segunda-feira, 9 de novembro de 2020

OWA OBOKUN, O PODEROSO SENHOR DA GUERRA NA TERRA IORUBÁ



Neto de Ajibogun Ajaka (Guerreiro Onipresente) Owa Obokun Onida Arara, um dos filhos mais talentosos de Oduduwa, o progenitor da raça yorubá do sudoeste da Nigéria e da República do Benim." Ijesha, como uma cidade histórica é um dos assentamentos mais antigos de Yorubaland.


Outra tradição entre os ijesa também traça a origem do estado de Ijesas para um filho mais novo de Oduduwa chamado Obokun (ancestral de Owa), em comemoração a uma ocasião em que ele buscava água do mar para curar a cegueira de seu pai. Obokun então se estabeleceu no que se tornaria Ijesaland. Ele encontrou, como outros heróis fundadores, estruturas políticas pré-existentes, incluindo uma confederação de cinco cidades na área de Obokun. O próprio Obokun é tão central para os Ijesas que eles se autodenominam Omo Obokun (Filhos de Obokun)


Owa Obokun Adimula Ajibogun, depois de buscar as águas oceânicas (Omi Okun) para curar a cegueira da velhice de seu pai Odua Olofin-Aye e que através da conquista capturou muitos territórios, incluindo o vasto território conhecido hoje como Ijesaland. Vale a pena mencionar que a capital de Ijesaland é ditada por onde o Owa Obokun Adimula escolhe como sua sede de governo.


Ajibogun governou Ile-Ife por pouco tempo, deixando vestígios de governship em palavras monumentais como "Enuwa", Mode Owa" e assim por diante. Depois de conquistar muitos territórios em todo o Nordeste do Yorubaland, ele estabeleceu seu governo imperial em Iddo Omupetu e depois de um tempo em Igbadae. Seu sucessor, Owa Obokun Adimula Owaka Okile mudou-se para Ilowa – cidade de Owa. O sucessor de Okile, Owa Obokun Adimula Obarabara Olokuneshin, que era o pai do príncipe LAROOYE GBADEWOLU, o primeiro ATAOJA DE OSOGBO, transferiu a sede do governo para Ilemure, agora conhecido como Ibokun. Seu sucessor Owa Obokun Adimula Owari mudou-o para Ilekete e mais tarde Ipole. Owa Obokun Adimula Owaluse estabeleceu a Ilesa, que é hoje a capital real de Ijesaland no século XV.


Owa Obokun Adimula Owaluse transformou e remodelou o governo tradicional de Ijesa, que deu espaço à supervisão militar que assumiu o papel de Ajaka, comandante-em-chefe das forças armadas de Ijesa. Owa Obokun Adimula Atakunmosa sucedeu Owaluse em 1526.


O território de Ijesha é adjacente ao Ekiti a leste, o Igbomina ao norte, o Ife ao sul, e o Oyo e Ibolo a oeste.


A história de Ijesa tem relatos variados baseados em mitos e relatos históricos. De acordo com o primeiro relato de Samuel Johnson, o povo Ijesa costumava residir em Ile Ife antes do reinado de Sango. Diz-se que o povo Ijesa era "escravos foram comprados e localizados no distrito de Ibokun; lá eles eram tratados como gado, sob os cuidados de Owaju, e a partir deles as seleções eram feitas de tempos em tempos para fins de sacrifício; daí o termo Ijesa de Ije Orisa (a comida dos deuses). Daí o ditado "Ijesa Omo Owaju ti ife opo iyk" (Ijesas filhos de Owaju, sujeito a muitos sofrimentos).


Acredita-se que essa história em particular é responsável pelo grande número de ijesa escravizados de Ilesa sendo enviados para a escravidão na América do Sul, especialmente no Brasil, e nos Caribes.


Johnson (1921) contou que "Há também uma lenda de que quando as nações começaram a se dispersar de Ile Ife e membros da Família Real foram nomeados reis e governantes em diversos lugares, um jovem e corajoso descendente da casa foi nomeado o primeiro Owa ou rei sobre os Ijesas, mas que ele voltou para o alafin e reclamou que seu território era muito pequeno , e seus súditos poucos, o pai lá ordenado um grande pacote de paus para ser trazido a ele, e estes paus ele converteu em seres humanos para o Owa, a fim de aumentar o número de seus súditos. Portanto, até hoje, os Ijesas são frequentemente denominados por seus vizinhos " Qmo igi " (descendente de paus !)"


Seja qual for o caso, pode-se ver claramente que os ancestrais do povo Ijesa migraram de Ile ife para sua localização atual no Estado de Osun. As tradições de Ilesha sustentam que o local de Ilesha já estava ocupado por assentamentos dispersos de uma população aborígene, sendo o mais importante identificado com o Okesa de hoje, a longa rua que corre oeste-leste ao longo da coluna vertebral de Ilesha, cujo líder é considerado o ancestral de Ogedengbe, o Obanla de Ijeshaland.


Ilesha tornou-se um importante e importante centro militar yorubá nas campanhas contra Ibadan, 60 milhas (97 km) a oeste-sudoeste nas guerras civis yorubá do século XIX. Um dos principais membros de uma confederação conhecida como Ekitiparapo que significa "Ekiti juntos". Esta força combinada de Ijesa e Ekiti foi formada para lutar pela independência de seu povo.


Em 1817, uma longa série de guerras civis começou no Império Oyo, no qual centenas de pessoas morreram; duraram até 1893 (quando a Grã-Bretanha interveio), quando o império se desintegrou completamente.


O povo Ijesha costumava ter um grande território, mas perdeu algumas partes dele para seus vizinhos durante vários conflitos e guerras do século XIX e séculos anteriores. A Ijesa era governada por um monarca com o título de Owa Obokun Adimula de Ijesaland. O estado de Ilesa consistia da própria Ilesa e uma série de cidades menores ao redor como pessoas de Oke-Ako, Irele, Omuo-Oke falam um dialeto semelhante a Ijesha.


Algumas das cidades populares de Ijesa são Ibokun, Erin Ijesa, Ipetu Jesa, Ijebu Jesa, Esa-Oke, Ipole, Ifewara, Ijeda,Iloko-ijesa, Iwara, Iperindo, Erinmo, Iwaraja, Idominasi, Ilase, Igangan, Imo, Eti-oni,Iboku, Erin-Ijesa, Ibodi e muitos outros.


Os Ijesas são muito bons no comércio e cortaram um nicho para si mesmos como os arquitetos do negócio 'Osomaalo' na Nigéria. A denominação foi originalmente considerada como um termo de abuso para caracterizar os agressivos comerciantes têxteis Ijesa. A palavra "Osomaalo" está ligada ao processo de cobrança de dívidas. Significa "não vou sentar até que eu tenha coletado meu dinheiro", mostrando uma determinação inflexível para ter sucesso diante de todas as probabilidades. Este método de negociação popular permite que os clientes paguem por mercadorias parcelados.


A proeza militar de Ijesa é resumida nesta canção de guerra "Ijesha ree arogun yooo.. ye so'gbodo fowo kan omo obokun ri a......" "Uma antiga comunidade yorubá, Ilesha foi um importante e importante centro militar nas campanhas contra Ibadan, 97 km a oeste-sudoeste nas guerras civis yorubá do século XIX. Um dos principais membros de uma confederação conhecida como Ekitiparapo que significa "Ekiti juntos". Esta força combinada das cidades de Ijesa e Ekiti como Ikole , Ijero, Otun-Moba, Aramoko e outras cidades menores de Ekiti esperam que Ado e Ikere (que estavam envolvidos em guerra com Bini no período) foram formados para lutar pela independência de seu povo. A cidade tem um memorial a Ogedengbe, um líder guerreiro de Ijesa que morreu em 1910. Ogedengbe desempenhou um papel vital durante a guerra kiriji do século XIX, que impediu Ilesa e outras cidades de serem conquistadas e dominadas por Ibadan e outras regiões poderosas.


Idioma


O povo ijesa fala um dialeto iorubá central (língua yoruboid) que pertence ao maior grupo linguístico Níger-Congo. O dialeto Ijesa é semelhante às áreas adjacentes de Yagba, Igbomina, Ifə, Ekiti, Akurə, Φfən e Ijəbu que são classificadas sob dialetos iorubás centrais das maiores línguas yoruboid.


O estado de Ilesa (Ile ti a sa, que significa uma pátria que escolhemos), a tradicional sede de Ijesaland e a capital do primeiro Conselho Local da Nigéria (Ijesa/Ekiti Parapo Council) nomeado pelo Administrador Colonial Britânico em 21 de junho de 1900, compreendendo os atuais Estados Ondo e Ekiti da Nigéria. POPULAÇÃO: 310.000.


As principais divindades tradicionais exclusivas da Ijesa são Orisa Onifon, que é predominante no Noroeste de Ijesaland, Ogun que é muito significativa e celebrada com grandeza anualmente por todas as Ijesas, culminando no Festival de Iwude. Ifa-Orunmila, Arampe e Osun também são divindades muito importantes em Ijesaland.


Os "OSOOMALO" únicos empresários empresários com alta perspicácia da fortuna transacional espalharam suas atividades e interesse como fogo selvagem nos recantos e fendas da Nigéria e além. O comércio de Osoomalo é uma das maiores contribuições de Ijesas para o mundo do comércio, comércio, indústria e bancos. Os migrantes de Osoomalo tornaram-se muito influentes em sua moradia de negócios e viram a perspectiva na educação e enviaram seus filhos e enfermarias para a escola. Era a prática deles visitar casa pelo menos duas vezes em um ano, contribuir para o desenvolvimento de sua casa em termos de dinheiro. O surgimento do comércio de cacau que muitos Ijesas participaram não pode ser desejado. Ijesas assumiu a liderança e colheu maciçamente os ganhos da educação ocidental.


GOVERNANTES IJESHA PASSADOS


Há quatro casas reais entre as quais a adesão ao trono deve ser rotacionada: Biladu, Bilagbayo, Bilaro e Bilayirere.


Governantes passados foram os seguintes:


Owa Ajibogun -


Owa Owaka Okile


Owa Obarabara Olokun Eshin


Owa Owari 1466 - 1522


Owa Owaluse 1522 - 1526


Owa Atakunmosa 1526 - 1546


Yeyelagagba 1588 - 1590


Yeyegunrogbo 1588 - 1590


Owa Biladu I 1652 - 1653


Owa Biladu II 1653 - 1681


Yeyewaji 1681 -


Owa Bilaro 1681 - 1690


Owa Bilayiarere 1691 - 1692


Owa Bilagbayo 1713 - 1733


Yeyeori 1734 - 1749


Ori Abejoye, 17. – ...


Owa Bilajagodo "Arijelesin" ... ...


Owa Bilatutu "Otutu bi Osin" 1772 - 1776


Owa Bilasa "Asa abodofunfun" 1776 - 1788


Owa Akesan 1788 - 1795


Owa Bilajara 1... – 1807


Ogbagba 1807-1813


Obara "Bilajila" 1813-1828


Owa Odundun 1828-1833


Gbegbaaje 1833-1839


Ariyasunle (1ª vez) -Regente 1839


Owa Ofokutu 1839-1853


Ariyasunle (2ª vez) -Regente 1853


Owa Aponlose 1858 - 1867


Owa Alobe 1867-1868


Owa Agunlejika I 1868 - 1869


1871 Vago 4 Jun 1870 -


Owa Oweweniye (1ª vez) 1871-1873


Vaga 1873


Oweweniye (2ª vez) 1873-1875


Owa Adimula Agunloye-bi-Oyinbo "Bepolonun 1875 - 1893


Owa Alowolodu Mar 1893 - Nov 1894


Vaga de Novembro 1894 - Apr 1896


Owa Ajimoko I Apr 1896 - Setembro de 1901


Owa Ataiyero [Atayero] 1901-1920


Owa Aromolaran 1920-1942


Ajimoko "Haastrup" -Regente 1942 - 10 Set 1942


Ajimoko II "Fidipote" 10 Set 1942 - 18 Out 1956


J. E. Awodiya - Regente 18 Out 1956 - 1957


Owa Biladu III "Fiwajoye" 1957 - Jul 1963


. Ogunmokun... -Regente Jul 1963 - 1966


Owa Agunlejika II 1966-1981


Owa Gabriel Adekunle Aromolaran II 1982 - ?


A história de Ijesa é tal que se pode colocar adequadamente em três grandes perspectivas: a monarquia/


realeza, senhoria da guerra e assertividade tudo englobado em liderança eficaz. Não se pode deixar de mencionar a bravura e galanteio dos grandes heróis Ijesa Seriki Ogedengbe Agbogungboro e seus tenentes como Fabunmi Oraralada de Okemesi, Obe, Okunade Arimoro, Ogunmodede, Fapohunda, Jowo-jori Onigbogi, Ogunlae Dagunduro e anfitrião de outros Ijesas que lutaram contra os ibadans excessivamente zelosos liderados por Aare Latosa para uma paralisação em Kiriji em Imesi-Ipole durante a guerra civil étnica intra-yorubá. Ogedengbe e Fabunmi lideraram as Forças Aliadas de Ijesa, Ekiti e Igbomina para salvar toda a nação yorubá do domínio dos ibadans.

Fonte - https://chrisadelugba.com/2020/05/08/owa-obokun-the-powerful-warlord-in-yoruba-land/

domingo, 8 de novembro de 2020

ERRO OU CONFUSÃO NA AFROCUBANA, ENTRE OGITÁLÁ E OGIYAN ???

Por Awórisà Oba Eríbode

Postado em 02/11/2020 revisado e aumentado em 10/04/2022 às 10:31


Como sacerdote de Ọbàtáláhoje desejo conversar um pouco sobre o grande erro que veio a cometer por muitos anos os afrocubanos s Lucumi.

Também sobre a criação de diários que não existem entre os 
Yorùbá.

Entre a década dos anos 20, a cultura Yorùbá em Cuba começou a sofrer grandes mudanças após a morte de Ìyálòrìsà africana que chegou à ilha e muitos crioulos famintos por fama, dinheiro e reputação começaram a modificar muitas coisas dentro do culto.

Os Yorùbá levaram para o túmulo, muitos segredos que não quiseram revelar aos crioulos e também os seus ensinamentos foram curtos e um pouco confusos, para que os brancos não profanassem mais as suas práticas depois dos mortos.

UMA PARTE DESTA PROBLEMÁTICA, TEMOS COM O MEU ÒRÌṢÀ ỌBÀTÁLÁ QUE INVENTARAM UMA SÉRIES DE CAMINHOS, E CONFUNDIRAM-NO COM OUTRO ÒRÌṢÀ QUE NÃO TEM NADA A VER COM O SEU CULTO.

Vamos falar um pouco sobre a famosa invenção do caminho de Ọbàtálá Oshaguian... Em terras yorubaland não existe nenhum Ọbàtálá com este nome e também não é um avatar do Òrìṣà que veste de branco... Outra confusão a temos com o suposto Ọbàtálá guerreiro chamado Ayaguna, que também não é um Ọbàtálá nem um avatar do mesmo.

OSHAGUIAN É O NOME CORROMPIDO DE UM ÒRÌṢÀ MUITO CONHECIDO NA NIGERIA CHAMADO OGIRINIYAN (AKINJOLE) OU MELHOR DITO ÒRÌṢÀ OGIYAN FUNDADOR DO POVO EJIGBO NO ESTADO ÒṢÚN

Este Òrìṣà foi descendente de Odùduwà e irmão de Akire fundador do Ikire-Ile e Oranya (Oranmiyan) fundador do velho Ọ̀yọ́.

TAMPOUCO EXISTE UM ỌBÀTÁLÁ CHAMADO AYAGUMA, PORQUE AYAGUNA É A PALAVRA CORROMPIDA DE (AJAGUNAN) UM TÍTULO DO ÒRÌṢÀ OGIYAN EM EJIGBO.

COMO CHEIO DE OUTRO NOME DANDO AO ÒRÌṢÀ OGIYAN QUE SIGNIFICA DONO E SENHOR DA GUERRA.

Uma das diferenças deste Òrìṣà com Ọbàtálá é que OGIYAN sempre carregava um argamassa nas costas e o seu prato favorito depois de cada conquista era Ñame novo pego com Epo Pupa (Dendê) e quando aqui vocês viram que Ọbàtálá na nossa linhagem Lucumi Coma Epo Pupa?

Outras contribuições tiradas da página Òrìṣà Brasil da nossa amiga Renata Barcelo Yemọjágbemi Arike, podemos ver o que este Òrìṣà é cumprimentado da seguinte forma (Epa Ursa Epa)

AJAGUNAN GBA WA OR
AJAGUNAN GBA WA OR
OLOROGUN GBA WA IKU MA DODE

AJAGUNAN AJUDA
AJAGUNAN AJUDA
SR. D UMA GUERRA AJUDA A MORTE A NOS PERSEGUE


As seguintes cidades e aldeias, entre outras, estavam sob o seu comando: Ika, Igbon, Olosinmo, Ologede, Inisa, Aato, Ijimoba, Afake, Ilawo, Inisa Edoro, Isundunrin, Panela, Ado Ori-Oke, Ayegunle, Idigba, Ibogunde, Songbe, Olorin, Osuntedo e Iwata.

Para finalizar desejo deixar claro que ao Brasil, se chegar o culto deste Òrìṣà e vi que também se iniciam.

Em vez disso, em Yorubaland algumas famílias de Ọbàtálá ligam Òrìṣà Ogiyan dizendo que ele é filho de Ọbàtálá, mas não sei pode esconder que OGIYAN tem culto, padres e em Abéòkúta este Òrìṣà é muito venerado como podemos ver nos seus festivais do inhame.

AWORE DO REI DO ERIBODE
___________________________

Primeira publicação em:

Transcrição: Luiz L. Marins, em 08/11/2020

Nota:

Pelo exposto por Awo Eribode, podemos concluir que Oxaguian é um descendente de Oduduwa; não é uma "qualidade" de Obatala, como se pensa em outras religiões afro-brasileiras.

Assim, mais uma vez, o Batuque mostra seu alinhamento com os conceitos iorubas tradicionais, pelo fato de não cultuar Oxaguian, e de não possuí-lo em seu panteão (exceto nas casas já aculturadas).




ERROR O CONFUSIÓN EN AFROCUBANA ENTRE ỌBÀTÁLÁ Y ÒRÌṢÀ OGIYAN??? (ESPANHOL)

Awórisà Oba Eríbode

02/11/2020


Cómo sacerdote de Ọbàtálá hoy deseo platicarle un poco sobre el gran error que a venido cometiendo durante muchos años los afrocubano s Lucumi.

También sobre la creación de deidades que no existen entré los Yorùbá.

Entre los años 20' la cultura Yorùbá en Cuba empezó a sufrir grandes cambios después de la muerte de las Ìyálòrìṣà Africana que llegaron a la isla y muchos criollos con hambre de fama, dinero y reputación, empezaron a modificar muchas cosas dentro del culto.


Los Yorùbá se llevaron a la tumba, muchos secretos que no quisieron revelar a los criollos y también sus enseñanzas fueron cortas y un poco confusa, para que los blancos no profanaran más sus prácticas después de la muertos.


UNA DE ESTA PROBLEMÁTICA LA TENEMOS CON MI ÒRÌṢÀ ỌBÀTÁLÁ QUE LE INVENTARON UNA SERIES DE CAMINO Y LO CONFUNDIERON CON OTRO ÒRÌṢÀ QUE NO TIENE NADA QUE VER CON SU CULTO.


Hablemos un poco sobre el famoso invento del camino de Ọbàtálá Oshagriñan... En tierras yorubaland no existe ningún Ọbàtálá con este nombre y tampoco es un avatar del Òrìṣà que viste de blanco... Otra confusion la tenemos con el supueso Ọbàtálá guerrero llamado Ayaguna, que tampoco es un Ọbàtálá ni un avatar del mismo.


OSHAGRIÑAN ES EL NOMBRE CORROMPIDO DE UN ÒRÌṢÀ MUY CONOCIDO EN NIGERIA LLAMADO OGIRINIYAN (AKINJOLE) O MEJOR DICHO ÒRÌṢÀ OGIYAN FUNDADOR DEL PUEBLO EJIGBO EN EL ESTADO ÒṢÚN


Este Òrìṣà fue descendiente de Odùduwà y hermano de Akire fundador de Ikire-Ile y Oranya (Oranmiyan) fundador del víejo Ọ̀yọ́


TAMPOCO EXISTE UN ỌBÀTÁLÁ LLAMADO AYAGUNA, PORQUE AYAGUNA ES LA PALABRA CORROMPIDA DE (AJAGUNAN) UN TÍTULO DEL ÒRÌṢÀ OGIYAN EN EJIGBO.


AL IGUAL QUE OLOROGUN OTRO NOMBRE DANDO AL ÒRÌṢÀ OGIYAN QUE SIGNIFICA DUEÑO Y SEÑOR DE LA GUERRA.


Una de las diferencias de este Òrìṣà con Ọbàtálá es que OGIYAN siempre cargaba con un mortero en la espalda y su plato favorito después de cada conquista era Ñame nuevo pilado con Epo Pupa (Corojo) y cuándo acá ustedes han visto que Ọbàtálá en nuestro linaje Lucumi coma Epo Pupa?


Otros aportes tomado de la página Òrìṣà Brasil de nuestra amiga Renata Barcelo Yemọjágbemi Arike, podemos ver qué a este Òrìṣà se le saluda de la siguiente manera (Epa Osa Osa Epa)


AJAGUNAN GBA WA O
AJAGUNAN GBA WA O
OLOROGUN GBA WA IKU MA DODE

AJAGUNAN AYUDA
AJAGUNAN AYUDA
SEÑOR D LA GUERRA AYUDA LA MUERTE NOS PERSIGUE

Las siguientes ciudades y pueblos, entre otros, estaban bajo su mando: Ika, Igbon, Olosinmo, Ologede, Inisa, Aato, Ijimoba, Afake, Ilawo, Inisa Edoro, Isundunrin, Olla, Ado Ori-Oke, Ayegunle, Idigba, Ibogunde, Songbe , Olorin, Osuntedo e Iwata.


Para finalizar deseo dejar claro que a Brasil si llego el culto de este Òrìṣà y he visto que también se inician.

En cambio en yorubaland algunas familias de Ọbàtálá vinculan Òrìṣà Ogiyan diciendo que es hijo de Ọbàtálá, pero no sé puede ocultar que OGIYAN tiene culto, sacerdotes y en Abéòkúta este Òrìṣà es muy venerado como podemos ver en sus festivales del ñame.

AWÓRIṢÀ ỌBA ẸRÍBODE


___________________________

Primeira publicação em:

Transcrição: Luiz L. Marins, em 08/11/2020

Nota:

Pelo exposto por Awo Eribode, podemos concluir que Oxaguian é um descendente de Oduduwa; não é uma "qualidade" de Obatala, como se pensa em outras religiões afro-brasileiras.

Assim, mais uma vez, o Batuque mostra seu alinhamento com os conceitos iorubas tradicionais, pelo fato de não cultuar Oxaguian, e de não possuí-lo em seu panteão (exceto nas casas já aculturadas).


sábado, 7 de novembro de 2020

SAUDAÇÕES À OSUN: OORE YEYE OO

 Por Educa Yoruba



Ẹ kú òsán gbogbo!

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Vamos, hoje, jogar uma pá de cal no assunto: Você está chamando Òsun de gorda ao saudar "Ora yeye o"! Chama o irmão mais novo, o mais velhos, o amigos... Marca eles aí e vamos esclarecer isso!

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Ọ̀ṣun, divindade cultuada no rio de mesmo nome, rege a prosperidade, fertilidade, progresso, amor, atração e tantas outras coisas benéficas. Normal, comum, seus devotos ao verem uma cachoeira, rio, riacho, saudar de maneira calorosa: Ora yeye o!!!! (Fonética: óra iêiê ô!)

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Mas, à luz do idioma Yorùbá, surgiu a questão: Ora (Óra) não significa gorda? Não estaria eu ofendendo Ọ̀ṣun com esta saudação? ISSO É O QUE É PERGUNTADO!! NÃO É MINHA POSIÇÃO!!

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Irei tratar das palavras e expressões, ok? A parte ofensa, particularmente não a chamaria assim, pois podemos sorrir para alguém e está amaldiçoando-o. E onde gorda seria ofensa? Aqui podemos ver uma imposição estética mais moderna dentro de uma cultura que nem privilegia isso (Já viram as roupas nigerianas?) E ofensa por ofensa, ainda lembro do Ilẹ̀ Àṣẹ́ Ògún (Terra da menstruação de Ògún). Quem sairia mais ofendido nesta história? Não havendo consciência, não vejo como ofensa. Até porque, em cantigas e reza, quem anda fazendo correto? Sabe-se lá o que saem dessas boquinhas, rs!! 

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A palavra Ọra significa gordura (ponto).

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Yèyé = mãezinha, forma mais carinhosa de chamar ìyá. Esta palavra entra na composição do nome de Yemọjá = Yèyé + ọmọ + ejá;

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O = esta letra ao final é amplamente trata aqui, melhor seria o uso de oò! Intensifica a saudação!

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De fato, Ọra yèyé o, estou dizendo mãezinha gorda, na verdade, mãe da gordura, pela ordem das palavras (Substantivo + substantivo), sendo o correto, mais adequado: Oore yèyé oò!

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Oore = bondade, benevolência, clemência, benignidade;

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Yèyé = mãezinha;

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Oò = intensificador de saudações.

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Agora eu tenho: Salve a mãe da benevolência. Salve a mãezinha bondosa! Ou, Clemência, mãezinha! Essa outra visão, a de que está se pedindo clemência, benevolência à Òsun, entra no sentido de apaziguamento. Um olhar pouco usado, mas bem pertinente, quando necessário!


Então, Oore yèyé oò é o correto! IMPORTANTE: COM A PALAVRA GORDA ESTAMOS MEXENDO COM N SITUAÇÕES, BANDEIRAS, "...FOBIAS", SENTIDO ESTÉTICO DA MULHER NA RENASCENÇA, DITADURA DO CORPO E ETC. ESTA POSTAGEM ESTÁ SENDO FEITA PARA RESPONDER A DÚVIDA. GORDA NÃO É OFENSA. EU TRABALHO COM PALAVRAS, A OFENSA, COMO DITO AMPLAMENTE NA POSTAGEM, VEM DA INTENÇÃO. HAVENDO PROBLEMAS, TEXTÕES NOS COMENTÁRIOS, A POSTAGEM SERÁ APAGADA!!!!

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Ọ̀ṣun gbè yín gbogbo!!!

terça-feira, 3 de novembro de 2020

ORIGEM DE OSUN EM IGEDE- EKITI & ASSENTAMENTO EM OSOGBO

Postado por Paula Gomes Alaafin Cultural Ambassador 
Em 03/11/2020



O bosque de Osun, em Osogbo, no Estado de Osun, é rico em história, mas pouco se sabe de suas ligações com Igede-Ekiti, Estado de Ekiti. Nesta entrevista de AKIN ADEWAKUN, comemorando a cerimônia de aniversário da coroação de 60 anos do Onigede de Igede-Ekiti, Oba James Aladesuru, o governante tradicional fala sobre a história do bosque e a relevância da antiga cidade para a cultura iorubá e religião.

Há três casas governantes - Onaowuro, Oborolada e Okiribiti e todas elas têm direitos sobre o trono, um após o outro. Eu sabia que meu pai era um rei. Ele faleceu quando eu tinha oito anos e dois reis reinaram depois dele antes de eu ser instalado em 1959.

Antes da era do cristianismo, Igede- Ekiti tinha sido a casa ancestral da lendária Osun, a lagoa elemi e outros pontos históricos que são relevantes para a origem da comunidade. De acordo com a literatura oral passada de uma geração para outra, a popular Osun Osogbo realmente deixou Igede como resultado de desacordo com seus irmãos em Igede e se estabeleceu em Osogbo, no atual Estado de Osun.

O povo de Igede se estabeleceu em Oke Esu e viviam em paz até que o seu pai e o rei Ake morreram. Após o falecimento de Ake, que tinha dezesseis filhos, não conseguiam concordar com quem sucederia seu pai. O desacordo levou às coisas desmoronarem. No final do dia, eles se transfomaram em para coisas diferentes, incluindo rios e lagoas. Ibaja entrou no chão, enquanto Orunro, Elemi, Ogbese e Osun se transformaram em água.

Se Osun era originalmente de Igede, como é que agora se tornou uma deusa em Osogbo com pouca referência a Igede?

Acabei de mencionar o fato de que os dezesseis filhos de Ake, incluindo Osun brigaram entre si e as coisas desmoronaram como Chinua Achebe diria. Osun encontrou o seu caminho para Osogbo depois de deixar Sango, seu marido em Oyo. Em Osogbo, ela se deparou com uma comunidade problemática, que procurou a sua ajuda. Sua intervenção valeu a pena , pois a calamidade na terra diminuiu. Claro, as pessoas imploraram para ela ficar e ela ficou. É por isso que até ao presente momento, as orações estão sendo respondidas no bosque de Osun Osogbo. Em sua fonte em Igede, as orações também estão sendo respondidas até a data.

Será que o povo de Osogbo sabe disso ou há alguma coisa que lembra os adeptos de Osun que tem sua fonte em Igede?

Os principais guardiões de Osun Osogbo e a instituição tradicional da cidade sabem , até ao dia de hoje , Osun Osogbo está sendo eulogizada como” Onibu Ola Ere Igede”. Não se esqueça, ainda temos Elemi e outros aqui. Elemi flui para o norte e para o leste em direção a Ogbese em Ikare , enquanto Osun flui para lá.

Surpreendênte é que os rios em Igede não nascem em nenhum lugar, mas têm suas fontes na comunidade.

Mais uma vez, até a presente data, uma pedra no modo de uma poltrona ainda está sentada no local Osun Igede. Temos também Aworo Osun e Iya Osun na pessoa da Sra. Victoria Ajiyegbe Ayodele. Oguardiões do núcleo de Osun Osogbo anualmente fazem uma visita à fonte em Igede antes do festival anual de Osun Osogbo.

Por
Oba Aladesuru, the Onigede of Igede-Ekiti
Nigeria Tribune Online- Aug 13, 2019

O ENTERRO DE MÃE APOLINÁRIA, O MAIOR JÁ REGISTRADO NO RIO GRANDE DO SUL

Por Dinajara Sampaio
Publicado em 28/10/2019

Neste Artigo, republicando recortes do maior velório da tradição do Batuque do Rio Grande do Sul, publicado pelo Correio do Povo, em 14, junho de 1959. 




 


Mãe Apolinária se destacou na época divulgando o Batuque


[...] Antes de vir para cá, dizia ela ter feito o santo na Bahia, a meca das religiões negras no Brasil. Não obstante, tôda a estrutura de seu culto era predominantemente gaúcha, apresentando maior afinidade com o "Xangô" pernambucano do que com o Candomblé da Bahia. Traço aliás, que nos parece geral nas casas de nação de Porto Alegre [...]






Imagem comprobatória: 




TIKTOK ERICK WOLFF

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