quinta-feira, 23 de abril de 2020

KÚRÈGBÉ

Por Dra Paula Gomes
23/04/2020



Kúrègbé é uma palavra yorùbá usada para descrever os Omo-Òrìsà, que estão aprendendo a arte da adivinhação sob qualquer sacerdote de Òrìsà.

As famílias tradicionais transmitem seus conhecimentos através de métodos não formais ensinando aos seus filhos homens e mulheres a arte da adivinhação deixada por seus ancestrais.

O treinamento começa muito cedo na vida, as crianças serão enviadas para outras famílias, conhecidas como mestres.

As crianças ouvem a interpretação do mestre sobre a adivinhação.

O treinamento consiste em ensinar como usar e manipular o instrumento de adivinhação por eles; para aprender e distinguir as diferentes categorias numéricas e memorização de versos, ensinados um de cada vez.

Após dominar uma série de versos em cada categoria numérica, o aprendizado de suas interpretações seguirá antes da introdução aos rituais associados aos versos, é um aprendizado constante e é um conhecimento bem codificado de geração em geração sem a arte da escrita.

Esse aprendizado oral consiste em repetir os versos até ser memorizado e este processo ajuda a ter controle sobre a arte oral.

A formação dos filhos das famílias tradicionais representa um exemplo excepcional de resistência humana, devido à perseverança mental e psicológica necessária.
ASA ORISA ALAAFIN OYO
Publicado em https://www.facebook.com/asaorisaalaafinoyo/photos/a.109166742875115/954303798361401/?type=3&theater

ODÙ

Por Hérick Lechinski
Publicado em 23/04/2020


Odù de nascimento, escuto e leio muitas coisas sobre isso, uns dizem que tem que fazer a famosa "Cabala de Odù" para descobrir o Odù de nascimento de uma pessoa, outros dizem que apenas se iniciando/consagrando em Ifá (Ọ̀rúnmìlà) que se descobre o Odù de nascimento de uma pessoa. Então, decidi escrever o que aprendi sobre "Odù de nascimento" em 13 anos de estudos e prática do Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀ (Religiosidade tradicional iorubá), mas, desde já deixo claro que respeito quem aprendeu e faz diferente, independente se certo ou errado.

Primeiro, o hábito de se fazer continhas ou gráficos com a data de nascimento de uma pessoa, chamado por muitos como a "Cabala de Odù", para se descobrir os Odù de uma pessoa, principalmente o dito "Odù de nascimento", isso nasceu no Brasil, não é uma prática tradicional iorubá, se as Casas Matrizes de Candomblé Kétu e Ẹ̀fọ̀n fazem isso ou não, não sei, embora, há quem diga que elas não fazem.

Segundo, Odù de nascimento é uma expressão utilizada para denominar o Odù que sai na consulta orácular realizada no Ẹsẹ̀ntáyé/Ìkọsẹ̀dáyé = Rito orácular realizado no terceiro dia do nascimento de uma criança, para conhecer parte do seu destino na Terra e saber o que esta criança representará e proporcionará para a sua família, dentre outras coisas mais. O Odù que sai nesta consulta é chamado de "Odù de nascimento" e é ele que vem trazendo os presságios positivos ou negativos sobre o nascimento desta criança, seu nome, seus interditos, etc. Mas como já dito em um outro artigo meu, Odù são signos oráculares do Ẹ́ẹ̀ríndínlógún, Ifá e Ọ̀pẹ̀lẹ̀, assim sendo, só existirá Odù de nascimento se o Ẹsẹ̀ntáyé for realizado com alguns destes oráculos citados, se este rito for realizado através do Obì, algo bastante comum nas famílias devotas de Ògún, Ẹgbẹ́ ọ̀run e Egúngún, não existirá Odù de nascimento, porque o oráculo do Obì não comporta Odù = SIGNOS ORÁCULARES.

Erroneamente é falado por parte de SACERDOTES DE Ọ̀RÚNMÌLÀ inescrupulosos e que desejam ganhar dinheiro com iniciações em Ifá ou por parte de pessoas desconhecedoras e que só sabem repetir o que é dito por estes Bàbáláwo e sem saber o porquê das coisas, que só se iniciando em Ifá que se descobre o Odù de nascimento de uma pessoa, revelando todo o seu destino, ISSO É MENTIRA. AO SE INICIAR/CONSAGRAR EM IFÁ, UM DEVOTO IRÁ RECEBER SEU ODÙ DE INICIAÇÃO EM IFÁ, COM TODOS OS SEUS PRESSÁGIOS E INTERDITOS, ASSIM COMO UM DEVOTO QUE SE INICIA/CONSAGRA EM ṢÀNGÓ, ÈṢÙ E QUALQUER OUTRA DIVINDADE QUE POSSUA UM ORÁCULO QUE COMPORTE ODÙ. Pode ser chamado de Odù de nascimento? Pode, MAS É O ODÙ DE NASCIMENTO NO CULTO DA DIVINDADE QUE O DEVOTO FOI CONSAGRADO E NÃO DE NASCIMENTO NA TERRA. 

UMA PESSOA SÓ POSSUI ODÙ DE NASCIMENTO SE ELA FOI SUBMETIDA AO RITO DE ẸSẸ̀NTÁYÉ ATRAVÉS DE ORÁCULOS COMO O Ẹ́Ẹ̀RÍNDÍNLÓGÚN, IFÁ E Ọ̀PẸ̀LẸ̀.
Para você que fala coisas sem saber, ou só sai por aí repetindo e escrevendo sobre coisas que não sabe, aprenda com sacerdotes conhecedores e só fale sobre o que souber.

*Foto: Bàbá Elésire Awódélé Ṣówùnmí realizando o Ẹsẹ̀ntáyé (com Ẹ́ẹ̀ríndínlógún) de meu filho carnal.
Imagem Compabratoria;



terça-feira, 21 de abril de 2020

DANÇANDO COM O GELEDE

Publicado por Oje Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi
Em 21/04/2020



No festival Gelede em Ibara, Abeokuta foi um momento de alegria, por ser membro da família de Iya Lode, a alta sacerdotisa de Yemoja, tive permissão de estar com os dançarinos enquanto eles se preparavam para os dias, à frente da dança entre a comunidade. (o grifo é nosso)

O Gelede foi comemorado por "nossas mães" e Gelede significa "acalmar as partes íntimas das mães". O festival pretendia aplacar as mulheres que tinham poder do bem e do mal na população. 

Passei o dia assistindo e gravando a preparação das danças, observando-os prenderem os sinos ao redor do tornozelo, juntando as faixas de bebê e fixando-as em aros que contornavam os ombros e, em seguida, os invólucros coloridos completavam o traje como a máscara, ficando tocou no último minuto e depois circulou pela vila dançando conosco. 

A maravilhosa máscara corporal do gorila que aterrorizou jovens e idosos tornou o festival ainda mais emocionante. Essas são lembranças que permanecem comigo a vida toda, Aseon Yemoja, Iya Lode, likka de ibara. (o grifo é nosso)










Tradução online

Imagem comprobatória:


TIKTOK ERICK WOLFF