sexta-feira, 27 de outubro de 2023

SEGUNDO O CANAL CASAL DA MACUMBA: ITÃ QUE EXPLICA O MOTIVO DO CASTIGO DE XANGÔ TER QUE DANÇAR ALUJA.

Coletamos este vídeo no canal Casal da Macumba, da mídia social TikTok.

O grupo reconstruí esta apresentação para explicar segundo a interpretação, conceitos e adaptação próprios, porque Sàngó dança Aluja (toque de guerra).


Vídeo da apresentação:



Conforme o canal Casal da Macumba, este é um resumo da apresentação:

RESUMO: Pai Oxalá estava prestes a fazer uma viagem, porém, por precaução, optou em consultar o Ifá para saber se correria tudo bem


Ele teve um aconselhamento de levar três mudas de roupa, pois surgiriam alguns imprevistos no meio do caminho


também precisou ouvir que independente do que ocorresse na viagem, era importante que ele não questionasse ou reclamasse. E assim foi feito.


Depois de algumas situações, Pai Oxalá se depara com um cavalo branco que supostamente estava perdido.


Alguns soldados o encontram e o confundem com o ladrão do cavalo do Rei Xangô. Por isso, ele é aprisionado durante anos.


Conforme foi passando, o reino de Oyó foi perdendo a fartura, o solo não era mais fértil e a pobreza estava tomando conta.


Xangô preocupado, pede orientação à ifá e descobre que era devido ter um preso inocente em seu reino.


Imediatamente ele pede para que trouxessem o prisioneiro e o soltasse.
Era Oxalá. lhe deu misericórdia, mas lhe deu uma punição


Xangô sempre precisaria dançar o alujá enquanto Oxalá assiste.


Adi Piedras Jr · Amigo

Interessante e bonito, no entanto, em qual momento que o aluja um toque de guerra entra no contexto ?

Casal da Macumba · Criador

Oxalá, por ter ficado preso por anos inocentemente, castiga Xangô por isso lhe dando a tarefa de ter que dançar ó alujá


Considerações:

Buscamos referencias bibliográficas do mito, e possivelmente foi inspirada do Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos, Mitologia dos Orixás, Reginaldo Prandi, 2001, p.279.

"Ṣàngó é condenado por Oṣalá comer como os escravos

 

Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oṣalá para levá-lo à festa que faziam em sua cidade. Oṣalá era velho e lento, Por isso Airá o levava nas costas. Quando se aproximavam do destino, vira a grande pedreira de Ṣàngó, bem perto de seu grande palácio. Ṣàngó levou Oalufã ao cume, para dali mostrar ao velho amigo todo o seu império e poderio. E foi lá de cima que Ṣàngó avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela. Era Oyá! Era o amalá do rei que ela preparava!

 

Ṣàngó não resistiu à tamanha tentação. Oyá e amalá! Era demais para a sua gulodice, depois de tanto tempo pela estrada. Ṣàngó perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oṣalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas. Oṣalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Ṣàngó.

 

Ṣàngó, muito arrependido, mandou todo o povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem OṣaláOṣalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu. Mas Oṣalá impôs um castigo eterno a Ṣàngó. Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida.

 

Nunca mais pode Ṣàngó comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Ṣàngó comer em alguidar de cerâmica. Ṣàngó só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos."

Fonte - [158] Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos. Reginaldo Prandi, pesquisa de campo, Recife, 1992, narrado por Mãezinha, Maria do Bonfim, do Sítio de Pai Adão; São Paulo, 1993, narrado por Pai Doda Aguéssi Braga, babalorixá do Ilê Axé Ossaim Darê. Este mito justifica o assentamento de Xangô em recipientes de madeira, de preferência gamelas, e faz referência ao ciclo de festas do candomblé denominado Águas de Oxalá. Muitos relatos populares enfatizam que os escravos no Brasil comiam em cochos de pau, como "come" Xangô nos Candomblés.

Procuramos informações de alguma ligação deste mito com o Aluja em casas de Candomblé, e não encontramos até o momento.

Procuramos referencias da existência de um mito onde Iemanjá estaria ligada diretamente ao Alujá, ou ensinaria o toque de guerra para Xangô, e, não encontramos. 

Referente a citação no mito Xangô é condenado por Oxalá a comer como os escravos, citado no livro Mitologia dos Orixás, do motivo de Sàngó comer em opón (gamela), procuramos a dra. Paula Gomes, ministra da cultura do palácio do Aláàfin para coletar informações, nos informando que:

“Bom dia, não. O opon surgiu para sango e antigamente as pessoas comiam em recipientes de madeiras  juntas. Talvez daí tenha surgido a gamela para dar comida a sango” (informação pessoal, 04/05/2023)

E completa sobre a gamela: 

"Bem eu nunca ouvi e não duvido da história, pois não sei tudo, a única coisa que sei é k é comum aqui as famílias comerem juntas do mesmo pote, então antigamente tanto era em pote de barro ou madeira"


Prof. Norton relata:

[...] Xangô - na dança do alujá, violenta e rápida, os braços movem-se como se arremessassem objetos para baixo enquanto o corpo salta sobre a perna direita, ficando a outra erguida para trás. Para uns é o orixá dançando com machados, sua arma. Em outra coreografia  levanta e baixa alternadamente as mãos espalmadas para cima: "é a dança do Aganju, dono da balança e da justiça" informa Airton [...] (O Batuque do Rio Grande do Sul, p.231)


Concluímos que o Aluja é um toque de guerra e não tem nada a ver com misericórdia.
 
Sugestão de uma narrativa do Aluja de Xangô:





Imagens comprobatórias:








sexta-feira, 20 de outubro de 2023

SOBRE O ÒRÌSÀ LÓGUNÈDE

Coletamos este artigo da pagina Òrìṣà Lógunẹ̀dẹ - A Divindade Iorubá da Caça, Guerra e Rios, da mídia social Facebook.

Nela fala de uma divindade conhecida no Brasil, um destaque faremos para o oráculo usado pela divindade.




"SOBRE O ÒRÌṢÀ LÓGUNẸ̀DẸ
(Tradição de Ìbàdàn, no estado de Ọ̀yọ́, na Nigéria)

- Entrevistadora: Renata Barcelos (Òrìṣà Brasil).
- Entrevistado: Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́).
- Edição e Iorubá: Hérick Lechinski (Ìṣẹ̀ṣe/Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀ - Culto Tradicional Iorubá aos Orixás).
1 - Qual o significado do nome Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Ológunẹ̀dẹ/Lógunẹ̀dẹ significa o “Pequeno Guerreiro”, significando que é o guerreiro que tomaram como se fosse insignificante, mas não sabiam o qual importante e forte o mesmo se tornaria.

2 - Quais são as suas cores representativas, quais animais gosta de receber como oferendas e quais são as comidas oferecidas à Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Lógunẹ̀dẹ usa a cor vermelha, mas também pode usar a cor branca. Mas a cor vermelha é a principal. Seus “fios de contas” – Ìlẹ̀kẹ̀ são de oyindẹ, as contas de cor âmbar, como usa a mãe dele que é Ọ̀ṣun. Pode se acrescentar aos fios de contas dele o iyùn (coral) ou o sẹ̀gi (uma conta yorùbá que é longa e azul claro). Lógunẹ̀dẹ come várias comidas, principalmente o ẹ̀fọ́ yánrin, que é comida também de Ọ̀ṣun, e recebe vários bichos, como galo e bode.

3 - No culto de Lógunẹ̀dẹ qual oráculo é utilizado?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): O oráculo utilizado no culto de Lógunẹ̀dẹ é o Obì e/ou o Orógbó. Não tem Ẹ́ẹ́rìndínlógún (Jogo de Búzios).

4 - O culto de Lógunẹ̀dẹ é grande na Nigéria?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): O culto de Lógunẹ̀dẹ é regional, como o culto de vários outros Òrìṣà, incluindo Ọ̀ṣọ́ọ̀sì. Há Òrìṣà como Ọbàtálá, Èṣù, Ògún, Ọ̀ṣun, Ṣàngó, Egúngún, Ọ̀rúnmìlà, etc. que se encontram em quase todas as áreas (cidades) yorùbá.

5 - Quem são os pais de Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Segundo as sacerdotisas de Lógunẹ̀dẹ (de Ìbàdàn) com quem tenho relação e aprendizado, Lógunẹ̀dẹ é filho de Òòṣàálá e Ọ̀ṣun, especificamente Yèyé Ìpọndà. Em outras áreas pode ser que exista outras crenças a respeito da paternidade de Lógunẹ̀dẹ. Mas em Ìbàdàn é assim. E elas são originalmente de áreas Ìjẹ̀ṣà.

6 - Em muitos lugares no Brasil fala-se que Lógunẹ̀dẹ vive seis meses do ano como homem e os outros seis meses do ano como mulher...
Como é na Nigéria?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): A crença da mudança de sexo de Lógunẹ̀dẹ que existe no Brasil, eu nunca aprendi (escutei sobre) com as minhas comunidades religiosas em terras yorùbá.

7 - Lógunẹ̀dẹ pode ser cultuado no rio?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Sim, Lógunẹ̀dẹ pode ser cultuado no rio. Por que ele também é um Òrìṣà aquático, especificamente de rio.

8 - Quais são as ferramentas (insígnias) de Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): As insígnias de Lógunẹ̀dẹ são: o arco e flecha de bronze e a espada de bronze. Não vi abẹ̀bẹ̀ (leque) no templo do mesmo.

9 - Qual a saudação feita à Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Suas saudações são: “lógun ooo” e “olómi ooo”.

10 - Quais são os èèwọ̀ (tabus) de Lógunẹ̀dẹ?
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́): Entre os èèwọ̀ (tabus) dele estão: ọkà bàbà (milho-da-guiné), que também é tabu pra Ọ̀ṣun e ògùrọ̀ (um determinado tipo de vinho de palma), etc.

AGRADECEMOS ESTA IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO DE BÀBÁ NATHAN LUGO.
*Lembramos a todos que, algumas coisas dentro de alguns cultos podem mudar/variar de acordo com região e família em terras yorùbá. A família de culto que o Bàbá Nathan Lugo esteve e entrevistou, aparentemente umas das poucas que ainda cultuam a Divindade Lógunẹ̀dẹ na Nigéria, fica em Ìbàdàn, no estado de Ọ̀yọ́ - Nigéria.

Hérick Lechinski
Bàbá Nathan Lugo (Chief Olúwin Òòṣà of Ọ̀yọ́) junto a Ìyá Ọmọ́ríyebá Lógunẹ̀dẹ (Chief Ìyálóde Ọ̀ṣun of Ìbàdàn) - Respeitada e uma das principais sacerdotisas de Lógunẹ̀dẹ em Ìbàdàn"

Imagens comprobatórias


Link https://www.facebook.com/imolelogunede/photos/a.1131948043578737/1135880336518841/


 

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

ESCLARECIMENTOS SOBRE A CAMBINA/CAMBINI (CABINDA) SER NAGÔ

Postagem publicada na comunidade Nação Cabinda do RS, em 18/10/2023.

Nesta postagem tem por finalidade fornecer informações sobre a Kanbina, segmento do Batuque do RS.





"Visando esclarecimento público e o combate a desinformação, respondemos especialmente ao Ile Ase Igbomina (Por eso la Cabinda jamás la consideram NAGO) que os recentes estudos dos professores acadêmicos, especialmente o professor Denis que a Cambina/Cambini (Cabinda) é Nagô, conforme exposto no extrato do canal Heranças Afro:

[veja o vídeo completo no canal https://fb.watch/bDb9J4WvBR/]"


Comentários:


"Ile Ase Igbomina

En mí país se dice DE QUE SIRVE REPUJAR CUANDO LA TENEMOS CORTA ....

NO VOY A DISCUTIR SOBRE ESO YA QUE EL PRINCIPAL AUTOR SE ESTE INVENTO FALLECIÓ ANTES QUE YO NACIERA

EL BABALORIXA WALDEMAR SE SANGO

QUE FUE EXPULSADO DE LA FEDERACION DEL ANTONIO DE OSUN

POR TAL ECHO

POR MISTURAR

PERO QUIEREN QUE LA Cabinda sea nago es nago

El pai cleon dijo una vez a los 4 vientos LA CABINDA NO SE MISTIRA Y LA CABINDA NO DALE DE BRASIL

y su ex novio el pai Tadeo Ferreyra cuando escribe el libro con fundamento ìjèsà diciendo que era Cabinda

Pero si Kieren vivir una fantasía vivan aún es gratis

Ago para todos

 

Erick Wolff

[Ile Ase Igbomina]

Eu não pretendia responder, porém, devido a sua falta de respeito ao se dirigir a Cambina (Cabinda), e na sua insistência em ignorar estudos e pesquisas no âmbito acadêmico, decidi faze-lo. De fato, só se discute algo quando se tem fatos que podem se comprovar.

Primeiro, tu não tens respeito pela nação Cambina (Cabinda) por seu fundador ter nascido no Brasil, por isso, é preciso dizer, que não há documentação que cientificamente comprove a origem africana de nenhum ancestral fundador de nenhuma nação afro-brasileira.

Afirmas tu que pai Waldemar foi expulso da federação do pai Antônio, porém, é imperioso que tu cite as fontes desta afirmação para que se possa considera-la.

Não é o fato de querermos que a Cambina (Cabinda) seja nagô. Tua fala é jocosa e desreipeitosa com os professores que trabalharam honestamente a pesquisa ... são os estudos baseados no Conceito de Nação que apontam para esta conclusão.

Que provas tem que pai Tadeu era namorado e não filho do pai Cleon, depreciando a memória de ambos? Novamente, tu falta o respeito a ambos.

A fantasia que nos atribui lhe veste propositadamente, pois tu não se atualiza dos recentes estudos, e repetes atacando gratuitamente a Cambina (Cabinda) e seu fundador.

Se tiveres documentações ou fontes legítimas que comprovam tua fala para contestar os professores, por favor, apresente ... caso não ... então, pedimos que tenha mais respeito com a Nação Cambina (Cabinda) e aos ícones, da mesma forma que sempre você foi respeitado.


Ile Ase Igbomina

[Erick Wolff] agọ ahora es faltar el respeto NO CREER EN PERSONA QUE HABLAN Y SE DICEN SER HISTORIADORES DE LIBROS ....

YO VIVO CON ANTIGUOS NO OLVIDE QUE MI MAE DE SANTO TEM 63 AÑOS DE FEITURA

Y ESTUVO A LADO DE VARIOS ANTIGUOS

EMPEZANDO POR SU PAI QUE FALLECIÓ CON 82 ANOS DE FEITURA

CON EL ALÁGBE DONGA DE NANA CON OBA Y UDS LOS HISTORIADORES DICEN QUE ERA DE YEMOJA

SIGAN LEYENDO LIBROS DE PACOTILLAS Y Creyendo EN SUS PROPIAS MENTIRAS ....

NI SIQUIERA SABEN CUAL ES SUS RAICES YA QUE PULAN PARA EL LADO QUE EL VENTO LOS FAVORECE....

EÈPÀÀ BÀBÁ SANTA PACIENCIA...

CABINDA E NAGO, VALE ES NAGO AHORA TA FELIZ PAULISTA

SABE COMO LES LLAMAN SUS COLEGAS DOIDO A SUS ESPANDA Y SE RIEN DE SU REVISTITA DE COLEGIO .... Y EN SU FACE LE ALIENTAN A QUE SIGA ESCRIBIENDO PARA SEGUIR RIÉNDOSE DR UD ....

O PAI ABRE SUS OJOS


Erick Wolff

Prezado [Ilê Asé Igbomina]

Não pretendia fazer uma tréplica, mas como insistes em tua falta de respeito, julguei necessário resenhar novamente tua fala, para que todos vejam a forma desrespeitosa como trata teus irmãos de fé.

Vejamos:

"a hora es faltar el respeto NO CREER EN PERSONA QUE HABLAN Y SE DICEN SER HISTORIADORES DE LIBROS "

Não és obrigado a acreditar em nada, e em ninguém, mas, se quer contestar, apresente as fontes e os fundamentos de tua crítica, pois somente tua fala não serve como argumento. A ciência assim exige.


“YO VIVO CON ANTIGUOS NO OLVIDE QUE MI MAE DE SANTO TEM 63 AÑOS DE FEITURA, Y ESTUVO A LADO DE VARIOS ANTIGUOS EMPEZANDO POR SU PAI QUE FALLECIÓ CON 82 ANOS DE FEITURA CON EL ALÁGBE DONGA DE NANA CON OBA Y UDS LOS HISTORIADORES DICEN QUE ERA DE YEMOJA”

Meus respeitos aos teus antigos. Entretanto, se tu queres apoiar-te nas informações orais deles, faça um artigo coletando dados citando-os corretamente como: nome, cargo, família, casa de axé, tempo de religião, cidade e data da coleta destes dados ... também, a forma como coletaste estas informações, dados bibliográficos completos e corretos, etc.

Não será simplesmente jogando folhas secas ao vento que conseguirás forrar o chão.


“SIGAN LEYENDO LIBROS DE PACOTILLAS Y Creyendo EN SUS PROPIAS MENTIRAS ... NI SIQUIERA SABEN CUAL ES SUS RAICES YA QUE PULAN PARA EL LADO QUE EL VENTO LOS FAVORECE...”

Falta novamente o respeito chamando-nos de mentirosos, mas não apresenta nenhuma fonte que possa confirmar o que tu dizes. De que lado está a mentira?


“CABINDA E NAGO, VALE ES NAGO AHORA TA FELIZ PAULISTA”

Debochas da fala do professor, que fez um trabalho sério, mas tu mesmo não apresentas nada além de tua própria palavra sem que possa confirmar cientificamente o que tu afirmas ou acreditas ... praticando ainda a discriminação no lugar, que em nosso país, é crime.


“SABE COMO LES LLAMAN SUS COLEGAS DOIDO A SUS ESPANDA Y SE RIEN DE SU REVISTITA DE COLEGIO ....”

Novamente fazes a depreciação da pessoa e do nosso trabalho sem apresentar nenhuma argumentação fundamentada.


“Y EN SU FACE LE ALIENTAN A QUE SIGA ESCRIBIENDO PARA SEGUIR RIÉNDOSE DR UD ....”

Estudiosos sérios que realmente em conteúdo não agem assim, antes, apresentam uma argumentação fundamentada que se coloca à mesa de debates de forma respeitosa.

Se tu realmente queres ser ouvido, comece pelo respeito às diferenças.

Se tu realmente queres ser ouvido, comece por citar suas fontes corretamente.

Se tu realmente queres ser ouvido, comece por fazer uma crítica honesta e fundamentada.


“O PAI ABRE SUS OJOS”

Concluo recomendando a ti o mesmo conselho:

“O filho, abra seus olhos”

Àse o!"


Link - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/permalink/3617532515145258/?comment_id=3618036288428214&notif_id=1697725389134425&notif_t=feedback_reaction_generic&ref=notif

 

Imagens comprobatórias:







quinta-feira, 12 de outubro de 2023

ẸKÚ OSE ORE YEYE IYA OSUN O!

Coletamos esta postagem publicada pelo Awodire Oba Alaia OlufonAgbaye, em 12/10/2023.

'Ẹkú Ose Ore Yeye Iya Osun O!


[IORUBA]
"Osun o fe'wa kiwa
Alabosi kii re'di Osun
Osun o fe'wa kiwa
Alabosi kii re'di Osun
Bee ba Bebe ti o gbo
E kiye s'iwa yin
Bee ba Bebe ti o gbo
E kiye s'iwa yin o
Osun o fe'wa kiwa
Alabosi kii re'di Osun

[PORTUGUÊS]
Osun não gosta de mau caráter
Um fofoqueiro não vai visitar Osun
Osun não gosta de mau caráter
Um fofoqueiro não vai visitar Osun
Se você implorar e ela se recusou a ouvir
Vá e verifique a sua conduta
Se você implorar e ela se recusou a ouvir
Vá e verifique a sua conduta
Osun não gosta de mau caráter
Um fofoqueiro não vai visitar Osun"

[INGLÊS]
Osun does not like bad character
A gossiper doesn't go to visit Osun
Osun does not like bad character
A gossiper doesn't go to visit Osun
If you beg and she refused to listen
Go and check your character
If you beg and she refused to listen
Go and check your character o
Osun does not like bad character
A gossiper doesn't go to visit Osun"'


Imagem comprobatória

Link - https://www.facebook.com/photo/?fbid=815304330340243&set=a.109499160920767

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

BARÁ LODE E AS MULHERES NO BATUQUE

Este artigo registra o debate publicado na comunidade Nação Cabinda do RS, em 04/10/2023.

Coletamos esta postagem com intuito de registrar novas informações para futuros trabalhos e registros das memórias e cultura do Batuque do RS.




Os seguem comentários do debate:

Meg Elizabete G Mocelin Comin

Bom,eu muitas vezes limpei ,fiz frentes e ecós para lodê,era informada que a única mulher que poderia fazer,eram as filhas de Yemanjá... inclusive,depenar aves e fazer suas inhelas . ..Pois então,sempre fui muitíssima abençoada por o poderoso Orixá Bará Lodê e nunca precisei tirar saia e vestir calças .. E,quando um vinha ao mundo eu,batia cabeça pra ele e era muito acarinhada e abraçada pelo mesmo...ent,fica aí minha dúvida, sobre todas essas restrições.


Erick Wolff

[Meg Elizabete G Mocelin Comin] interessante informação, anotamos para futuros trabalhos.

Saberia informar, por gentileza, por que na sua família somente mulheres de yemanja mexem com lode?

E se há mulheres feitas para lode?


Meg Elizabete G Mocelin Comin

[Erick Wolff] 1-conforme ensinada, Yemanjá é a Mãe e sendo assim,as filhas(prontas)podiam ter essa responsabilidade,caso fosse assim,revelado no jogo de búzios.

2-TODAS as mulheres tinham o assentamento do Lodê!

3-SIM...haviam (não sei se ainda vivem)filhas prontas para Orixá Lodê.

Era cortado o 4, pés na porta de entrada do salão e, não no peji.

Tinha uma irmã (Jane)de Lodê pronta com irunmale sento e cujo orixá chegava no mundo,lindo demais!Ela faleceu em 2011,bem jovem.

Naçao Oyó.


Erick Wolff

[Meg Elizabete G Mocelin Comin] imensamente grato pela gentileza de responder pela sua família, porém, não querendo me aprofundar nos fundamentos, apenas na tradição e cultura, por favor, ficaram mais umas pequenas duvidas, seguem:

1 - a irmã informou que “a feitura das mulheres para Lode, era feito na porta da entrada do salão”, neste caso, ficando distante do Para (quarto de orixás) elas ficam de frente para o Lode ou de costas para ele.

2 - Se todas as mulheres tinham o assentamento do Lode sento, então as mulheres de Yemanja tinham qual função?

G Mocelin Comin

Supercolaborador

1-de frente para o Lodê sentada na porta do salão .

2-Todas as funções,como qualquer outra!e quando digo todas,é TODAS MESMO Desde a limpeza do salão e arrumação do peji em dias(e não dias)de obrigação, em conjunto com todas as outras!Todas eram iguais aos olhos dos Orixás...nenhuma melhor que a outra!


Considerações

Na família da Meg Elizabete G Mocelin Comin, a mulher que será iniciada para o Lode, recebe obrigação na porta do templo, neste caso ela fica de frente de para o pátio onde ficam os assentamentos do Bará Lode. 

Há famílias do Batuque, que na feitura de mulheres para o Bará Lode, o ritual é feito na porta do salão, no entanto, se posicionam frente para o quarto de orixá e de costas para o pátio onde fica o assentamento do Bará Lode.

Na família da Meg Elizabete G Mocelin Comin, as filhas de Yemanjá ficam encarregadas de cuidar e tratar do bara Lode, no entanto, Meg também informa que não são somente as mulheres de Yemanjá que lidam com este orixá.


Imagens comprobatórias 







Link onde ocorreu o debate:
https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3608106509421192/

TIKTOK ERICK WOLFF