segunda-feira, 31 de outubro de 2022

10 EXEMPLOS DE ORÚKỌ DE FILHOS (DEVOTOS) DE ÈṢÙ

Por Olùkó Vander

Postado em 08/2018 acessado em 31/10/2022 às 17:20 h



Orúkọ– nome em Yorùbá – é a expressão que traz muita força, uma verdadeira história de vida de quem o recebe e traz com orgulho. Claro que essa é a característica dos nomes na Nigéria e também dos iniciados ao Culto de Ifá por exemplo, que tem seus nomes ligados ao signo (odù) de iniciação e família a que pertence.


No Candomblé, por vezes, isso não é bem verdade, os nomes não são considerados apenas nomes. Algumas casas ensinam o total segredo do nome, que não pode ser revelado, com o perigo de que com este dado poderá se fazer mal ao dono do orúkọ. Um outro problema constante também é o fato de muitos iniciados não terem o significado do seu nome revelado sem antes completar 7 anos, uma obrigação de maioridade dentro DO CANDOMBLÉ, somente.


Recebo constantes e-mails com diversas reclamações como: o zelador não revela o que significa o nome; o ìyáwo só recebe o significado após os 7 anos; o nome dado não encontra significado quando se tenta traduzir e por ai vai.


Lembro bem de uma certa feita que recebi um e-mail de um rapaz que o zelador havia falecido, mas não havia deixado o significado deu seu orúkọ. Iniciado ao òrìsà Oya, ele buscou ajuda com seu avô de santo que lhe passou um significado totalmente absurdo perto da palavra em Yorùbá.


Dizia ele que o nome dele em Português seria: A borboleta dourada que sobrevoa o poço dourado de Oya! Mas o nome (Com autorização do rapaz estarei escrevendo) era: Oya Lábalábaigbo!


Uma tradução simples e temos: Oya A borboleta da floresta!


Por estas e outras que gostaria de trazer 10 nomes de iniciados ao orìsà Èṣù. Esses são orúkọ públicos, não há Awo com esses nomes. Servem para que possamos ter noção de alguns nomes de quem é iniciado a este òrìṣà ou que tenha algo relacionado ao òrìṣà por nascimento e etc.


Como Nascem Os Nomes Na Nigéria?

Mas antes, preciso explicar uma coisa muito importante para que não pensem ser esta postagem imoral ou algo do tipo. Volto a dizer: nome é um aspecto cultural na Nigéria. Mesmo muçulmanos e alguns cristãos recebem nomes em Yorùbá – orúkọ.


Mas como nascem esses nomes? Todos são ligados aos òrìṣà? Essa dúvida é comum, pois quando digo que mesmo um muçulmano recebe um nome em Yorùbá a pessoa pensa que ele foi iniciado ao òrìṣà. Isso acontece ao fato de no Brasil pensarmos em orúkọ somente como sendo aquele que o ìyáwo grita na saída. Ledo engano!


Orúkọ é nome, simplesmente isso. Uva é o orúkọ de uma fruta. Gato é o orúkọ de um animal e assim por diante.


Na Nigéria, os nomes nascem de acordo com as circunstâncias de nascimento, de acordo com eventos que estejam ocorrendo ou até mesmo o que aconteceu com os pais durante ou antes da gravidez. Gêmeos recebem nomes especiais, crianças que nascem quase mortas, sem sinais vitais recebem nomes especiais; filhos de nobres recebem nomes especiais.


Os nomes servem justamente para poder identificar a história, a origem da pessoa e são em quase todos os casos motivo de orgulho de se carregar, não sendo escondidos.


Bem, não irei me alongar acerca deste assunto, o post ficaria muito longo. No entanto ao lado tem um curso, lançamento, que ensina mais sobre Orúko – Nomes Sagrados dos Òrìsà. Clique no botão ao lado e conheça mais sobre o assunto!


10 Nomes de Iniciados* ao òrìṣà Èṣù


*Não são exatamente exclusivo de quem é iniciado a este òrìṣà. Muitos nomes nascem por vezes pelo simples fato de a criança ter nascido durante um festival a este òrìṣà ou qualquer coisa que ligue a este fato. Pode até mesmo ser pelo fato de os pais serem cultuarem Èṣù e durante a gravidez ter recorrido a ele nos momentos mais tensos.


  • Èsùlopé – Èsù é motivo de gratidão;
  • Èsúgbàyi – Èsù salvou esta pessoa;
  • Èsùsiná – Èsù abriu os caminhos;
  • Èsúsuyí – Èsù produz dignidade;
  • Èsùríndé – Èsù andou aqui (Esteve presente aqui.);
  • Èsùkúnlé – Èsù preenche a casa;
  • Èsùdélé – Èsù retornou para casa (esta casa);
  • Èsùfémi – Èsù me ama;
  • Èsùgbèmi – Èsù me beneficiou;
  • Èsùbíyìí – Èsù trouxe essa quarta criança. Essa criança (Nascimento) é de Èsù.


Esses simples nomes não nascem apenas por serem bonitos ou fáceis de se pronunciar. Cada um traz uma história que reflete bem o motivo, circunstâncias e até mesmo livramentos que cada nascimento teve.


Os nomes em Yorùbá – nos aspecto Nigéria – são verdadeiras histórias que quem os recebem carregam com orgulho e sem motivos de esconderem.

Link https://educayoruba.com/10-exemplos-de-oruko-de-filhos-de-esu/?fbclid=IwAR21qEgIE_KFmT-v2ukpjUf23ztn8rxLYi2MAXeq_kMTiLmaRDDDXhwNtto

domingo, 30 de outubro de 2022

MOGBA KOSO

Postado por Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó Èsìn Òrìsà Ìbílè

Em 30/10/2022



Quem é Mogba Koso?

Mogba Koso desempenha um papel crucial na sucessão real de Alaafin, pois é o guardião da coroa ancestral de Alaafin Sango e responsável pela coroação do novo Alaafin.

Mogba Koso é também o guardião do santuário principal de Sango em Koso, onde o novo Alaafin é coroado.

Hoje Koso é um bairro suburbano de Oyo, um dos lugares mais sagrados da cidade, onde o espírito de Sango habitou o local sagrado. Não há Alaafin em Oyo, que será instalado sem realizar todos os ritos de coroação dentro do templo de Koso.

Asa Orisa Alaafin Oyo Orisa Comunidades

Esin Ibile

Link https://www.facebook.com/asaorisaalaafinoyo/posts/pfbid035MeAWPQVYN3FfXz854aizZgbKYkFB6jH8ti48MKRooVgSztjAGnwNVgHBCQCS4Lpl

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

MANIFESTAÇÃO DOS DEUSES DO CURANDEIRISMO EM MOÇAMBIQUE

Postado por This is África moz 

Em 14/04/2022



Estes vídeos apresentam manifestações dos espíritos do curandeirismo moçambicanos, demonstrando como agem, o que praticam e o que são. 

Vídeo 01


Vídeo 02


Vídeo 03



Fonte - https://www.youtube.com/channel/UCuEnivNuGpkRiZqkS1cWQCg

CRIANÇAS QUE NASCEM COM O CORDÃO UMBILICAL ENROLADO NO PESCOÇO

Em 27/10/2022 acessado em 28/10/2022 às 6:31

Esta postagem foi compartilhada na comunidade Ase Omi Odo, Facebook pela Denise, contendo informações sobre a diáspora Afro Brasileira e a matriz Ioruba, veremos a seguir:



"AGEN AFRO CURIOSIDADES
*Voce sabia que na África:*
Crianças que nascem com o cordão umbilical enrolado no pescoço devem se iniciar ao Orisa da criatividade e da paz, ao qual chamamos de Obatala (rei do pano branco). Este tipo de criança passou por sérios apuros durante a gestação, e normalmente houve aborto no ciclo familiar. Está criança também foi predestinada a ser um (a) sacerdote (Isa) de Ifá ou Orisa e inicia a criança para Obatalá, podendo ser Osogiyan ou Osolufon. No candomblé do Brasil,crianças que nascem com problemas com o cordão umbilical,deve-se arrumar Xangô e apresentar o cordão umbilical,pois o mesmo é o Kelê da vida !
Texto de Suami D'Osun"

Entretanto a Dra. Paula Gomes, contesta a informação de que na matriz a criança deva ser iniciada para determinado Orixá ou para Ifá, a seguir:

 

"Com todo o respeito, mas na Terra yorùbá toda a criança que nasce com o cordão umbilical a volta do pescoço se chama Ojo se for menino e Aina se for menina. O fato de nascer com o cordão umbilical não significa k seja de Obatala ou de outro Orisa. Este nome será dado devido a forma como nasceu e por norma são crianças k choram muito enquanto bebés.

Uma criança que pertença a Obatala de nascença se chama Oke. Não existe nenhuma forma de nascença k aponte k a criança seja de Ifá."


Ainda na mesma postagem encontra-se a informação sobre a placenta, veremos a seguir:


Dayron Rodrigues


"Muito interessante, mas entendo que as crianças relacionadas a Ọbàtálá são aquelas que nascem embrulhadas em uma bolsa, que são chamadas de Tàlábí (nascido em pano branco) ou Sàlàkó (estende o manto branco e o exibe), pois se supõe que o membrana que os cobriu ao nascer é como um pano branco "àlà" -Os nomes com "àlà" são geralmente de devotos de Ọbàtálá, dos quais o pano branco liso é um ícone- Embora existam fontes que também refletem que esses nomes (Tàlábí e Sàlàkó), são dados a crianças que nascem com o cordão no ombro e se estende até a cintura, lembrando uma bandeira branca. As crianças nascidas com o cordão umbilical no pescoço são conhecidas como Àìná, em Cuba também são associadas a Şàngó, talvez devido à semelhança entre as palavras Àìná e Iná (fogo) devido a este erro hoje, Àìná também é erroneamente cultuado aqui como um orisa de fogo e associado a Şàngó e Ibeji, mas Àìná não é um orisa e é o nome dado a crianças nascidas com condições especiais, como Ìgè, Àlàbá, Dàda, Ìdòwú, Ọ̀kẹ́, ect. "

 

 Dra. Paula Gomes responde

 

"Dayron Dominguez as crianças de Obatala, não nascem embrulhadas em bolsa, mas sim as Ato de Egungun. Os Oke ou Talabi k é a mesma coisa tem um véu a cobrir o rosto, mas não é a bolsa."

 

Salako está mais direcionado para título . Estou só adicionando mais conhecimento

Fonte https://www.facebook.com/photo/?fbid=5323169791138090&set=gm.1261224821307754&idorvanity=505152733581637 

 

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

NOVOS DADOS SOBRE O PAI ROMÁRIO - 2022

Para o bem da ciência e a preservação da história dos ícones religiosos do Batuque do Rio Grande do Sul, coletamos a postagem pública da descendente do pai Romário de Oxalá, a sacerdotisa Mary Faleiro de Oxum, postada na mídia social Facebook.
Postado em 26/10/2022 acessado em 27/10/2022 às 10:41
Revisado e aumentado em 19/11/2021 às 21:14
 


"NÃO EXISTE NENHUM ORIXÁ DO MEU PAI DE SANTO EM LUGAR NENHUM. TUDO O QUE ERA DE SEU PERTENCE, FOI DESPACHADO, MUITO MENOS OBÉ, ESSE QUEM QUEBROU FOI EU, ONIFAN REINA NA CASA DE TODOS OS SEUS FILHOS, E A ÚNICA SOBRINHA NETA Simara de Yemanja QUE FICOU SE GOVERNANDO PODE CONFIRMAR.
CUIDADO, O PRÓXIMO ANO É ELE QUEM REINA."



"Simara de Yemanja
Vdd o q tinha ficado de obrigação dele q era seus orixás em ocutá foi despachado na missa da minha mãe carnal eu conduzi o eressum não tenha dúvida não ficou obé e nada da África do pai Romário Almeida confirmado minha irmã"


Entretanto na mesma postagem, a sacerdotisa Mary Faleiro, nos traz uma nova informação ao qual ficaram três orixás do pai Romário.

"Mary Faleiro
Simara de Yemanja e somente 3 Orixás haviam ficado."


"Simara de Yemanja
Mary Faleiro tentaram roubar o povo da rua porém era os do quarto de sto q ficamos com eles pela jogada do Enio q na época correu junto e mais q mts da família"

 

Imagens comprobatórias:

Link https://www.facebook.com/mary.faleiro.7/posts/pfbid0DhSdXi81j5wskvN9C2721YURG84RzudCjyc8PkXRZK2MAem2WUUsB7XEtJxq6Wf5l

Em uma nova postagem na comunidade da Nação Cabinda do RS, Vander Do Bará informa dados sobre a vida do pai Romário, que são confirmados pela sua descendente e herdeira mãe Nara do Bara.

Vander Do Bará
"Não precisaria,descrição.
Porém a quem não respeite a história o legado deixando por pai Romário (vô Romário)
Seu legado sua história foi continuando pela sua escolhida sucessora Mãe Sirley e assim foi assim se cumpriu seu legado
E hoje se tem continuidade pela sobrinha neta Mãe Nara Almeida
Respeite essa história esse legado.
A força das chaves hoje amanhã e sempre."

Nara Almeida
"Para algumas pessoas precisa sim, pessoas que não conheceram mãe sirley enquanto foi dirigente única do ile Primeiro de Maio , pessoas que não sabem que ela foi a escolhida por pai Romario em vida , pessoas que não sabem que ela dedicou sua vida pra cuidar de seus filhos e do seu tio que a amava como filha legítima, pessoas que não sabem que todos os filhos dela foram criados por ela e por pai Romario , pessoas que não sabem o quanto a família Almeida foi presente em todos momentos da vida do seu patriarca , pessoas que não sabem que mãe sirley cuidou e ficou com pai Romario até sua partida, pessoas que só conhecem história falada por pessoas que tentam tirar proveito a cada vírgula aumentada em seu benefício. Então há essas pessoas sim , precisa de legenda e descrição. "

Imagens comprobatórias



Link https://www.facebook.com/photo/?fbid=684370606481925&set=gm.3378447712387074&idorvanity=1444295859135612


Revisado e aumentado em 01/05/2023
Postado pela Yalorixá Mary Faleiro, em sua página do Facebook:

"PAI OXALÁ ONIFAN NOSSA ESTRELA MAIOR.
AOS IRMÃOS, QUE SÃO POUCOS..TENHAM CERTEZA, NÃO ESTÁ MAIS EM MATÉRIA NEM OCUTÁ, MAS ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS LARES QUE RESPEITAM SEU LEGADO.
Saudade do sr. PAI!!!
Saudades de te chamar,
de te ouvir...
ouvir tua voz, tua risada,
saudade que dói, tempo que não volta,
Tanta admiração, tanto orgulho, tanto bem querer,
tanta preocupação, tanto cuidado, tanto amor...
Se tivesse me perguntado se podia partir,
te diria NÃO,NUNCA!
Mas, infelizmente, era a hora..
E o sr. partiu.
Deixando saudades...eternas saudades,
deixando ensinamentos para vida inteira,
deixando o orgulho...orgulho de ser filha de Oxalá Onifan.
deixando um vazio enorme.
Eu tenho a sensação que se o senhor estivesse aqui um pouco mais tudo seria diferente. Sua confiança, sua segurança, seu amor me fazem tanta falta.
Tempo, porque tu não volta?
para que eu pudesse olhar o senhor e lhe dizer mais uma vez:
PAI, EU TE AMO!
Para que pudesse lhe dizer que sei o quanto o Pai Oxalá me ama,
pois me abençoou com uma pessoa linda como o senhor, pra eu chamar de PAI o único homem que chamei de PAI!
Te guardo nas minhas melhores lembranças, no meu pensamento, no meu coração..
Amor que é para sempre...
SILÊNCIO, PALAVRA DE ORDEM PARA O DIA DE HOJE."

 




Imagens comprobatórias:

Revisado e aumentado em 15/06/2023
Esta revisão nos apresenta informações que apesar de não serem conclusivos, são de suma importância para os registros e história do Batuque do RS contemporâneo.

Informações publicadas em 13/06/2023, na comunidade privada do Nação Cabinda do RS, do Facebook, informa sobre a perpetuação da casa do pai Romário de Oxalá, atualmente sob o comando a descentes carnal e religiosa a sacerdotisa Nara de Bara, a seguir:


"A exatos 11 anos nos deixava Mãe Sirley de Yemanjá. Menina dos olhos de Pai Romário de Oxalá, ela era sua sobrinha carnal, filha de criação e herdeira de seu axé. Pessoa simples, discreta porém um poço de sabedoria. Com a partida de Pai Romário foi Mãe Sirley a responsável por terminar a obrigação (balé e povo de rua) de muitos irmãos, babalorixás que se tornaram referência na Nação Cabinda. Privilegiados são os que tiveram a honra de ver Yemanjá Obí flutuando com sua leveza pelo salão. Hoje quem segue seu legado é Mãe Nara de Bará sua filha carnal e atual dirigente espiritual do Ilê Primeiro de Maio ! "


Os comentário que seguem completam as informações:


Erick Wolff
Algo importante para o Batuque, que é a continuidade do templo, com os fundamentos e pelo menos o igba do fundador do templo, neste caso, conforme informado pela família carnal, o pai Oxalá continua na prateleira após o falecimento do Olupilese do templo 1 de maio.


Erick Wolff
Nação Cabinda Rs por gentileza, qual seria o nome deste livro ou apostila e onde poderemos achar


Chico Neto
Erick Wolff muito interessante saber o pai Oxalá do Bàbá Romário continua sendo cultuado no templo 1 de Maio, além dele, nas suas pesquisas, sabe de alguma outra família que não despachou o orixá do Patriarca/Matriarca e continua sendo cultuado na prateleira?


Erick Wolff
Existem algumas informações, porém, ainda não confirmadas.
Contudo sabemos que ao despachar o orixá, acaba-se ali, não havendo continuidade… por isso este registro e muito importante.
@chiconeto

 

Imagens comprobatórias:


 

Imagens complementares:


Apesar das informações serem postadas pela comunidade Nação Cabinda do RS, que é uma comunidade fechada, e possivelmente sejam informações fornecidas pelo moderador Luciano Zulu, filho e membro do templo 1 de maio, ainda não foram informada a fonte e origem do documento.

Entretanto, no dia 14/06/2023, a descendente religiosa e sacerdotisa Mary Faleiro, abre uma postagem pública em seu facebook, com as seguintes informações, vejamos:


"E hoje seria seu bori, de onde estiver nos guie com seu amor e pulso forte. Não deixe que as mentiras prevaleçam, sobre as verdades.
Te amo pai amado.
O ocutá se foi, mas Onifan permanece entre nós."

 

Os comentário que seguem completam e confirmam as mesmas informações que anteriormente foram coletadas e já publicadas neste artigo. Vejamos a seguir:

" Simara de Yemanja
Sim e achei q deveria ter ido antes pois teve até roubo de filhos tentando pegar o ocutá mas na missa da minha mãe carnal foi despachado junto com a yemanja Obí era pra ficar até qd a Sirley estivesse viva ela partindo pro Orum o pai Oxalá Onifã foi no eressum dela..

Mary Faleiro
Simara de Yemanja também acho que deveria ter ido antes, no apejó teria que passar 8 anos e fazer uma quinzena seca, se não fosse feito teria que despachar, e há quem diga que Oxalá ficou, jamais ficaria. Ficou pelas crianças e aos cuidados de minha madrinha, na partida dela se foi com Yemanjá. Que nos defenda sempre da maldade e vaidade humana. Bj

Simara de Yemanja
Olha Mary roubam tantas coisas só se pegarão o ocutá e eu não vi só se ficou no bolso de alguém pq eu fiz as frentes cozinhei td e eu das filhas q se comandavam ja na época fui a unica q frenteou a missa pois as outras estavam menstruadas só se foi qd pisquei...kkkk" 

Imagens comprobatórias:

Link https://www.facebook.com/mary.faleiro.7/posts/pfbid0TfhAt9hfeAy6kSvLoGv46YVDq1dBei5SSFi8hdR1iPbPakjnaM72gDAMfhzwdk3Hl

Revisado e atualizado em 18/06/2023
Nesta atualização, seguem mais informações da família religiosa e consanguínea sobre os orixás do Romário. Vejamos:


Karina Silveira
Simara de Yemanjá você como família carnal da nossa Dadá, confirma essa história do pai Oxalá Onifã ainda ser cultuado nas prateleiras do Ilê 1 de maio ?
Já sei a resposta, mas ela será bem mais relevante vinda da família direta.

Karina Silveira
Erick Wolff Você verá aqui a resposta da sobrinha dele Mãe Simara de Yemanjá.
Mas já te confirmo que o Pai Oxalá foi embora junto com a obrigação de Mãe Sirley de Iemanjá.

Simara de Yamanjá
Karina Silveira outro Ocutá suponho pois o q era do pai Romário Almeida não ficou no ilê quem queria se governar na missa eu tirei o martelo das mãos da pessoa então me mostrem o Ocutá...vão inventar no inferno

Simara de Yamanjá
Karina Silveira só rindo como disse o Oxalá Onifã foi despachado juntamente com yemanja Obí então foi retirado de dentro da água com a sereia q saiu do mar ou como de costume roubado.!!!..

Karina Silveira
Simara de Yamanjá Obrigada por deixar claro. Mais claro que isso só água

Imagens comprobatórias:






Revisado e aumentado em 01/05/2024
Mãe Simara de Yemanja, descendente do pai Romário posta homenagem (2024) para o finado Pai Romário de Oxalá.

"Batuque no Ilê primeiro de maio na década de 1970 eu ali sentada ao lado do meu pai de sto Romário Almeida de tranças uma criança que ja amava sua nação por isso digo sei de onde vim e pra onde vou sei quem sou ,sou filha da Goa de Oxalá Onifã filha nata sem outra mãos em meu Orí que seja perpétuo seu axé entre nós filhos de fé hj já não temos o sr em terra e sim nas maravilhosas lembranças que Oxalá Onifã nos ilumine sempre mesmo não podendo mais ganhar seu conforto num abraço apertado onde sabíamos que teríamos respostas pra tudo então assim era uma fila que se estendia por um bom tempo só pra ser confortado pelo sr da paz..Epaô babá.."

Imagem comprobatória:





Toque no templo Ilê Primeiro de Maio, fundado por pai Romário, que atualmente está sob a direção da descendente consanguínea e herdeira do axé. 


Revisado e aumentado em 03/05/2024

Coletamos a postagem HOMENAGEM A ESSE DIA PRIMEIRO DE MAIO DIA DE OXALÁ ONIFÃN, na comunidade "Nação Cabinda do RS." do facebook, de autoria do moderador Luciano Zúllu, publicado em 14/07/2022.

Nesta postagem, o descendente informa a data de assentamento do pai Oxalá do pai Romário.


"HOMENAGEM A ESSE DIA PRIMEIRO DE MAIO DIA DE OXALÁ ONIFÃN...
Luciano Zúllu
14/07/2022.

Seguindo a série de homenagens ao mês dos Pais. Impossível falar de ícones da Nação Cabinda, sem citar Pai Romário Almeida de Oxalá ( in memoriam ).
Neto direto de Pai Waldemar de Xango Kamuca, filho de Santo de Mãe Madalena de Oxum.

Pai Romário marcou toda uma geração de religiosos de Matriz Africana. Fundou a Sociedade Beneficente Ilê Primeiro de Maio em 1949 que existe até hoje, sob a direção de sua sobrinha-neta carnal, e filha de santo, Mãe Nara Almeida de Bara Lanã.

Pai Romário nasceu no dia 14/06/1911 e faleceu no dia 16/06/1990.

Após seu falecimento, quem assumiu a Sociedade Beneficente Ile Primeiro de Maio, foi sua Sobrinha carnal, Mãe Sirlei de Iemanjá, herdeira espiritual legítima do Axé, foi escolhida por Pai Romário para lhe suceder após sua partida.

Mãe Sirlei de Iemanjá, mãe carnal da atual dirigente e sucessora do Ilê, Mãe Nara de Bara Lanâ.

Na ocasião de seu falecimento, Pai Oxalá, estava com mais de 60 anos de vasilia. Sua importância e seu legado, são até hoje amplamente respeitados, em todas as Nações do Batuque do Rio Grande do Sul.

O Ilê Sociedade Beneficente Primeiro de Maio.
Rua: Ernestina Amaro Torelly 358
Bairro: Bom Jesus Porto Alegre-RS"

Comentários relevantes: 

"Erick Wolff
[Luciano Zullu] fiz a soma da idade ao qual o pai Romario faleceu, e na época a idade da vasilha do pai Oxalá e cheguei a um resultado surpreendente de 92 anos, quase 100 anos este Okuta, numa casa matriz, onde a herdeira preserva tudo intacto.

Luciano Zúllu
[Erick Wolff] Como falei antes a outro irmão. Certas casas ainda preservam a tradição e o fundamento."


Imagem comprobatória:


 Link https://www.facebook.com/photo/?fbid=5090085611101528&set=gm.3297319817166531&idorvanity=1444295859135612  


Nesta outra postagem PAI ROMÁRIO DE OXALÁ JOBOCUM ONIFAN , na comunidade "Nação Cabinda do RS." do facebook, de autoria do moderador Luciano Zúllu, publicado em 16/07/2022.
Destacamos para o registro da idade do assentamento do pai Oxalá do pai Romário.

"PAI ROMÁRIO DE OXALÁ JOBOCUM ONIFAN
Por Luciano Zúllu
16/07/22
Neto de Pai Valdemar de Xangô Kamuka e filho de Mãe Madalena de Oxum Demúm. Pai Romário, simplesmente o Dadá ou Dindo para os mais próximos foi o fundador da Sociedade Beneficente Religião Africana 1° de Maio hoje sob o comando de sua sobrinha-neta e filha de santo Mãe Nara de Bará Lanã.
Há 32 anos os tambores se calavam, pois partia para o Orum um dos grandes Baluartes da Nação Cabinda. Pai Romário se vivo fosse estaria com 111 anos de idade e seu orixá estaria com 98 anos de vasilha. Assim como há 32 anos os tambores de sua imensa gôa silenciaram na data de hoje também não se toca sineta, não se rufa tambor, não se acende vela e não se bate cabeça em respeito a este grande Babalorixá que partiu deixando um grande vazio e também um grande legado a nação Cabinda. Feliz de quem viveu está época!
Texto: Mãe Nara de Bara Lanã"

Link https://www.facebook.com/photo/?fbid=4929738490469575&set=gm.3252414371657076&idorvanity=1444295859135612

 

TIKTOK ERICK WOLFF