sexta-feira, 15 de julho de 2022

TEMPLO DE OSUN OSOGBO

Por Orisa Brasil

Postado em 09/07/2017 acessado em 15/07/2022 às 10:50



Fonte - https://www.facebook.com/watch/?v=1367315513385312

domingo, 10 de julho de 2022

ORÍKÌ OLÓDÙMARÈ (LOUVOR A OLÔDUMARE)

Louvor a Olódùmarè



 

ORÍKÌ OLÓDÙMARÈ

1 L'ojú  Olórun! L'ojú Olódùmarè!

2 Elédàá, Eléèmìí, Olùpilèsè

3 Òyígíyigì Ota Aìku

4 Ògàá àgo Oba òrun

5 Atérere Káyé, 

Eléni à té'ka

7 Oba a sè kan má kù

Olórun nikan l'ógbon

9 Ar'inur'ode

10 Olùmònokàn

11 Oba Aìrìí Awamaridi

12 Oba Adáké dá'jó

13 Oba Mimo ti kò l'éèrí

14 Alalàfunfun òkè

15 Isé Olórun tóbi

16 Alábàáláàse, a rán rere si i àwa.


 LOUVOR A OLÔDUMARE

1 Na presença de Olórun! Na presença de Olódùmarè!

2 Criador, senhor dos espirítos, fundador do mundo.

3 Pedra imutável e Eterna

4 Mais Alto Glorioso Rei do Céu,

5 Aquele que Se espalha sobre toda a terra,

6 Dono da esteira que nunca se dobra

7 Rei cujos trabalhos são feitos com perfeição

8 Olórun é o único que tem sabedoria

9 Aquele que não podemos ver.

10 Aquele que conhece os corações.

11 O Rei invisível que não podemos ver

12. Rei que mora em cima, e que julga em silêncio

13 Rei Puro, que não tem mancha.

14 O Rei puro que não mancha

15 Os trabalhos de Olórun são poderosos

16 Alábàáláàse envie as coisas boas para nós. 


MARINS, Luiz L. Obàtálá E A Criação do Mundo Ioruba, 4 Edição, Edição do Autor, São Paulo, 2021, pg 9 a 10.

Link acessado em 10/07/2022 às 09:43hrs -  https://luizlmarins.files.wordpress.com/2022/05/obatala-e-a-criacao-do-mundo-ioruba-quarta-edicao-gratuito2.pdf  

quinta-feira, 7 de julho de 2022

OBÀTÁLÁ CRIA O SER HUMANO

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 07/07/2022



Este ensaio tem por finalidade demonstrar que Obàtálá, cria o ser humano sozinho, enquanto ele cria as árvores, e, que também planta todas as sementes do mundo.  


O livro Obàtálá e a criação do mundo Ioruba, do Luiz Marins, coleta e reúne versos que até então estavam fragmentados. Neste texto coletamos somente os versos que envolvem a criação do homem, a seguir: 


 [...]

165. Ele procurou uma lagoa

166. Ele viu sua imagem refletida na água

167. E sua própria imagem que o inspirou

168. Obàtálá começou a criar os corpos

169. Ele escolheu vários tipos de amó (barro)

170. De todos os tipos, de várias cores.

171. É por isso que ele é chamado de Alámòrere (Dono do barro bom)

172. Ele começou a modelar ara (corpo)

173. Ele fez okùrin (corpo do homem)

174. Ele fez obinrin (corpo da mulher)

175. Ele fez orí (cabeça)

176. Ele fez apá (braços)

177. Ele fez esè (pernas)

178. Ele juntava tudo para formar um corpo

179. E colocava para secar embaixo do òòrùn (sol)

180. Òòrùn ìmólè (Luz do Sol)

181. Era isso que secava os corpos

182. Depois que os corpos secavam,

183. Ele os colocava num lugar escuro e fechado

184. Para cada ser humano que ele criava

185. Ele criava também uma árvore

186. Ele trabalhou, trabalhou, trabalhou

187. Até que ele ficou cansado

188. As sementes que ele plantou já haviam nascido

189. Todas as árvores já haviam crescido

190. As palmeiras já haviam crescido

[...] (pg. 32 a 33)


Considerações

Notamos que no òrun (mundo espiritual) não existe a participação de nenhuma outra divindade enquanto Obàtálá cria o ser humano. Observamos que Obàtálá cria os homens e mulheres completos com todos os membros, inclusive os diferenciando sexualmente.  


Referencia
MARINS, Luiz L. 
Obàtálá E A Criação Do Mundo Ioruba, 4 edição, Edição do Autor, São Paulo, 2021.
Link - 
https://luizlmarins.files.wordpress.com/2022/05/obatala-e-a-criacao-do-mundo-ioruba-quarta-edicao-gratuito2.pdf  

terça-feira, 5 de julho de 2022

O VALOR DO EJE: MENOS É MAIS

Por Erick Wolff de Oxalá

Postado em 04/07/2022

Imagem 01, sacralização para Ògún, crédito Awosipe


Este texto apresenta ao leitor alguns conceitos que envolvem o uso do eje

Sobre oferendas comunitárias o professor Hendrix (2015), assim comunica:


[....] Em África, durante as grandes festividades em homenagem às divindades, são realizadas procissões onde os assentamentos dos òrìsà são lavados com água da nascente de um rio e, posteriormente, são imolados animais que se tornam o prato principal de um banquete comunal nessa "economia teologal "acompanhada de grandes festas coletivas, muitas vezes patrocinadas pelo rei local ou dono de mercado. 

 

Existem vários tipos de oferendas destinadas às divindades e aos antepassados. Os yorùbá eram agricultores ou pastores, por isso as oferendas se constituem da mesma forma. Quando os yorùbá faziam a colheita, o primeiro prato era para a divindade da família ou da cidade ou da comunidade. Da mesma forma quando pretendiam fazer, por exemplo, uma comida a base de galinhas. Antes de comer o animal, devia-se sacrificá-lo aos òrìsà, para, daí sim, poder consumir a carne. [...] (pg. 11)


E o professor Hendrix completa:


[...] Para os yorùbá todo ser vivo foi criado por Òòsàálá, portanto a sua vida devia ser respeitada. Para poder alimentar, o yorùbá deve primeiro devolver aos òrìsà,, o àse, a energia vital divina, assim ao consumir a carne do animal, seja uma galinha, um carneiro, ele está em comunhão com a própria divindade. [...] (pg. 11)


A seguir mostraremos a fala do Bàbálawo Ifaodunnola Aworeni:


[...] Meu irmão na realidade quem vai definir a sacralização é Orunmilá e os Orisás através do Ikin ou Meridigolun.[...]

 

Sobre a quantidade de animais oferendados o Bàbálawo Aworeni, esclarece:


[...] O Oluwo Bàbá Ifateju Aworeni no I Seminário AfroBrasileiro em Porto Alegre em seu discurso falou algumas palavras que repercutiram pesadamente em meus princípios religiosos: ..... Orisá não é vampiro....

Ou seja se Orunmilá determinar que seja usado um adiẹ não deverá ser usado dois, três, quatro ou cem! Deverá ser usado somente UM!

E é isso que justamente o que muitos erram, pois na ânsia de agradar ou por falta de conhecimento saem por ai sacralizando sem nenhum tipo de comedimento. [...] (Aworeni)


Consideração final 


Em consonância aos conceitos apresentado, já algum tempo venho divulgando que podemos observar a orientação do jogo para evitar exageros no abate, afinal o poder está no próprio orixá, no àse que ele carrega de Olodumare 


*Èjè - sangue

Referencias

AWORENI, Bàbálawo IfaodunnolaPai qual o momento certo de usar o Ejé?, J.B Ancestralidade, 2022.

Link acessado em04/07/2022 às 21:20 hrs - https://www.facebook.com/730042267179598/posts/pfbid0s7P8HQygmnSScKGGwqCTWcraPTNBE2qjaaCQ4JKB4e3fSHvQtYRjMrBXdisWsbgEl/


AWOSIPE, Ifatola Sangodare. Feliz início do mês, Ò Ògún, Blog Ilê Axé Nagô Kóbi, 2020 (crédito imagem 1)

Link - https://iledeobokum.blogspot.com/2020/05/feliz-inicido-de-mes-ose-ogun.html


SILVEIRA, Hendrix. Ìpèje: a Imolação nas tradições de Matriz Africana, Revista Olòrun n25, 2015.
Link - https://revistaolorun.files.wordpress.com/2018/10/revista-olorun-25.pdf

Imagens comprobatórias



domingo, 3 de julho de 2022

FESTIVAL DE OSUN EM OSOGBO 2016 - NIGÉRIA - AFRICA

Atenção ao vídeo:

1- Canto a Osun
1.1- Devota deita no chão - dobale. Em 0:36 segundos.
1.2 - Devota toca no chão e na cabeça. Em 1:22
2 - Canto para Yemoja
3 - Em 5:10 Transe da Orisa.
4- Devotos fazendo oferenda no Rio Osun
5- Araba Ifayemi Elebuibon no Festival
6- Arugba de Osun





Fonte - https://www.facebook.com/watch/?ref=search&v=1045039708946229&external_log_id=c6af2f06-7407-4e0a-a8c6-fb2e61fdf4de&q=festival%20oyadara%20em%20osogbo

FESTIVAL DE OYA EM OSOGBO 2022

 Oya na cidade de Osogbo - Nigéria

O elegun é Oyadara Lasigun




Fonte - https://www.facebook.com/myblackfestivals/videos/580713960238669

TIKTOK ERICK WOLFF