sexta-feira, 10 de novembro de 2023

CRENÇA TRADICIONAL DO POVO OWA, EM IKA NORDESTE, ESTADO DELTA.

Postado por alomão Omojie -mgbejume, na pagina pessoal do facebook, em 09/11/2023



"Os ancestrais do povo Owa acreditavam em um ser supremo chamado Oselobue, e Ehi, como o espírito guardião do homem, algo semelhante a um deus pessoal.

Este Ehi é visto também como o destino do homem, pelo antigo povo owa, daí eles dizem Oriehi (destino), além disso, eles também acreditaram, em várias divindades chamadas Nmor, a divindade principal do povo Owa é Olokun, que acredita-se ser o filho de Oselobue. Olokun é responsável pelo mar, e pela água em geral, no entanto, temos outros espíritos do rio, mas o famoso é iyi ama no kpurogbe, e Ezenughegbe.

Eles também acreditavam em Idigun como deus do ferro e Ohointe como também deus do ferro, na verdade o povo owa tem dois deuses do ferro e da guerra (Idigun e Ohointë).

Mkpitime - é deus do trovão, Ikpai é o deus do fogo, ohunweden - protetor de família, Akangbozi e Odele, Osun para a floresta, uwajiokun para a terra (inhame novo) festival.

Também igele que é um santuário de guerra

Ajan é a divindade do vento do povo Owa, e uma série de vários outros não mencionados, para não esquecer Efa também conhecido como Ominigbon, deus da adivinhação.

O povo Owa acreditava que o Ehi de uma pessoa pode trazer má ou boa sorte, portanto, acredita-se que a propiciação frequente da cabeça, pode conceder boa sorte e sucesso.

Então, no passado, nosso povo tinha um vaso em forma cônica, feito com búzios, este vaso continha giz nativo, e isso é usado na propiciação do Ehi (que reside na cabeça. Esta é também a razão para o festival igue, em que a cabeça é alimentada com itens rituais.

O povo owa tem uma guilda majoritariamente feminina que são os Okaiwina, que adoram a divindade idinowina. Esta guilda também são parteiras tradicionais, que também realizam a circunscisão, através de sua faca que é chamada de Osigu, eles também realizam a incisão ou marcas tribais do povo owa chamado Igu. Embora essa marca só possa ser encontrada em pessoas muito idosas hoje.

O antigo povo owa também acreditava que os humanos podem ser onyiugu-pessoa boa ou Eje-ihian (pessoa má).

Também a comunidade Owa acreditava que havia espíritos malignos conhecidos como ighionghai e ojuwu (diabo) e também os Uhuki (maldições) e que estes são espíritos que perturbam o homem na terra e, portanto, é importante adorar as divindades.

As crianças da água, chamado Igheleken ou dada, recebem tratamentos especiais.
Os sacerdotes de outras divindades são chamados de Ohenren, enquanto o de Ferro são chamados de Ojogun e para os cultos de Efa, é Obuh/ Idibie.

Outro aspecto importante da cultura Owa é que uma bruxa chamada Ogbome não pode ser enterrada em casa, mas no Ikoekpe (cemitério do mato) como qualquer pessoa owa, que é um Ogbome enterrado em casa, será rejeitada pela terra e isso faz com que muitos membros da família morram. Assim, sob o reinado de Obi Oghogbua no século 15, o chefe Ikpaemi chamado Ugbala, da aldeia de Idumuebor, em Owa Alero, criou o Imaihian - um sistema onde os mortos são interrogados para determinar a causa da morte e descobrir se a pessoa era onyiugu ou Eje-ihian (Ogbome).

O povo Owa também acreditava em uma realeza (Obiship) com um Edaiken (príncipe herdeiro) iniciado em Uselu em Owa -Oyibu. E três níveis de chefia - ogua ohaimen (chefes de palácio). ,ohaimen -Itebite (chefes hereditários) e Ohaimen ogbe (chefes da cidade)

Eles também acreditavam no culto ancestral, como o festival para adorar nossos ancestrais o Osiezi continua sendo o nosso festival mais importante.
Outros festivais importantes do povo Owa incluem - Festivais de Igue e ibiewere
Iwagi (Festival do inhame novo),
Ikaba
Ugboze
Idugie
Etc.
O povo Owa acreditava na reencarnação e, portanto, diz que uma pessoa deve viver uma boa vida, para que possa reencarnar em um bom estado.
A imagem abaixo é a de Erina iyase, a sacerdotisa-chefe de Olokun em Owa -Oyibu , desenhando os diagramas de Ikaye, para o culto de Olokun."

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

BABA KING INAUGURA ESTATUA DO ELEGUN DE SANGO EM OYO.

Coletamos uma postagem de um integrante do templo Oduduwa, na página pessoal do João Paulo Ògúndáreem 08/11/23.

A postagem informa que o Baba King inaugurou uma estatua do Elegun de Sango, Falecido em 2021;

"Bàbá King em Ọ̀yọ́ inaugurando estátua doada em homenagem ao grandioso Ẹlẹ́gùn Ṣàngó Kóso.

Kábiyèsi Sàngó
❤️
(Foto: Bàbá Ṣàngówále)"

sábado, 28 de outubro de 2023

" NÃO É IFÁ QUE SELECIONA O NOVO ALAAFIN " (Dra. Paula Gomes)

 



Publicado em:

ANCESTRALS.COM.NG

por Adeyinka Olaya

17/10/2023

[tradução digital]

Numa recente sessão interativa no canal de Adeyinka Olaiya no YouTube, Dra. Paula Gomes, a Embaixadora da Cultura vinculada ao Aláàfin de Ọ̀yọ́ desmascarou veementemente a noção de que a adivinhação de Ifa é o único critério para selecionar o novo Aláàfin de Òyó. Os insights da Dra. Paula lançam luz sobre o intrincado processo de escolha do próximo Alaafin, que está vago há quase dois anos desde o falecimento do falecido Aláàfin ti Ọ̀yọ́, Ikú Bàbá Yèyé, Oba Lamidi Olayiwola Adeyemi em 2022.

Dra. Paula enfatizou que Ifa, embora seja um aspecto significativo da cultura Yoruba, não é elevado acima ou abaixo de outros sistemas de adivinhação dentro de Oyo. Segundo ela, a rica herança de Oyo abrange vários sistemas de adivinhação respeitados e válidos, deixando claro que Ifa não é o determinante exclusivo para a escolha do próximo Alaafin.

Durante o chat ao vivo do Brasil, a Dra. Paula, uma firme defensora do culto a Orisa, destacou a devoção histórica do povo Yoruba a Orisa e sua relevância na cultura de Oyo. Ela transmitiu que o corpus ou sistema de adivinhação de Ifa não pode ser o único fator na seleção do Alaafin, dada a coexistência de outros sistemas de adivinhação igualmente estimados.

Respondendo a perguntas do chat ao vivo no Brasil, a Dra. Paula esclareceu o papel de Ifa dentro do sistema governante de Oyo, afirmando que são os Oyo Mesi, os fazedores de reis, que detêm a autoridade para selecionar o novo Alaafin. Ela enfatizou que este processo de seleção envolve uma série de critérios além da simples adivinhação. A adivinhação é apenas uma opção caso Oyomesi deseje consultar.

Tendo passado 35 anos em terras Yorùbá e 15 anos como Embaixadora da Cultura no Palácio de Oyo, a Dra. Paula prestou homenagem ao falecido Alaafin de Oyo, expressando o seu profundo respeito pelo seu compromisso em preservar as tradições e cultura de Oyo.

A Dra. Paula confirmou que os Oyomesi são os fazedores de reis, que selecionam o novo Alaafin e posteriormente submetem o nome escolhido ao Governador do Estado de Oyo, Seyi Makinde, para aprovação formal. Este processo sublinha a abordagem complexa e multifacetada para selecionar o reverenciado Alaafin de Oyo, firmemente enraizado na rica herança cultural do povo Yoruba.

Fonte:

New Aláàfin : ‘Ìfá Does Not Select’- Palace Culture Ambassador , Dr. Paula Debunks The Insistence - The Ancestral News (ancestrals.com.ng)

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Transcrição e adaptação: Luiz de Lourdes Marins em 28/10/2023

OYO MESSI INICIA AÇÃO LEGAL PARA GARANTIR SUCESSÃO DO ALAAFIN

 


Publicado em: 

ANCESTRALS.COM.NG

17/10/2023

Por Adeyinka Olaya

[tradução digital]

Os fazedores de reis da cidade de Oyo, conhecidos como Oyomesi no Conselho, iniciaram uma ação legal com o objetivo de impedir que o Governador do Estado de Oyo, Seyi Makinde, os destituísse e substituísse. Este desafio legal surge no meio de um processo controverso para selecionar o próximo ocupante do estimado banco Alaafin de Oyo.

Esta ação, com a designação HOY/38/2023, foi movida perante o Tribunal Superior do Estado de Oyo, em Oyo. Os requerentes neste caso consistem em cinco fazedores de reis. Eles também buscam uma liminar emitida pelo tribunal para proibir o governador e seus representantes de interferir no processo de seleção e nomeação do candidato para ocupar o lugar vago de Alaafin de Oyo. Os fazedores de reis afirmam que este processo de seleção foi devidamente conduzido pelo Alaafin da Chefia de Oyo.

Os principais indivíduos que apresentaram este processo incluem o Bashorun de Oyo, o Alto Chefe Yusuf Layinka; Lagunna de Oyo, Alto Chefe Wakeel Oyedepo; Akinniku de Oyo, Alto Chefe Amusa Yusuf; Areago Bashorun, Chefe Wahab Oyetunji; e o Alapo de Oyo, Chefe Gbadebo Mufutau.

Notavelmente, o Governador do Estado de Oyo, Seyi Makinde, juntamente com o Procurador-Geral do Estado de Oyo e o Ministério do Governo Local e Assuntos de Chefia do estado, estão listados como réus nesta ação legal.

Os fazedores de reis transmitiram que durante uma reunião em 30 de setembro de 2023, selecionaram por unanimidade o príncipe Lukman Gbadegesin como o próximo Alaafin de Oyo. Esta seleção destina-se a preencher o banco histórico do Alaafin de Oyo, que permanece desocupado desde abril do ano anterior devido ao falecimento de Oba Lamidi Adeyemi, o 45º Alaafin de Oyo.

Nas suas orações ao tribunal, os fazedores de reis solicitam que o Governador do Estado de Oyo e os seus agentes sejam impedidos de anular a selecção de Gbadegesin e de endossar ou reconhecer qualquer outro candidato como o próximo Alaafin. Eles argumentam que isso deve ser feito após um processo minuciosamente conduzido em conformidade com as leis e costumes nativos e a Declaração de Chefia do Alaafin de Oyo.

Além disso, os fazedores de reis estão buscando uma ordem judicial para impedir que o governador e os outros réus os destituam de seus papéis como fazedores de reis de Oyo. Eles estão preocupados que o Conselho de Oyomesi possa ser dissolvido ou que chefes mandatados possam ser nomeados ou selecionados para instigar um novo processo para preencher o assento vago de Alaafin de Oyo.

Os fazedores de reis também estão instando o tribunal a intervir e impedir os réus de assediar, perturbar ou impedir que cumpram os seus deveres e responsabilidades tradicionais como fazedores de reis da chefia Alaafin de Oyo.

O meio de comunicação Ancestrals havia relatado anteriormente que alguns dos criadores de reis de Oyo foram submetidos a escrutínio pela Comissão de Crimes Económicos e Financeiros (EFCC) em 18 de outubro. Estas alegações resultaram de suspeitas de suborno relacionadas com a seleção do próximo Alaafin. O peticionário alegou que os fazedores de reis aceitaram subornos substanciais, potencialmente chegando a milhões de nairas, para favorecer um candidato específico. Isso levou a EFCC a convocá-los para interrogatório.

Durante este processo, os fazedores de reis que responderam ao convite da EFCC foram acompanhados pelos seus representantes legais e foram obrigados a prestar declarações. Posteriormente, eles foram autorizados a partir.

O Alto Chefe Lamidi Oyewale, o Samu da cidade de Oyo, confirmou o convite da EFCC, afirmando que tinham de facto sido convidados e desde então regressaram.

No momento, a data da audiência para o novo processo movido pelos fazedores de reis ainda não foi agendada.

Fonte:

Aláàfìn: Kingmakers Select Lukman Gbadegesin , Take Governor Makinde To Court Over Aláàfin Succession Dispute - The Ancestral News (ancestrals.com.ng)

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Transcrição e adaptação: Luiz de Lourdes Marins, em 28/10/2023.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

SEGUNDO O CANAL CASAL DA MACUMBA: ITÃ QUE EXPLICA O MOTIVO DO CASTIGO DE XANGÔ TER QUE DANÇAR ALUJA.

Coletamos este vídeo no canal Casal da Macumba, da mídia social TikTok.

O grupo reconstruí esta apresentação para explicar segundo a interpretação, conceitos e adaptação próprios, porque Sàngó dança Aluja (toque de guerra).


Vídeo da apresentação:



Conforme o canal Casal da Macumba, este é um resumo da apresentação:

RESUMO: Pai Oxalá estava prestes a fazer uma viagem, porém, por precaução, optou em consultar o Ifá para saber se correria tudo bem


Ele teve um aconselhamento de levar três mudas de roupa, pois surgiriam alguns imprevistos no meio do caminho


também precisou ouvir que independente do que ocorresse na viagem, era importante que ele não questionasse ou reclamasse. E assim foi feito.


Depois de algumas situações, Pai Oxalá se depara com um cavalo branco que supostamente estava perdido.


Alguns soldados o encontram e o confundem com o ladrão do cavalo do Rei Xangô. Por isso, ele é aprisionado durante anos.


Conforme foi passando, o reino de Oyó foi perdendo a fartura, o solo não era mais fértil e a pobreza estava tomando conta.


Xangô preocupado, pede orientação à ifá e descobre que era devido ter um preso inocente em seu reino.


Imediatamente ele pede para que trouxessem o prisioneiro e o soltasse.
Era Oxalá. lhe deu misericórdia, mas lhe deu uma punição


Xangô sempre precisaria dançar o alujá enquanto Oxalá assiste.


Adi Piedras Jr · Amigo

Interessante e bonito, no entanto, em qual momento que o aluja um toque de guerra entra no contexto ?

Casal da Macumba · Criador

Oxalá, por ter ficado preso por anos inocentemente, castiga Xangô por isso lhe dando a tarefa de ter que dançar ó alujá


Considerações:

Buscamos referencias bibliográficas do mito, e possivelmente foi inspirada do Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos, Mitologia dos Orixás, Reginaldo Prandi, 2001, p.279.

"Ṣàngó é condenado por Oṣalá comer como os escravos

 

Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oṣalá para levá-lo à festa que faziam em sua cidade. Oṣalá era velho e lento, Por isso Airá o levava nas costas. Quando se aproximavam do destino, vira a grande pedreira de Ṣàngó, bem perto de seu grande palácio. Ṣàngó levou Oalufã ao cume, para dali mostrar ao velho amigo todo o seu império e poderio. E foi lá de cima que Ṣàngó avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela. Era Oyá! Era o amalá do rei que ela preparava!

 

Ṣàngó não resistiu à tamanha tentação. Oyá e amalá! Era demais para a sua gulodice, depois de tanto tempo pela estrada. Ṣàngó perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oṣalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas. Oṣalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Ṣàngó.

 

Ṣàngó, muito arrependido, mandou todo o povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem OṣaláOṣalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu. Mas Oṣalá impôs um castigo eterno a Ṣàngó. Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida.

 

Nunca mais pode Ṣàngó comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Ṣàngó comer em alguidar de cerâmica. Ṣàngó só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos."

Fonte - [158] Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos. Reginaldo Prandi, pesquisa de campo, Recife, 1992, narrado por Mãezinha, Maria do Bonfim, do Sítio de Pai Adão; São Paulo, 1993, narrado por Pai Doda Aguéssi Braga, babalorixá do Ilê Axé Ossaim Darê. Este mito justifica o assentamento de Xangô em recipientes de madeira, de preferência gamelas, e faz referência ao ciclo de festas do candomblé denominado Águas de Oxalá. Muitos relatos populares enfatizam que os escravos no Brasil comiam em cochos de pau, como "come" Xangô nos Candomblés.

Procuramos informações de alguma ligação deste mito com o Aluja em casas de Candomblé, e não encontramos até o momento.

Procuramos referencias da existência de um mito onde Iemanjá estaria ligada diretamente ao Alujá, ou ensinaria o toque de guerra para Xangô, e, não encontramos. 

Referente a citação no mito Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos, citado no livro Mitologia dos Orixás, do motivo de Sàngó comer em opón (gamela), procuramos a dra. Paula Gomes, ministra da cultura do palácio do Aláàfin para coletar informações, nos informando que:

“Bom dia, não. O opon surgiu para sango e antigamente as pessoas comiam em recipientes de madeiras  juntas. Talvez daí tenha surgido a gamela para dar comida a sango” (informação pessoal, 04/05/2023)

E completa sobre a gamela: 

"Bem eu nunca ouvi e não duvido da história, pois não sei tudo, a única coisa que sei é k é comum aqui as famílias comerem juntas do mesmo pote, então antigamente tanto era em pote de barro ou madeira"


Prof. Norton relata:

[...] Xangô - na dança do alujá, violenta e rápida, os braços movem-se como se arremessassem objetos para baixo enquanto o corpo salta sobre a perna direita, ficando a outra erguida para trás. Para uns é o orixá dançando com machados, sua arma. Em outra coreografia  levanta e baixa alternadamente as mãos espalmadas para cima: "é a dança do Aganju, dono da balança e da justiça" informa Airton [...] (O Batuque do Rio Grande do Sul, p.231)


Concluímos que o Aluja é um toque de guerra e não tem nada a ver com misericórdia.
 
Sugestão de uma narrativa do Aluja de Xangô:





Imagens comprobatórias:








sexta-feira, 20 de outubro de 2023

SOBRE O ÒRÌSÀ LÓGUNÈDE

Coletamos este artigo da pagina Òrìṣà Lógunẹ̀dẹ - A Divindade Iorubá da Caça, Guerra e Rios, da mídia social Facebook.

Nela fala de uma divindade conhecida no Brasil, um destaque faremos para o oráculo usado pela divindade.




"SOBRE O ÒRÌṢÀ LÓGUNẸ̀DẸ
(Tradição de Ìbàdàn, no estado de Ọ̀yọ́, na Nigéria)

- Entrevistadora: Renata Barcelos (Òrìṣà Brasil).
- Entrevistado: Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́).
- Edição e Iorubá: Hérick Lechinski (Ìṣẹ̀ṣe/Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀ - Culto Tradicional Iorubá aos Orixás).
1 - Qual o significado do nome Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Ológunẹ̀dẹ/Lógunẹ̀dẹ significa o “Pequeno Guerreiro”, significando que é o guerreiro que tomaram como se fosse insignificante, mas não sabiam o qual importante e forte o mesmo se tornaria.

2 - Quais são as suas cores representativas, quais animais gosta de receber como oferendas e quais são as comidas oferecidas à Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Lógunẹ̀dẹ usa a cor vermelha, mas também pode usar a cor branca. Mas a cor vermelha é a principal. Seus “fios de contas” – Ìlẹ̀kẹ̀ são de oyindẹ, as contas de cor âmbar, como usa a mãe dele que é Ọ̀ṣun. Pode se acrescentar aos fios de contas dele o iyùn (coral) ou o sẹ̀gi (uma conta yorùbá que é longa e azul claro). Lógunẹ̀dẹ come várias comidas, principalmente o ẹ̀fọ́ yánrin, que é comida também de Ọ̀ṣun, e recebe vários bichos, como galo e bode.

3 - No culto de Lógunẹ̀dẹ qual oráculo é utilizado?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): O oráculo utilizado no culto de Lógunẹ̀dẹ é o Obì e/ou o Orógbó. Não tem Ẹ́ẹ́rìndínlógún (Jogo de Búzios).

4 - O culto de Lógunẹ̀dẹ é grande na Nigéria?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): O culto de Lógunẹ̀dẹ é regional, como o culto de vários outros Òrìṣà, incluindo Ọ̀ṣọ́ọ̀sì. Há Òrìṣà como Ọbàtálá, Èṣù, Ògún, Ọ̀ṣun, Ṣàngó, Egúngún, Ọ̀rúnmìlà, etc. que se encontram em quase todas as áreas (cidades) yorùbá.

5 - Quem são os pais de Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Segundo as sacerdotisas de Lógunẹ̀dẹ (de Ìbàdàn) com quem tenho relação e aprendizado, Lógunẹ̀dẹ é filho de Òòṣàálá e Ọ̀ṣun, especificamente Yèyé Ìpọndà. Em outras áreas pode ser que exista outras crenças a respeito da paternidade de Lógunẹ̀dẹ. Mas em Ìbàdàn é assim. E elas são originalmente de áreas Ìjẹ̀ṣà.

6 - Em muitos lugares no Brasil fala-se que Lógunẹ̀dẹ vive seis meses do ano como homem e os outros seis meses do ano como mulher...
Como é na Nigéria?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): A crença da mudança de sexo de Lógunẹ̀dẹ que existe no Brasil, eu nunca aprendi (escutei sobre) com as minhas comunidades religiosas em terras yorùbá.

7 - Lógunẹ̀dẹ pode ser cultuado no rio?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Sim, Lógunẹ̀dẹ pode ser cultuado no rio. Por que ele também é um Òrìṣà aquático, especificamente de rio.

8 - Quais são as ferramentas (insígnias) de Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): As insígnias de Lógunẹ̀dẹ são: o arco e flecha de bronze e a espada de bronze. Não vi abẹ̀bẹ̀ (leque) no templo do mesmo.

9 - Qual a saudação feita à Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Suas saudações são: “lógun ooo” e “olómi ooo”.

10 - Quais são os èèwọ̀ (tabus) de Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Entre os èèwọ̀ (tabus) dele estão: ọkà bàbà (milho-da-guiné), que também é tabu pra Ọ̀ṣun e ògùrọ̀ (um determinado tipo de vinho de palma), etc.

AGRADECEMOS ESTA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO DE BÀBÁ NATHAN LUGO.
*Lembramos a todos que, algumas coisas dentro de alguns cultos podem mudar/variar de acordo com região e família em terras yorùbá. A família de culto que o Bàbá Nathan Lugo esteve e entrevistou, aparentemente umas das poucas que ainda cultuam a Divindade Lógunẹ̀dẹ na Nigéria, fica em Ìbàdàn, no estado de Ọ̀yọ́ - Nigéria.

Hérick Lechinski
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́) junto a Ìyá Ọmọ́ríyebá Lógunẹ̀dẹ (Chief Ìyálóde Ọ̀ṣun of Ìbàdàn) - Respeitada e uma das principais sacerdotisas de Lógunẹ̀dẹ em Ìbàdàn"

Imagens comprobatórias


Link https://www.facebook.com/imolelogunede/photos/a.1131948043578737/1135880336518841/


 

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc