quinta-feira, 19 de setembro de 2024

ESTUDO DE UM CASO: O XANGÔ DE PAI WALDEMAR

Esta postagem foi publicada no canal Erick Wolff, do TikTok, em 18/09/2024.

O tema foi sobre o Xangô de Pai Waldemar, e uma [suposta] frase que não sabemos quem falou, quem coletou, e quem divulgou. 

A frase é atribuída ora ao Xangô Kamuka, ora ao Xangô de Pai Waldemar, gerando um debate entre os integrantes do Batuque sobre sua legitimidade. 

Vejamos a seguir:

    



@erick_wolff8 O XANGÔ DE PAI WALDEMAR A suposta frase… referente ao Xangô de pai Waldemar. quem teria dito? #batuque #afrobrasileira #antropologiadigital #kamuka #xango ♬ som original - Erick Wolff8


Seguem alguns comentários que possuem relevância e devem ser registrados. Vejamos a seguir:


paulinho

os iles de kambinda pelo menos o de meu pai tinha um xango do povo no pátio.

como kamuca seria único e ficaria a frente de sua nação

pergunta

"Todos os iles tem um xango kamuca sento no pátio?


Erick Wolff8

Por gentileza, onde coletou esta informação, pois se o Kamuka fica no pátio, onde ficaria o Agodo de pai Waldemar segundo a sua fonte?


Erick Wolff8

[@paulinho] para atualização do nosso trabalho, seria importante registrarmos a sua fala, e se possível informar a família, ajudaria muito para as memórias do batuque.


paulinho

Que eu tenha conhecimento :

meu pai mario de oxala jobocon , meu avô pai joao manoel cabral de oxala de orumilaia e meu bisavô pai Henrique de oxum panda possuíam. n


Erick Wolff8 

Por gentileza, quantos da sua família possuíam ou possuem o Kamuka sento, e em qual local ele fica?


paulinho

sou filho de pai Mário de oxala jobocum de rio grande rs ( falecido) que era filho de pai João Manoel Cabral de oxala de urumilaia ( falecido) de pelotas que era filho de pai Henrique de oxum (poa)


Adrian Toledo5485

xango agodo sundijina hera kamuca. y esto trasendio por su hija de sangre tras una historia muy triste al perder a su padre


Erick Wolff8 

@Adrian Toledo5485 grato pela participação, mesmo assim, segundo sua afirmação, se trata de outra divindade, pois Kamuka é uma divindade, não é um nome do sango agodo.


Erick Wolff8 

Lembrando que pai Waldemar era do xangô agodo, e ficou conhecido por ter um Kamuka no pátio


Link da postagem: https://www.tiktok.com/@erick_wolff8/video/7415818325818641670?lang=pt-BR

Imagens comprobatórias:



terça-feira, 17 de setembro de 2024

ESTUDO DE CASO: A SUPOSTA FRASE DO ASSENTAMENTO DO XANGÔ KAMUKA

Esta postagem foi coletada da comunidade Nação Kambina do RS, contendo 27.2 mil integrantes, na plataforma Facebook, postada em 02/09/2024, e coletada em 17/09/2024, às 18h32m.


O intuito desta postagem foi coletar informações sobre uma suposta frase que teria sido anunciada por um orixá, no entanto, não ficando claro se se tratava do pai Waldemar ou de outro sacerdote, porém, até o momento via sendo vinculada a ele.


Vejamos a seguir:



"Boa tarde a todos, estes dias, passou por uma das pastagens uma questão importantíssima a qual pode compor a História e Cultura da Nação deixada por pai Waldemar.

Por isso, sem julgamentos, quem puder contribuir, terá grande valor para os nossos estudos e pesquisas.

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"Saudações a todos ... respeitosamente ... tenho uma dúvida e gostaria de perguntar:

Estas palavras ...

/// "..." Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"..." ///

Como estas palavras foram ditas?

a) o pai Waldemar se ocupou com Sango Kamuka?

b) Sango Kamuka teria aparecido ao pai Waldemar (ou outra pessoa) e disse estas palavras?

c) Quem transmitiu estas palavras? Como elas chegaram até os dias de hoje?

É apenas uma dúvida, não estou questionando nada.

Por favor, se puderem responder, fico muito agradecido pelo esclarecimento.""


Ficando disponível durante a postagem, houve poucas participações, vejamos a seguir:


"Jussara Esteves Hermes

Acredito com todo respeito que é lenda mas é minha opinião


Andressa Paz

Poderia ter sido dito através do jogo de Búzios?

Pois antigamente se tinha o axé por merecimento e tempo, é raro mas ainda existe Babás e Yás que escutam o que o Orixá sopra nos ouvidos e enxergam o Búzio ..

Também gostaria de saber… 🙏⚖️


Santos Simone

Respeitosamente, discordo.

Penso que não foi bem assim.

A palavra pode ser interpretada de acordo com o ouvido de quem passou adiante a despedida deste Orixá dentro daquele yle, daquele filho que em breve deixaria este plano.

Certas coisas foram corrompidas de acordo com o interesse particular de alguns babalorixas e yalorixas, questão que ainda é bem atual.


Jackson Filho  · 

Desde que passou essa postagem também fiquei me perguntando. Mas como disse na outra, isso foi passada de pai pra filho e vem de geração em geração.

Por isso digo cada um acredita naquilo que quer e muita coisa na nação gaúcha ou Candomblé é questionável.

Ótima Terça-feira a todos.


Erick Wolff

[Jackson Filho, Santos Simone, Jussara Esteves Hermes, Andressa Paz, Jardel Rodrigues] e amigos desta comunidade.

Todas as pontuações foram importantes para as pesquisas, e serão analisadas, no entanto, "uma tradição oral não é uma folha seca ao vento, necessita das devidas fontes"... Além disso, necessitamos considerar se todas as famílias descendentes do pai Waldemar corroboram com fala:

/// "..." Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"..." ///


Erick Wolff

Nesta comunidade, a qual é formada pelos Kambina, descendentes religiosos do pai Waldemar, onde preservam os costumes e tradições deste segmento religioso, onde:

Há famílias que possuem a segurança do Kamuka no meio do salão;

Há famílias que possuem o Kamuka sento, sendo cultuado como orixá no pátio ou no quarto de orixá;

Há famílias que não possuem o Kamuka sento e nem a segurança dele no meio do salão.

Em todos estes exemplos existe a preservação dos costumes e tradições familiar, e o fundamento de uma família não deprecia a outra por tê-lo ou não sento, pois todos a seu modo praticam o respeito e o culto ao Kamuka.

Porém, a frase em questão, que até alguns anos, era considerada verídica, hoje por falta de referências, falta de fontes e possuir conflitos conceituais, começa a levantar dúvidas da sua veracidade… e nestes dias que aguardamos nenhuma manifestação em defesa foi trazida, aguardaremos mais alguns dias caso alguém tenha alguma informação que possa acrescentar.

/// "..." Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"..." ///


Erick Wolff

*REFLEXÕES*

Abrimos uma postagem em 02/09/2024, no grupo Kambina do RS, com 27,2 mil membros, entretanto, até hoje 15/09/2024, ninguém se pronunciou em defesa do tema.

Nesta postagem, solicitamos informações de como frase a seguir teria sido coletada, por quem ou como, tem levantado a curiosidade de muitos:

"Depois de mim nesta terra, não haverá mais de um, sendo um não me apresentarei duas vezes... Eu como um, só serei um, não mais pegarei cabeça, nem mais serei assentado, permanecerei como protetor da minha nação"

Segundo informam, pai Waldemar era de Xangô Agodo, e possuía um Kamuka no pátio, lhe dando a fama de pai Waldemar do Kamuka.

Segundo informam, que Xangô Kamuka seria um orixá guardião, por isso não pegaria cabeças.

Sendo assim, a frase tema da postagem estaria se referindo ao Xangô Agodo de pai Waldemar, ou, ao Xangô Kamuka que ele possuía sento no pátio?

No caso, ao qual estaria se referindo ao Xangô Agodo de pai Waldemar, não teria motivos para associações com o Xangô Kamuka.

Caso se referisse ao Xangô Kamuka, em quem ele estaria manifesto, pois segundo informam pai Waldemar era de Xangô Agodo e não do Xangô Kamuka.".


Link https://www.facebook.com/photo/?fbid=10235143855123024&set=gm.3841161942782313&idorvanity=1444295859135612 

Imagens comprobatórios




RITO DE INICIAÇÃO DENTRO DA NAÇÃO DE KETU

Coletamos esta postagem do grupo Aşę Omí Odò, no Facebook, com 20,8 mil integrantes, focando para o público candomblecista e simpatizantes, postado em 15/09/2024, acessado em 17/09/2024 às 10h44m.

O tema do debate é Idoxu e iniciações.


"Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi

Administrador · 15 de setembro às 18:14 ·

Quando eu tenho o desprazer de ler ou ouvir um individuo escrever ou falar que “Iaô é feito com galinha de angola”, fico imaginando se realmente essa pessoa sabe iniciar alguém dentro do Culto Afro Brasileiro denominado de Candomblé.
Será que essa pessoa em questão tem pelo menos a noção que o Rito de Iniciação dentro da Nação de Ketu é um conjunto de cerimônias litúrgicas, onde a galinha de angola faz parte apenas de uma dessas cerimônias?
De nada adianta ter a Ẹtu e não ter o Òs̩ú; assim como de nada adianta ter ambos e não ter Ewé, e assim sucessivamente. Poderia enumerar várias etapas da iniciação, mas não estou aqui para ensinar candomblé a seu ninguém, e sim causar polêmicas, e acima de tudo colocar as pessoas para refletir e pensar, se assim o desejar.
Doa a quem doer, mas agora eu entendo o porquê de tantas iniciações dentro do Candomblé de Ketu, estarem totalmente comprometida.
Bàbá Guido Olo Ajagúnà"

Em debate segue:


"Juan Pablo

Olá irmã, uma boa noite, sua benção.

Entendo perfeitamente sua opinião, mas a persona que cita isso, não está querendo dizer que não é só com animais de quatro pés que se faz um feitura? Ou até mesmo não ser necessário o uso deles ?


Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi

Juan Pablo nao entendi o texto dessa forma. Ele diz que não é com uma dangola somente que se faz uma iniciação.


Luiz L. Marins

Colaborando com o tema, temos duas imagens dos livros de José Beniste que ajudam esclarecer:


Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi

[Luiz L. Marins] olha só meu querido irmão, conheci Beniste pessoalmente e tive e tenho muito respeito por ele, mas não devemos impor apenas uma fonte de estudo e pesquisa, já que td aqui foi misturado desde os navios negreiros e com o continente africano enorme e complexo como é, nao nos deixa uma visão única de absolutamente NADA. Essa página é destinada à pessoas simpatizantes da Religião, leigos e com o único inteteresse de informar, encantar e também impedir que pessoas sem caráter e desonestas invadam a vida deles e os desanimem com o Sagrado. Espero que tenha sido entendida. Agradeço imensamente à sua colaboração, porem o Professor Beniste é do Afonja, sendo assim sua liturgia é do Àṣẹ dele de Origem. Meus respeito e sua benção.


Luiz L. Marins

Aqui Beniste informa que o idosu no Brasil substituiu outras formas iniciáticas da matriz Ioruba (orun-aiye, p. 325)


Ìyá Denise Queiroz Ifarẹ́mi

Luiz L. Marins vc deveria fazer uma pagina irmão.


Luiz L. Marins

Aqui Beniste esclarece que o idosu no Brasil é um ipin do axé coletivo DA CASA de axé. (Aguas de Oxala, p. 177)


Erick Wolff

Respeitando a prática e fé de cada um, segue uma contribuição:

IDOXU NO BRASIL É DO ORIXÁ, OU DA CASA?

Este ensaio faz algumas reflexões sobre o Idoxu, a necessidade de fazer ou não, a quem o Idoxu pertence, e quem pode fazer.

O Idoxu é um preparado que contém segredos do orixá ao qual está sendo feita a iniciação.

O Idoxu tradicional na matriz, deve ser feito por sacerdotes deste mesmo orixá que haverá a iniciação, ou seja, indivíduos de outros orixás não colocam a mão nem participam na confecção do Idoxu de um orixá que não sejam iniciados.

Lei em:

https://iledeobokum.blogspot.com/2021/06/idoxu-no-brasil-e-do-orixa-ou-da-casa.html"

Link fonte - https://www.facebook.com/photo?fbid=7931289876992722&set=gm.1679727192790846&idorvanity=505152733581637 

Imagem comprobatória:






sexta-feira, 13 de setembro de 2024

ITEFA, OU INICIAÇÃO COMPLETA NO CULTO DE IFÁ

Babalawo Ifalolu Akano Olusoji Oyekale

Publicado no Facebook

Em 12/09/2024
 
 
 

 


Existem dois tipos principais de iniciação: 

Iniciação Odu

Iniciação Elegan. 

Ambas pertencem ao processo de consagração dentro do sacerdócio de Ifá, mas diferem em seus propósitos, requisitos e funções. A seguir, explico as principais diferenças entre elas.


Iniciação Odu.

A Iniciação Odu está diretamente relacionada com a conexão profunda do iniciado aos 16 principais Odu Meji e seu próprio Odu pessoal, o qual guiará sua vida e missão espiritual. A palavra "Odu" refere-se aos códigos de Ifá, que são os fundamentos dos ensinamentos e do sistema de divinação de Ifá. Na iniciação Odu, o foco é na revelação do Odu que regerá a vida do iniciado, juntamente com as orientações e preceitos que vêm com ele.

Durante a Iniciação Odu, o iniciado entra em contato direto com os mistérios de Ifá, sendo ensinado sobre os códigos de sabedoria e os caminhos de atuação dos Odu em sua vida e na comunidade. Essa iniciação geralmente é destinada àqueles que seguirão um caminho sacerdotal e praticarão Ifá de maneira formal, realizando consultas, rituais e aconselhamentos espirituais.

Características principais da Iniciação Odu:

- Revela e consagra o Odu pessoal do iniciado.
- Foco em um nível profundo de conhecimento dos Odu e na prática espiritual.
- Destinada àqueles que seguirão como Babalawos ou Iyalawos.
- Envolve a prática completa da divinação com o Opele ou Ikin e a realização de rituais comunitários.


Iniciação Elegan

A Iniciação Elegan é uma forma de consagração mais focada em proteger e guiar espiritualmente o indivíduo, mas sem o compromisso direto com a prática sacerdotal completa de Ifá. A palavra "Elegan" é um termo que se refere a pessoas iniciadas em Ifá que não necessariamente exercerão funções sacerdotais, como o Babalawo, mas que recebem as bênçãos e a proteção de Ifá para alcançar equilíbrio e harmonia espiritual.

Essa iniciação é mais apropriada para aqueles que buscam uma conexão mais íntima com Ifá, mas que não se veem comprometidos com o sacerdócio e suas responsabilidades. Em outras palavras, a Iniciação Elegan permite que o indivíduo tenha acesso à orientação e proteção de Ifá, sem a necessidade de se envolver nas complexidades da prática de divinação e no atendimento à comunidade como um sacerdote.

Características principais da Iniciação Elegan:

- Envolve a consagração e proteção pessoal com Ifá, mas sem o compromisso sacerdotal.

- Foco em buscar equilíbrio espiritual e orientação para a vida, mas sem a necessidade de praticar divinação.

- Não é necessário dominar o sistema completo de Ifá ou aprender a fazer consultas e rituais comunitários.

- Ideal para pessoas que querem a proteção e sabedoria de Ifá sem se tornarem Babalawos ou Iyalawos.

Diferenças Fundamentais

1. Propósito: A Iniciação Odu é voltada para aqueles que desejam seguir um caminho sacerdotal e praticar Ifá de maneira plena, enquanto a Iniciação Elegan é mais focada na proteção e guia espiritual sem o compromisso sacerdotal.

2. Conhecimento e Responsabilidades: Na Iniciação Odu, o iniciado aprende os mistérios dos Odu, tem o seu Odu revelado e assume a responsabilidade de servir à comunidade através da prática de Ifá. Na Iniciação Elegan, o foco é mais pessoal, sem a necessidade de aprendizado profundo ou responsabilidades sacerdotais.

3. Prática de Ifá: Aqueles iniciados na Iniciação Odu podem realizar consultas, divinação e rituais comunitários, enquanto os iniciados na Iniciação Elegan não têm essa responsabilidade.

4. Compromisso: A Iniciação Odu implica um compromisso de vida com o sacerdócio de Ifá, enquanto a Iniciação Elegan é mais voltada para a proteção e equilíbrio espiritual do indivíduo.

Em resumo, tanto a Iniciação Odu quanto a Iniciação Elegan são caminhos de consagração dentro da tradição de Ifá, mas diferem significativamente em seus objetivos e compromissos. A Iniciação Odu prepara o indivíduo para o sacerdócio pleno, enquanto a Iniciação Elegan oferece proteção e orientação espiritual sem as responsabilidades sacerdotais.


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Nota do transcritor: 

O babalaô Elegan também é chamado metaforicamente de " awo atémakí ", significando: " bate palmas, não louva ", segundo diz o babalaô Awodele Ifayemi

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Transcrição e adaptação: Luiz L. Marins

Prova documental:


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Nota Legal:

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

Capítulo IV: Das Limitações aos Direitos Autorais: 

Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: 

I - a reprodução: 

a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com menção ao nome do autor, se assinado, e da publicação de onde foram transcritos; 

b) em diários ou periódicos, de discursos pronunciados em reuniões públicas de qualquer natureza;



terça-feira, 20 de agosto de 2024

A BATUQUEIRA BRASILEIRA JULIE, RESTAURA DO TEMPLO DE ÒSUN EM ÒYÓ NA NIGÉRIA

Por Erick Wolff

A brasileira Julie Viana, sacerdotisa do Batuque do Rio Grande do Sul, e iniciada para Òsun em Òyóna Nigéria, recebeu o nome Osunronké Abebi.

Julie tem acompanhando os festivais e eventos em Òyó, desde a sua iniciação, e, ao mesmo tempo, começando a restauração e preservação do templo de sua família Òsun

A preservação dos templos e a tradição dos povos iorubá, é muito importante para a sociedade afro religiosa do mundo todo, sendo que a reinauguração do templo de Òsun em Òyóna Nigéria, se torna um grande trabalho de preservação de bens imateriais e materiais para o mundo todo.

A restauração dos templos em Òyóna Nigéria, é o esforço e trabalho da Paula Gomes, Ministra o Alaafin de Òyó, que a alguns anos tem feito um trabalho de preservação e resgate dos costumes antigos, preservando o culto a òrìsà.





Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/permalink/3826311987600642


PAULO DAMATA PERGUNTA SOBRE BEBIDAS PARA O BARA LODE E OGUN AVAGÃ

Nesta postagem do Paulo Damata, postado no grupo Nação Cabinda do RS do Facebook, com intuito de coletar informações sobre o costume de oferecer bebidas aos orixás.
Precisamos esclarecer que a maioria das famílias do Batuque tradicionalmente não oferecem bebidas a orixás.
Vejamos a postagem:



"Bom dia irmãos!!!!!
Alguém sabe ou já ouviu ( no passado Bará Lodê bebia Cachaça) ?
Sei que é estranho para Orixá mas é coisa antiga.
Obrigado"


Coletamos alguns dos comentários durante o debate:

"Erick Wolff

Bom dia, temos registros de sacerdotes que faziam serviços para o avaga com uma garrafa de cachaça, diretamente na encruzilhada.


Rafael Tealdi

[Erick Wolff] Bàbá, era a bebida "cachaça" mesmo ou algum tipo de aguardente, como o Gin, por exemplo, muito usado em África ou Candomblé?


Diego da Rosa

[Erick Wolff] Eu sirvo cachaça e ou gin para lode, cerveja para ogun avagã espumante para oyá! Gin eu esborrifo nos barás (okutas)


Diego da Rosa

Não dou bebida alcoolica para axeres! nem orixá em terra


Babalorixá João Òsún Olobomi

[Erick Wolff] se faz ou se fazia dar mimiã amargo (farinha de mandioca com epô e um pouco de cachaça) no trilho de estrada de ferro para Ogun Avagã....e tudo se abria na vida... claro quêm detém o conhecimento de axé...

E o interessante é que era uma noite antes de se cortar um bode ou até boi para Exu (entidade)....


Erick Wolff

Assim, como temos registros de uma família que era de Ijesa e depois passou para a Kambina, que nos dias dos Batuques, os axero, terminavam o Batuque bebendo:

Ogun - cerveja, há relatos de separarem engradados de cerveja e o axero bebia a madrugada.

Oya - sidra de maça

Osun - sidra de pessego

Yemanja - sidra normal

E os axeros ficavam com a garrafa na mão e uma taça, porem, não vi Bara, Sango, Xapana, Oxala nem Ossanhe bebendo.

Preservaremos os nomes, respeitando o tabu da ocupação e a família, porem, há possibilidade de serem fornecidos, para estudos ou pesquisas acadêmicas.


Bàbá Ifaburè Dirojaye

[Erick Wolff] Lo he visto en mis comienzos Bàbá. Todos los axere tomaban cerveza excepto los de Óòṣànlà


Erick Wolff

Este evento eu vi algumas vezes quando entrei para a religião por volta de 1980


Iago Ramos

Bom dia ... No passado e até nos dias atuais os orixás Bara Ogum ossanha e xapanã existe preceitos que vão cachaça sim, até pq na África e servido pra quase todos os orixás ....

Hoje muitos não se faz mais pois muita coisa se perdeu no tempo, claro que eh em certos rituais. Mas sim lodê assim como avagã tomam cachaça.... Isso falando da minha goa, mas sei que em muitas vão dizer que eh errado.... Mas orixás são natureza....

Antigamente se dava sim, a grande maioria das pessoas iniciadas a esses orixás os serviam cachaça..


Bàbá Ifaburè Dirojaye

Iago Ramos o gin, cachaça, ron, etc, são para ativar o àṣẹ e até o ofo mesmo. É muito legal e em nossa família também se usa.


Iago Ramos

[Bàbá Ifaburè Dirojaye] isso mesmo, mesmo Exu adora ser assoprado com gin e epô...


Paulo Dexango

[Iago Ramos] sim mano e verdade até eco se fãs mais isto é fundamento


Erick Wolff

Sim, concordando com o Iago Ramos, que no Bori, é comum algumas famílias fazerem o axé dos copos, com algumas bebidas, que após o Bori, os que estão no serão, podem beber um gole destes copos.


Elaine Azevedo

Já ouvi falar


Erick Wolff

[Rafael Tealdi] era pinga mesmo, qualquer um, inclusive, o serviço passa a garrafa no corpo da pessoa.


Diego Correa

Alguns lados são servidos cachaça a orixá lode e Avaga.


Erick Wolff

[Diego da Rosa] o irmão serve bebida para orixá, um fundamento da antiga família ou atual?


Diego da Rosa

[Erick Wolff] da família do pai Cláudio, onde eu comecei pai Erick e me encontro novamente, raiz da Keta


Angelo Marcos E Silva

Boa tarde Irmão.

Sim, meu primeiro babá, já falecido, servia 1 martelinho de cachaça e deixava na frente do lodê.

Mas isso somente quando se arriava 4 pé pra ele.

Onde somente homens participavam da obrigação.

Servia 1 martelinho que se derrubava umas gotas no chão da casinha e passava de mão em mão esse martelinho até último terminá-lo.

Então servia outro que ficava na frente da obrigação do lodê.


Francisco Machado

Sim se costuma colocar atrás do acertamento dentro da casa de lode e avaga , um copo com cachaça para lode e avaga, que é trocado toda segunda-feira no cruzeiro de lode .


Elisabeth Rodrigues

Eu não tenho conhecimento disso


Glaci Maria Bogiel

Si desdo meu pai de santo ivo do Ogum (em memória) no corte de 4 pés sim 1 cálice de cachaça depois que terminava só os homens cada um toma 1 gole é a garrafa é guardada novamente na casinha é do lado da nação nunca vi servir outra bebidas alcoólicas a Santo nem um é conheci muitos pais antigos não não faziam isto pelo lado de nação.


Lucas Freitas

[Glaci Maria Bogiel]

Exatamente Mãe Glaci, Cachaça ou Gin ou até mesmo Whisky pro Exú Lodê juntamente do Ògún Avagã. Após o término do serão de 4 pés dele, os homens (somente homens) tomam um gole do copo da bebida deles.

Se tem Dirã, serve champanhe a ela, e no final a mesma coisa, porém as mulheres já podem fazer parte e após a imolação dos bichos tomam um gole do cálice dela.


Ederson Faleiro Babalorixa

Sim já soube de fundamento antigo do oyo que ficava um.copo com cachaça. Para lode sim. Pois na África orixa. De rua servia cachaca em alguns rituais. Sim.


Glaci Maria Bogiel

Mas na UMBANDA sim cachaça para Exu champanhe para as giras cervejas OGUM vinho tinto no para Oxóssi malzibier para Xango

Frisante para IEMANJÁ é vinho SABIA para OXALÁ aliás nunca mais vi este vinho

Mas só na UMBANDA e não no terreiro só nos ritual de mata é cachoeira


Paulo Damata

[Glaci Maria Bogiel] pelo que sei não existe mais o vinho sabiá.


Glaci Maria Bogiel

[Paulo Damata] acredito a minha primeira mãe de Santo usava muito


Claudio Tì Ossãim Santos

Eu 1 vez por mês sirvo "oti alagbara" ao meu Lodê, e responde muito bem.

Até mesmo uns dos ebós que faço na mata ao meu orixá sirvo também oti, e a resposta é rápida.

Mas já salientando: Eu faço, não quer dizer que todos tem que fazer.

E graças estou bem 🙏🏽🍃🗝


Paulo Roberto Lopes Martins

Eu tive um filho que servia ele no cruzeiro, e tem lados que ainda usam a caipira no dia do corte.


Erick Wolff

Querido amigo Babalorixá João Òsún Olobomi, interessante a sua informação de alimentar Ogun com comida de Exu, antes de um ritual de entidades da umbanda ou quimbanda."


Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/ 

Imagens comprobatórias:







TIKTOK ERICK WOLFF

https://www.tiktok.com/@erickwolff8?is_from_webapp=1&sender_device=pc