quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

ORISA IBEJI - por Obalotun Obatala Agbaye

 


Obalotun Obatala Agbaye (Adewumi omo oba)

ORISA IBEJI

Os Orisa Ibeji são os gêmeos divinos. Eles trazem alegria, felicidade e abundância aos seus seguidores.

O Ibeji (também chamado de Ibelli, Ibeyi, Meji, Melli ou Jimaguas) é o orixá dos gêmeos divinos.

De acordo com a espiritualidade iorubá/da África Ocidental, embora haja dois indivíduos quando nascem gêmeos, o Ibeji é um Orixá.

Os gêmeos são considerados sagrados de nascimento entre o povo iorubá.

Os Ibeji (e todos os gêmeos) são considerados uma alma contida em dois corpos; inextricavelmente ligados na vida através do destino.

Os Ibeji são os Orixás da alegria, da travessura, da abundância e da alegria infantil.

Eles são filhos de Xangô e Oxum e são considerados os primeiros gêmeos nascidos na Terra.

Os Ibeji são considerados os principais Orixás de quem nasce gêmeo, inclusive daqueles que perderam o irmão gêmeo.

Na sociedade iorubá, quando uma mãe dá à luz gêmeos, os Ibeji são consagrados e dados a ela, bem como um conjunto para seus filhos gêmeos.

Se um dos gêmeos morrer, uma boneca especial é consagrada para servir de corpo para o irmão da criança falecida carregar (para que a alma bi corpórea dos gêmeos possa permanecer intacta.

Caso contrário, o gêmeo sobrevivente seguiria rapidamente seu irmão). à morte-espiritualidade africana).

Quando o segundo gêmeo morre, um segundo boneco é consagrado para combinar com o primeiro e ambos são guardados com os potes consagrados pela mãe.

O gêmeo primogênito do Ibeji é considerado o mais novo dos dois e se chama Taiwo e o segundo considerado mais velho e se chama Kehinde

Orisa Ibeji nos abençoe, Ase!

____________________________

Publicado em: FACEBOOK. Fonte abaixo

https://encurtador.com.br/prADJ



BLOG NAGÔ KÓBI: 

O mesmo conceito pode ser encontrado no Batuque do RS conforme publicado no site XANGO SOL. Vejamos este print:



Fonte: https://xangosol.com.br/orixas-da-nacao-ijexa/


Prova documental:



OS NATIVOS AFIRMAM QUE: "OLODUMARE NÃO É [JEOVÁ] DEUS "

Informações publicada por Iyalorisa Omitonade Ifawemimo, nativa nigeriana, publicada em 30/12/2023, acessado em 03/1/24.


"OLÓDÙMARÈ NÃO É [JEOVÁ] DEUS.

Por Iyalorisa Omitonade Ifawemimo 

Olódùmarè é Olódùmarè.
Não há templos para Olódùmarè.
Òrìṣà é Òrìṣà.
Òrìṣà não se traduz como um deus ou deusa.
Os emissários de Olódùmarè aqui na terra para fazer a vontade e o trabalho de Olódùmarè são chamados de ÒRÌṢÀ.
Olódùmarè não é macho nem fêmea.
Olódùmarè é neutro em termos de género.
Olódùmarè não tem liturgia nem iconografia.
Não vi onde Olódùmarè está implorando ou ameaçando por amor ou aceitação.
O nosso próprio Olódùmarè não é ciumento. 
Olódùmarè não precisa matar milhares de pessoas para apenas provar sua existência.
Olódùmarè não se irrita. 
Não tem nada como o céu ou o inferno.
Ire O!

 

Crédito da foto: Stephen Hamilton"

UM CONTO DE ỌDÚN

Este conto foi coletado no grupo Universidade de Ifa, em 31/12/23, acessado em 03/01/24.


"UM CONTO DE ỌDÚN

Por Kehinde Adepegba, Ph.D
Era uma vez, Olódùmarè trouxe Oòrùn (sol) e Òṣùpá (lua) juntos para se casarem como marido e mulher. O dia de seu casamento foi fixado para ocorrer entre o reino onde a luz encontra as trevas. 
Seu casamento contou com a presença de muitas criaturas que eram convidadas e bem-vindas, incluindo os ìràwọ̀ (estrelas). As estrelas foram especificamente instruídas por Olódùmarè a levar uma lâmpada cada para a festa de casamento do casal para iluminar o evento. A lâmpada deve dar boa quantidade e qualidade de luzes. 
 
Naquela época, tanto o sol quanto a lua não produziam nenhuma forma de luz. 
 
O casamento foi bem sucedido e Olódùmarè deu luz ao oòrùn e ordenou-lhe que compartilhasse sua luz com o Òṣùpá, desde que ela o obedecesse como seu marido. 
 
Desde aquele dia eles vivem alegremente juntos como um casal, oòrùn brilhando luz no dia e òṣùpá iluminando a noite. Estes eles fazem em apreço e apoio a todas as criaturas que agraciaram sua cerimônia de casamento. 
 
Mas para os ìràwọ̀, eles continuam a brilhar no céu de acordo com a quantidade e qualidade da luz da lâmpada que cada um deles trouxe para sua cerimônia de casamento. 
 
Depois de um tempo, o casal começou a ter filhos. O primeiro foi ọjọ́ (dia), depois ọ̀sẹ̀ (semana), seguido por oṣù (mês). A última foi ọdún (ano) e é a única mulher entre eles. 
 
O casal sempre celebra a união mostrando cada um dos filhos para todos verem. Geralmente começa com o ọjọ́ mais velho que pega a pista de dança sete vezes seguidas, ọ̀sẹ̀ sai depois por quatro vezes, enquanto oṣù aparece doze vezes. O surgimento de Ọdún é geralmente uma vez mas sempre o mais belo e glorioso de se assistir. 
 
As pessoas sempre anseiam pelo belo espetáculo de Ọdún, por isso rezam: a kò ní pa ọdún jẹ (Que nunca deixem de ver a aparência de Ọdún). 
 
Olódùmarè, no entanto, adverte que, ao celebrarem o aparecimento de ọdún, eles devem tratá-la cuidadosamente porque ela é um abo (fêmea), então ela não vai se voltar para um akọ (macho). E assim rezam: ọdún á máa yabo (Que ọdún permaneça sempre abo). 
 
Abo significa felicidade, sucesso, fecundidade e todas as coisas boas, enquanto akọ sublinha dificuldades, luta, fracasso e negativamente. 
 
Olódùmarè também aconselha que as pessoas nunca desconsiderem os outros irmãos mais velhos de ọdún, porque ninguém pode ver ọdún sem experimentar a aparência dos outros primeiro. 
 
Como ọdún aparece anualmente, os iorubás costumam rezar: ojú a máa rí ọdún (Que continuemos a testemunhar a aparência agradável de ọdún). 
 
Ao vermos ọdún em sua nova forma, parabenizo você e sua família.
Ọ kú ọdún, ọdún á ya abo (Feliz celebração de ver ọdún novamente, que ọdún traga felicidade, sucesso, fecundidade e todas as coisas boas).
Àṣẹ (Amém).


Foto: Sikemi Adepegba"




Imagem comprobatória

ORISA IBEJI, OS FILHOS DE OSUN E SANGO

Coletamos esta postagem na página do balotun Obatala Agbaye, no Facebook, publicada em 02/01/2024 acessada em 03/01/2024.

Obalotun menciona que os orixás Ibeji são filhos de Oxum e Xangô, importante registro para o segmento do Afrosul, mais um elemento preservado pelo Batuque do RS.




"ORISA IBEJI

Por Obalotun 

Os Orisa Ibeji são os gêmeos divinos. Eles trazem alegria, felicidade e abundância para seus seguidores. O Ibeji (também chamado de Ibelli, Ibeyi, Meji, Melli ou Jimaguas) é o orixá dos gêmeos divinos. De acordo com a espiritualidade iorubá/oeste africana, enquanto há dois indivíduos quando nascem gêmeos, o Ibeji é um Orixá. Os gêmeos são considerados sagrados por nascimento entre o povo iorubá. Os Ibeji (e todos os gêmeos) são considerados uma alma contida em dois corpos; inextricavelmente ligados na vida através do destino. Os Ibeji são os Orixás da alegria, da travessura, da abundância e da alegria infantil. Eles são filhos de Xangô e Osun e são considerados os primeiros gêmeos nascidos na Terra. 
 
Os Ibeji são considerados o principal orixá de qualquer pessoa que nasce gêmea, incluindo aqueles que perderam seu irmão gêmeo. Na sociedade iorubá, quando uma mãe dá à luz gêmeos, Ibeji são consagrados e dados a ela, bem como um conjunto para seus filhos gêmeos. Se um dos gêmeos morrer, uma boneca especial é consagrada para atuar como um corpo para o irmão da criança falecida carregar (para que a alma de dois corpos dos gêmeos possa permanecer intacta. Caso contrário, o gêmeo sobrevivente seguiria rapidamente seu irmão até a espiritualidade africana). Quando o segundo gêmeo morre, uma segunda boneca é consagrada para combinar com a primeira e ambas são mantidas com os potes consagrados pela mãe. O primeiro gêmeo nascido do Ibeji é considerado o mais novo dos dois e é chamado Taiwo. O segundo nascido é considerado mais velho e é chamado Kehind. 
 
Orisa Ibeji nos abençoe Ase"

Tradução online, fornecida pelo Facebook.

Link https://www.facebook.com/photo/?fbid=889747169189830&set=a.108459250651963 

Imagem 



sábado, 30 de dezembro de 2023

OLUWO DE IWO REMOVEU A DIVINDADE PALACIANA DE 800 ANOS, PORQUE ESTA ACIMA DOS ÍDOLOS

Esta entrevista foi coletada do portal Punch Most Widely Read Newspaper, publicado em 02/10/2017, acessado em 31/12/2023.


"Eu removi a divindade palaciana de 800 anos porque estou acima dos ídolos – Oluwo de Iwo

Por Sesan 


O Oluwo de Iwoland, Oba Abdurasheed Akanbi, nesta entrevista à FEMI MAKINDE, compartilha sua experiência antes e depois de ascender ao trono de seus antepassados


Como foi crescer e onde?
Nasci há 50 anos em uma família real. Não posso dizer que meu crescimento foi muito cor-de-rosa porque uma família real geralmente é uma família rica. Mas passei por muitas coisas, mas graças a Deus, adquiri muitas experiências enquanto crescia e acredito que Deus quis que eu passasse por elas para me preparar para a minha posição atual.

Quais são algumas dessas coisas?
Deixe-me apenas dizer que viajei muito. Estive em muitos lugares e, durante meus anos de crescimento, tive que fazer muitas coisas sozinha. Treinei-me para ser independente; Fiz muita coisa e passei pela vida sozinho quando era garoto e isso realmente me fez ser capaz de resolver questões complicadas. Embora eu tenha apenas 50 anos, tenho uma riqueza de experiência mais do que a maioria das pessoas da minha idade. Se eu pedir a alguns que passem pelo que eu passei, talvez eles não consigam fazê-lo a não ser pela graça de Deus, que eu também desfrutei.

Como surgiu a Iwo?
A história de Iwoland tinha sido muito distorcida até que Deus me colocou no trono e me usou para corrigir as distorções. Você tem que cavar fundo na raiz antes de conhecer a história do Reino Iwo e saber quem é o Oluwo. Qualquer um pode se tornar um pastor ou um alfa, mas nem todo mundo pode se tornar um rei. De onde vem a coroa de Iwo? Iwo é realmente de Ife. A coroa de Iwo é da primeira mulher que se tornou rei em toda a Yorubaland e em toda a África Ocidental.

Qual era o nome dela?
Seu nome era Luwo Gbagida. Ela foi a única mulher que se tornou a Ooni de Ife. Sua história é tão única porque não havia nenhum respeito pelas mulheres quando ela se tornou a Ooni. Ela era a maior mulher da história naquela época. De onde ela tirou sua coroa? Ela recebeu sua coroa da linhagem de seu pai, que é a Casa de Oduduwa. Oduduwa era seu bisavô e se ela recebeu sua coroa da linhagem de seu pai e seu bisavô era Oduduwa, então de onde vem a coroa de Oluwo? Então isso significa que a coroa de Oluwo é de Oduduwa porque a coroa que foi dada a Telu, o filho da fêmea Ooni, era de Oduduwa. Pode-se dizer que Telu é filho de um chefe em Ife, mas a coroa que lhe foi dada foi de Oduduwa.

Telu era o único filho de Luwo Gbagida. Sua mãe (Luwo Gbagida) foi quem lhe deu a coroa e lhe disse para levar a coroa para a terra onde a única criatura que fala além dos seres humanos poderia ser encontrada. A única criatura que "fala" além dos humanos é o papagaio.

É um tabu matar papagaios em Iwoland?
Não matamos papagaios em Iwoland. Iwo é chamada de terra dos papagaios. Nós os domesticamos e cuidamos deles.

É um tabu?
Será um tabu matar um papagaio. Por que você vai dizer que quer matar um papagaio? É desumano fazer isso. Outra coisa é que você deve saber que a coroa de Iwo é da Casa de Oduduwa. Era uma história distorcida antes de eu vir e eles disseram que a coroa era de Obaloran. Obaloran não tinha coroa. Em Ife, todos os chefes sob o comando dos Ooni naquela época tinham o que se chamava de 'Ooro'. Foi isso que eles colocaram na cabeça. Todos os baales em Ife naquela época não tinham coroa, eles tinham o Ooro. Foi o Ooni Sijuwade, que os elevou ao status de Obas. Não foi assim desde o início.

Luwo Gbagida, depois de ter subido ao trono, pediu a um chefe, Obaloran, para ter relações sexuais com ela e foi assim que ela deu à luz Telu. Telu era seu único filho. A mulher sofreu a agonia de liberar seu único filho do sexo masculino para ir morar em outra cidade. Não havia bicicleta ou veículo na época e ela não deu a Telu nenhuma descrição de como chegar onde ele encontraria a terra dos papagaios. Ela apenas disse para ele continuar até que ele viesse ao local. Ela estava perdendo seu único filho do sexo masculino, Telu e Telu também estava perdendo sua mãe porque sabiam que poderiam nunca mais ver. Então, onde está a origem de sua coroa? Lembre-se que Luwo Gbagida era um Ooni naquela época e isso significa que Oluwo é um príncipe de Ife. O Orangun é um príncipe de Ife; o Alaafin é um príncipe de Ife, o Owa é um príncipe de Ife, o Onisabe, Onipopo, Ajero, Alaketu são todos príncipes de Ife e Oluwo também é um príncipe de Ife. Oluwo recebeu uma coroa da autoridade de Ife.

Nem todos os reis são reis naturais. Algumas pessoas em algum lugar dizem Baale de Iwo, mas Oluwo nunca foi um Baale em nenhum momento. Ele tem uma coroa natural desde o início. Todos os Obas com coroas naturais em toda a Yorubaland não podem ser mais de 10.

Você sempre fala contra a adoração de ídolos, está dizendo que não foi feito para realizar alguns rituais ou ritos antes de subir ao trono?
Ninu ikoko dudu ni eko funfun ti n jade (o pap branco é preparado a partir da panela preta). Mas uma vez que o pap está fora do pote preto, ele tem algo a ver com o pote preto novamente? Você não pode comer a panela preta, mas você pode comer o papo branco. Deixe-me dizer-lhe, o profeta Ibrahim, conhecido como Abraão, saiu de um fundo de adoração de ídolos. Jesus Cristo nasceu em um contexto de pessoas adorando ídolos. Veja, todos os reis depois de Salomão se voltaram contra Deus e adoraram ídolos. É por isso que você vê na Bíblia que Deus puniu os israelitas permitindo que seus inimigos os levassem ao cativeiro sempre que adorassem ídolos. Deus usou os caldeus, os assírios para puni-los. Então, foi Maria, que deu à luz Jesus e que deu à luz Maria e o que seus pais estavam fazendo então?

Para ser específico, você foi obrigado a realizar alguns ritos ou rituais?
Havia alguns ritos que eles pediam para você realizar. Mas houve alguns que lhes disse que não podia actuar porque eram contra a minha crença religiosa. Havia alguns ritos que não estavam de acordo com a minha religião e eu não os realizava. Quer você cumpra os ritos ou não, no dia em que o governo o anuncia como rei, isso está resolvido. É por isso que Deus me fez rei, há algumas coisas que precisamos peneirar de nossa rica cultura.

Você foi turbante no dia em que foi anunciado como o Oluwo e ouvimos que é a prática eram. Isso significa que um não-muçulmano não pode se tornar o Oluwo?
Se Deus diz que você vai se tornar o rei, ninguém pode parar isso. Não importa o que você seja, é Deus quem faz os reis.

Quantos dias você passou no Ile Onto (reclusão)?
Passei o número de dias que deveria passar lá. Fiz tudo o que deveria fazer. Fiz tudo.

Você pode nos contar algumas das coisas que fez enquanto esteve lá?
Esses não são para consumo público. Essas coisas que aconteceram lá foram só para mim e não para serem repassadas ao público. Não posso lhe perguntar algumas coisas agora. Eu não posso te perguntar como você fez certas coisas na sua própria casa.

Que papel a cidade de Iwo desempenhou na propagação do Islã na Yorubaland?
O Islã se espalhou para todas as partes do sudoeste a partir da cidade de Iwo. O Islã chegou a Iwo em 1685. A primeira mesquita em Iwo foi em 1665. Iwo já existia muito antes de algumas cidades maiores surgirem. Deixe essas cidades irem e descobrir se elas existiam no século 11. A coroa de Iwo é natural, nunca foi elevada. Alguns eram baales antes de serem elevados ao status de Obas, mas não é assim com Iwo. O Oluwo nunca foi um baale.

De onde o Islã chegou à cidade de Iwo?
Os missionários que trouxeram o Islã para Iwo vieram do Mali. Você sabe que eles falam francês no Mali e o povo do Mali é chamado de malianos. Assim, o povo iorubá chamou a religião que o maliano trouxe para Iwo de 'Esin Imale'. O que eles queriam dizer com Imale é a maneira distorcida de se referir aos malianos. Os malianos foram os primeiros a trazer o Islã para a cidade de Iwo. Muhammadu Lamuye foi o primeiro a construir uma mesquita. A Mesquita Central de Iwo compartilha o mesmo pano de fundo com a mesquita em Meca. Assim como a mesquita em Meca foi construída em um terreno onde o ídolo estava sendo adorado anteriormente, a Mesquita Central de Iwo também foi construída no local onde o ídolo estava sendo adorado antes. Onde a Mesquita Central de Iwo está situada era anteriormente conhecida como 'Ile Baba Olorisa'. Orixá estava sendo adorado lá antes da mesquita ser construída no mesmo local.

É verdade que você está planejando mudar o status de obaship do monarca Iwo para emirado? Há insinuações de que você está planejando fazer de Iwo oba um emir. É verdade?
Mudar para um emirado? Você pode até dizer que sou um emir agora porque sou o líder de todos os muçulmanos em Iwo. Em Iwo, é o Oluwo que instala o Imam e todos os outros títulos de chefia na mesquita. A mesquita central em Iwo pertence ao Oluwo. Foi o rei da época, Muhammadu Lamuye, que construiu a mesquita. A mesquita central é propriedade do Oba. Se não há Oba em Iwo, e também não há imã. Nunca haverá por um imã até que haja um Oba no palácio. Durante o interregno de 10 anos, quando não havia Oluwo, também não havia imã. Iwo é diferente porque os títulos de chefia na mesquita central pertencem ao Oba.

Are you saying the Oluwo can lead the prayer at the central mosque?
O Oluwo pode liderar a oração em qualquer mesquita em Iwoland se quiser e se estiver limpo. Estou limpo porque não sou um adorador de ídolos e não acredito em nenhum outro deus. É por isso que defendo que os aspectos sujos da nossa cultura sejam removidos. Todos os aspectos da cultura ou prática que pedem que você sacrifique outra pessoa devem ser jogados fora. Eu não sou Igbakeji Orisa. (Não sou o segundo em comando para nenhum deus.) Estou acima deles. Eu digo a eles onde eles devem ser colocados. Eu sou comandante da Orisa, eu mando neles, eles não mandam. Sou eu que lhes digo o local onde os adoradores de ídolos devem colocar sua Orisa. Eu mudei o Orisa que estava dentro do meu palácio há mais de 800 anos. Eu disse a eles para retirá-lo e colocá-lo em algum lugar fora do palácio. Não deve haver outros deuses menores no domínio de um rei. Deus é um Deus ciumento e não vai vê-lo elevar um ídolo a seu igual.

Quantas esposas você tem agora?
Eu só tenho uma esposa e eu deveria ter apenas uma, porque eu quero ser um bom exemplo para todos os meus filhos.

Você não está planejando se casar com mais esposas como rei e muçulmano?
Não estou planejando me casar com outra esposa. O rei deve ser o melhor em todas as coisas; foi assim que Deus ordenou que fosse. Eu sou o pai, então devo ser o melhor. Mesmo nas cerimônias, o rei deve ser o mais bem vestido. Se o presidente ou o governador estão fazendo alguma coisa agora, como rei, são todos meus filhos. O presidente é meu filho, o governador e outros são todos meus filhos. Se eles estão comemorando alguma coisa, eu deveria estar mais bem vestido porque, como pai deles, minha alegria deve ser a maior, porque se seus filhos estão fazendo coisas boas, você não será feliz? É por isso que eu me visto da melhor forma o tempo todo, porque eu devo ser a mais bem vestida em todas as ocasiões.

Foi por isso que eu pedi orações quando o presidente Buhari estava doente, eu fiz isso porque Buhari é meu filho e é apenas um pai estúpido que ficará feliz quando um de seus filhos estiver doente. Quer o presidente seja iorubá, hauçá, igbo ou qualquer um, eu sou o pai deles e não devo ficar feliz quando um deles está doente porque sou o pai deles.

Por que você deu sua coroa para sua Olori (esposa) usar?
Vá e olhe para o 'Ori Olokun', é Yeyemeso, a primeira esposa de Oduduwa. Quando Oduduwa chegou à Yorubaland, ele conquistou o coração do povo com amor. Ele trouxe a civilização porque veio de onde havia civilização. Seu nome significa 'O du du wa' (Ele saiu preto); esse é o significado de Oduduwa. Ele era chamado de Oduduwa porque se assumia negro e todos os seus irmãos tinham pele clara como as do Oriente Médio. Era civilizado de onde veio. Ele mostrou amor a muitas pessoas e começou a governar e usou a coroa. Mostrou-lhes que, de onde ele veio, as rainhas usavam a coroa. Vá e verifique Cleópatra e outros. Oduduwa trouxe essa ideia para Yorubaland e deu à sua rainha a coroa para usar. A professora Adisa Ogunfolakan corroborou isso. Ele é da Universidade Obafemi Awolowo em Ife e também é um príncipe de Ife. O Prof. Ogunfolakan é responsável pelo museu e história natural em Ife. Ele veio e disse: Kabiyesi, o que você disse era verdade. Ele mesmo trouxe a imagem de um Ooni e sua esposa, ambos usando a coroa. Ele disse: 'Oluwo, você está certo. O que você viu no espiritual é realmente verdade. Sabe por que muitos reis não permitem que suas rainhas usem a coroa? Eles pensam que não há igualdade de oportunidades para homens e mulheres na África; Muitos deles têm mais de uma esposa e não sabem a quem dar a coroa. Alguns deles não querem que suas esposas sejam mais bem-sucedidas, mas Oduduwa que começou isso coroou sua esposa. Mas muitos reis, por causa de sua natureza conservadora, tratam as mulheres como cidadãs de segunda classe.

Há algum estilo de vida que você sente falta desde que subiu ao trono?
Que tipo de estilo de vida vou perder? Eu amo essa realeza. O que é realeza não é uma criação humana. Se Deus puder me trazer a si mesmo e me fazer rei, que estilo de vida me faltará? Por que não vou agradecer a Deus pelo que ele me fez? Não posso perder nenhuma vida baixa depois que Deus me trouxe ao trono. Que vida é melhor do que ser rei? Você só me conta! Neste mundo, não há vida melhor do que ser rei. Se você é um presidente, depois de seu mandato de oito anos ou mais, você deixa o cargo, mas não é assim para os reis. Sabe por que Mugabe quer morrer no cargo? É porque ele anseia alcançar o status de rei, porque os reis são os únicos que ocupam suas posições por toda a vida. Nenhum presidente pode ficar no cargo para sempre e é por isso que alguns líderes querem se perpetuar no cargo para sempre. Mas só os reis podem estar no trono desde o dia em que foram coroados até ao seu último suspiro na terra; nenhum cargo político tem essa disposição. Os reis são os representantes de Deus na terra, Deus é para sempre e da mesma forma que o meu trono é para sempre. Quando há uma ocasião em que outros oraram, o rei deve ser autorizado a orar sobre isso porque ele representa Deus.

É por isso que os reis também devem voltar para Deus. Eles devem estar limpos e livres de adoração a ídolos. Os reis não devem pertencer a nenhum culto secreto. Os jovens tiraram o culto de seus líderes porque o conheciam de seus líderes. É por isso que vou propor o que é chamado de Ato Iluminista. É um ato que vai nos tirar da pobreza da mente. Isso nos afastará da superstição e dos mitos que estão matando africanos.

Alguns ainda acreditam que existe um espírito que traz dinheiro através de rituais de dinheiro, mesmo que você não trabalhe. As sociedades secretas têm de ser proibidas. Foi isso que a Grã-Bretanha fez através do Ato do Iluminismo de 1732. Imagine que algumas pessoas indolentes ainda acreditam que existe um ritual de ganhar dinheiro que pode torná-lo rico mesmo que você não trabalhe neste século 21! A pessoa que quer fazer o ritual do dinheiro para você está vivendo em uma pobreza abjeta; ele está em um quarto em uma favela e você carrega N20m para dar a ele para torná-lo rico. Você acha que ele não vai ficar rico se souber o caminho? Alguns desses herbalistas são criminosos e deveriam ser proibidos

Qual tem sido a sua contribuição para o desenvolvimento de Iwoland desde que subiu ao trono?
Tirar as pessoas do escuro é conquista suficiente para mim. Não posso contar minhas conquistas porque elas são muito numerosas. O reparo da estrada está lá. A estrada que liga Iwo a Osogbo, a capital do estado, eu consertei. Reparei o Tribunal Superior do Estado e não sei se há algum Oba que tenha feito isso. Consertei a Suprema Corte e gastei milhões de naira quando ameaçaram fechá-la devido à dilapidação. A Universidade Nacional Aberta em Iwo, eu patrocinei para ser trazido para cá. Gastei meu dinheiro no prédio. Distribuí computadores portáteis a escolas, instituições de ensino superior e escolas secundárias. Há o Dia das Crianças Iwo, que é comemorado durante o Dia das Crianças. Sou o primeiro rei a visitar todas as escolas do seu domínio em todo o mundo, não estou a falar apenas de ser o primeiro na Nigéria. A alimentação gratuita para órfãos, viúvas e todo mundo que é pobre está acontecendo três dias em uma semana. Basta chegar ao palácio de onde e quem quer que você esteja, você será servido. Há muitos outros, os equipamentos médicos gratuitos. Visitei as pessoas negligenciadas na sociedade. Visitei detentos no Presídio de Ilesa porque as pessoas não se importam com eles.

Qual tem sido a sua contribuição para o desenvolvimento de Iwoland desde que subiu ao trono?
Tirar as pessoas do escuro é conquista suficiente para mim. Não posso contar minhas conquistas porque elas são muito numerosas. O reparo da estrada está lá. A estrada que liga Iwo a Osogbo, a capital do estado, eu consertei. Reparei o Tribunal Superior do Estado e não sei se há algum Oba que tenha feito isso. Consertei a Suprema Corte e gastei milhões de naira quando ameaçaram fechá-la devido à dilapidação. A Universidade Nacional Aberta em Iwo, eu patrocinei para ser trazido para cá. Gastei meu dinheiro no prédio. Distribuí computadores portáteis a escolas, instituições de ensino superior e escolas secundárias. Há o Dia das Crianças Iwo, que é comemorado durante o Dia das Crianças. Sou o primeiro rei a visitar todas as escolas do seu domínio em todo o mundo, não estou a falar apenas de ser o primeiro na Nigéria. A alimentação gratuita para órfãos, viúvas e todo mundo que é pobre está acontecendo três dias em uma semana. Basta chegar ao palácio de onde e quem quer que você esteja, você será servido. Há muitos outros, os equipamentos médicos gratuitos. Visitei as pessoas negligenciadas na sociedade. Visitei detentos no Presídio de Ilesa porque as pessoas não se importam com eles.

Quais são os desafios que você enfrenta desde que se tornou rei?
Não vejo desafios, então não há desafio que possa me superar. Vejo as críticas da oposição como a tônica para ser mais forte e melhor. Deus planejou minha vida e eu estou apenas vivendo-a.

Qual é a sua relação com outros Obas em Yorubaland?
Uma coisa é quando você acredita que algo está certo e você o persegue, você não precisa pedir desculpas a ninguém por fazê-lo. Mas se as pessoas não te entendem, elas tendem a dizer algo contra você. Mas os reis devem saber que são eles que representam Deus na terra e devem ser limpos. O presidente Muhammadu Buhari veio com a guerra contra a corrupção, mas você pode ver como algumas pessoas travam uma guerra séria contra ele. Assim é esperado. Um líder estava doente e alguns desejavam-lhe a morte. Se os funcionários públicos estiverem doentes durante três meses, devemos pedir-lhes que se demitam? Se uma mulher gozar uma licença de maternidade de três meses, devemos pedir-lhe que se demita? Mas se Buhari fosse seu filho, irmão ou parente, eles o desejariam morto?

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OONI DE IFE CONFESSA JESUS CRISTO COMO SENHOR

Esta publicação foi postada no canal Daily Trust, utilizamos o Google tradutor para traduzir do inglês para o português.

Neste artigo Ooni se declara cristão. 

"Ooni De Ife Confessa Jesus Cristo Como Senhor
Postado em 07/02/2023 acessado em 30/12/2023

 

O Ooni de Ife, Oba Adeyeye Ogunwusi, Ojaja II, confessou Jesus Cristo como Senhor dos senhores, acrescentando que Ele transforma a vergonha em celebração. Ooni…



O Ooni de Ife, Oba Adeyeye Ogunwusi, Ojaja II, confessou Jesus Cristo como Senhor dos senhores, acrescentando que Ele transforma a vergonha em celebração.

Ooni disse isso durante a grande final das Orações de Ano Novo organizadas pela Associação Cristã da Nigéria (CAN) no Parque Afewonro, Praça Enuwa, no sábado, em Ile-Ife.

Oba Ogunwusi, que liderou diversos cantos de adoração e louvores cristãos durante o culto, esclareceu que é bom sempre louvar ao Senhor Jesus Cristo e apreciá-Lo.

“Quando olho para trás, observo que minha vida está repleta de maravilhas e milagres de Deus apesar de todos os desafios enfrentados, mas hoje o Senhor me deu a vitória sobre todos eles.

“Sentei-me aqui no ano passado com muitas tribulações e tempestades de vida que não consigo explicar, mas a Deus seja a Glória que a minha vergonha se transformou em celebração.

“Observei onde comecei, até agora o Senhor me ajudou. Está claramente afirmado para mim que o Senhor está vivo. Tolo é quem diz que Deus não existe”, afirmou o governante tradicional.

Ele exortou os cristãos a se apegarem firmemente a Jesus Cristo, acrescentando: “Verdadeiramente, Ele é o filho de Deus e é aquele que vive com ele no trono”.

Os Ooni diziam que não havia ninguém que perdesse com Deus, acrescentando que o dinheiro não era tudo na vida.

Segundo ele, boa saúde, segurança e alimentação, entre outros, faziam parte da bondade de Deus.

Ooni reiterou seu compromisso de servir a Deus e à humanidade durante o resto de sua vida, bem como sempre trabalhar para o crescimento e desenvolvimento de Ile-Ife, Osun, da raça Yoruba e do país em geral.

Oba Ogunwusi alertou os jovens contra permitir que os políticos os instiguem à violência e a outros vícios sociais, especialmente antes, durante e depois das próximas eleições gerais.

Em sua mensagem no evento, o Pastor Mathew Adejumo, Superintendente da Igreja Apostólica de Cristo (CAC), Conselho Coordenador Distrital de Oke Isegun Moore (DCC), disse à congregação que Deus ainda tem poderes como antigamente.

Adejumo, cuja mensagem foi intitulada “Fique quieto” e seu versículo bíblico retirado de Marcos 4: 35-41, disse que Deus ainda é capaz de acalmar todas as tempestades na vida de cada indivíduo e no país. (NAN)"


Imagem comprobatória




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TIKTOK ERICK WOLFF

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