Ewé nje - as folhas funcionam;
Ògùn nje - os remédios funcionam;
Ògùn ti ò je - remédio que não funciona;
Ewé re ni kò pe - é que tem folhas faltando.
PESSOA DE BARROS, J. F., O Segredo das folhas, Editora Pallas, RJ. 1993, p. 78.
Ògùn nje - os remédios funcionam;
Ògùn ti ò je - remédio que não funciona;
Ewé re ni kò pe - é que tem folhas faltando.
PESSOA DE BARROS, J. F., O Segredo das folhas, Editora Pallas, RJ. 1993, p. 78.
"URGENTE IRMÃOS BATUQUEIROS
Por A África no Brasil - A Raiz da Ancestralidade
Postado em 16/05/2024
Peço encarecidamente para todos os irmãos da mesma fé que copiaram, repostaram ou compartilharam o texto:
LENDA DAS ENCHENTES que excluam a postagem imediatamente.
Como se fosse um Itan lendário, a pessoa que inventou este texto não se deu conta do desserviço que faz e a imagem negativa que passa para a comunidade leiga do poder das divindades. No itan inventado Mãe Oxum age com um ser diabólico e injusto que mata e destrói vidas por um simples capricho fútil.
Algumas pessoas que possuem excesso de espírito lúdico, e sabe-se lá com o que intenção, criam itãs que acabam comprometendo o entendimento das pessoas leigas com relação e contra as divindades Orixás.
Vivemos um momento em que precisamos avaliar com critério e responsabilidade o que postamos em rede sociais públicas Para que Não estejamos alimentando a intolerância religiosa que granjeia Combatentes.
Sejamos responsáveis.
PEÇO A TODOS QUE EXCLUAM TAIS PUBLICAÇÕES.
Texto: Babalorixá Mozart de Iemanjá"
Coletamos alguns comentários:
"Adilson De Xangô
Agô a todos, Segundo meu entendimento, um itãn "lenda" não é feito para ser interpretado literalmente, Orixás são forças da natureza, são muito complexos e sua existência e contextualidade estão muito além da compreensão humana, por isso a existência e importância dos Itãns, assim como a Odisséia Grega ou as lendas dos deuses nórdicos europeus tem como única função aproximar nossa limitada capacidade de compreensão ao que seria um Orixá, itãns são feitos para os Batuqueiro não para os leigos ou praticantes de outras religiões, agora imbecis existem em todo lugar e em todas as religiões, a prova disso é que existem até hoje guerras santas, pessoas que se explodem em nome de Alá, acho que tu está corretíssimo quando conclama os nossos irmãos a buscar mais conhecimento sobre o nosso sagrado pois, a ignorância causa distorções e armam nossos inimigos contra nós.
Afonso De Xangô AganjúDesde que vi esse tal Ita me deixou preocupado, então mãe oxum está no posto de vilã,de um monstro que mata todos afogados , a culpada da catástrofe...absurdo isso ... absurdo....
Glaison L. GarskeFui questionando aqui em casa, se esse itãn tinha alguma relação com o momento que passamos, respondi que nunca tinha ouvido o mesmo, e além de duvidar dele , achava muito inoportuno o surgimento de um itãn desses , sem fonte e nesse momento , porém, se alguém, apresentar uma fonte confiável"
Link https://revistaolorun.wordpress.com/wp-content/uploads/2018/10/revista-olorun-01.pdf
Por Fatah Toromade
07/05/2024
Acredita-se que Olufon seja o primeiro nascimento de Obatala no reino físico, enquanto Obalesun nasceu no reino espiritual.
A ordem de adoração de Orisa Olufon é uma fantástica ideia antiga que não é apenas simbólica, mas corresponde ao código iorubá de feminilidade, que significa positividade. A disposição dos sacerdotes e os encontros e interações anteriores dentro do templo fechado são lindos de se ver.
Para avançar no relacionamento já estabelecido entre eu e o reino, fiz uma visita de cortesia ao H.R.M Oba Peter Oluwole Ipadeola Ilufemiloye Akinyooye III
OLUFON DO REINO DE IFON OROLU
AREMO OBATALÁ DO UNIVERSO
VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE OSUN DE OBAS
PRESIDENTE DO CONSELHO IREPODUN DO ESTADO DE OBAS OSUN.
A visita visa proporcionar um ambiente propício à colaboração sobre como elevar e propagar a beleza da cidade, exemplificada e expressa nos seus aspectos tangíveis e intangíveis das nossas tradições.
Neste vídeo postado em 02/05/2024, pela Dra. Paula Gomes, registra os tamboreiros, saudando diversos orixás.
Dra. Paula Gomes
"Saudando Sango, Iyemonja, Esu, Ogun , Osun e Obaluaye"
Link - https://www.facebook.com/pgfoundation.oyo/videos/3339300109546702
"Você sabe a origem e ancestralidade de Osun?Sabia que os Orisas habitaram a terra e são também ancestrais ?Pois é…. Osun era conhecida também como Ewidi e sua origem , sua nascente é em IGEDE no Estado de Ekiti na Nígeria.Sabia que ela era filha de AKE , descendente de Onigede de Igede em Ekiti ……É…. Osun veio de uma família de 16 irmãos e devido a uma briga , ela se transformou numa nascente de água em Igede onde Osun é cultuada até ao dia de hoje.Está nascente deu origem ao rio Osun.Segundo a tradição e os relatos de Onigede , Osun foi uma esposa de Sango que viveu em Oyo e após seu esposo ter desaparecido, Osun encontra seu caminho para Osogbo.Importante preservar o Patrimônio e Origem dos Orixás e sua ancestralidade.Veja neste vídeo a nascente e origem de Osun em IGEDE - EKITIPaula GomesEmbaixadora da Cultura do Alaafin de OyoOyo Nígeria"
"O RITUAL DO BORIO bori é um ritual do Ori, orixá não come no bori, por isso, se orixá comer é ritual de orixá.JÁ FIZERAMA PERGUNTA PARA SI:Se os conceitos filosóficos dos rituais de Ori, vieram da matriz Africana, por que atualmente, existem diferenças entre alguns ritos de algumas famílias dos segmentos de religiões afro-brasileiras?!?!"
Os comentários foram:
"Alexandre Rocha
Primeiro há religião,não veio só de uma parte da África.outra aqui mesmo,teve algumas modificações.
Erick Wolff
[Alexandre Rocha] sim, parcialmente tem razão, quando nos referimos a diversidade podemos dizer que as religiões "não vieram só de uma parte da África", no entanto, o culto de Ori pertence ao povo Ioruba, ou seja, os Banto e os Fom, não cultuam Ori nem fazem Bori.
Erick Wolff
E não podemos esquecer que, mesmo que a diáspora tenha que se adaptar e ressignificar para sobreviver, ainda assim, os conceitos básicos para que seja reconhecido devem ser preservados, um exemplo são as famílias do Batuque que preservaram o Bori para Ori.
Alan Machado
Então seu ritual de bori é diferente de todos os batuqueiros. Parabéns, só vc está correto👍🏻
Erick Wolff
[Alan Machado] respeitosamente, o tema não sou eu, nem o que pratico. Peço gentilmente que mantenha no tema.
Grato.
Erick Wolff
CONTRIBUINDO COM O TEMA BORI PARA ORI DO BATUQUE PUBLICADO EM 2012
Não é por que a maioria atualmente não faça que esteja errado, pois Bori alimenta ori.
ILÉ-ORÍ E A CREMEIRA: A NOÇÃO DE PESSOA NO BATUQUE DO RS
Rudinei O. Borba 1 (2012)
Erick Wolff
[Mário Oxalá Obokun] ai na sua casa talvez não mas aqui no sul temos sim, vc tem toda a liberdade de fazer como desejar, mas não pode ignorar quem faz aqui.
Mário Oxalá Obokun
Ninguem faz aqui
Erick Wolff
[Mário Oxalá Obokun] ja citei as fontes, pode ir na casa das pessoas e conferir, todos inclusive sao de porto alegre.... e seguimentos diferentes.
para nao cansar as pessoas encerro contigo, caso tenha outro assunto para acrescentar, será bem vindo.
Mário Oxalá Obokun
Me responda a pergunta do galo vermelho na cabeça de filho de Oxalá.
Aqui pode ?
Erick Wolff
Mário Oxalá Obokun primeiro preciso que conceitue, qual ori se refere
Mário Oxalá Obokun
No batuque do RS.
Numa obrigação de Ori, na qual vc diz que quem define é próprio Ori.
Pode-se matar um galo vermelho na cabeça de um filho de Oxalá ?
Erick Wolff
[Mário Oxalá Obokun] por gentileza, eu necessito que defina o ori a qual esta se referindo, para poder responder.
Mário Oxalá Obokun
Ja desenhei ... Obrigaçao de Bori no batuque do RS
Erick Wolff
[Mário Oxalá Obokun] me desculpe, por gentileza, mas vc esta falando do ritual, conceitue o ori da sua pergunta.
Erick Wolff
Outra contribuição
COSTUMES E RITOS DO BATUQUEO DO RS, SEGMENTO OYO.
https://iledeobokum.blogspot.com/2022/12/costumes-e-ritos-do-batuqueo-do-rs.html
Erick Wolff
Mário Oxalá Obokun aqui no Batuque podemos ver bori para ori sim.
Claudete Welpe de Aguiar
Fico bem feliz por ser modificado porque não sei muito mas umas delas e que me parece que o cachorro seria sacrificado em nome de Ogum aqui com serteza muitas pessoas não fariam esta sacralização,me perdoe se falei bobagem mas a algum tempo li algo assim 👍
Philyp Tyago Xavier Rodrigues
Bem então o que pode ocorrer é o nosso povo chamar secularmente um rito que não seria o Bori africano, de Bori.
Pois no que eu conheço sempre vai aves do orixas do iniciado... logo não faz sentido ser exclusivo de ori
Erick Wolff
[Claudete Welpe de Aguiar] mais ou menos, veja o sacerdote tratando de Ogun:
O VALOR DO EJE: MENOS É MAIS
https://iledeobokum.blogspot.com/2022/07/o-valor-do-eje-menos-e-mais.html
Erick Wolff
Boa noite [Philyp Tyago Xavier Rodrigues], respeitosamente como vc mesmo disse, " é o que conhece" , se puder ver as minhas indicações sao batuqueiros que praticam o Bori para ori.
Mário Oxalá Obokun
[Erick Wolff] esse bori para Ori... quem define o que vai na obrigação?
Mário Oxalá Obokun
Aqui no batuque do RS o Orixá come junto
Sempre está presente a TODO culto de Ori
Erick Wolff
O próprio Ori que define, se é ele quem vai comer. Mário Oxalá Obokun
Mário Oxalá Obokun
[Erick Wolff] Tu sabes que aqui não é assim. Pode o ori de un filho de Oxalá pedir um agalo vermelho aqui no Batuque do RS ?
Erick Wolff
Uma coisa que costume ver, quase igual ao que o [Philyp Tyago Xavier Rodrigues] falou, é no bori somente aves, porem neste caso para ori.
Erick Wolff
Importante destacar, que com esta postagem não queremos converter ninguém, nem que mudem o que fazem, apenas peço que não ignorem quem faz e cultua o ori no Batuque, nem ignorem o conceito de ori na matriz."
Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3744526595779182/
"A IMPORTÂNCIA E UTILIDADE DA MANTEIGUEIRA NO BORIOs ritos e ligações do Ori e do Individuo."
Vejamos:
"Ijo Ifa OgbeyonuSeria bem verdade isso se aquela mantegeira tivesse sido feita para o Orisa Ori da pessoa e não associada com seu(a) "Pai/Mãe" de cabeça. Mas no batuque não há Orisa Ori, pois ori é filho de um Orisa.
Ijo Ifa Ogbeyonu
Seria bem verdade isso se aquela mantegeira tivesse sido feita para o Orisa Ori da pessoa e não associada com seu(a) "Pai/Mãe" de cabeça. Mas no batuque não há Orisa Ori, pois ori é filho de um Orisa.
Ijo Ifa Ogbeyonu
Em 1993 nem se ouvia falar em Ori. Participei do Batuque por 20 anos e nunca vi Ori respondendo em Buzio. Ora, se nem todos fazem bori vinculado a Orisa, como Ori se comunica sem Orisa?
Ijo Ifa Ogbeyonu
Absolutista? Jamais. No entanto, o Batuque através do Buzio não tem resposta de Ori diretamente, pois Ori no batuque é filho de outro Orisa. Só isso, bem diferente da cultura yoruba, só isso"
Link https://www.tiktok.com/@erick_wolff8/video/7394939244638178565?browserMode=1
Imagens comprobatórias