quinta-feira, 14 de maio de 2020

"NÃO CONFUNDA "ORUKÓ COM DIJINA !!!!

Publicado por Matamoride Ijoba Angola
Data 14/05/2020


"A única nação que tem dijina é a nação Angola.

Para quem não sabe ..... O filho na nação angola, quando é iniciado (a) é batizado pelo seu zelador (a) com um nome referente ao seu Inkisse!! Todos os filhos (as) da casa irá chamar o filho (a), por sua: DIJINA .

Dijina não é segredo para ninguém ..... Seria o nome de batismo !! Dijina , só ganha o iniciado (a) " FEITO " (a) . Abian !!! Na nação Angola "" NÃO" tem dijina .


KETÚ !!! Não tem dijina
EFON !!! Não tem dijina
JEJE !!! Não tem dijina

Os filhos (as) iniciado (feito ) da nação: KETÚ, EFON e JEJE. São chamados por sua ordem de barco:

DOFONA , DOFANITINHO (a) , FOMO , FOMUTINHO , ETC.......

O Orukó*

Significa em Yorubá “nome”, sendo que no Brasil tem o mesmo sentido, porém ele é mais usado para descrever o nome do Orixá.

E esse tem uma enorme importância, o Iyawô só nasce a partir do dia do nome, onde o orixá pronúncia seu segredo em alto e bom som, porém o iniciado deve mantê-lo em sigilo, pois ele diz a essência de seu orixá, e de sua vida.

Todas as nações KETÚ, ANGOLA, EFON e JEJE ! Suas entidades no dia da saída de Iyaô, grita seu ORUNKÓ.

ORUKÓ!!! é SEGREDO!!!!!! Seria o seu CPF!! Único!! Ninguém tem igual !!!!!!!!!!!!!!!!

EXEMPLO: Filhas de Oxum Opará, tem muitas.... Mas cada um com o seu Orukó!! Cada um com sua energia!! Cada um com seu verdadeiro nome!!!!! Seu zelador (a) alimentou diretamente...... Oxum Opará com este C P F (ORUNKÓ).
Este segredo (orukó), deve fica entre : VOCÊ ! SEU ORIXÁ ! SEU ZELADOR (a).

Trocar de axé.... Só por muita necessidade!!!!!! O novo zelador (a) exigirá o seu ORUNKÓ... Você tem a obrigação de dizer!!!! Você não está confiando desta nova pessoa por a mão na sua cabeça??? O que era segredo, deixa de ser segredo.

ORUNKÓ! É SEGREDO!!! DIJINA É PUBLICO .

Já vi duas ou três maneiras de “tirar o Orukó, e isso vai de axé para axé. O sentido é o mesmo. Nosso Orukó é eternizado em um axé, pois ele é citado em muitas obrigações, e quando temos casa aberta ele se torna ainda mais importante, pois tanto ele quanto o Orukó de nossos antepassados são citados, como uma forma de demonstrar que os atos e ensinamentos que estão sendo passados têm fundamento, tem hierarquia, que não viemos do nada e também tem a função de agradecer aqueles que tanto se dedicaram para que hoje possamos desfrutar dessa religião tão mágica e especial.

O Iyawô deve saber o que significa o seu Orukó, e assim ele pode entender melhor seu próprio destino. Outra coisa que acontece são os “apelidos” que são usados dentro da casa de santo, por exemplo: Quem é de Ogun, chamamos de Ogunssy, quem é de Oxum, Oxunssy... Essa terminação, ssy, vem de "sì" – que significa "adorar" em yorubá, ou seja, quando chamamos alguém de Oxunssy, na verdade estamos chamando de Adorador de Oxum, iniciado a Oxum, ou seja, é uma forma carinhosa, não confunda com Orunkó."

Texto:omoafefe

domingo, 3 de maio de 2020

FESTIVAL DE OBÀTÁLÁ



Ìgbáràwé Obàtálá começou hoje no Ojúbo Òòsà Aájè na cidade de Oyo e, após 17 dias, o Festival terminará com Ìràwe Ìtìkùn no Òkè Sóró.

Durante estes 17 dias os ritos tradicionais ocorrerão em diferentes Ojúbo como Eléwùrà, Èfùú, Olúòfin, Elémosà, Odùduà, Olúfón e Ògìyán.

Além dos ritos tradicionais NÃO é PERMITIDO aglomeração de pessoas ou qualquer tipo de celebração.

Obàtálá tem a mais alta posição hierárquica no panteão do Òrìsà na terra Ioruba, sendo o mais velho de todos os Òrìsà.

Na terra Yoruba ele é conhecido como Obàtálá “Oba ti àlà”, significando o rei do branco, tambem conhecido como Òrìsà Nlá ou “Oba ti o nlá “, o mais alto rei. 

Obàtálá é o segundo em comando após Olódùmarè. Òrìsà àkóbí, ele foi o primeiro Òrìsà a ser criado e o segundo criador dotado de autoridade por Olodumare: "Obàtálá Igbákejì Eléèdá Olódùmarè". 

Obàtálá é o único responsável pela moldagem dos olhos, boca, ouvidos, nariz e o corpo do ser humano. 

Conhecido como "Ate re re Kaye", o que significa o rei que todos conhecem.

Ele sempre usa solo de argila de qualidade para moldar o ser humano; portanto, ele é também chamado de "Álamo rere". 

Olódùmarè nomeou Obàtálá com seu próprio nome Alaba -Láse (a palavra com poderes de Olódùmarè ) através da autoridade delegada a Obàtálá na sua jornada para a terra. 

O santuário de Obàtálá é desenhado com giz branco "efun". 

Yémowó é sua esposa e a sua comida favorita é inhame moído e egusi cozido com caracol. 

Uma menina pequena ou mulheres idosas são responsáveis por buscar a
água para o santuário. 

No caminho para o rio, elas não devem falar com ninguém e vão tocando o sino para que todos saibam que são mensageiras de Obàtálá. 

Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó Èsìn Òrìsà Ìbílè

sábado, 2 de maio de 2020

OMIIDUN, EKO (CONHECIDO NO BRASIL COMO AKASSA), OGI

Neste ensaio publicamos o Eko (Akassa) tradicional Ioruba, do Batuque e do Candomblé, para que os estudiosos possam pesquisar e conhecer as formas que cada um faz.

Passo a passo do tradicional Omiidun, Eko (conhecido no Brasil como Akassa) e Ogi iorubá.

"OMIIDUN, EKO (CONHECIDO NO BRASIL COMO AKASSA), OGI"


Créditos - Asa Orisa - https://www.youtube.com/channel/UCFgfcmYjZN9c0UdEWR0Qt8A
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Revisado e aumentado em 20/03/2023

"O EKO FINALIZADO, OYO, NIGÉRIA"



Adendo da redação

Este é o procedimento que a mais de 40 anos o Ilê Axé nagô Kóbi prepara o Akassa.

"O AKASSA DO BATUQUE"
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Revisado e aumentado em 01/04/2024

A receita correta do Akassa do Candomblé:

"PASSO A PASSO! COMO FAZER UM AKASSA DO CANDOMBLÉ CORRETO"


Outro vídeo do tradicional Akassa do Candomblé:

VÍDEOAULA CULINÁRIA AFRO: O AKASSA BRANCO E VERMELHO DO CANDOMBLÉ.


ÒYÓ RESPEITA TODOS OS ÒRÌSÀ IGUALMENTE.


Cada grupo familiar de um Òrìsà tem sua própria hierarquia.

Ninguém pode contar a história de um Òrìsà melhor que o sacerdote desse Òrìsà.

Ninguém entende mais de Sàngó do que os sacerdotes e devotos de Sàngó.
Ninguém entende Oya mais do que os sacerdotes e devotos de Oya.
Ninguém entende mais Yemonja do que os sacerdotes e devotos de Yemonja.
Ninguém entende Ògún mais do que os sacerdotes e devotos de Ògún.
Ninguém entende mais Obalúayé do que os sacerdotes e devotos de Obalúayé.
Ninguém entende mais Obatálá do que os sacerdotes e devotos de Obàtálá.
Ninguém entende mais sol do que os sacerdotes e devotos de sol.
Ninguém entende mais Òrúnmìlà do que os sacerdotes e devotos de únrúnmìlà
Ninguém entende mais de Obá do que os sacerdotes e devotos de Obà.
Ninguém entende mais de Èsù do que os sacerdotes e devotos de Èsù
Ninguém entende mais de Egúngún do que os sacerdotes e devotos de Egúngún
Ninguém entende mais de Òkè do que os sacerdotes e devotos de Òkè
Ninguém entende mais de Orò do que os sacerdotes e devotos de Orò

E assim por diante …..

Òyó tem especialistas em todos os cultos de ìrìsà, eles trabalham juntos para o 
benefício da comunidade! E eles constituem Èsìn Òrìsà Ìbílè. 
Os sumos sacerdotes de cada clã Òrìsà fazem parte de uma associação 
(Àsà Òrìsà Aláàfin Òyó) ocupam os mesmos privilégios e todos têm autoridade máxima 
sobre os Òrìsà de sua adoração. Então é Òyó.
 
O Òrìsà em Òyó é uma tradição familiar, proveniente de uma linhagem. 
Para pertencer a esse Òrìsà, a linhagem ancestral será eliminada pela consulta dos 
Eérìndínlógún (16 cowries), obi / orogbo ou opele / ikin, todos da mesma importância.

Òyó respeita a característica de Òrìsà de ter oráculos diferentes e considera tudo 
eficiente. Ainda seguindo a tradição familiar de Òyó, cada pessoa terá 1 Òrìsà 
principal e se tornará o especialista nesse òrìsà ao longo do tempo.

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VOCAÇÃO SACERDOTAL

Por Erick Wolff de Oxalá
01/05/2020



Na tradição do Batuque do Rio Grande do Sul, uma religião do culto ao orixá, o sacerdócio é determinado diretamente pelo orixá, através do jogo ou de uma divindade quando manifestada, pois somente o orixá poderá informar diretamente quem deve ser um sacerdote numa religião que é dele feita para ele.

Por isso que em momento algum nesta tradição necessitamos de odu de sacerdote, nem que sacerdotes de outra religião interfiram, no que não conhecem.


Assim também ocorre com o povo de Obá em Òyó, Nigéria:









sexta-feira, 1 de maio de 2020

FELIZ INÍCIO DE MÊS, ÒSÈ ÒGÚN

Publicado em 01/05/2020


Feliz mês novo e feliz outro òsè Ògún a todos os devotos e praticantes de ifá e òrìsà na Nigéria e na diáspora.

Imploro a todos nós que adoremos Òrìsà Ògún hoje porque é o primeiro òsè Òrìsà deste novo mês.


E como todos sabemos que Ògún é o Òrìsà que é feroz o suficiente para liderar e abrir caminhos para os Òrìsà quando estão vindo do céu.


Oro para que Deus Todo-Poderoso Olódùmárè e Òrìsà Ògún limpem nossos caminhos, abençoem todos os nossos empreendimentos, ajudem-nos a conquistar todos os nossos inimigos e a remover quaisquer bloqueios em nossas vidas.


* Feliz mês novo
* Feliz òsè Ògún
* Ìsèse é a mãe da tradição
* Ìsèse l'àgbà.
Àse Òrìsà 

Fonte  https://www.facebook.com/okunola.ifayemiifanla.3


TIKTOK ERICK WOLFF

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