segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

MÃE LÚCIA DE XAPANÃ TOCANDO TAMBOR

Esta postagem do Jornal do Batuqueiro é um registro dos costumes e tradições do Batuque, onde mulheres tocam tambor, e o ritmo é cadenciado e melodioso. 


Postado pelo Jornal do Batuqueiro
Em 27/01/2023 acessado em 06/02/2023 às 15:18hs




"A matriarca da família Marques Guimarães.

Mãe Lúcia de Xapanã com seus 70 anos de vasilha de seu orixá, tocando para o seu rico pai com divina maestria!
Como legítima filha de Agenor da Silva Guimarães (comba), o pai Agenor do Ogum e tamboreiro, demonstrando um pouco do dom que corre nas veias e que lhe foi herdado...
Que pai Xapanã continue te cobrindo de muita saúde e te conservando cada vez mais.
Abawô 
💜
👑
📿
🧹
Homenagem: sua Neta Duda Guimarães"

 

Fonte 
https://www.facebook.com/jornaldobatuqueiro/videos/3413819502262465 

domingo, 5 de fevereiro de 2023

ÀMÀLÀ ÀTI GBẸ̀GÌRÌ: TEM SIDO ESPERANÇA NA ÍNDIA

Postado por Owolabi Kola
Em 04/02/2023 acessado em 05/02/2023 às 10:41h

"OÚNJẸ YORÙBÁ, TI DI GBAJÚGBAJÀ NÍ ORÍLẸ̀-ÈDÈ ÍNDÍÀ (INDIA)"

AMALA E GBEGIRI, COMIDA YORBA, TEM SIDO ESPERANÇA NA ÍNDIA (Índia)




Fonte - https://www.facebook.com/kolawoleowolabi/videos/575094071138780/?idorvanity=490762104267876

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

MARIA GENOVEVA DO BOMFIM - TWENDA KWA NZAAMBI

A postagem publicada pelo candomblecista Ozéias, informa que Maria Genoveva do Bonfim era gaúcha, e foi para o nordeste do país se iniciar no Candomblé Bahiano.

Postado por Ozéias Santos



Em 14/09/2022

"Maria Genoveva do Bonfim - Maria Neném (Twenda Kwa Nzaambi).

(1865 - 1945).

Segundo relatos e estudos, Maria Neném era gaúcha, corretora de imóveis, possuía um temperamento enérgico e semblante fechado, riso difícil, mas de caráter irrepreensível e de bom coração. Contam os mais antigos que ela adotou 17 crianças, outros narram 21 filhos adotivos que criou até a fase adulta. No entanto, o que mais importa ao Munzenza é que a partir dela o candomblé bantu gerou muitos frutos.

 

A Nzo Tumbensi foi fundada em 1850, aproximadamente, considerado o primeiro terreiro de candomblé Angola no Brasil. Como fundador, o senhor Roberto Barros Reis, angolano escravizado pela família que lhe emprestara o sobrenome. Barros Reis como sacerdote era conhecido pela dijina (nome espiritual que todo iniciado recebe) Tata Kimbanda Kinunga.

 

Tata Kinunga foi o líder da Nzo (casa) Ntoombesi, terreiro cujos ritos têm a predominância linguística da linhagem Muxikongo. Em 1909, quando faleceu, Kinunga deixa a tradição religiosa para Maria Neném, cujo nome religioso (dijina) é Twenda Kwa Nzaambi, na tradução literal: protegida por Deus!

 

Maria Neném foi alçada ao posto de “mãe do candomblé angola na Bahia”. Até os dias atuais é considerada a matriarca desta tradição na religiosidade brasileira. A nengwa (mãe) era iniciada ao Nkisi/Mukixi Kavungo.
Fonte: Argumento de Pesquisa - Munzenza: O brado do tempo."

Fonte acessada: https://www.facebook.com/photo?fbid=2126376954221369&set=pcb.2126378904221174

____________________ /// ____________________ 

Por Alcides Dos Santos Barreto Obánilè

Alcides dos Santos (2009), em seu trabalho de conclusão apresentado na Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira-Unilab, presta mais informações, sobre Maria Neném.


A Gaúcha Maria Genoveva do Bonfim, nasce no Rio Grande do Sul, no entanto, não informam quando ela chegou na Bahia, ou se iniciou lá no Candomblé, e com o tempo Maria assume a casa de Candomblé tradição Banto, onde foi iniciada.


[...] Maria Genoveva do Bonfim (MARIA Neném), Mameto Tuenda Dia Nzambi – nascida em 1865, no Rio Grande do Sul (RS) e faleceu em 1945, na Bahia (BA). Conforme registro no Blog do Nzó Tumbensi o pesquisador e professor Paulo Sergio Adolfo diz que ela foi iniciada no Terreiro Tumbensi [  1º Terreiro da nação Congo Angola da Bahia.], por Roberto Barros Reis (Tata Kinunga), passou a comandar esta casa a partir de 1909, após o falecimento do seu Tata Kimbanda Kinunga. Como disse acima, Maria Neném, Nengwa Twenda Kwa Nzaambii Nome Sacerdotal após a iniciação ou dijina, espécie de apelido que a comunidade tradicional reconhece como nome do recém iniciado], era gaúcha e nasceu no dia 20 de janeiro de 1865 e faleceu no dia 01 de abril de 1945. Seu Terreiro se localizava no antigo Bairro do Beiru na rua Melo Morais Filho, com o Nome de TUMBENSI. Atualmente o Terreiro continua na mesma rua, sendo o Bairro conhecido hoje como Tancredo Neves, e tem á frente a Senhora Geurena Passos Santos, tendo como nome sagrado Nengwa Kwa Nkisi Lembamuxi. [...]

 Fonte

https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1767/1/2019_mono_alcidesobanile.pdf

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

OS ÒRÌSÀ CULTUAM ORÍ

Este extrato coletado do artigo Orí Nìkàn, Luiz L. Marins, publicado na Revista Olorun n 88, dez 2021/jan 2022.

Os versos narram que Iemanja dá bori para ter filhos, o odu mencionado pertence ao jogo de búzios, no entanto, precisamos lembrar que nem todos orixás usam ou nem precisam usar odu. 

Tradução e adaptação Luiz L. Marins



[...] Um ese do odù ògúndá, recitado pelo Bàbálórìsà Salako de Òyó, coletado e publicado por Bascom (1993, pg. 451), mostra que Iyemoja cultuou seu Orí para conseguir ter filhos. 

Resumo: 

“Iyemoja consultou o oráculo porque não tinha filhos. Foi dito a ela que ela deveria fazer uma oferenda para seu Orí. Ela seguiu a receita do oráculo, e ofereceu tudo para seu Orí. Depois que ela fiz isso, ela passou a gerar muitos filhos, inclusive, Dàda, Sàngó e Egúngún.”


Ògúndá ( O terceiro signo do jogo de búzios)


1. Quando sacrificamos ìgbín (caracol) 

2. Nós não encontramos épón (vermelhão) 

3. Ode ògòngò (larvas da palmeira) precisam ter sempre omi 

4. Jogo para Iyemoja Omígbadé Àdùfé 

5. Filha de Aje'gòngò 

6. Iyemoja disse: 

7. “O que posso fazer para ter muitos filhos?” 

8. Eles disseram que ela deveria fazer uma oferenda 

9. O que ela deveria oferecer? 

10. 26.000 búzios 

11. 1 aso funfun (pano branco) 

12. Omi tútù11 (água fria) 

13. 16 ìgbín (caracóis) 

14. 16 ògòngò 

15. Eles disseram que ela deveria oferecer tudo para seu Orí 

16. Ela deveria que ela deveria pegar um pote de omi tútù (água fria) 

17. Colocar os dezesseis ògòngò e os dezesseis ìgbín, dentro

18. E beber dessa água todos os dias 

19. Iyemoja ouviu, ela fez o sacrifício. 

20. Depois que ela fez as oferendas 

21. Ela começou a ter filhos, 

22. E seus filhos foram numerosos 

23. Ela deu nascimento a Dàda 

24. Ela deu nascimento a Sàngó 

25. Ela deu nascimento a Egúngún 

26. Ela estava louvando os awo 

27. E os awo estavam louvando Òrìsà 

28. Eles estavam cantando: 

29. “A pà'gbín” 

30. “Nwon ò k'épón” 

31. “Nós sacrificamos ìgbín (caracol)” 

32. “Não encontramos épón (vermelhão)” 

33. Jogo para Iyemoja Omígbadé Àdùfé 

34. Filha de Aje'gòngò 

35. Òrìsà diz: ire omo! 

36. Òrìsà diz assim.  [...]


Fonte - https://luizlmarins.files.wordpress.com/2022/01/ori-nikan.pdf 

Crédito da imagem: Kawsgirl YEMANJÁ A LUA E AS ESTRELAS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

BERE FESTIVAL, OYO, NIGÉRIA, 2023

Postado por Paula Gomes Aduke

Em 01/02/2023



"Amanhã vamos celebrar mais um festival tradicional conhecido como Bere.

Muitos me perguntam mas qual significado de Bere e o que acontece durante este festival ?


Primeiro Sango é também celebrado durante esta época. É nesta celebração que Sango como Ewedu.

Este festival é celebrado sempre durante está época quando estamos na época seca durante a estação do calor.

O verdadeiro significado de Bere é palha e antigamente durante os velhos tempos, era nesta a época que se mudavam os telhados construídos com palha e o palácio era o 1 a ser mudado.

Antigamente, durante esta celebração, ocorria o Akòó, quando o Aláàfin e Mogbà Kòso guardavam um pouco de palha atada, a fim de poderem contar os anos que o Aláàfin estava no trono.

Hoje em dia os devotos de Sàngó e Mogbà Kòso comem juntos o delicioso àmàlà com Ewédù e dão continuidade a tradição de Sango Koso e Alaafin.

Vamos celebrar ..."

OSE OGIYAN

Apesar do Batuque tradicional não cultuar este Orixá, nós achamos importante registrar os costumes da matriz ioruba. 

Postado por Omo Ogiyan está em Ejigbo.

Em 01/02/2023 acessado às 07:49h


"Primeiras horas da manhã do primeiro dia do mês de fevereiro. Momentos sagrados no palácio de Ejigbo. Os sacerdotes de Ogiyan reunidos para fazermos o Ose do Orisa.

Hoje pedimos por vitórias para todas as filhas e todos os filhos desse Orisa. Que Ogiyan sempre seja vivo na vida de vocês.
Epa Osa! Osa eeepa!!!
—-
Créditos: Moisés Lino e Silva"




Outros artigos do tema:

ERRO OU CONFUSÃO NA AFROCUBANA, ENTRE OGITÁLÁ E OGIYAN ???

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc