quinta-feira, 12 de março de 2020

CUIDADOS COM A SAÚDE NO PRESENTE MOMENTO.

Por Erick Wolff de Oxalá
13/03/2020
(revisado e aumentado)



A intenção deste texto é criar um alerta de saúde e higiene, para evitarmos a propagação do Corona Vírus, pois sabemos que a pandemia está fora de controle, sendo que poderemos preservar o Elegun do òrìsà ou o médium das entidades. 

Vejam os dados atualizados simultaneamente sobre os casos em todo o planeta; https://infographics.channelnewsasia.com/covid-19/map.html 



No Brasil existem 52 casos confirmados, no Iran 10.075 casos confirmados, na Itália 12.462 casos confirmados, e assim seguem país a país, o que podemos fazer enquanto não encontram a cura e evitarmos o contagio, principalmente dos idosos, pois são os mais frágeis no momento.



Para isso, criamos algumas dicas para que possam, evitar que pessoas que possivelmente tenha contato com o Corona vírus, venha a disseminar o vírus inocentemente. 


Batuques e serões 



1 - Na hora de despachar o òrìsà, é costume compartilhar a mesma colher do mel ou dendê, quando o axêro chega.
Sugestão usar colher descartáveis.

2 - Atenção com a quartinha que usamos para despachar o òrìsà, pois levamos os dedos da mão nela, e depois colocamos a boca na própria quartinha para borrifar.
Sugestão apenas usar os dedos e não borrifar coma  boca o òrìsà, claro que poderemos explicar antes para a divindade o procedimento e a necessidade, pelo menos até passar o surto do Corona vírus.

3 - Ao pedir a benção, todos o fazem beijando a mão do sacerdote.
É possível pedir a benção ou fazer foríbalè (bater cabeça em sinal de reverencia, prostrar-se, saudar), sem precisar beijar a mão, pelos menos até controlarem o surto da doença.

4 - Lugares fechados e abafados com muitas pessoas, as pessoas suam, ideal para proliferar a pandemia.
Sugestão manter arejado e se possivel janelas abertas para circular o ar.

5 - Evitar tomar gole na garrafa que os axêro recebem. 

7 - Evitar rodar quartinha com água para os òrìsà, aconselhável usarem caneca de ágata quando for necessário, lavando a seguir.  

8 - Explicar para as divindades na hora do ecó, para que uma única borrife o ecó, para que para a segurança dos Elegun de orisa, não passe de boca em boca a quartinha do Bara, definindo entre elas qual orixá deverá borrifar. (sugestão Emanuel de Oxalá)

Umbanda ou Quimbanda 

1 - Giras de Umbanda ou Quimbanda, onde as entidades Nego veio, Caboclos, Exu ou Pomba giras, e outras entidades costumam usar uma taça, caneco, coité, garrafa, também devem orientar as entidades a não compartilhar as mesmas, para segurança do próprio médium.


Estas sugestão podem ou não serem usadas, apenas estamos sugerindo que as pessoas fiquem alertas, evitando o contagio, visto que todos estabelecimentos estão tomando providencias e que o numero de casos só cresce.

----------------------------------

Sugestão de leitura
>>; GESTOS DE YORÙBÁ
https://iledeobokum.blogspot.com/2020/03/gestos-de-yoruba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF