Outubro 2020
O sacerdote de orixá faz os ritos fúnebres, o morto é enterrado ao lado da casa.
quinta-feira, 12 de novembro de 2020
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
OWA OBOKUN, O PODEROSO SENHOR DA GUERRA NA TERRA IORUBÁ
Neto de Ajibogun Ajaka (Guerreiro Onipresente) Owa Obokun Onida Arara, um dos filhos mais talentosos de Oduduwa, o progenitor da raça yorubá do sudoeste da Nigéria e da República do Benim." Ijesha, como uma cidade histórica é um dos assentamentos mais antigos de Yorubaland.
Outra tradição entre os ijesa também traça a origem do estado de Ijesas para um filho mais novo de Oduduwa chamado Obokun (ancestral de Owa), em comemoração a uma ocasião em que ele buscava água do mar para curar a cegueira de seu pai. Obokun então se estabeleceu no que se tornaria Ijesaland. Ele encontrou, como outros heróis fundadores, estruturas políticas pré-existentes, incluindo uma confederação de cinco cidades na área de Obokun. O próprio Obokun é tão central para os Ijesas que eles se autodenominam Omo Obokun (Filhos de Obokun)
Owa Obokun Adimula Ajibogun, depois de buscar as águas oceânicas (Omi Okun) para curar a cegueira da velhice de seu pai Odua Olofin-Aye e que através da conquista capturou muitos territórios, incluindo o vasto território conhecido hoje como Ijesaland. Vale a pena mencionar que a capital de Ijesaland é ditada por onde o Owa Obokun Adimula escolhe como sua sede de governo.
Ajibogun governou Ile-Ife por pouco tempo, deixando vestígios de governship em palavras monumentais como "Enuwa", Mode Owa" e assim por diante. Depois de conquistar muitos territórios em todo o Nordeste do Yorubaland, ele estabeleceu seu governo imperial em Iddo Omupetu e depois de um tempo em Igbadae. Seu sucessor, Owa Obokun Adimula Owaka Okile mudou-se para Ilowa – cidade de Owa. O sucessor de Okile, Owa Obokun Adimula Obarabara Olokuneshin, que era o pai do príncipe LAROOYE GBADEWOLU, o primeiro ATAOJA DE OSOGBO, transferiu a sede do governo para Ilemure, agora conhecido como Ibokun. Seu sucessor Owa Obokun Adimula Owari mudou-o para Ilekete e mais tarde Ipole. Owa Obokun Adimula Owaluse estabeleceu a Ilesa, que é hoje a capital real de Ijesaland no século XV.
Owa Obokun Adimula Owaluse transformou e remodelou o governo tradicional de Ijesa, que deu espaço à supervisão militar que assumiu o papel de Ajaka, comandante-em-chefe das forças armadas de Ijesa. Owa Obokun Adimula Atakunmosa sucedeu Owaluse em 1526.
O território de Ijesha é adjacente ao Ekiti a leste, o Igbomina ao norte, o Ife ao sul, e o Oyo e Ibolo a oeste.
A história de Ijesa tem relatos variados baseados em mitos e relatos históricos. De acordo com o primeiro relato de Samuel Johnson, o povo Ijesa costumava residir em Ile Ife antes do reinado de Sango. Diz-se que o povo Ijesa era "escravos foram comprados e localizados no distrito de Ibokun; lá eles eram tratados como gado, sob os cuidados de Owaju, e a partir deles as seleções eram feitas de tempos em tempos para fins de sacrifício; daí o termo Ijesa de Ije Orisa (a comida dos deuses). Daí o ditado "Ijesa Omo Owaju ti ife opo iyk" (Ijesas filhos de Owaju, sujeito a muitos sofrimentos).
Acredita-se que essa história em particular é responsável pelo grande número de ijesa escravizados de Ilesa sendo enviados para a escravidão na América do Sul, especialmente no Brasil, e nos Caribes.
Johnson (1921) contou que "Há também uma lenda de que quando as nações começaram a se dispersar de Ile Ife e membros da Família Real foram nomeados reis e governantes em diversos lugares, um jovem e corajoso descendente da casa foi nomeado o primeiro Owa ou rei sobre os Ijesas, mas que ele voltou para o alafin e reclamou que seu território era muito pequeno , e seus súditos poucos, o pai lá ordenado um grande pacote de paus para ser trazido a ele, e estes paus ele converteu em seres humanos para o Owa, a fim de aumentar o número de seus súditos. Portanto, até hoje, os Ijesas são frequentemente denominados por seus vizinhos " Qmo igi " (descendente de paus !)"
Seja qual for o caso, pode-se ver claramente que os ancestrais do povo Ijesa migraram de Ile ife para sua localização atual no Estado de Osun. As tradições de Ilesha sustentam que o local de Ilesha já estava ocupado por assentamentos dispersos de uma população aborígene, sendo o mais importante identificado com o Okesa de hoje, a longa rua que corre oeste-leste ao longo da coluna vertebral de Ilesha, cujo líder é considerado o ancestral de Ogedengbe, o Obanla de Ijeshaland.
Ilesha tornou-se um importante e importante centro militar yorubá nas campanhas contra Ibadan, 60 milhas (97 km) a oeste-sudoeste nas guerras civis yorubá do século XIX. Um dos principais membros de uma confederação conhecida como Ekitiparapo que significa "Ekiti juntos". Esta força combinada de Ijesa e Ekiti foi formada para lutar pela independência de seu povo.
Em 1817, uma longa série de guerras civis começou no Império Oyo, no qual centenas de pessoas morreram; duraram até 1893 (quando a Grã-Bretanha interveio), quando o império se desintegrou completamente.
O povo Ijesha costumava ter um grande território, mas perdeu algumas partes dele para seus vizinhos durante vários conflitos e guerras do século XIX e séculos anteriores. A Ijesa era governada por um monarca com o título de Owa Obokun Adimula de Ijesaland. O estado de Ilesa consistia da própria Ilesa e uma série de cidades menores ao redor como pessoas de Oke-Ako, Irele, Omuo-Oke falam um dialeto semelhante a Ijesha.
Algumas das cidades populares de Ijesa são Ibokun, Erin Ijesa, Ipetu Jesa, Ijebu Jesa, Esa-Oke, Ipole, Ifewara, Ijeda,Iloko-ijesa, Iwara, Iperindo, Erinmo, Iwaraja, Idominasi, Ilase, Igangan, Imo, Eti-oni,Iboku, Erin-Ijesa, Ibodi e muitos outros.
Os Ijesas são muito bons no comércio e cortaram um nicho para si mesmos como os arquitetos do negócio 'Osomaalo' na Nigéria. A denominação foi originalmente considerada como um termo de abuso para caracterizar os agressivos comerciantes têxteis Ijesa. A palavra "Osomaalo" está ligada ao processo de cobrança de dívidas. Significa "não vou sentar até que eu tenha coletado meu dinheiro", mostrando uma determinação inflexível para ter sucesso diante de todas as probabilidades. Este método de negociação popular permite que os clientes paguem por mercadorias parcelados.
A proeza militar de Ijesa é resumida nesta canção de guerra "Ijesha ree arogun yooo.. ye so'gbodo fowo kan omo obokun ri a......" "Uma antiga comunidade yorubá, Ilesha foi um importante e importante centro militar nas campanhas contra Ibadan, 97 km a oeste-sudoeste nas guerras civis yorubá do século XIX. Um dos principais membros de uma confederação conhecida como Ekitiparapo que significa "Ekiti juntos". Esta força combinada das cidades de Ijesa e Ekiti como Ikole , Ijero, Otun-Moba, Aramoko e outras cidades menores de Ekiti esperam que Ado e Ikere (que estavam envolvidos em guerra com Bini no período) foram formados para lutar pela independência de seu povo. A cidade tem um memorial a Ogedengbe, um líder guerreiro de Ijesa que morreu em 1910. Ogedengbe desempenhou um papel vital durante a guerra kiriji do século XIX, que impediu Ilesa e outras cidades de serem conquistadas e dominadas por Ibadan e outras regiões poderosas.
Idioma
O povo ijesa fala um dialeto iorubá central (língua yoruboid) que pertence ao maior grupo linguístico Níger-Congo. O dialeto Ijesa é semelhante às áreas adjacentes de Yagba, Igbomina, Ifə, Ekiti, Akurə, Φfən e Ijəbu que são classificadas sob dialetos iorubás centrais das maiores línguas yoruboid.
O estado de Ilesa (Ile ti a sa, que significa uma pátria que escolhemos), a tradicional sede de Ijesaland e a capital do primeiro Conselho Local da Nigéria (Ijesa/Ekiti Parapo Council) nomeado pelo Administrador Colonial Britânico em 21 de junho de 1900, compreendendo os atuais Estados Ondo e Ekiti da Nigéria. POPULAÇÃO: 310.000.
As principais divindades tradicionais exclusivas da Ijesa são Orisa Onifon, que é predominante no Noroeste de Ijesaland, Ogun que é muito significativa e celebrada com grandeza anualmente por todas as Ijesas, culminando no Festival de Iwude. Ifa-Orunmila, Arampe e Osun também são divindades muito importantes em Ijesaland.
Os "OSOOMALO" únicos empresários empresários com alta perspicácia da fortuna transacional espalharam suas atividades e interesse como fogo selvagem nos recantos e fendas da Nigéria e além. O comércio de Osoomalo é uma das maiores contribuições de Ijesas para o mundo do comércio, comércio, indústria e bancos. Os migrantes de Osoomalo tornaram-se muito influentes em sua moradia de negócios e viram a perspectiva na educação e enviaram seus filhos e enfermarias para a escola. Era a prática deles visitar casa pelo menos duas vezes em um ano, contribuir para o desenvolvimento de sua casa em termos de dinheiro. O surgimento do comércio de cacau que muitos Ijesas participaram não pode ser desejado. Ijesas assumiu a liderança e colheu maciçamente os ganhos da educação ocidental.
GOVERNANTES IJESHA PASSADOS
Há quatro casas reais entre as quais a adesão ao trono deve ser rotacionada: Biladu, Bilagbayo, Bilaro e Bilayirere.
Governantes passados foram os seguintes:
Owa Ajibogun -
Owa Owaka Okile
Owa Obarabara Olokun Eshin
Owa Owari 1466 - 1522
Owa Owaluse 1522 - 1526
Owa Atakunmosa 1526 - 1546
Yeyelagagba 1588 - 1590
Yeyegunrogbo 1588 - 1590
Owa Biladu I 1652 - 1653
Owa Biladu II 1653 - 1681
Yeyewaji 1681 -
Owa Bilaro 1681 - 1690
Owa Bilayiarere 1691 - 1692
Owa Bilagbayo 1713 - 1733
Yeyeori 1734 - 1749
Ori Abejoye, 17. – ...
Owa Bilajagodo "Arijelesin" ... ...
Owa Bilatutu "Otutu bi Osin" 1772 - 1776
Owa Bilasa "Asa abodofunfun" 1776 - 1788
Owa Akesan 1788 - 1795
Owa Bilajara 1... – 1807
Ogbagba 1807-1813
Obara "Bilajila" 1813-1828
Owa Odundun 1828-1833
Gbegbaaje 1833-1839
Ariyasunle (1ª vez) -Regente 1839
Owa Ofokutu 1839-1853
Ariyasunle (2ª vez) -Regente 1853
Owa Aponlose 1858 - 1867
Owa Alobe 1867-1868
Owa Agunlejika I 1868 - 1869
1871 Vago 4 Jun 1870 -
Owa Oweweniye (1ª vez) 1871-1873
Vaga 1873
Oweweniye (2ª vez) 1873-1875
Owa Adimula Agunloye-bi-Oyinbo "Bepolonun 1875 - 1893
Owa Alowolodu Mar 1893 - Nov 1894
Vaga de Novembro 1894 - Apr 1896
Owa Ajimoko I Apr 1896 - Setembro de 1901
Owa Ataiyero [Atayero] 1901-1920
Owa Aromolaran 1920-1942
Ajimoko "Haastrup" -Regente 1942 - 10 Set 1942
Ajimoko II "Fidipote" 10 Set 1942 - 18 Out 1956
J. E. Awodiya - Regente 18 Out 1956 - 1957
Owa Biladu III "Fiwajoye" 1957 - Jul 1963
. Ogunmokun... -Regente Jul 1963 - 1966
Owa Agunlejika II 1966-1981
Owa Gabriel Adekunle Aromolaran II 1982 - ?
A história de Ijesa é tal que se pode colocar adequadamente em três grandes perspectivas: a monarquia/
realeza, senhoria da guerra e assertividade tudo englobado em liderança eficaz. Não se pode deixar de mencionar a bravura e galanteio dos grandes heróis Ijesa Seriki Ogedengbe Agbogungboro e seus tenentes como Fabunmi Oraralada de Okemesi, Obe, Okunade Arimoro, Ogunmodede, Fapohunda, Jowo-jori Onigbogi, Ogunlae Dagunduro e anfitrião de outros Ijesas que lutaram contra os ibadans excessivamente zelosos liderados por Aare Latosa para uma paralisação em Kiriji em Imesi-Ipole durante a guerra civil étnica intra-yorubá. Ogedengbe e Fabunmi lideraram as Forças Aliadas de Ijesa, Ekiti e Igbomina para salvar toda a nação yorubá do domínio dos ibadans.
Fonte - https://chrisadelugba.com/2020/05/08/owa-obokun-the-powerful-warlord-in-yoruba-land/
domingo, 8 de novembro de 2020
ERRO OU CONFUSÃO NA AFROCUBANA, ENTRE OGITÁLÁ E OGIYAN ???
Por Awórisà Oba Eríbode
Postado em 02/11/2020 revisado e aumentado em 10/04/2022 às 10:31
Também sobre a criação de diários que não existem entre os Yorùbá.
___________________________
ERROR O CONFUSIÓN EN AFROCUBANA ENTRE ỌBÀTÁLÁ Y ÒRÌṢÀ OGIYAN??? (ESPANHOL)
Awórisà Oba Eríbode
02/11/2020
Entre los años 20' la cultura Yorùbá en Cuba empezó a sufrir grandes cambios después de la muerte de las Ìyálòrìṣà Africana que llegaron a la isla y muchos criollos con hambre de fama, dinero y reputación, empezaron a modificar muchas cosas dentro del culto.
Los Yorùbá se llevaron a la tumba, muchos secretos que no quisieron revelar a los criollos y también sus enseñanzas fueron cortas y un poco confusa, para que los blancos no profanaran más sus prácticas después de la muertos.
UNA DE ESTA PROBLEMÁTICA LA TENEMOS CON MI ÒRÌṢÀ ỌBÀTÁLÁ QUE LE INVENTARON UNA SERIES DE CAMINO Y LO CONFUNDIERON CON OTRO ÒRÌṢÀ QUE NO TIENE NADA QUE VER CON SU CULTO.
Hablemos un poco sobre el famoso invento del camino de Ọbàtálá Oshagriñan... En tierras yorubaland no existe ningún Ọbàtálá con este nombre y tampoco es un avatar del Òrìṣà que viste de blanco... Otra confusion la tenemos con el supueso Ọbàtálá guerrero llamado Ayaguna, que tampoco es un Ọbàtálá ni un avatar del mismo.
OSHAGRIÑAN ES EL NOMBRE CORROMPIDO DE UN ÒRÌṢÀ MUY CONOCIDO EN NIGERIA LLAMADO OGIRINIYAN (AKINJOLE) O MEJOR DICHO ÒRÌṢÀ OGIYAN FUNDADOR DEL PUEBLO EJIGBO EN EL ESTADO ÒṢÚN
Este Òrìṣà fue descendiente de Odùduwà y hermano de Akire fundador de Ikire-Ile y Oranya (Oranmiyan) fundador del víejo Ọ̀yọ́
TAMPOCO EXISTE UN ỌBÀTÁLÁ LLAMADO AYAGUNA, PORQUE AYAGUNA ES LA PALABRA CORROMPIDA DE (AJAGUNAN) UN TÍTULO DEL ÒRÌṢÀ OGIYAN EN EJIGBO.
AL IGUAL QUE OLOROGUN OTRO NOMBRE DANDO AL ÒRÌṢÀ OGIYAN QUE SIGNIFICA DUEÑO Y SEÑOR DE LA GUERRA.
Una de las diferencias de este Òrìṣà con Ọbàtálá es que OGIYAN siempre cargaba con un mortero en la espalda y su plato favorito después de cada conquista era Ñame nuevo pilado con Epo Pupa (Corojo) y cuándo acá ustedes han visto que Ọbàtálá en nuestro linaje Lucumi coma Epo Pupa?
Otros aportes tomado de la página Òrìṣà Brasil de nuestra amiga Renata Barcelo Yemọjágbemi Arike, podemos ver qué a este Òrìṣà se le saluda de la siguiente manera (Epa Osa Osa Epa)
Las siguientes ciudades y pueblos, entre otros, estaban bajo su mando: Ika, Igbon, Olosinmo, Ologede, Inisa, Aato, Ijimoba, Afake, Ilawo, Inisa Edoro, Isundunrin, Olla, Ado Ori-Oke, Ayegunle, Idigba, Ibogunde, Songbe , Olorin, Osuntedo e Iwata.
AWÓRIṢÀ ỌBA ẸRÍBODE
sábado, 7 de novembro de 2020
SAUDAÇÕES À OSUN: OORE YEYE OO
Por Educa Yoruba
Ẹ kú òsán gbogbo!
.
Vamos, hoje, jogar uma pá de cal no assunto: Você está chamando Òsun de gorda ao saudar "Ora yeye o"! Chama o irmão mais novo, o mais velhos, o amigos... Marca eles aí e vamos esclarecer isso!
.
Ọ̀ṣun, divindade cultuada no rio de mesmo nome, rege a prosperidade, fertilidade, progresso, amor, atração e tantas outras coisas benéficas. Normal, comum, seus devotos ao verem uma cachoeira, rio, riacho, saudar de maneira calorosa: Ora yeye o!!!! (Fonética: óra iêiê ô!)
.
Mas, à luz do idioma Yorùbá, surgiu a questão: Ora (Óra) não significa gorda? Não estaria eu ofendendo Ọ̀ṣun com esta saudação? ISSO É O QUE É PERGUNTADO!! NÃO É MINHA POSIÇÃO!!
.
Irei tratar das palavras e expressões, ok? A parte ofensa, particularmente não a chamaria assim, pois podemos sorrir para alguém e está amaldiçoando-o. E onde gorda seria ofensa? Aqui podemos ver uma imposição estética mais moderna dentro de uma cultura que nem privilegia isso (Já viram as roupas nigerianas?) E ofensa por ofensa, ainda lembro do Ilẹ̀ Àṣẹ́ Ògún (Terra da menstruação de Ògún). Quem sairia mais ofendido nesta história? Não havendo consciência, não vejo como ofensa. Até porque, em cantigas e reza, quem anda fazendo correto? Sabe-se lá o que saem dessas boquinhas, rs!!
.
A palavra Ọra significa gordura (ponto).
.
Yèyé = mãezinha, forma mais carinhosa de chamar ìyá. Esta palavra entra na composição do nome de Yemọjá = Yèyé + ọmọ + ejá;
.
O = esta letra ao final é amplamente trata aqui, melhor seria o uso de oò! Intensifica a saudação!
.
De fato, Ọra yèyé o, estou dizendo mãezinha gorda, na verdade, mãe da gordura, pela ordem das palavras (Substantivo + substantivo), sendo o correto, mais adequado: Oore yèyé oò!
.
Oore = bondade, benevolência, clemência, benignidade;
.
Yèyé = mãezinha;
.
Oò = intensificador de saudações.
.
Agora eu tenho: Salve a mãe da benevolência. Salve a mãezinha bondosa! Ou, Clemência, mãezinha! Essa outra visão, a de que está se pedindo clemência, benevolência à Òsun, entra no sentido de apaziguamento. Um olhar pouco usado, mas bem pertinente, quando necessário!
Então, Oore yèyé oò é o correto! IMPORTANTE: COM A PALAVRA GORDA ESTAMOS MEXENDO COM N SITUAÇÕES, BANDEIRAS, "...FOBIAS", SENTIDO ESTÉTICO DA MULHER NA RENASCENÇA, DITADURA DO CORPO E ETC. ESTA POSTAGEM ESTÁ SENDO FEITA PARA RESPONDER A DÚVIDA. GORDA NÃO É OFENSA. EU TRABALHO COM PALAVRAS, A OFENSA, COMO DITO AMPLAMENTE NA POSTAGEM, VEM DA INTENÇÃO. HAVENDO PROBLEMAS, TEXTÕES NOS COMENTÁRIOS, A POSTAGEM SERÁ APAGADA!!!!
.
Ọ̀ṣun gbè yín gbogbo!!!
terça-feira, 3 de novembro de 2020
ORIGEM DE OSUN EM IGEDE- EKITI & ASSENTAMENTO EM OSOGBO
Postado por Paula Gomes Alaafin Cultural Ambassador
Em 03/11/2020
O bosque de Osun, em Osogbo, no Estado de Osun, é rico em história, mas pouco se sabe de suas ligações com Igede-Ekiti, Estado de Ekiti. Nesta entrevista de AKIN ADEWAKUN, comemorando a cerimônia de aniversário da coroação de 60 anos do Onigede de Igede-Ekiti, Oba James Aladesuru, o governante tradicional fala sobre a história do bosque e a relevância da antiga cidade para a cultura iorubá e religião.
Há três casas governantes - Onaowuro, Oborolada e Okiribiti e todas elas têm direitos sobre o trono, um após o outro. Eu sabia que meu pai era um rei. Ele faleceu quando eu tinha oito anos e dois reis reinaram depois dele antes de eu ser instalado em 1959.
O povo de Igede se estabeleceu em Oke Esu e viviam em paz até que o seu pai e o rei Ake morreram. Após o falecimento de Ake, que tinha dezesseis filhos, não conseguiam concordar com quem sucederia seu pai. O desacordo levou às coisas desmoronarem. No final do dia, eles se transfomaram em para coisas diferentes, incluindo rios e lagoas. Ibaja entrou no chão, enquanto Orunro, Elemi, Ogbese e Osun se transformaram em água.
Se Osun era originalmente de Igede, como é que agora se tornou uma deusa em Osogbo com pouca referência a Igede?
Acabei de mencionar o fato de que os dezesseis filhos de Ake, incluindo Osun brigaram entre si e as coisas desmoronaram como Chinua Achebe diria. Osun encontrou o seu caminho para Osogbo depois de deixar Sango, seu marido em Oyo. Em Osogbo, ela se deparou com uma comunidade problemática, que procurou a sua ajuda. Sua intervenção valeu a pena , pois a calamidade na terra diminuiu. Claro, as pessoas imploraram para ela ficar e ela ficou. É por isso que até ao presente momento, as orações estão sendo respondidas no bosque de Osun Osogbo. Em sua fonte em Igede, as orações também estão sendo respondidas até a data.
Será que o povo de Osogbo sabe disso ou há alguma coisa que lembra os adeptos de Osun que tem sua fonte em Igede?
Os principais guardiões de Osun Osogbo e a instituição tradicional da cidade sabem , até ao dia de hoje , Osun Osogbo está sendo eulogizada como” Onibu Ola Ere Igede”. Não se esqueça, ainda temos Elemi e outros aqui. Elemi flui para o norte e para o leste em direção a Ogbese em Ikare , enquanto Osun flui para lá.