terça-feira, 8 de março de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XLIII

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 07/03/2022, na comunidade - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612 



DEUS NÃO É UM SÓ

É totalmente equivocado pensar que Deus é um só, ignorando a concepção e cultura espiritual de cada povo. 

Sabemos que o Deus cristão cria o mundo e os seres humanos, se comunica pessoalmente, amaldiçoa sua própria criação e mata, quando assim deseja. 

Povo Ioruba
Olodumare cria o mundo espiritual, cria Obatala o primogênito e após as demais divindades. Delega poderemos a Obatala para criar o mundo físico e os seres humanos. Sabemos que Olodumare ignora os seres humanos, cabe aos orixás cuidar e lidar com os humanos. 


Povo Fon
Mawu divindade feminina cria o mundo espiritual e físico junto com Lissa. Interage com os seres humanos. 

Agama vodun ligado a criação do mundo, horas representado por um camaleão, horas é considerado Lissa. 



E no caso dos Ioruba, não são considerados teísta, pois, a religião dos orixás possui uma estrutura pessoal e diferenciada. Fonte:

ORIXAÍSMO, UM ESTUDO DA RELIGIÃO IORUBA

Este artigo tem por finalidade levantar a questão para a sociedade do culto a orixá sobre o conceito do estudo das religiões dos orixás, uma estrutura religiosa que não se alinha com o teísmo.

segunda-feira, 7 de março de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XLII

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 07/03/2022, na comunidade - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612



ÒSUN RECEBEU O ÈRÌNDÍNLÓGUN DE OBÀTÁLÁ

Em terras Iorubá OBÀTÁLÁ, é considerado o pai da adivinhação, e é ele que dá o jogo de búzios a ÒSUN, YEMOJA e outras divindades

Leia mais = https://luizlmarins.files.wordpress.com/2017/11/osun-recebeu-o-erindinlogun-de-obatala-osunkolade.pdf

Veja o vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=tUg4e2R-mDg&t=

sábado, 5 de março de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XLI

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 05/03/2022, na comunidade - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612

QUANDO À NÃO É AXÉ



O Iorubá é uma língua estrangeira que não dominamos, isso não é descredito algum, mas poderemos estudar e aprender mais sobre este maravilhoso idioma, língua natal dos nossos orixás.


Indico a leitura do artigo: 

QUANDO À NÃO É AXÉ

Por Luiz L. Marins

Leia mais - https://luizlmarins.files.wordpress.com/2015/02/quando-ase-nao-e-axe-2.pdf

sexta-feira, 4 de março de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XL

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 02/03/2022

Na comunidade - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612


Neste pequeno texto demonstra a diversidade entre os mitos dentro da própria tradição Iorubá, onde os nativos convivem com a diversidade pacificamente. 

Importante pontuar que usam Oya ou Iansa, para se referir a ela.

Que nos deixa explicito que Oya não é energia da natureza. 

Pela primeira vez registra que Oya e Ogun tiveram um relacionamento. 

Que até então conhecia que Oya não tinha filhos, mas recentemente informa que Oya teve nove filhos. 


Entre outros pontos aos quais são informados. 

Veja o artigo na integra - 
https://iledeobokum.blogspot.com/2022/03/24-topicos-sobre-oya-iyasan.html

24 TÓPICOS SOBRE OYA / IYASÁN

Publicado por Paula Gomes Aduke

Em 08/02/2022


De acordo com o sagrado Òrìsà Dídá / Érìndínlógún

História oral

Pelo  falecido Sangodina Agbolori, falecido Sangodele Ibuowo, Sangowale Ibuowo and Sangodiran Ibuowo.


1. A Mítica Oya (Òrìsà ) veio de Ìkòlé Òrun (céu)  conhecida como Oya Òríirì,  Oya Aràká e Oya Òkàrá.

2.  A histórica Oya (Humana) conhecida como Iyasán Akanbí.

3. Oya Òríirì (Òrìsà ) é o seu nome no Òrun(céu), porque ela gostava de vestir muitas roupas.

4. Oya Aràká (Òrìsà ) é outro nome no Òrun (céu), devido à sua capacidade de ver o céu e a terra ao mesmo tempo.

5. Oya (Òrìsà ) no Òrun (céu)   era muito importante entre as divindades, devido à sua posição em Egbé Òrun (Sociedade celestial do céu).  

6. Oya (Òrìsà ) não tinha a intenção de deixar o Òrun(céu).

7. Oya (Òrìsà ) deixou o Òrun (céu)  com outras divindades para habitar a terra, devido ao seu amor por Ògún, seu marido no céu, que deixou Òrun céu para a terra.

8. Oya (Òrìsà ) deixou o Òrun (céu) para vir habitar a terra, mas sempre voltava para o Òrun(céu)  para se encontrar com sua sociedade Egbé Òrun.

9. A Histórica Oya (Humana) conhecida como Iyasán Akanbí, viveu na terra juntamente com Ògún até que eles brigaram, por causa dos mistériosos encontros no (céu), que fizeram Oya deixar Ògún.

10. Oya Iyasán= Iyá Mésàn-án

Oya (Humana) é conhecida como a mãe de 9 filhos. Ela estava sempre cercada de crianças e era conhecida por ser estéril, porque não se ter conhecimento de filhos nem com Ògún nem com Sàngó. O outro lado  da historia de Oya é que ela se casou com um caçador desconhecido chamado de Olúkòsi Èpé e teve 9 filhos dele, por isso é chamada de Iyasán.

11. Olúkòsi Èpé era um caçador, que encontrou a roupa do Egungun de Oya no mato e levou para sua casa, onde morava com sua esposa e filhos.

12. Agò Egungun de Oya. 

Oya recebeu de sua sociedade de Egbé Òrun no céu uma roupa com 2 olhos e 2 chifres de búfalo para usar na terra toda vez que ela queria se juntar à sociedade no céu. 

13. Esta roupa  Agò Egungun era apenas para ela ser capaz de ir para o céu e voltar, não estava ligado à adoração dos antepassados.

14. Oya (Humana) escondia essa roupa na casa das formigas (òbobò).

15. Oya (Humana) voltando do Òrun (céu) para a terra, ela não conseguia mais encontrar a sua roupa e a chuva caindo naquele dia permitiu que ela visse e seguisse os passos que chegavam à casa de Olúkòsi Èpé, com quem ela casou e teve os 9 filhos.

16. Oya (Humana) um dia brigou com a outra esposa de Olúkòsi Èpé, e ficou furiosa devido à roupa de Egungun que estava escondida, se transformando em um búfalo e acabando por matar a esposa com os filhos.

17. Oya (Humana) deixou os 2 chifres de búfalo para seus próprios filhos para eles se  lembrarem dela,  deixou-os com o pai e desaparece de novo para a floresta.

18. Sàngó seu amado marido. 

Um dia, na floresta, Sàngó avistou um búfalo, que queria caçar, mas este se transformou numa linda mulher e Sàngó se apaixonou.

19. Oya casou-se com Sàngó, ela era a sua esposa amada e deu-lhe o acesso para lidar com sua pedra do trovão. (Edùn àrá).

20.   Depois que Sàngó desapareceu no chão, ela agarrou  coragem de seguir seu exemplo e se escondeu entre um rebanho de ovelhas, ajudando-a a não ser encontrada e desaparecer. Devido ao apoio que lhe foi dado pelas ovelhas, seus seguidores são proibidos de comer carneiro (ovelhas adultas).

21.  Oya entrou no chão num lugar chamado Igbo-Oya em Irá e se tornou num rio chamado Odò Oya ou rio Níger, dividindo-o em 9 braços.

22. Oya adora comer um vegetal chamado ìsápá.

23. Oya come ègbo – (milho branco cozido) 

24. Carneiro/ ovelha é um tabu para Oya

Créditos 

Asa Orisa Alaafin Oyo
Fonte - 
https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/photos/a.103343675341244/233304192345191

quinta-feira, 3 de março de 2022

O BATUQUE PRESERVOU MUITO MAIS DA MATRIZ DO QUE PENSAVÁMOS XXXIX

 Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 03/03/2022


KAMUKA OU KAMUKÁ



Todos nós ficamos chateados quando não pronunciam adequadamente o nosso nome, por isso, por Kamuka pertencer a um idioma estrangeiro, ao entrar em contato com o consulado da Nigéria, que me informaram a pronuncia adequada. 

Por isso gravei este vídeo para que possamos pronunciar adequadamente o nome do rei da Kanbina. 

TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc