quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

OYÈ ALÁÀFIN (TITULO ALÁÀFIN)

Por Paula Gomes Publicado em 13/01/2021


O título Alaafin é um título antigo... Alaafin é um rei poderoso...
Os ritos para este título são muitos e são realizados durante 3 meses....

A seleção de um candidato para o trono do Alaafin será escolhido entre os membros da parte masculina da família real.

Antigamente, o filho mais velho "Aremo" sucedia ao pai, que costumava ter a sua própria residência oficial perto do palácio, mas em 1958 o Alaafin Atiba arriscou a lei colocando o Aremo a passar ou a ser rejeitado por eleições.

O candidato deve alinhar-se legalmente com os termos da declaração da autoridade do Alaafin. Não havia culto em Oyo-Ile, mas devido às exigências foi necessário no Novo Oyo, Oba Atiba introduziu o novo sistema de Obaship.

Três principescos membros da família real, o Ona-Isokun, o Ona-Aka, e o Omo-Ola, tios ou primos do rei, intitulados "os pais do rei" submetem os seus candidatos ao Baba Iyaji que os examina pela pureza do seu DNA como príncipes e depois passa-os para Oyo Mesi liderado por Basorun.

Oyo Mesi, os Criadores de Reis são liderados por Basorun, são a voz primordial para aceitar ou rejeitar os candidatos.

Nos tempos antigos, juntava-se ao decreto do oraculo IDAASA ou pela Ifa , que foi mais tarde introduzido, o Oyo Mesi emprega uma maioria simples para obter o sucessor Oba.

O novo candidato selecionado é conduzido para a corte exterior (Ipadi) do palácio, onde permanece por 3 meses até à data da coroação. Durante este período passa por diferentes ritos e cerimónias.

Uma abertura privada é feita na parede exterior do palácio para o candidato selecionado entrar e sair, porque o portão principal do palácio está fechado.

O Oro em Koso é o rito mais importado para a coroação, onde o candidato selecionado será coroado com a coroa ADE IYUN OBA.

O novo candidato selecionado é levado para o Esu em Koso, onde Mogba Koso sozinho o levará para o santuário principal de Sango em Koso.

Os ritos serão realizados dentro do santuário de Sango em Koso sozinho por Mogba Koso, que é o único chefe que pode fazer o Oro e coroar o Alaafin.

Dentro do santuário de Sango o candidato escolherá uma entre as 3 cabaças que lhe foram apresentadas para saber como vai ser o seu reinado. Finalmente Mogba Koso coroa-o com a ADE IYUN OBA de Sango, o que lhe dá autoridade para ser o Alaafin.
Depois da Coroação, o Alaafin dança no palácio.
Kabiesi Kabiesi Kabiesi
Por
Chefe Ogunmola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF