções a serem desempenhadas na Comunidade.

Asa Orisa Alaafin Oyo

TIKTOK ERICK WOLFF

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