Postado por Ẹ̀dá Dúdú TV
Em 26/01/2022 acessado em 28/8/2022 às 08:24hrs
Cenas do festival de Obatala em Ile-Ife.
Link - https://www.facebook.com/edadudutv/videos/232643352281103/
Postado por Ẹ̀dá Dúdú TV
Em 26/01/2022 acessado em 28/8/2022 às 08:24hrs
Cenas do festival de Obatala em Ile-Ife.
Link - https://www.facebook.com/edadudutv/videos/232643352281103/
Postado por Paula Gomes Aduke
Em 27/08/2022 acessado às 10:30
Oferenda Asaro (inhame cozido com dendê) ao lado Eko (uma fina farinha de canjica pilada e cozida) |
"Uma das Ojubo de Òsùn mais antiga em Oyo.
Continuamos a preservar o Orisa de família."
Link - https://www.facebook.com/paula.gomes.aduke/photos/a.103343675341244/367732698902339/
Revisado e aumentado em 21/03/2023
Por Luiz L. Marins
Publicado no Wordpress em maio de 2016
https://luizlmarins.wordpress.com
Com o crescente interesse
pelo culto de Ìyámi Òsòròngà convém lembrar que a literatura afro-brasileira
apresenta informações importantes sobre a ligação delas, com Èsù.
Pierre Verger (1965)
registra um ese (verso) do odù ogbè ògúndá, signo divinatório do
oráculo de Ifá, o qual revela que Èsù
não só conhece o segredo das Ìyámi,
como também ensina o ebo correto à Òrúnmìlà,
para, por intermédio dele, apaziguá-las.
OGBÈ ÒGÚNDÁ
[...]
62. Nijó ti nwon mu omi meje ti nwon kókó mu,
63. Nijó ti nwon bèrè si mu ú, isejú
Èsù ni nijó
náà.
64. Nijo nwon nse
ipadé, ìsejú Èsù ni. [1]
[...]
62. Le jour qu’elles ont bu ces sept eaux, em premier,
63. Le jour où ells ont commencé à boire, c’était en presence
d’Èsù
64. Le jour où elles ont fait l’assimblée, c’était en présence
d’Èsù [2]
[...]
62. No dia que elas beberam das
sete águas,
63. No dia que elas começaram a
beber, foi na presença de Èsù
64. No dia que elas fizeram a
reunião, foi na presença de Èsù. [3]
[...]
Também Juana Elbein (1976) no livro Os Nàgó e a Morte faz algumas considerações conceituais sobre Èsù,
onde demonstra que Èsù é o òrìsà que recebeu um àse especial de Olódùmarè para resolver todas as
situações, inclusive no trato com as Ìyámi:
“Em virtude da maneira como Èsù
foi criado por Olódùmarè, ele deve
resolver tudo o que possa aparecer e isso faz parte de seu trabalho e de suas
obrigações [...] Olódùmarè fez Èsù
como se fosse um medicamento de poder sobrenatural. ”
“Olórun delegou este poder a Èsù
ao entregar-lhe o àdó-iràn, uma
cabaça de longo pescoço apontando para o alto que Èsù carrega em sua mão. Èsù
só precisa apontar seu àdó para
transmitir a força inesgotável que tem. ”
“Èsù é o princípio reparador do
sistema nàgó. [...] por isso, os
quatrocentos irúnmalè deram um pedaço de suas próprias bocas à Èsù, quando ele foi
representa-los aos pés de Olórun. Èsù uniu estes pedações em sua própria boca
e, desde então, fala por todos eles. [...] apenas por seu intermédio é possível
adorar as Ìyámi. ” [4]
[1]
VERGER, Pierre. “Grandeur et Décadence du Culte de Ìyámi Òsòròngà”, in, Journal de la Societe des Africaniste,
1965, T. 35, p. 180
[2]
______________. “Grandeur et Décadence du Culte de Ìyámi Òsòròngà”, in, Journal de la Societe des Africaniste,
1965, T. 35, p. 181
[3]
______________. Grandeza e decadência do
culto de Ìyámi Òsòròngà. Ed. Corrupio,
Artigos Tomo I. São Paulo, 1992, pg. 50.
[4]
DOS SANTOS, Juana Elbein. Os Nàgó e a Morte. Ed. Vozes. Petrópolis, R. J.,
1976, pgs. 131; 134; 163
Por Luiz Claudio
Postado em 22/08/2022 acessado em 23/08/2022 às 17:15
Esta postagem pertence ao Luiz Claudio e foi compartilhada pelo Chico Neto, na comunidade Nação Cabinda do RS, replicaremos algumas informações de relevância ao tema, segue:
(Tata Matamoride Ijoba Angola)
Transcrição de algumas respostas que completam a explicação do nKissi.
Erick Wolff
Para quem não está familiarizado com o termo PORRÃO, se refere aos quartilhoes que são usados para confecção de um nKissi… estes quartilho és podem ser de barro ou louça variando conforme a origem do nKissi.
Erick Wolffexemplo dos quartilhões, alguns chegam a quase um metro:
Erick WolffIlê Asé Igbomina o culto de nkissi não é semelhante ao culto de orixá, conforme o Matamoride informa que o nKissi é feito na terrina, e fica sobre o quartilhão (porrão), algumas vezes ficam alguns fundamentos dentro deste quartilhão, não tem nada a ver com as seguranças de orixá que são feitas no Batuque.
Não podemos tomar como base a nossa cultura para entender a cultura dos outros.
Link - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612
Imagem comprobatória
Por Erick Wolff de Oxalá
23/08/2022
Créditos da imagem - ignorados: a saber. |
O Òrìsà possui identidade e existência própria, desta forma o Òrìsà só depende de Olódùmarè.
Diferente do Òrìsà, o odù não possui existência própria, não é uma divindade, ele (odù) é um "livro de registro" dos acontecimentos tanto dos Òrìsà como de todo o cotidiano yorùbá, e que hoje é utilizado por alguns sacerdotes durante o oráculo.
Odù - Conjunto de signos do sistema de Ifá que revela a história em forma de poemas, que servem de instruções diante de uma consulta. (Beniste, pg. 558)
Odún - ano, estação, período próximo das festividades anuais. (Beniste, pg. 606)
Possivelmente pela semelhança entre as palavras odún (ano) com odù (signos), algumas pessoas se equivocam ao usar estas palavras do idioma yorùbá.
Concluindo
Desta forma, o oráculo do Batuque, baseado na personalidade, na mitologia, rituais e todo o conhecimento que se tem dos Òrìsà compõem o fundamento oracular do Batuque, não precisando do odù por que ele (Batuque) utiliza o próprio Òrìsà para o seu oráculo.
BENISTE, José, Dicionário Yorubá Português, Editora Bertrand Brasil, 2011