quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

11CURIOSIDADES SOBRE OLOKUN

Postado por yemoja_arike 
Em 14/12/2021, acessado em 15/12/2021 às 12:57



1-Olokun é a/o Orisa ligado ao mar e oceano - òkun é a palavra para mar em Yorùbá


2-Algumas regiões é considero homem, mas em sua grande parte é considerada uma Orisa feminina

3-Em alguns cultos dizem que Yemoja é mãe de Olokun outros que Olokun é mãe de Yemoja em outros não possuem nenhum tipo de relação.

4-Olokun Seniade: Nome da Orisa feminina casada com Oduduwa
Olokun Ajaokoto: quando homem
Olokun Asorodayo: um nome para se referir a Orunmila sem relação com a Orisa Olokun (Sologbade Poopola)

5-Geralmente a cor de Olokun é o branco, mas o culto é tão espalhado que pode apresentar muitas variações.

6-No interior da terra yoruba as comunidades cultuam Olokun em lagos e rios.

7-Ao contrário de muitos Orisa, Olokun é encontrada sendo cultuada em várias etnias, até mesmo não Yorùbá. O seu nome é popular, mas não é todo local que tem festivais em sua homenagem.

8-Olokun pode ajudar seu devoto em todas as coisas, é muito ligada a fertilidade e riqueza- um itan diz que ela era uma fabricante de contas e pessoas de longe vinham comprar, então ela ficou rica. Os seus trabalhos de contas e comércio estavam numa área chamada Igbo-Olokun (floresta de Olokun).

Esse local sofreu escavações arqueológicas e foram encontradas contas (missangas) de vidros datadas do século 12 - muito antes da chegada dos europeus. Foto no carrossel.

9- Traços no chão são usados para chamar Olokun sem que precise invocá-la oralmente- a iconografia é chamada de Ikaye / Mgba para a adoração de Olokun no Reino de Owa, e entre as pessoas Ika do Estado Delta, Nigéria

10- Homens e mulheres são iniciados em Olokun

11- Ile ife ostenta em praça pública uma cabeça/estatua de Olokun, a curiosidade é que essa representação foi pela primeira vez feita em bronze, foi saqueada por britânicos, e historicamente é a imagem de uma das filhas do Ooni ife da época de fabricação. Com o tempo muitos yoruba adotaram como uma representação da Orisa Olokun.

Outras fontes - Solomon Omojie
Fotos: Bunmi Okunlola Faniyi, Cambridge University, Anthony Mahone, Benin City, Nigeria, 1994. Kathy Curnow, 1994.imodara 2016.











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