segunda-feira, 26 de outubro de 2020

10 CURSIOSIDADES SOBRE ESU NA ÁFRICA - YORUBA


@Yemoja_arike

1- Esu - Existe mais de uma dezena de ojubo diferentes de Esu em área yoruba, o mais comum no entanto é o feito com pedra de yangi.

2 - Algumas vilas de Orisa usam o ojubo Esu de forma comunitária e seus membros não possuem um ojubo de Esu individual

3 - As cores de esu mais comum é o preto e vermelho, também só preto e alguns lugares preto e branco, em algumas comunidade eles podem nem usar o ileke de esu.

4 - Até hoje os Yorùbá enfrentam problemas com regiões contrarias que se referem a Esu como Satanas, já há alguns anos em algumas cidades fazem uma manifestação no dia 24 de dezembro com o Slogan Esu is not Satan

5 - Homens e mulheres podem ser iniciadas em Esu, no entanto algumas famílias podem restringir para homens.

6 - Epaa Esu ou Oro Esu são as formas mais populares de saudar Esu

7 - Esu tem histórias envolvendo muitos Orisa do panteão Yoruba; a sua forma de expansão é algo curioso já que alguns Orisa foram mais regionalizados - outro algo curioso é que uma família de Ògún em Òyó .. segue cultuando Ògún como aquele que veio à frente de tudo e todos. 

8 - Odara, laalu, Elegbara, Eru, Obasin, Laaroye, Latopa, Onile Orita, Oloogun ojisa, são nomes ligados a Esu

9 - Em Oyo um dos templos mais importantes de Esu está localizado dentro do mercado Akesan e é um dos grandes guardiões do mercado.

10 - Esu é um dos Orisa mais populares em área yorùbá, conhecido como o grande mensageiro, uma espécie de fiscal é a ele atribuído todo tipo de feito e poderá ver alguém cultuando Esu para qualquer problema que se tenha. #esu #eshu #exu #orixá #orisha #orixa #orixas #orixás 

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

NARRATIVAS DE UM BATUQUE

Publicado por Carlos de Oxalá
Em 08/07/2019



Hélio é um gás nobre que é usado levantar os balões dirigíveis e seus viajantes.

Lembro das caminhadas que fazia ainda moleque, certo dia fomos a uma cidade vizinha a Porto Alegre, em um bairro que chamava de Santa a princesa que assinou a lei que tornava os escravos livres.

Lá morava o “ Moreno de bigode “ , aquele que era chamado como o primeiro homem criado pelo Deus dos cristãos, era uma pessoa ímpar, com um carisma ímpar e extremamente rígido quando se tratava de religião.


Muitas vezes sentava-se a frente de sua casa para cuidar de suas melenas, a vaidade era uma de suas características e seu cabelo detinha muito dos seus cuidados, era impecável, claro necessitava de um certo esforço para mantê-lo alinhado, e assim o era quase sempre.


A questão é quando não era, quando seus cabelos se espetavam e sua franja saltava a frente de sua face transfigurada, quase a cobrir seus olhos, nesse momento o “ Moreno de bigode “ deixava de ser ele e uma das 9 Marias estava entre nós!!!


Confesso meu respeito e pânico, ela era um mito, algo que nunca mais vi igual, um fundamento que ainda existe e poucos conhecem.

Dentre eles aquele que chamarei de “ Nobre da justiça “ , ele era nobre como o gás e levantava qualquer um a vôos inimagináveis por muitos, além disso possuía uma conduta ilibada, lealdade, humildade e grande conhecimento, um baluarte de grande importância para nós.


Ele foi o braço direito do “ Moreno de bigode “ e muitas vezes entrou mato a dentro devido à “ Maria” mais famosa das noves, e o “Nobre da justiça “ aprendeu muito com ela.


Mas havia um senão, ninguém conseguia ou ousava tentar de alguma forma doutrina-lá, ela fazia o que queria e quando queria, não havia ninguém e nada que a parasse nem mesmo os “ Alibans “, suas proezas ecoam na lembranças de todos que a conheciam.


Em um dado dia a “ Maria" embrenhou-se como um bichano felino mata a dentro e lá ficou dias e dias, retumbou a informação por toda a comunidade e não havia quem conseguisse persuadir, convencer ou até mesmo pedir clemência a mais famosa das “ 9 Marias “.


Obviamente Essa informação chegou nas bandas da bonja, o “ SENHOR DO Continental “, era a última instância, o “ Moreno de bigode “ não pertencia ao axé do “ SENHOR DO Continental “, mas ele ouvindo o relato do que estava acontecendo, franzino a testa disse:

- Ora pois, a galinha pôs, tragam ele aqui!


Depois de algum tempo, vejo adentrar a” A MARIA das MARIAS “, nem mesmo a pior visão possível de se imaginar poderia descrever tudo o que se passou naquela longa noite.


Ouvi cachorros uivarem mas não vi nenhum gato.

Vi um homem, vi um bicho e uma mulher

Vi o antigo, vi o hoje e o amanhã

Vi o que atormenta e mata

Vi o certo, o errado e a escuridão

Vi panelas saltarem e um panelão de ferro tremer

Vi cebo de velas mas não havia luz

Um aperto de “mãos “ e pacto velado.


O que posso dizer é que daquele dia em diante o “ Moreno de bigode “ pertencia ao axé do “ SENHOR DO Continental “.


O “ Nobre da justiça “ que morava bem mais embaixo, venho depois de algum tempo morar próximo ao “ Moreno de bigode “, ergueu através do seu axé uma salão redondo feito de costaneira e depois foi sendo modificado.


O primeiro homem dos cristãos, partiu.


Mas a “ Maria “, ela voltou em outro corpo, sei que é a mesma pois não foi eu que fui até ela, na verdade ela me chamou, e eu sei que é a mesma, me deu provas contundentes e novamente me mostrou do que ele é capaz.


Hoje quando ouço algo sobre a Bahia, de pronto me recordo de conselhos, ensinamentos e do seu jogo de búzios.


Das obrigações do Carneiro “especial" oferecido ao nosso pai da justiça e aquelas vozes dizendo:

“ Oni Dada

Elepaquenemã

E kejan be mi...”


Sempre respeito ambos, e sua numerosa família, da qual faz parte um amigo do LODÊ que vi o senhor “ Nobre da justiça “ realizando sua obrigação, sendo seu padrinho outro baluarte filho de oxum.


Na Grécia antiga havia um Deus, que era conhecido como “ conquistador de cidades”, chamado de ÊNIO.


Pelo que me recordo esse filho do LODÊ ao término de sua obrigação foi morar, estudar e conquistar diplomas em Moda na Suíça e na Itália, aonde por coincidência encontrou seu padrinho o “ conquistador de cidades" da OXUM, mas essa é outra estória!!!


AO SENHOR NOBRE DA JUSTIÇA, MEU RESPEITO, ADMIRAÇÃO E PRINCIPALMENTE MEU AGRADECIMENTO !!!


SEU NOME SERÁ SEMPRE LEMBRADO!!!


E quem sou eu na fila do pão!!!???


Apenas um guri de cabeça baixa sentado no canto da sala.

Imagem comprobatória:




segunda-feira, 19 de outubro de 2020

ALAAFIN ENCOMIUMS PARA UM GOVERNANTE COM PAIXÃO INIGUALÁVEL

Por Bode Durojaiye.



Estas palavras imortais de Alexander Graham Bell, "os homens mais bem sucedidos no final são aqueles cujo sucesso é o resultado de um acréscimo constante - É o homem que cuidadosamente avança passo a passo, com sua mente se tornando mais ampla e mais ampla – e progressivamente mais capaz de compreender qualquer tema ou situação - perseverando no que ele sabe ser prático, e concentrando seu pensamento sobre ele , que é obrigado a ter sucesso no maior grau" – resumir a viagem de vida nos últimos 82 anos de Sua Majestade Imperial, Iku Baba Yeye, Oba [Dr.] Lamidi Olayiwola Adeyemi III, o Alaafin de Oyo, um enigma com uma paixão inigualável pelo grande bem de todos.


Hoje, há tantos artigos a crédito de Oba Adeyemi.


Oba Adeyemi entregou muitos trabalhos como palestrante convidado em ocasiões organizadas por entidades profissionais e grupos.

Mas de grande importância e significado foram dois desses artigos escritos desde 1968, que hoje são profetizadas.


O primeiro foi "serei grande" e o segundo "serei o próximo Alaafin".

Apenas uma semana após a segunda foi escrita, o jovem Adeyemi foi escolhido como o Alaafin-eleito por seis dos sete membros de Oyo-Mesi em Março de 1968 e que marcou o início da tortuosa jornada ao exaltado trono do Alaafin.


Dizer que Oba Adeyemi, hoje, é um grande rei é um eufemismo.


Montando o trono aos 32 anos, o Alaafin tornou-se um dos monarcas altamente respeitados e influentes na era iorubá moderna.


Para uma escola de pensamento, que vê Alaafin Adeyemi III como um workaholic, energético, diligente, corajoso, irreprimível e um governante consciente, seu passado duro, apesar de ter nascido com uma colher de prata na boca, sem dúvida, preparou-o para a tarefa que está por vir, apesar dos desafios desdobrados.


Tendo como pano de fundo as dificuldades que enfrentou enquanto crescia, Oba Adeyemi tornou-se um homem de muitas partes e um deles é que ele é gentil e compassivo e um filantropo, usando o que Deus lhe doou para tocar a vida do povo.

Oba Adeyemi tem levado a chefia tradicional a outro nível, usando sua exposição, riqueza e poder para beneficiar a humanidade.


Alaafin tem demonstrado muita engenhosidade em trazer toques de modernidade ao antigo Palácio Oyo sem perder sua essência tradicional, um desenvolvimento que transformou o local em um centro turístico.


Esse toque não é apenas sobre a infraestrutura e o projeto arquitetônico do palácio, mas também sobre os indivíduos que têm funções estatutárias e tradicionais no palácio.


Por exemplo, 'Oyo-Mesi', membros do gabinete do Alaafin agora andam individualmente em carros pessoais como contra a prática no passado, quando todos eles andavam em um ônibus, enquanto acompanhavam o monarca em uma função.


Segundo o Alaafin, "um governante tradicional deve ser visto como a personificação perfeita da cultura do lugar, bem como a síntese das aspirações e objetivos da nação".'


É para crédito de Oba Adeyemi que um grande número de Obas em toda a terra iorubá hoje são o que eles são em status, tendo usado sua posição como um monarca altamente reverenciado, seu robusto senso de história, habilidades de escrita poderosas e consideração para os outros seres humanos avançarem suas causas.


Alaafin depende muito da vontade e desejos de seus súditos.


Na política também, ele está preocupado com a santidade de sua posição aconteça o que acontecer e com o bem-estar de seu povo.


Assim, para garantir seu apoio, um político deve convencê-lo a oferecer à sua posição exaltada o mais alto grau de dignidade, respeito e honra que merece, bem como o cuidado de seu povo através dos dividendos usuais da democracia.


Um homem de família completo, o monarca adora esportes e treina como boxeador até o momento.


Algumas personalidades importantes, incluindo governantes tradicionais, derramaram encomiums sobre os Alaafin, descrevendo-o como um guardião da cultura e tradição iorubá, um pai que sempre projetou a cultura e a tradição dos iorubás, e que sempre levou em consideração a segurança e o bem-estar de seus súditos e nunca comprometerá a tradição, a cultura e o desenvolvimento de seu povo''.


Eles acrescentaram: "Estamos celebrando o alto-chefe da realeza e principal governante tradicional com paixão inigualável, seu papel paternal entre o povo não poderia ser quantificado, e ele vive além das expectativas de seus súditos em termos de conselhos paternos, serviço à humanidade e contribuições para o desenvolvimento do iorubá".


Palácio do Alaafin
Fonte - 
https://www.facebook.com/pgfoundation.oyo/posts/1734369503407124?__tn__=K-R0.g

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

10 COISAS PARA SABER SOBRE OSOOSI NA ÁFRICA IORUBA

Por Renata Barcelos

Postado em 14/10/2020 



1-Osoosi é encontrado em muitas áreas Yoruba, mas sem dúvidas o maior festival em sua homenagem é realizado em Ile ifé.


2-Obalesun Obatala Agbaye, o alto sacerdote de Obatala em ifé onde o principal templo de Osoosi fica diz que a compressão deles é que Osoosi é um habilidoso caçador é guardião de Obatala e irmão mais novo de Ogun.

3-Obalesun ainda diz que a casa de Oososi foi pintada de branco pela primeira vez por um servente chamado Ka to ka ki ki ki, ka fi enu re so le, ele diz também que a casa de Osoosi se tornou um ponto de amparo a pessoas que precisam de ajuda, e que distribuem frutas e alimentos diariamente. 

4-Em Ifé Osoosi se transformou em um pedra “viva’ que é também cultuada ( a cabeça), Obalesun ainda conta que antes de Osoosi virar pedra ele ordenou que Ka to ka ki ki ki, ka fi enu re so le não tivesse filhos, mas que sempre deixasse a casa aberta para ajudar as pessoas;

5-Em alguns lugares que estive de Abeokuta Osoosi também é conhecido como irmão de Ogun, vi algumas vezes assentado juntos, outras vezes separado. 

6-Em Oyo foi me dito de Osoosi é a yawo (esposa) de Ogun, no entanto cabe uma analise profunda sobre a compreensão da distinção de genero em área yoruba, Ogun foi predominante em Oyo, a função dos seus devotos para com a comunidade pode ter ajudado Osoosi ter se qualificado a estar em funções mais internas e domesticas e compreendia a segurança da comunidade enquanto outros estavam fora, mulheres do clã de Ogun nascida na família em alguns casos são chamadas de Osoosi.

7-Ogun e Osoosi em muitas famílias de Ogun em Oyo são assentados juntos - ojubo feitos juntos e comem as mesmas coisas compartilhadas.

8-Em alguns lugares é possível ver como sua insígnia dentro do seu ojubo um ofa um arco flecha, outros lugares uma grande pedra, em Oyo a ferramenta de Osoosi é um guarda chuvas de ponta cabeça com um pássaro na ponta. 

9-Em Oyo disseram que não há a iniciação para Osoosi e sim fazem Ogun porque ogun já leva Osoosi, em outros locais foi dito que fazem iniciação. 

10-Assim como o culto de Ogun, em Oyo, Osoosi tem como oráculo Obi e apenas Obi.

Beijos  Instagram @Yemoja_Arike

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

15COISAS PARA SABER SOBRE ÒGÚN NA ÁFRICA YORÙBÁ

Publicado por @yemoja_arike 
em 08/10/2020



1- Ire - Ekiti guarda um templo de Ogun, onde ele entrou pela terra , cidade onde Ogun matou os chefes no conselho após não terem falado com ele.

2- Onire até hoje é o nome da coroa real dada ao Rei de Ire-Ekiti

3- Em Oyo uma saudação comum é - O sogun e a resposta é Iku eran - com complemento , Eniyan o ye, Aja ode o wale "Ògún, Ofereço para ÒGÚN, a caça , o humano ficará vivo. E o cachorro do caçador voltará para casa." 
Também se ouve a saudação para Ogun - Ogun Ye! Mo ye!

4- Além dos ferros encontrados nos Ojubo de Ogun, algumas famílias usam uma pedra chamada de Ako okuta.

5- Muitas famílias de Ogun em área Yoruba tem como seu principal oráculo o Obi, e não fazem qualquer uso de Odu - para fazer esentaye ( ritos de nascimento) ou iniciações usam obi.

6- Tieko é o nome de uma flauta que algumas famílias de Ogun usam.

7- nA familia de Ogun em Oyo- Ogun e Osoosi são “assentados’ juntos.

8- Algumas famílias de ogun ainda ocupam as mesmas posições do passado, caça, proteção das estradas e do povo, fabricação de metais.

9- Ode em Yoruba é uma palavra para se referir a caçador. Algumas famílias dizem que Ogun é o grande líder dos ode.

10- Os ijala são cantos próprios das famílias de Ode, alguns animais também possuem ijala.

11 - Iremoje -são cantos que fazem parte do rito de morte dos devotos dos “Ode”, exaltam os feitos na vida para que se torne um ancestral que continue a proteger as funções dentro da comunidade desde o Orun.

12-Gobi( espécie de gorro, Gberi estilo , compõe o vestuário tradicional dos Ode, e junto o Aparu. 

13- As vestimentas dos devotos podem ser de varias cores, verdes , preto, marrom. Em Oyo o ileke de Ogun é da cor preta, em outros lugares é possível encontrar o vermelho sendo usado para Ogun.

14- Ogun pode ser cultuado para qualquer tipo de coisa que um devoto precisar.

15 - Ogun é um Orisa muito popular em area yoruba, seus festivais espalham por todos os lados, ogun é dado como aquele que fundou dezenas de cidades. #ogun #ogum beijos Renata Barcelos - Yemojagbemi Arike. Siga a página - tem mais curiosidades de outros Orisa a caminho ..

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