quinta-feira, 25 de agosto de 2022

ÈSÙ CONHECE O SEGREDO DAS ÌYÁMI

Por Luiz L. Marins


Publicado no Wordpress em maio de 2016

https://luizlmarins.wordpress.com   

 

 

Com o crescente interesse pelo culto de Ìyámi Òsòròngà convém lembrar que a literatura afro-brasileira apresenta informações importantes sobre a ligação delas, com Èsù.   


Pierre Verger (1965) registra um ese (verso) do odù ogbè ògúndá, signo divinatório do oráculo de Ifá, o qual revela que Èsù não só conhece o segredo das Ìyámi, como também ensina o ebo correto à Òrúnmìlà, para, por intermédio dele, apaziguá-las.   

 

 

OGBÈ ÒGÚNDÁ   

   

[...]  

62.  Nijó ti nwon mu omi meje ti nwon kókó mu,   

63.  Nijó ti nwon bèrè si mu ú, isejú Èsù ni nijó náà.    

64.  Nijo nwon nse ipadé, ìsejú Èsù ni. [1] 

 

 

 

[...]  

62.  Le jour qu’elles ont bu ces sept eaux, em premier,  

63.  Le jour où ells ont commencé à boire, c’était en presence d’Èsù  

64.  Le jour où elles ont fait l’assimblée, c’était en présence d’Èsù [2] 

 

[...] 

62.  No dia que elas beberam das sete águas,  

63.  No dia que elas começaram a beber, foi na presença de Èsù 

64.  No dia que elas fizeram a reunião, foi na presença de Èsù. [3] 

[...]   

 

Também Juana Elbein (1976) no livro Os Nàgó e a Morte faz algumas considerações conceituais sobre Èsù, onde demonstra que Èsù é o òrìsà que recebeu um àse especial de Olódùmarè para resolver todas as situações, inclusive no trato com as Ìyámi:

 

 

“Em virtude da maneira como Èsù foi criado por Olódùmarè, ele deve resolver tudo o que possa aparecer e isso faz parte de seu trabalho e de suas obrigações [...] Olódùmarè fez Èsù como se fosse um medicamento de poder sobrenatural. ”   

Olórun delegou este poder a Èsù ao entregar-lhe o àdó-iràn, uma cabaça de longo pescoço apontando para o alto que Èsù carrega em sua mão. Èsù só precisa apontar seu àdó para transmitir a força inesgotável que tem. ”   

“Èsù é o princípio reparador do sistema nàgó. [...] por isso, os quatrocentos irúnmalè deram um pedaço de suas próprias bocas à Èsù, quando ele foi representa-los aos pés de Olórun. Èsù uniu estes pedações em sua própria boca e, desde então, fala por todos eles. [...] apenas por seu intermédio é possível adorar as Ìyámi. ” [4]



[1] VERGER, Pierre. “Grandeur et Décadence du Culte de Ìyámi Òsòròngà”, in, Journal de la Societe des Africaniste, 1965, T. 35, p. 180 

 

[2] ______________. “Grandeur et Décadence du Culte de Ìyámi Òsòròngà”, in, Journal de la Societe des Africaniste, 1965, T. 35, p. 181 

 

[3] ______________. Grandeza e decadência do culto de Ìyámi Òsòròngà. Ed. Corrupio, Artigos Tomo I. São Paulo, 1992, pg. 50.  

  

[4] DOS SANTOS, Juana Elbein. Os Nàgó e a Morte. Ed. Vozes. Petrópolis, R. J., 1976, pgs. 131; 134; 163 

 

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