quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

ORI POR EDUCA YORUBA

postado em 14/01/2021


Pẹ̀lẹ́ oò, abòrìṣà gbogbo! Ṣe dáadáa ni?

Ọlọ́run bùsí fún yín àti ẹbí gbogbo rẹ! Jẹ́ká láti kọ́ èdè Yorùbá pẹ̀lú mi, olùkọ́ Vander?
.
Hoje, iremos falar de Orí, mas não no que concerne ao seu significado primário: cabeça. Irei além, pois é importante haver uma visão macro das palavras yorubanas e este conceito estará presente no curso Oríkì àti Àdúrà (Breve!).
.
Fato notório é saber que orí significa cabeça; que há o orí inú e que há o orí òde. Cabeça espiritual e cabeça física, respectivamente. Mas, orí entra na composição de muitas outras palavras e saber disso, compreender esta visão além de "cabeça", dá a você um grande pulo no desenvolvimento do aprendizado do Yorùbá, posto que é um idioma onde a interpretação de frases, sintetização do que é dito/ escrito se faz necessário o tempo todo.
.
Orí como preposição:
Aqui a palavra funciona como preposição e indica algo que está acima, sobre, em cima, para cima. Dependendo somente de sua prefixação:
.
Lórí (Ní + orí)= em cima, sobre.
Fìlà mi ni lórí àga = Meu chapéu está em cima da cadeira;
Bàbálórìṣà mi jáde lórí agogo = Meu sacerdote de òrìṣà saiu em cima da hora.
.
Sórí (Sí + orí) = pra cima, em direção a algo no alto:
Gbogbo lọ sórí òkè = Todos foram ao alto da montanha;
Ajá mi máa sáre sórí ìbùsùn = Meu cachorro tem costume de correr pra cima da cama;
.
Orí entra também com a ideia de liderança, aquele que encabeça, está à frente:
.
Olórí (Oní + orí) = mais de um sentido. Senhor da cabeça, líder, pessoa destacada, proeminente.
Ọkọ mi ní olórí ni ẹ̀gbẹ́ = Meu marido é líder na sociedade/ Meu marido é uma pessoa destacada na sociedade;
Mo jẹ́ olórí níbí = Eu sou o chefe aqui! (Quem manda nesta P#@% sou eu. Hahaha!);
Kíni òrìṣà olórí rẹ? Qual é o òrìṣà dono de sua cabeça? (Expressão candomblecista, haja vista que não há dono de Orí. Orí é independente!).
.
Forma a ideia de algo crucial, decisório, como uma encruzilhada:
Oríta = Orí + ẹ̀ta (Ẹ̀ta perde a entonação baixa pela prevalência da entonação alta de Orí).
Um lugar onde você possui três caminhos, três decisões.
.
O dábọ̀!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF