quinta-feira, 17 de setembro de 2020

DEUS NÃO É UM SÓ

Por Erick Wolff de Oxalá
Publicado em 17/09/2020




Deus não é um só, vejam como o que o Deus de cada povo age e cria;


DEUS CRISTÃO

Cria o mundo em sete dias, o homem e a mulher, os expulsa do paraíso e amaldiçoa alguns povos, roga praga e etc.... Interage com os seres humanos diretamente. É onisciente e onipresente.


nZAMBI

Cria o mundo físico e espiritual, cria os seres da Natureza, tudo que vemos e os seres vivos.

Não interage com os seres humanos, mas os observa.


MAWU

Divindade feminina dos fon, interage com os seres humanos e as vezes ate se mistura entre eles, cria tudo e transforma alguns seres vivos em divindades.


OLODUMARE

Cria o mundo espiritual, e a seguir a primeira divindades Obatala, e após os demais ara-orun (habitantes do orun).

Obatala cria o mundo físico e os seres vivos, interage com os seres humanos.

Olodumare ignora os seres humanos, e atribui poderes para os orixás cuidarem deles.

Não é onisciente nem onipresente este papel pertence a ESU (orisa Bara).


Considerações Finais:

Estas são algumas diferenças entre o Deus de cada povo, inclusive alguns são mulheres.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

ÌYÁWÓ, AYA, ESPOSA

Por Erick Wolff de Oxalá

03/08/2020


A palavra Ìyáwó é um termo usado no Candomblé. No Batuque tradicional não usa-se, por ser desnecessário e sem fundamento. 


Ìyáwó, Aya; Esposa = Ìyá + Ìwó, Ìyálé.


Fomos procurar em Ìwó, e encontramos; Queda ou Colapso.

Ìyálé; A primeira esposa ou a mais velha. Quando o homem tem várias esposas, as demais são chamadas de Ìyáwó.

Procuramos possíveis palavras semelhantes como a Yáwó (Iáwó), que possui a seguinte tradução; Emprestar dinheiro. 



ÌSÙ, A ESFERA

Por Erick Wolff de Oxalá

01/09/2020


Muitas palavras Ioruba possuem sons semelhantes, e, quando traduzidas, ao perderem os caracteres gráficos, perdem também o conceito, ou são confundidas com outras.

Assim, ao serem traduzidas do Ioruba para o Inglês e a seguir para o Português, criam-se conceitos ou formam-se traduções equivocadas, este artigo nos trás um exemplo.

Atualmente é divulgado o conceito esférico do Èsù, conflitando com o conceito do falo tradicional.

Muito possivelmente o conceito esférico de Èsù pode ter origem em mais um caso de confusão linguística.

Encontramos nos dicionários de iorubá o verbo sù (arredondar, tornar esférico) e a palavra ìsù (bola, qualquer coisa redonda).

Assim sendo, quer nos parecer que o conceito esférico de Èsù pode ter origem em uma corruptela da palavra ìsù.

Acompanhe os verbetes dos dicionários:

 

DICTIONARY OF MODERN YORUBA

R. C. Abraham

 

ìsù = qualquer coisa globular.



= esférico


 

 

A DICTIONARY OF YORUBA LANGUAGE

C. M. S.

 

Sphere = ayika, obirikiti

 

 

Ball = bola, esfera = isu

 

ìsu = bola, esfera.  


 

Àyíká = circulo, circunferência


 

 obirikiti = compasso, circulo, esfera.

 

 

 

GRAMMAR AND DICTIONARY OF THE YORUBA LANGUAGE

Rev. Bowen


Ayi-ka - Circundante; Círculo; Aréola; Esfera.

 
 
 
 
A VOCABULARY OF THE YORUBA LANGUAGE
 
Rev. Crowther

Ayika =  em volta de; circulo.

 
 
 
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* Agradecemos a Luiz L. Marins por ceder as imagens para este texto.


domingo, 30 de agosto de 2020

COMEMORANDO O ANIVERSÁRIO COM A RECONEXÃO COM O PRÓPRIO ORI, EGBE, ALALE E ORISHA

Por Jelili Atiku
Em 28/9/2019







"Comecei a marcar meu aniversário ontem com a reconexão com meu ori, Egbe, Alale e Orisha.
Foi um momento maravilhoso! Agradeço a todos os Olosha de Ejigbo, Lagos e a todas as pessoas maravilhosas que enviaram votos, Iwure, e bênção para mim. 
Todos vocês fizeram da minha festa de aniversário um evento fantástico.
Obrigado a todos!" 

domingo, 16 de agosto de 2020

TRADICIONAL JOGO PARA SANGO DURANTE O FESTIVAL

Publicado por Dra. Paula
em 16/08/2020


ODU OBARA saiu durante a consulta do Eerindilogun para o ANO NOVO no santuário principal de Sango Koso.

O sagrado Odu Obara foi entoado por diversos sacerdotes, mas a mensagem principal para todos é sobre a boa Prosperidade.


Portanto, todos devem oferecer a Sango um porco e Aje Ekuru.

Ebo riru já foi realizado e o Novo Ano será próspero.

Àse

World Sango Festival 2020

Fonte - https://www.facebook.com/pgfoundation.oyo

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

INICIO DOS RITUAIS DO FESTIVAL MUNDIAL DE SANGO

Por Dra Paula Gomes
Em 13/08/2020


H
oje começaram os rituais do Festival Mundial de Sango, no Palácio do Alaafin em Oyo, Nigéria.


No primeiro dia, o festival é declarado aberto com a celebração do Ojubo Ogun.


O povo iorubá acredita que Ogum mostra o caminho para que outros sigam 'Ogum o nilana olá'.


À noite, as pessoas deixam o palácio para outra celebração chamada Aisun Koso (noite de Koso).


Esta celebração marca o Novo Ano ou a nova estação do inhame para Xangô.


Por volta da meia-noite, Xangô é alimentado com o novo inhame dentro do santuário. Mogba declara a nova temporada do inhame para todos os devotos de Xangô e começa um Novo Ano ou novo ciclo tradicional.


Eles não estão autorizados a comer o novo inhame antes de oferecer a Xangô. Isso é feito até de madrugada, até que cada família de Xangô volte para casa para comemorar o Ano Novo.








World Sango Festival 2020

Fonte - https://www.facebook.com/pgfoundation.oyo 

TIKTOK ERICK WOLFF

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