quarta-feira, 13 de março de 2024
OYOMESI ACALMA EM MEIO À INCERTEZA, AFIRMA ATIVIDADES EM ANDAMENTO EM OYO, ENFATIZA TURISMO CULTURAL
terça-feira, 12 de março de 2024
ORIXÁ OBA E O ORIXÁ OGUM
Neste vídeo é possível ver durante o festival de Obá, que e as primeiras oferendas são feitas para Ogum e Exu.
Notamos também que existem homens durante o festival.
"FESTIVAL DE OBA EM OYO, 2024
por Asa Orisa Alaafin Oyo Esin Orisa Ibile
De acordo com a tradição, em cada complexo e aldeia entre os Yorùbá, Ogun e Esu sempre serão fundados ali.
Hoje Orisa ỌBA é comemorado em Ile ỌBA Oyo e antes de ir para o rio de ỌBA, Ogun e Esu também são oferecidos com feijão e outros itens.
Em Ile ỌBA em Oyo, uma vila cercada pelo rio ỌBA onde anualmente o Orisa ỌBA é celebrado entre os moradores. Orisa ỌBA é comemorado hoje….
Asabo eram homens Eleko omo lewa eni A tradição e os costumes Yorùbá são muito ricos…
Cada Orisa tem seus ritos específicos…
Estamos falando hoje sobre Orisa ỌBA em Ile ỌBA Alaafin Oyo.
Uma vez por ano, durante o festival, os aldeões vão ao local principal de ỌBA para os ritos e depois as crianças de ỌBA entrarão no rio para comemorar junto com ỌBA, compartilhando a comida dentro da água e comendo juntos.
Feliz celebração 2024 "
sexta-feira, 8 de março de 2024
ORIGEM DO NOME IJESA
[...] O primeiro relato refere-se ao período mais antigo, quando os Yorubás acabaram de entrar e subjugar o país, e os AlAfins então residiam em Ile-Ife, ou seja, antes do reinado de Sango. Sacrifícios humanos eram comuns naquela época, e para ter vítimas à mão, diz-se que vários escravos foram comprados e localizado no distrito de Ibokun; lá eles eram atendidos como gado, sob os cuidados de Owaju, e deles foram feitas seleções feito de tempos em tempos para fins de sacrifício; daí o termo Ijesa de Ije Orisa (o alimento dos deuses). Eles são descritos como atarracado, musculoso e de aparência tímida, com um desejo acentuado de inteligência: eles nunca ofereceram qualquer resistência a este sistema, daí o ditado "Ijesa Omo Owaju ti ife opo iyk" (crianças Ijesas de Owaju, sujeito a muitos sofrimentos). Também existe uma lenda que quando as nações começaram a se dispersar de Ile-Ife e dos membros de a Família Real foi nomeada rei e governante em diversos lugares [...] (p. 21, 1893)
quarta-feira, 6 de março de 2024
ICONOGRAFIA (DIAGRAMA -IKAYE/MGBA) DE OLOKUN NO REINO OWA E NA NAÇÃO IKA.
ICONOGRAFIA (DIAGRAMA -IKAYE/MGBA) DE OLOKUN NO REINO OWA E NA NAÇÃO IKA. Por Solomon Omojie -mgbejumePostado em 04/03/2024Postado em 04/03/2024
Olokun iconografia desempenha um número de papel na área de Ika, como acredita-se que Olokun é o principal guardião da riqueza, conhecimento e grandeza.
A iconografia Mgba também fala sobre o cosmos, o espaço entre o céu e a Terra, que se diz ser dividido nos quatro pilares, que representa os quatro cantos da terra.
Também de importância é o número 4 na cosmologia Owa ( Ika ), e o número 14 ,representando o Aza Mmeno ( 14 sinos místicos ). O que representa o poder que Oselobue (Deus) deu a Olokun para usar no controle do mundo físico, subterrâneo e espiritual referido como (Orinmin).
Esse poder do Aza mmeno( 14 sinos místicos) também capacita o Ehi do homem (espírito guardião) na superação do ukpokpo ( problemas ) estabelecido por Ighionhai ( espíritos malignos ) ojuwu ( diabo ) e uhuki ( maldições / reações do mal ) que impede o homem de realizar seus objetivos no plano terrestre.
Também é importante saber que, como parte da formação educacional de um Ohenren (sacerdote), ele ou ela passa por um rigoroso processo de aprendizagem de saber e entender como se comunicar com um ano.
A iconografia Mgba pode ser considerada um sistema semelhante a como Nsibidi os escritos sagrados dos Ejagam e Ibibio e Efiks são usados os membros das sociedades secretas Ekpe.
O sistema de Iconografia usado no culto Olokun em ika inclui alguns dos seguintes -1. Ada (espada do estado)2.Ebeni ( cimitarra )3. Canoe - ugbo ojo4. Aza (sinos)5. Egogo (gongo)6. Ukpe (luz)7. Orogodo (círculos)8. Kokojia (cocos)9. Okpan (placas)10. Okpor ( pessoal )11. Ughegbe (espelho)12.ikpehwe ( contas )13. Eghan ( correntes )14. Okpoho -feminino.15. Okeyen (masculino).16. Linhas retas/verticais.17. Triângulos .18. Quatro pontos cardeais.
Tudo isso é usado para transmitir significados tanto para o homem quanto para as divindades.
Dito isto, um papel importante da iconografia mgba é ser capaz de invocar a presença de Olokun com diagramas sem falar.
Ele também é usado como uma proteção contra todas as formas de mal, e para trazer Orokoto (todas as formas de Ewere (boa sorte)
Isso também é usado para iniciações quando certos diagramas são desenhados sob o tapete, onde um novo iniciado irá dormir durante o banho simbólico que remove todas as formas de Água ( impurezas ) e limpa o corpo para comunicação espiritual e transe.
Ao oferecer comida para Olokun e outras divindades, uma iconografia Mgba também é usada.
Portanto, todo esse sistema importante faz parte do culto Olokun no reino de Owa e na terra de Ika.
No entanto, às vezes, quando os médiuns de Olokun entram em transe, eles também desenham novos padrões no chão usando o giz nativo (Nzun) e dão as mensagens apropriadas.
A foto abaixo foi tirada na aldeia de Idumu-Izomor, Owa-Oyibu. Ika Nordeste, Estado do Delta. Nigéria.
(O Representante do sacerdote-chefe de Owa-Oyibu ,Ohenren-Uku Erina Iyase, desenhando os diagramas sagrados de Olokun)
terça-feira, 5 de março de 2024
MÃE ESTELA DO OXÓSSI E O TABU DA OPCUPAÇÃO NO CANDOMBLÉ
WOLFF, Erick, O Nascimento e a Estruturação de uma Nação, Revista Olorun, n 12, 2013.
Conforme coletado por Luiz L. Marins, o baba Gilberto de Exu, informa que ouviu de mãe Estela de Oxóssi.
[...] - No candomblé de Ketu, Angola e Jeje não encontramos o tabu da ocupação, afinal seus rituais giram em torno da feitura com a divindade em transe.No entanto, há informações que nem sempre foi assim, e que no passado também houve o tabu da ocupação no candomblé, conforme relato de Luiz L. Marins, que ouviu do Ogan Gilberto de Esù (informação pessoal):
"Após o Congresso Internacional de Antropologia na USP (em 2010), houve um jantar na casa de candomblé do Gilberto de Esù e Mãe Wanda, no bairro do Limão em São Paulo. Estavam presentes Aulo Barretti, Gilberto de Esu, Vagner Gonçalves, Lorand Matory, Peter Pry, vários alunos, e eu. Durante a refeição, Gilberto de Exu, ao saber que eu era do Batuque, falamos sobre os rituais e conceitos Orisaismo Afro-sul, incluindo o tabu da ocupação, que para muitos candomblecistas é um tabu dificil de compreender. Foi neste momento em que Gilberto de Esù revelou que Mãe Stella de Oxossi havia the dito que, antigamente, quando ela era mocinha. no candomblé também não se podia saber que virara com santo. Sabiam, mas não se comentava."[...]
quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
ÈSÙ AJUDA OS BABALAÔS A LEREM IFÁ CORRETAMENTE
"Èsù ajuda os babalaôs a lerem Ifá corretamente
1. Aderomokun, o babalaô de Ijesa
2. Adebori, o babalaô de Ègbá
3. Eles jogaram Ifá com cinco búzios
4. Para Owá, rei de Ìlésà(1)
5. Por causa da infertilidade das mulheres
6. Mas, eles falharam em interpretar Ifá corretamente
7. Por cauda disso, Owá mandou sacrificá-los
8. Quando eles iam fazer isso,
9. Kokofakokoyere veio do òrun e parou no meio deles
10. Ele pegou varias folhas de Ifá
11. E esfregou-as na cabeça e nos olhos dos babalaôs
12. E disse-lhes que deveriam levá-los de volta ao Owá
13. Eles fizeram isso, eles levaram os babalaôs de volta,
14. Quando eles chegaram ao palácio do rei,
15. Eles disseram,
16. Que o próprio Kokofakokoyere havia descido do òrun
17. E havia-os mandado de volta,
18. Para que eles fizessem a divinação novamente
19. Eles fizeram,
20. E disseram para o rei que o motivo de sua consulta ao Ifá
21. Era porque as mulheres de seu reino
22. Não estavam engravidando.
23. Eles disseram
24. Que o rei deveria fazer um sacrifício naquele mesmo dia
25. Se ele não quisesse morrer
26. Owá ouviu, ele fez o sacrifício
27. Os babalaôs dividiram o material do sacrifício
28. E deram a parte de Kokofakokoyere
29. Ele disse que a partir daquele dia
30. Estivesse ele onde estivesse
31. Fazendo o que estivesse fazendo
32. Ele nunca deixaria de atender o apelo de um babalaô
33. E que sempre os ajudaria
34. Quaisquer que fosse a circunstância do pedido
35. Mas que eles deveriam sempre
36. Separar a parte de Kokofakokoyere
37. De todos os sacrifícios que fossem feitos
38. Assim, como Kokofakokoyere foi gentil com os babalaôs
39. Os babalaôs são gentis com Kokofakokoyere até hoje
40. Ele carrega nossos pedidos até Olódumàrè
41. Aderomokun, o babalaô de Ijesa
42. Adebori, o babalaô de Ègbá
43. Òyèkú e Èká
44. Eles jogaram Ifá com cinco búzios
45. Para Owá, rei de Ìlésà
46. Por causa da infertilidade das mulheres
47. Mas, eles falharam em interpretar Ifá corretamente
48. Por causa disso, Owá mandou sacrificá-los
49. Kokofakokoyere veio do òrun e parou no meio deles
50. E disse-lhes que deveriam levá-los de volta
51. Para que eles fizessem a divinação novamente
52. E disseram para o rei que o motivo de sua consulta ao Ifá
53. Era porque as mulheres de seu reino
54. Não estavam engravidando.
55. Eles disseram
56. Que o rei deveria fazer um sacrifício naquele mesmo dia
57. Owá ouviu, ele fez o sacrifício
58. Owá ouviu, ele fez o sacrifício
59. Os babalaôs dividiram o material do sacrifício
60. E deram a parte de Kokofakokoyere
61. Mas que eles deveriam sempre
62. Separar a parte de Kokofakokoyere
63. De todos os sacrifícios que fossem feitos
64. Vocês sabem quem é Kokofakokoyere?
65. Ele é aquele a quem chamamos Èsù,
66. Ifá diz assim,
67. Òyèkú-Ìká é isso."
(1) Capital da nação Ìjèsà, literalmente “terra de òrìsà” (ilè + òrìsà); subdistrito da cidade de Òyó (Abraham, 1962, pg. 303)
Adaptação e tradução luiz L. Marins - https://uiclap.bio/luizlmarins
Referência
EPEGA,
Afolabi & NEIMARK, Philip. The Sacred Ifá Oracle, New York, Harper Collins Publishers, 1995.