quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

A PRESERVAÇÃO DO TABU DA OCUPAÇÃO, NO BATUQUE DO R.S.

Esta postagem tem por finalidade registrar o movimento que os sacerdotes e adeptos do Batuque fizeram para preservar o tabu da ocupação*, num vídeo de 2021, que foi exposto recentemente. 

Neste vídeo continha um ritual praticado chamado Balança ou Kasun, o Kasun já foi divulgado várias vezes, no entanto, quando os orixás manifestavam, as pessoas que estavam filmando pararam imediatamente, porem, neste vídeo expõe diversos indivíduos com orixá manifestado, quebrando o tabu da ocupação.

Por isso, coletamos algumas postagens no Facebook, que manifestam a vontade da preservação do Tabu da ocupação, vejamos:

Postagem no perfil Luh Rostand, postado em 06/02/2024, selecionamos alguns comentários: 


Comentários  

"Kivanna D Xangô
· 
[Luh Rostand] judiaria tudo isso, todos perdemos em nome likes e clics que pessoas doentes necessitam p se nutrir.

Andressa Silveira
Chocada, passada mana, vai contra tudo q aprendi , e achei q nada mais me surpreenderia pq nossa religião tá demais mas isso nossa sem palavras 😢

Luh Rostand
[Marcia Valmini] tiraram do ar 🙏🏻

Paulo Hahn
Realmente uma maldade enorme. Mas é o risco de permitir filmarem. Foi para a Argentina e voltou anos depois."

Link - https://www.facebook.com/photo/?fbid=768834968494212&set=a.106259928085056

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

KOSO O PRINCIPAL TEMPLO DE SANGO

Publicação coletada na página das mídias sociais, da dra. Paula Gomes.

"Koso o principal templo de Sango que está sob a responsabilidade do Mogba Koso.
Paula Crisitna Gomes
06/02/2024


Quem é Mogba Koso ?
É a maior autoridade em Koso que além de cuidar de Sango em Koso é ele que tem o poder de coroar e iniciar todos os Alaafin em Koso.
Mogba Koso e Alaafin tem ambos a responsabilidade de organizar o Festival de Bere que foi realizado ontem na cidade de Oyo.
E muitos perguntam o que é isso de Bere ?
Bere Festival em Oyo tem lugar em Koso e no Palácio sempre durante a estação seca.
Bere significa palha e nos velhos tempos, este era o momento de celebrar a mudança de telhados construídos com palha.
De acordo com a tradição, o Palácio do Aláàfin era o 1 a ser mudado e as pessoas de outras cidades carregavam a palha (Bere) para Oyo para apoiar o Aláàfin.
Nessa época, durante a celebração, Akòó ocorreria, quando Aláàfin e Mogbà Kòso guardavam um pouco de palha atada para mantê-la a fim de saber os anos que o Aláàfin estava no trono.
Além disso, seria oferecido a Sàngó Kòso Ewédù (vegetal).
Segundo a história oral em Orisa Dida - Ejioko Sango não gostava de Ewedu, mas para ele não é tabu. Sango foi para a fazenda e ao voltar para casa estava com muita fome e sua esposa ỌBA serviu-lhe Ewedu com amala, informando que não havia mais nada em casa para comer e Sango comeu.
Só que a essa altura Sango come Ewedu em Koso.
Hoje em dia Bere é celebrado para lembrar a tradição e ainda para apaziguar Sàngó Kòso com Ewédù ( vegetal). Durante esta celebração Sàngó Kòso , os devotos de Sàngó e Mogbà Kòso comem juntos um delicioso àmàlà com Ewédù.
Eles cantam em torno de Kòso para invocar o espírito de Sàngó sob o som dos tambores de Bàtá.
Finalmente, Mogbà Kòso, em procissão com os devotos de Sàngó, em procissão, dirigem-se para o Palácio do Aláàfin.
Relatos arquivos do falecido Alaafin ỌBA Adeyemi III e do falecido Mogba Koso Oyedemi Oyetunji
E a preservação ao Patrimônio do ÒRÌṢÀ continua…"




















Link https://www.facebook.com/pgfoundation.oyo/posts/pfbid02xaCZnLn6zNUQkzQ7oSgQP5TynLR3W9Ck6KNjJX3cBytBM85ciNK48Y4nPjAt8ZY6l

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

GLEFE UMA NAÇÃO EXTINTA SUB-DIVIDIDA EM OUTRAS NAÇÕES ?

Coleamos este áudio no perfil Ancestralidade, postado em 31/01/2024, acessado em 01/02/2024.


O autor informa que é uma nação extinta, e fornece algumas explicações sobre a diferença entre a forma de dançar e estruturação.





"Glefe uma nação extinta sub-dividida em outras nações ? , no audio tem Glefe para gun dan,ibeji,sakpata,osún,leba.


Como saber qual Glefe è para quem è onde se divide ? no Glefe tudo è separado no jeje tiramos para gun,ibeji,sakpata,nana,guè para Dançar de par. Por que no jeje inexa se tira na escala do xapana e o que tiramos lá è tudo de xapana ou não? Temos grandes nomes que dominam Glefes como a familia paiva ( os turebas) , pai Eli de oxala ,Alfredo ecó. MaiconRenan,Ze Diomar , Pingo borel,Anderson lima filho do grande pai Pedro da iemanja,Carlos Eduardo do osala.

Ai tem 30% dos Glefes existentes e quem sabe u. Dia uma live falando apenas dos Glefes e quando tira e por que e qual escala ele se encaixa.
Tocando e rezando Maicon de ogum/Anderson lima/Renan cardoso/Jose Diomar."

Considerações

Apesar da informação de diferença entre a forma de dançar, ainda observamos que a orin, divindades e outros detalhes são semelhantes aos lados do Batuque, assim, como encontramos famílias de um mesmo lado que possuem costumes e fundamentos diferentes, os elementos que foram apresentados ainda não são suficientes.

Fonte - https://www.facebook.com/watch?v=3676045899319199

RITUAIS NO TEMPLO DE OBATALA

Neste vídeo postado por Obalotun Obatala Agbaye, em 31/01/2024, demonstra rituais dentro do templo de Obatala, nele Obalesun e o Oni de Ile-Ife.




Fonte - https://www.facebook.com/ObalotunObatalaAgbaye/videos/2405775889617200/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v&ref=sharing

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O JEJE VODUN DO BATUQUE, UM CULTO NAGÔ

Este vídeo registra o Jeje Vodun do Batuque, um segmento Nagô.

Publicado no perfil Lore Sesi, na data 29/01/2023.

Fonte primária o perfil Ancestralidade publicado em 29/07/2018, denominado Jeje Vodun.

Veja no Vídeo





Considerações

Não  há registros nem elementos que confirme que o Jeje Vodun do Batuque tenha influencia Fon, pois seguem ritos, tradições, costumes e as cantigas dos segmentos do Batuque (Oyo, Jeje, Ijesa e Kambina), ou seja, louvam orixás e cantam no mesmo idioma que todos, observamos que muda o ritmo do tambor e o uso de varetas que acompanham os toques. Mesmo assim, não há voduncis sendo iniciados, pois necessitariam serem feitos diretamente por um Vodun, porem pelo fator do tabu da ocupação impede.

Há registros de casas que dança em pares no Jeje Vodun, porem, ainda assim cantam para orixás.

sábado, 27 de janeiro de 2024

ALGUNS PONTOS SOBRE O Ẹ́Ẹ́RÌNDÍNLÓGÚN (JOGO DE BÚZIOS TRADICIONAL IORUBÁ)

Hérick Lechinski

27/01/2024

 


FACEBOOK


- Vários são os oráculos tradicionais iorubás, como: Obì, Orógbó, Ẹ́ẹ́ta (3 búzios), Ẹ́ẹ́rìn (4 búzios), Ẹ́ẹ́jọ (8 búzios), Ẹ́ẹ́rìndínlógún (16 búzios), Ifá (Ikin), Ọ̀pẹ̀lẹ̀, Agbigba, etc.

- O nome do tradicional oráculo iorubá dos 16 búzios é: OWÓ MẸ́RÌNDÍNLÓGÚN, que em iorubá literalmente significa 16 búzios, também é referido como Ẹ́Ẹ́RÌNDÍNLÓGÚN, que significa o número 16, em referência aos 16 búzios utilizados para oracular.

- O ato de consultar este oráculo chamada-se: ÒRÌṢÀ DÍDÁ ou ÌDÁÀṢÀ.


- Nem todos os cultos dentro da espiritualidade tradicional iorubá possuem este oráculo como instrumento de consulta e conversa com a Divindade. Por exemplo, o culto de Ògún, de Ẹgbẹ́ Ọ̀run, de Egúngún e de Ọ̀rúnmìlà, dentre alguns outros.


- No Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀ o iniciado (Awo) recebe este oráculo quando é iniciado (consagrado), diferente do Candomblé, que o indicado só recebe em sua maioridade religiosa.


- O Òrìṣà que fala neste Oráculo é o Òrìṣà para qual a pessoa foi consagrada e recebeu o oráculo, diferente do Candomblé onde Èṣù e Ọ̀ṣun são os Òrìṣà donos deste oráculo.


- O tradicional jogo de búzios iorubá só é consultado em cima de pano (aṣọ), esteira (àtẹ) ou prato (àwo), não é um costume tradicional iorubá consultar este oráculo em cima de um ọpọ́n (tábua), menos ainda em cima de um ỌPỌ́N IFÁ, vide fotos na Internet de famílias tradicionais iorubás consultado o Ẹ́ẹ́rìndínlógún.


- Também não é um costume tradicional iorubá consultar os búzios dentro de um círculo de ìlẹ̀kẹ̀ (fios de contas), este é um costume afro-brasileiro e devemos respeitar, vide fotos na Internet de famílias tradicionais iorubás consultando o Ẹ́ẹ́rìndínlógún.


- Neste oráculo além dos 16 búzios alguns outros elementos também são utilizados, principalmente para confirmações, estes elementos são chamados de ÌBÒ.


- Ẹ́Ẹ́RÌNDÍNLÓGÚN NÃO TEM NADA HAVER COM IFÁ.


- ODÙ SÃO SÍGNOS ORÁCULARES, QUE FALAM DE PRESSÁGIOS BONS E RUINS, MITOS, PROVÉRBIOS, FOLHAS, MEDICINAS, MAGIAS, OFERENDAS, CANTIGAS, ETC.


- Odù não se cultua, despacha ou assenta, ODÙ SE INTERPRETA.


- OS ODÙ DO Ẹ́Ẹ́RÌNDÍNLÓGÚN (JOGO DE 16 BÚZIOS) NÃO TEM NADA HAVER COM OS ODÙ DE IFÁ. SÃO DIFERENTES, EMBORA POSSUINDO ALGUNS NOMES IGUAIS OU PARECIDOS.


- Com a vinda deste oráculo para o Brasil, assim como para Cuba, na época do tráfico escravista, muitos métodos de interpretação deste oráculo foram criados dentro das tradições religiosas afro-brasileiras e afro-cubanas, DEVEMOS RESPEITAR TODOS, MESMO DIFERENTES DOS MÉTODOS TRADICIONAIS IORUBÁ.



*               Búzios sendo jogado em cima de um àtẹ (esteira), foto Facebook


*Respeite o autor, plágio é crime e ÈṢÙ está vendo.

 

FONTE:

https://www.facebook.com/photo?fbid=7213509695392375

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Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins

https://uiclap.bio/luizlmarins

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc