domingo, 22 de março de 2020

EDO HISTÓRICO PATRIMÔNIO CULTURAL TRADICIONAL

HISTÓRIA: OBA OVONRAMWEN NOGBAISI

O príncipe Idugbowa era o filho mais velho de Oba Adolo e sua mãe se chamava rainha Iheya.

Durante sua coroação, ele recebeu o nome de Oba ovonramwen Nogbaisi em 1888. (o grifo é nosso)

Ele era alto, carismático, muito ousado e possuía uma voz majestosa.
Ele foi abençoado com filhos:
Príncipes: Aiguobasimwin, Usuanlele, Ehigie e Uvbi
Princesas: Evbakhavbokun, Omono, Orimwiame.

ABAIXO, ALGUNS EVENTOS NOTÁVEIS QUE OCORRERAM NO SEU REINO

Após sua instalação no trono, ele matou alguns chefes por se oporem à sua ascensão. Eles incluíam os chefes Eribo, Obazele, Osia e Obaraye.

No estágio inicial de seu reinado, os europeus visitaram a cidade de Benin. Entre eles estavam Blessby, Bey e Farquahar.


Nesse mesmo ano, os Odundun, os Deji, Udezi de Akure adquiriram espadas para si mesmos sem o consentimento dos Oba do Benin. E quando os Oba souberam disso no início de 1889, ele enviou Okpele para pegar as espadas de Deji. Depois de muita ameaça, Deji entregou as espadas a Okpele e depois as levou para a cidade de Beni. Odundun enviou muitos presentes para os Oba, mas os Oba se recusaram a aceitar seus presentes.


No mesmo ano de 1890, os Oba entregaram sua filha, a princesa Evbakhavbokun, em casamento a Ologboshere.

No início de 1890, o Oráculo de Oghene de Uhe (Oni de Ifé) advertiu Oba Ovonramwen a ser cauteloso ao perceber que a calamidade aconteceria na cidade.

Em maio de 1891, durante a cerimônia real de contas de coral, um sacrifício humano foi oferecido aos deuses. O nome dele era Thompson Oyibodudu. Durante sua execução, ele gritou dizendo 'os homens brancos que são maiores do que nós estão vindo em breve para lutar e conquistar você e eu, mas faça isso rapidamente'. Fiel às suas palavras, a profecia se manifestou em 1897.

Em 1892, o chefe Nana do rio Benin, interrompeu todo o comércio entre o Benin e o Itsekiri e também proibiu o fornecimento de sal de cozinha. Depois de um tempo, o problema foi resolvido e o comércio começou. Chefe Nana continuou a prestar homenagem aos Oba.

No início de 1896, os Oba deixaram de negociar com os Itsekiris porque sentiram que os Binis estavam sendo enganados. Após várias negociações, os Oba pediram vinte mil chapas de ferro de seus chefes antes que ele levantasse a proibição de negociar. Ele recebeu algumas chapas de ferro e latão do Sr. Cyril Punch e de outros europeus em 1891/1892, que ele usara no telhado do palácio até a metade, mas ele precisava de mais para concluí-lo, daí o pedido dos chefes de Itsekiri.

Em 1895, o Onogie de Ekpoma, em Esanland, morreu e as pessoas se rebelaram porque sentiram que os Oba os haviam ignorado e precisavam de um novo líder. Então, Oba Ovonramwen enviou mensageiros para lá, ordenando que instalassem o filho mais velho do falecido Onogie.

Nesse mesmo ano, os Oba construíram um campo de guerra na vila de Obadan. Ele recrutou dez mil homens para serem treinados, para que pudessem ser usados ​​no Agbor e em outras campanhas que ele propôs empreender.

O massacre do Benim e a expectativa de 1897

O massacre de Benin e a expedição de 1897 foram dois eventos desastrosos que deixaram o reino do Benin saqueado, devastado e privado de valiosos artefatos, obras de arte, filhos, filhas e um grande rei.

O massacre do Benin foi o trágico incidente que levou à expedição ao Benin de 1897

É digno de nota que o reino de Benin existia desde tempos imemoriais e prosperou extensivamente como um dos reinos mais prósperos e poderosos da África Ocidental.

O reino do Benin comercializou escravos, marfim, pimenta e óleo de palma com os portugueses em 1485 e, no auge de seu poder, o Benin influenciou lugares até Akure e Owo na parte ocidental da Nigéria moderna.

Em 1853, os britânicos fizeram contato com a Binis para comercializar pimenta, óleo de palma, roupas e marfim. Devido ao seu poder econômico e militar, o Benin administrava independentemente suas atividades comerciais em sua região e não estava sujeito a ordens de nenhum outro reino ou império, nem mesmo da Grã-Bretanha. Os britânicos consideraram isso desagradável e hostil à missão vitalícia de anexar Benin ao Império Britânico e depor o rei Oba Ovoramwen Nogbaisi, se necessário.

Em 1892, Henry Gallway, um vice-cônsul britânico, visitou o Benin com a intenção de anexar o reino através de um tratado. Ele apresentou o chamado tratado de "comércio e amizade" para os Oba, que eram céticos quanto a isso e à Grã-Bretanha. Oba Ovonramwen, no entanto, assinou o tratado concordando em interromper a escravidão e o sacrifício humano no Benin. Mais tarde, porém, quando Oba Ovonramwen percebeu que o tratado não passava de uma tática para anexar Benin ao Império Britânico, proibiu seu povo de negociar com os britânicos e proibiu os brancos de entrar no Benin. Os britânicos viram isso como uma violação do tratado de 1892 e, portanto, empenhados em punir os oba.


Outra ação de Oba Ovonramwen, que alimentou o desejo britânico de puni-lo, foi a interrupção do fornecimento de óleo de palma para os intermediários de Itsekiri em 1896, porque eles se recusaram a prestar seu tributo aos Oba. A paralisação do suprimento de óleo de palma para os intermediários de Itsekiri afetou negativamente as atividades comerciais na região do rio Benin. Os comerciantes britânicos da região consideraram a ação de Ovonramwen mortal para seus negócios e, portanto, convenceram as autoridades britânicas a depô-lo e exilá-lo, e depois anexar o reino do Benin.

Em novembro de 1896, o cônsul-geral interino James Robert Philips enviou um pedido às autoridades britânicas em Londres de permissão para invadir o Benin e depor Oba Ovonramwen. Sem esperar pela aprovação, a Philips enviou uma mensagem a Oba Ovonramwen dizendo que ele queria fazer uma visita amigável e discutir a paz e o comércio. Sem o conhecimento da Philips, alguns chefes de Itsekiri haviam alertado Oba Ovonramwen sobre a intenção da Philips de visitar o Benin. Os Oba rapidamente convocaram seus chefes e apresentaram o assunto diante deles. Durante todo o tempo, o cônsul Philips partiu para o Benin com suas "tropas amigas", que consistiam em dois agentes comerciais, dois oficiais do protetorado da costa do Níger, um médico e 250 soldados africanos disfarçados de carregadores.

O Iyase (comandante em chefe do exército do Benin) argumentou que Philips estava vindo para derrubar o Benin em cinzas, então ele não deveria ter permissão para entrar no reino. Oba Ovonramwen sugeriu que a entrada da Philips fosse concedida primeiro, mas o Iyase ignorou a sugestão do rei e ordenou que Ologbosere (um comandante sênior e genro do rei) liderasse um punhado de homens armados para desalojar a Philips e suas chamadas forças amigas em Ughoton.




Em 4 de janeiro de 1897, as forças do Benin capturaram Philips e seus homens despreparados em uma floresta na vila de Ugbine, perto de Ughoton. Eles convenceram Philips a não continuar sua jornada ao Benin por causa do festival da Igue em andamento, que não permite que o rei receba visitantes. Philips deu ouvidos surdos aos avisos e, na briga, ele foi morto ao lado de suas tropas. Apenas dois britânicos sobreviveram ao ataque que mais tarde foi denominado "O Massacre do Benin".

Ao ouvir a notícia da morte de Philips, as autoridades britânicas decidiram punir Benin e, assim, em 12 de julho de 1897, o contra-almirante Harry Rawson (comandante em chefe na Cidade do Cabo) foi nomeado para liderar a invasão de Benin reino e captura Oba Ovonramwen. A operação foi batizada de "Expedição Punitiva do Benin" e conhecida na história da Nigéria como "Expedição ao Benin de 1897" ou "Invasão do Benin de 1897".

O bombardeio do Benin começou no dia 9 de fevereiro de 1897. As forças do Benin tentaram repelir o ataque, mas suas armas, que consistiam principalmente em facões, lanças e flechas, não eram páreo para os sofisticados rifles e canhões britânicos.

Todas as casas do reino foram incendiadas, as pessoas foram mortas, independentemente de sexo, idade e status. Foi dada uma ordem para enforcar Oba Ovonramwen quando e onde fosse encontrado.


As tropas britânicas eram cerca de 1.200, fortemente armadas e principalmente africanas. E, curiosamente, a fração africana das tropas britânicas fez a maior parte dos combates, enquanto os soldados britânicos estavam sentados atrás de metralhadoras e cânones.

Logo após devastar o reino, Oba Ovonramwen foi capturado pelo cônsul-geral britânico Ralph Moor e fundido perante a lei britânica. Oba Ovonramwen Nogbaisi (também chamado Overami) foi julgado e considerado culpado. Ele foi deposto e com duas de suas esposas, exilado em Calabar, onde morreu em janeiro de 1914. (o grifo é nosso)

Depois que Ovonramwen morreu em Calabar, seu filho, Aiguobasinwin foi entronizado como o Oba do Benin em 24 de julho de 1914, tomando o nome de Eweka II, em homenagem ao fundador da dinastia do século 13, Eweka 1.

Depois que o Benin foi arruinado com sucesso em ruínas, as tropas britânicas saquearam o reino e levaram seus preciosos artefatos e obras de arte que incluíam a famosa estátua da 'cabeça da rainha Idia', usada como símbolo do FESTAC '77. As botinhas foram leiloadas para custear o custo da expedição.

Como a Philips havia declarado anteriormente ao solicitar permissão para invadir o Benin. Ele escreveu: "Eu acrescentaria que tenho motivos para esperar que marfim suficiente seja encontrado na casa do rei para pagar as despesas incorridas na remoção do rei de seu banco".

A expedição ao Benim em 1897 teve sérios efeitos negativos sobre o reino. O Benim mergulhou em um período de revés econômico, político, militar e cultural.

Houve movimentos recentes para recordar artefatos e obras de arte saqueadas do Benin de museus para os quais foram vendidas. Uma estátua de galo que foi roubada do Benin durante a expedição foi devolvida após um protesto de estudantes exigindo que a autoridade da escola que segurava a estátua retornasse ao seu devido lugar.

Também um filme intitulado "Invasion 1897", baseado na invasão e expedição ao Benin, foi produzido pelo veterano de Nollywood, Lancelot Oduwa Imasuen.
Um dos sobreviventes do massacre de Benin, o capitão Alan Boisragon, também escreveu uma publicação sobre o incidente.

REFERÊNCIAS:
* Akenzua, Edun (2000). “O caso do Benin
Sir Ralph Moore para o Foreign Office. Reportagem sobre a expedição abortada no Benin. 1895 Set.12 Catálogo das Correspondências e Documentos dos Arquivos Nacionais do Protetorado da Costa do Níger.

Tradução online
Fonte - https://www.facebook.com/112331836013444/posts/history-oba-ovonramwen-nogbaisiprince-idugbowa-was-the-eldest-son-of-oba-adolo-a/185101095403184/

Imagens comprobatória







**Nota do Editor -  OBA OVONRAMWEN NOGBAISI nasceu em 1857 e faleceu em 1914


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF