segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O JEJE IJESA: MÃE SANTINHA DO OGUM

Roger de Xangô, que pertence a família da mãe Santinha, compartilhou uma postagem do Jornal do Batuqueiro,  dia 01/01/23. Se trata de uma homenagem onde denomina Jeje Ijexá. 

Para a conservação da Memória do Batuque, fomos buscar informações deste segmento religioso, a seguir:

"Mãe Santinha do Ogum nação jeje Ijexá , uma das mais antigas Yalorixás do nosso axé, 82 anos de idade e 68 de pai Ogum, filha de Mãe Esther da Iemanjá e neta de Pai Manoelzinho de Xapanã,
Essa Ialorixá merece toda a nossa reverência.
Foto: página Kizomba
Colorida artificialmente"




Roger informa sobre a origem da mãe Santinha: 

"Mãe Santinha é da minha bacia Jeje Ijexá do Pai Paulino de Oxalá Efan..."

Apesar de não saber a origem da denominação: 

"Não sei lhe responder e acredito que ñ tenha, pois o Ijexá Gege tbm ñ tem uma origem dessa mistura ou união."

completa que:

"Manoelzinho de Xapanã foi filho do Pai Paulino de Oxalá Efan e tbm se denominava Jejê Ijexá."



domingo, 1 de janeiro de 2023

KOJODA “2023” (CALENDÁRIO 2023)

Este é o calendário indígena Yorùbá, o Batuque do RS, possui uma divisão na semana muito semelhante, por isso, estamos coletando esta postagem da dra. Paula, para que os Batuqueiros possam conhecer.  

Para melhor visualização deixaremos esta imagem
em tamanho natural, por isso,
é possível que  desconfigure a página.

Postado por Paula Gomes Aduke

Em 30/12/2022 acessado em 01/01/23 às 21:32 

"Kójódá “2023”

Para quem estiver interessado este é o Calendário indígena yorùbá com os 4 dias da semana, O qual continua a ser preservado e usado em Oyo.
No Calendário Indígena Yoruba 1 ano é igual a 13 meses, 1 mês é igual a 28 dias e 1 semana é igual a 4 dias.
Oyo continua a preservar os 4 dias da semana :
1- Ojo Ogun
É o primeiro dia da semana com o nome do Orisa que dirige este dia Ogun.
Acredita-se que é um bom dia para iniciar qualquer actividade, abrir caminhos e viajar.
2- Ojo Jakuta
É o segundo dia da semana dedicado a Sango.
Acredita-se que é um bom dia para começar qualquer atividade, negócio, agricultura, conquistar inimigos e vitórias com sucesso em tudo o que é feito.
3- Ojo Ose
É o terceiro dia da semana dedicado a Obatala.
Acredita-se que este dia é um dia incompleto e difícil, porque Obatala é uma Orisa difícil.
A palavra "eni orisa" pessoa de Orisa mostra a punição de uma pessoa ofendida como albino, anão, marreco, etc.
É um dia em que nada de novo será feito como casamento, cerimônias, construção com fundação de casa nova, viagens, etc, sendo usado apenas para sepultamentos.
4- Ojo Ayo
É o quarto e último dia da semana dedicado a todos os outros Orisa.
É um dia de felicidade e é um bom dia para começar também qualquer atividade.
Jakuta Oloyin é conhecido como o início do novo mês indígena (28 dias) e durante este período, os agricultores / caçadores voltam para a cidade para suas famílias.
Estes dias foram trazidos do céu nos velhos tempos conhecidos como "Orun Ojo" e as novas gerações introduziram um novo sistema de dias de semana com os missionários em 1842 chamado "Ose Igbalode".
Estes dias são 7 que foram trazidos com as religiões estrangeiras em vez de 4.
As seguintes informações foram dadas por
Chefe Moises O. Ogunmola, B.A Manchester
Bischop Príncipe Ayo Ladigbolu"


Fonte https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/posts/pfbid0223U8nfhmZsxUJxu8RuTfaeqWAD6Jbx4GYH7mZQbwQubdSzRNqfhTxWwAVcgQsyd4l 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

ORÍ NÃO É ORIXÁ POR BABA SANGOWALE IBUOWO

Paula Gomes Aduke
Postado em 28/12/2022 acessado 


Segundo pesquisas realizadas entre 2015 e 2017 nas comunidades de Orisa, ORI NÃO É ORISA. Créditos ao Baba Sangowale IBUOWO

O BATUQUE COMEÇAVA ÀS 14H E NO MÁXIMO TERMINAVA ÀS 5H OU 6H DA TARDE (1988)

Coletamos este registro, de 2019, para preservar a memoria do Batuque e para o bem da ciência, pois algumas informações são desconhecidas ou ignoradas por muitos.

Postado por Dídio De Xangô Aganjú

Em 08/10/2019 acessado em 28/12/2022 às 11:32

"Boa tarde irmãos de Lei.

Mesmo sendo um jovem dentro da nossa religião, o Batuque, me criei dentro de uma casa de religião vendo pessoas como Tesoura de Ogum, Agenor de Oxalá, Marlene de Xapanã, Marli de Ogum, Silas da Oyá, Dadá de Xangô, Inês de Ogum Avagam, Odilon de Iemanjá,Lurdes Oya, Ilê Albino, Camir de Ogun, Eva Regina, Yalorixá Mara D'Oya, Evanai Domingues de Ogum, Silás da Oyá, Abilio de Ogum, Fernando Avagã, Tania Moraes dentre tantas outras pessoas que fazem a religião de forma séria, me desculpe se esqueci de alguém, mas por conta destas referencias e de meu Pai Ivan de Oxalá aprendi que não há espaço para brincadeiras e muito menos para erros dentro de uma obrigação, o que tem que ser feito deve ser feito, de forma correta, de forma segura.
Penso que estamos passando por um momento de transformação de renovação, mas será que estamos no caminho certo, vejo salões lotados, onde a roda não anda, cada vez mais as pessoas não tem respeito umas pelas outras, vejo Orixás indo embora antes do fim, incorporações cada vez mais desregradas, muitas pessoas recebendo santo, novos não respeitam os mais velhos, Orixás novos não identificam Orixás de feitura mais antiga, tamboreiro parando o tambor antes de o Orixá fazer toda a obrigação, tamboreiro fazendo cara feia para Orixá velho que vem nos abençoar no batuque, comidas de batuque praticamente não existem mais dentre tantas outras coisas que na minha opinião não vão de encontro ao conceito de tradição, de levar adiante o fundamento religioso do batuque.
Vejam bem isto não é uma critica e muito menos pretendo denegrir a imagem de algum irmão é apenas um desabafo sobre tudo que vi nestes 12 anos de participação efetiva dentro da religião.
Para ajudar na reflexão, compartilho com os irmãos um pequeno trecho de uma conversa entre meu Pai Ivan de Oxalá e o mestre Tamboreiro Tesoura do Ogum, este foi gravado no ano de 1988.
Axé a todos."

min 1:23
[...] o Batuque começava as 2 horas da tarde e no máximo 5 ou 6 horas terminava [...]


Imagem comprovativa

Link - https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0YQ3Tqgr6CwqoNyDq7k8HCKwYMqM44g1taPb2N49YnhvTUGmvfk6VDfB91YurSQE9l&id=100017604608322&mibextid=Nif5oz


terça-feira, 27 de dezembro de 2022

CONCEITO DE ORÍ

Por Dra. Paula Gomes Aduke

Postado em 26/12/2022 acessado em 27/12/2022 às 14:23


  

Hoje decidi falar um pouco sobre os conceitos de Ori.

Tenho sido questionada sobre algumas questões e vou tentar esclarecer como funciona aqui:
1 – Ori pode ser considerado um orixá?
2 – Bori e Oribibo são a mesma coisa em terras ioruba?
3 – Quando se faz o bori ou oribibo, orixá come junto na cabeça?
4 – A pessoa nasce ou carrega algum Bara (Èsù) do corpo?
5 – Orunmila em algum momento, participa, faz consulta, ou orienta o povo de orixá quando vão dar bori?
6 – Existe alguma relação com os ancestrais, quando no bori ou oribibo se alimenta o Ori Ese?


Fonte - https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/videos/2288421974659384

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

INICIAÇÃO EM EGBÉ

 

Iniciação em Egbé

Baba Awodire Obatala Agbaye


25/12/2022

Egbe é uma energia plural, considerada como nosso grande salvador. Egbe é o símbolo de nossa amizade com nossos amigos espirituais. Essa energia pode nos libertar de doenças. Adorar Egbe pode significar a quebra de um pacto com nosso sofrimento. Ele nos salva ou nos mantém neste universo.

Independentemente da origem do problema de alguém, independentemente do tipo de sofrimento de alguém, Egbe – nossos amigos espirituais e irmãos do mundo paralelo invisível – nos ajudará, eles nos darão saúde, nos fortalecerão, então nossa vida será valiosa para nós, nossa vida será importante para nós, para que nos libertemos de idéias e sentimentos destrutivos.

Algumas pessoas dizem que não se importam se morreram, ficaram doentes? esse tipo de pessoa costuma ter poderes sobrenaturais e um temperamento inquieto. Eles nascem com o propósito de provocar seus pais e seus arredores, portanto, muitas vezes são mal interpretados. Eles são chamados de Abiku.

A energia de Egbe acalma os Abikus? 

Recebendo esta energia através de uma iniciação, eles se acalmam e finalmente começam a viver neste planeta com os dois pés. Através da fraternidade de Egbe, eles podem receber mensagens e visões úteis ainda melhor.

Se percebermos que alguém está perdendo seu tempo e sua vida não está indo bem, que está vivendo um sofrimento atrás do outro, que não tem um rumo na vida, nós chamamos Egbe, de salvador.

Fonte: FACEBOOK

https://web.facebook.com/photo/?fbid=689094885921727 


TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc