domingo, 3 de maio de 2020

FESTIVAL DE OBÀTÁLÁ



Ìgbáràwé Obàtálá começou hoje no Ojúbo Òòsà Aájè na cidade de Oyo e, após 17 dias, o Festival terminará com Ìràwe Ìtìkùn no Òkè Sóró.

Durante estes 17 dias os ritos tradicionais ocorrerão em diferentes Ojúbo como Eléwùrà, Èfùú, Olúòfin, Elémosà, Odùduà, Olúfón e Ògìyán.

Além dos ritos tradicionais NÃO é PERMITIDO aglomeração de pessoas ou qualquer tipo de celebração.

Obàtálá tem a mais alta posição hierárquica no panteão do Òrìsà na terra Ioruba, sendo o mais velho de todos os Òrìsà.

Na terra Yoruba ele é conhecido como Obàtálá “Oba ti àlà”, significando o rei do branco, tambem conhecido como Òrìsà Nlá ou “Oba ti o nlá “, o mais alto rei. 

Obàtálá é o segundo em comando após Olódùmarè. Òrìsà àkóbí, ele foi o primeiro Òrìsà a ser criado e o segundo criador dotado de autoridade por Olodumare: "Obàtálá Igbákejì Eléèdá Olódùmarè". 

Obàtálá é o único responsável pela moldagem dos olhos, boca, ouvidos, nariz e o corpo do ser humano. 

Conhecido como "Ate re re Kaye", o que significa o rei que todos conhecem.

Ele sempre usa solo de argila de qualidade para moldar o ser humano; portanto, ele é também chamado de "Álamo rere". 

Olódùmarè nomeou Obàtálá com seu próprio nome Alaba -Láse (a palavra com poderes de Olódùmarè ) através da autoridade delegada a Obàtálá na sua jornada para a terra. 

O santuário de Obàtálá é desenhado com giz branco "efun". 

Yémowó é sua esposa e a sua comida favorita é inhame moído e egusi cozido com caracol. 

Uma menina pequena ou mulheres idosas são responsáveis por buscar a
água para o santuário. 

No caminho para o rio, elas não devem falar com ninguém e vão tocando o sino para que todos saibam que são mensageiras de Obàtálá. 

Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó Èsìn Òrìsà Ìbílè

sábado, 2 de maio de 2020

OMIIDUN, EKO (CONHECIDO NO BRASIL COMO AKASSA), OGI

Neste ensaio publicamos o Eko (Akassa) tradicional Ioruba, do Batuque e do Candomblé, para que os estudiosos possam pesquisar e conhecer as formas que cada um faz.

Passo a passo do tradicional Omiidun, Eko (conhecido no Brasil como Akassa) e Ogi iorubá.

"OMIIDUN, EKO (CONHECIDO NO BRASIL COMO AKASSA), OGI"


Créditos - Asa Orisa - https://www.youtube.com/channel/UCFgfcmYjZN9c0UdEWR0Qt8A
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Revisado e aumentado em 20/03/2023

"O EKO FINALIZADO, OYO, NIGÉRIA"



Adendo da redação

Este é o procedimento que a mais de 40 anos o Ilê Axé nagô Kóbi prepara o Akassa.

"O AKASSA DO BATUQUE"
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Revisado e aumentado em 01/04/2024

A receita correta do Akassa do Candomblé:

"PASSO A PASSO! COMO FAZER UM AKASSA DO CANDOMBLÉ CORRETO"


Outro vídeo do tradicional Akassa do Candomblé:

VÍDEOAULA CULINÁRIA AFRO: O AKASSA BRANCO E VERMELHO DO CANDOMBLÉ.


ÒYÓ RESPEITA TODOS OS ÒRÌSÀ IGUALMENTE.


Cada grupo familiar de um Òrìsà tem sua própria hierarquia.

Ninguém pode contar a história de um Òrìsà melhor que o sacerdote desse Òrìsà.

Ninguém entende mais de Sàngó do que os sacerdotes e devotos de Sàngó.
Ninguém entende Oya mais do que os sacerdotes e devotos de Oya.
Ninguém entende mais Yemonja do que os sacerdotes e devotos de Yemonja.
Ninguém entende Ògún mais do que os sacerdotes e devotos de Ògún.
Ninguém entende mais Obalúayé do que os sacerdotes e devotos de Obalúayé.
Ninguém entende mais Obatálá do que os sacerdotes e devotos de Obàtálá.
Ninguém entende mais sol do que os sacerdotes e devotos de sol.
Ninguém entende mais Òrúnmìlà do que os sacerdotes e devotos de únrúnmìlà
Ninguém entende mais de Obá do que os sacerdotes e devotos de Obà.
Ninguém entende mais de Èsù do que os sacerdotes e devotos de Èsù
Ninguém entende mais de Egúngún do que os sacerdotes e devotos de Egúngún
Ninguém entende mais de Òkè do que os sacerdotes e devotos de Òkè
Ninguém entende mais de Orò do que os sacerdotes e devotos de Orò

E assim por diante …..

Òyó tem especialistas em todos os cultos de ìrìsà, eles trabalham juntos para o 
benefício da comunidade! E eles constituem Èsìn Òrìsà Ìbílè. 
Os sumos sacerdotes de cada clã Òrìsà fazem parte de uma associação 
(Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó) ocupam os mesmos privilégios e todos têm autoridade máxima 
sobre os Òrìsà de sua adoração. Então é Òyó.
 
O Òrìsà em Òyó é uma tradição familiar, proveniente de uma linhagem. 
Para pertencer a esse Òrìsà, a linhagem ancestral será eliminada pela consulta dos 
Eérìndínlógún (16 cowries), obi / orogbo ou opele / ikin, todos da mesma importância.

Òyó respeita a característica de Òrìsà de ter oráculos diferentes e considera tudo 
eficiente. Ainda seguindo a tradição familiar de Òyó, cada pessoa terá 1 Òrìsà 
principal e se tornará o especialista nesse òrìsà ao longo do tempo.

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VOCAÇÃO SACERDOTAL

Por Erick Wolff de Oxalá
01/05/2020



Na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul, uma religião do culto ao orixá, o sacerdócio é determinado diretamente pelo orixá, através do jogo ou de uma divindade quando manifestada, pois somente o orixá poderá informar diretamente quem deve ser um sacerdote numa religião que é dele feita para ele.

Por isso que em momento algum nesta tradição necessitamos de odu de sacerdote, nem que sacerdotes de outra religião interfiram, no que não conhecem.


Assim também ocorre com o povo de Obá em Òyó, Nigéria:









sexta-feira, 1 de maio de 2020

FELIZ INÍCIO DE MÊS, ÒSÈ ÒGÚN

Publicado em 01/05/2020


Feliz mês novo e feliz outro òsè Ògún a todos os devotos e praticantes de ifá e òrìsà na Nigéria e na diáspora.

Imploro a todos nós que adoremos Òrìsà Ògún hoje porque é o primeiro òsè Òrìsà deste novo mês.


E como todos sabemos que Ògún é o Òrìsà que é feroz o suficiente para liderar e abrir caminhos para os Òrìsà quando estão vindo do céu.


Oro para que Deus Todo-Poderoso Olódùmárè e Òrìsà Ògún limpem nossos caminhos, abençoem todos os nossos empreendimentos, ajudem-nos a conquistar todos os nossos inimigos e a remover quaisquer bloqueios em nossas vidas.


* Feliz mês novo
* Feliz òsè Ògún
* Ìsèse é a mãe da tradição
* Ìsèse l'àgbà.
Àse Òrìsà 

Fonte  https://www.facebook.com/okunola.ifayemiifanla.3


terça-feira, 28 de abril de 2020

REIGNS OF OYO ALAAFIN / REINADOS DOS ALAAFINS DE OYO English / Português


Publicado em 28/04/2020


Português
1-892 -Oranyan – Oyo-Ile foi fundado
2- 1042-Ajaka Dada
3-1077-Tella Oko conhecido como Sango
4-1137-Ajaka Dada
5-1177-Aganju Sola
– 1300- Interregnum Regente -Iyayun
6- 1351-Kori -Osogbo foi fundado
7-1357-Oluaso
– Eko é nomeado LAGOS pelos portugueses – 1472
8- 1530-Onigbogi
9-1532-Ofinran
10-1534-Egungun Oju – Igboho foi fundado / Nupe ocupou Oyo- Ile
11-1554-Orompoto
12- 1562-Ajiboye
13-1570-Abipa – Oyo-Ile reconstruido
14-1588-Obalokun -Sal introducido (Cloreto de sódio)
15-1600-Ajagbo
16-1658-Odarawu
17-1660-Kanran
18-1665-Jayin – 1 Awujale de Ijebu nomeado
19-1676-Ayibi – Oyo estendeu-se 150.00 km2
20-1690-Osiyago
21-1698-Ojigi – Alaafin viaja no Império / Oyo invade o Daomé -1728
22-1732-Gberu
23-1738-Amuniwaye
24-1742-Onisile
Daomé subjugado-1748
25-1750-Labisi – Reinou 15 dias e comete suicídio devido a Basorun Gaha
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26-1750-Awonbioju – Reinou 130 dias
27-1750-Agboluaje
28-1772-Majeogbe
29-1774/1789-Abiodun
30-1789/1796-Awole
31- 1796/1797-Adebo
32-1797/1798-Maku
– Interregnum – Regente Basorun Ojo Aburumaku
33-1801/1827-Majeotu  – Fulani apreendeu Ilorin  / Revolta do Daomé -1823
34-1827/1834-Amodo
35-1834/1837-Oluewu  – Jihad Fulani ataca Oyo -1835
– Are-Ona Kakanfo Afonja, mestre de Illorin,
convidou um estudioso fulani do Islã chamado
Alim al Salihem suas fileiras. Ele esperava
garantir o apoio de Muçulmanos iorubás e
voluntários do Hausa-Fulani norte em manter
Ilorin independente, mas não teve sucesso
36-1838/1858-Atiba Atobatele – Ago d’Oyo / Um campo de guerra iorubá implementado
por Oyo comandantes em Ibadan
37-1859/1875-Adelu agunloye – Grã-Bretanha abolui a escravidão – 1857  / Alaafin para a Guerra batedo em nome de Sango entre Ijebu & Egbas -1864
38-1876/1905-Adeyemi I  – Oyo tornou-se um protetorado da Grã-Bretanha -1888
39-1905/1911-Agogo Ija Amubieya Lawani
40-1911/1944-Ladigbolu I
41-1945/1954-Adeyemi II
42-1956/1968-Ladigbolu II
43-1971-Adeyemi III
Por Chief Samuel Ojo & Bada Saki


Inglês
1-892 -Oranyan – Oyo-Ile was found
2- 1042-Ajaka Dada
3-1077-Tella Oko known as Sango
4-1137-Ajaka Dada
5-1177-Aganju Sola
– 1300- Interregnum Regent-Iyayun
6- 1351-Kori -Osogbo was found
7-1357-Oluaso  – Eko is named LAGOS by the Portuguese – 1472
8- 1530-Onigbogi
9-1532-Ofinran
10-1534-Egungun Oju – Igboho was found / Nupe occupied Oyo- Ile
11-1554-Orompoto
12- 1562-Ajiboye
13-1570-Abipa – Oyo-Ile rebuilt
14-1588-Obalokun – Salt introduced (Sodium Cloride)
15-1600-Ajagbo
16-1658-Odarawu
17-1660-Kanran
18-1665-Jayin – 1 st Awujale of Ijebu appointed
19-1676-Ayibi – Oyo spanned 150.00 km2
20-1690-Osiyago
21-1698-Ojigi – Alaafin travelled around the Empire / Oyo stats invade Dahomey -1728
22-1732-Gberu
23-1738-Amuniwaye
24-1742-Onisile – Subjugating the Dahomey-1748
25-1750-Labisi – 15 days on throne committed suicide because of Basorun Gaha

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26-1750-Awonbioju – 130 days on the throne
27-1750-Agboluaje
28-1772-Majeogbe
29-1774/1789-Abiodun
30-1789/1796-Awole
31- 1796/1797-Adebo
32-1797/1798-Maku
– Interregnum – Regent was Basorun Ojo Aburumaku
33-1801/1827-Majeotu – Fulani seized Ilorin / Dahomey revolt -1823
34-1827/1834-Amodo
35-1834/1837-Oluewu – Oyo razed by the Fulani Jihad -1835
– Are-Ona Kakanfo Afonja , master of Illorin,
invited a Fulani scholar of Islam called Alim al Salih
into his ranks. He hoped to secure the support of
Yoruba Muslims and volunteers from the Hausa-Fulani
north in keeping Ilorin independent, but no succeed
36-1838/1858-Atiba Atobatele – Ago d’Oyo /  A Yoruba war camp settled by Oyo
commanders in Ibadan
37-1859/1875-Adelu agunloye – Britain abolish slavery- 1857
– Alaafin stopped Batedo War in the name of Sango between Ijebu & Egbas – 1864
38-1876/1905-Adeyemi I – Oyo became a protectorate of Great Britain -1888
39-1905/1911-Agogo Ija Amubieya Lawani
40-1911/1944-Ladigbolu I
41-1945/1954-Adeyemi II
42-1956/1968-Ladigbolu II
43-1971-Adeyemi III
By Chief Samuel Ojo & Bada Saki


Tradução do inglês:

Paula Gomes
Embaixadora Cultural Aláàfín Òyó


Publicado em 27/04/2020 em ÀSÀ ÒRÌSÀ ALÁÀFIN ÒYÓ 

TIKTOK ERICK WOLFF

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