sexta-feira, 7 de junho de 2024

A RELIGIÃO IORUBÁ NÃO É TEÍSTA

Por Erick Wolff


Atualmente vem crescendo o tema afroteologia baseado em teísmo, porém, é um equívoco estudarmos a Esìn Òrìsà Ìbìlè como uma religião teísta. Vejamos:

[...] os conceitos teológicos europeus aplicados sobre Olódùmarè, como onisciência e onipresença, são estrangeiros, e não tradicionais da RTY.

O conceito de teísmo não é apenas a existência de um deus criador auto criado, criador de algumas divindades, mas principalmente da interação e do cuidado deste deus diretamente para com a humanidade, tal como fez a Moises, no monte Sinai.

De acordo com os ìtàn (mitos sagrados dos iorubas), isto não ocorre na religião tradicional ioruba; assim, a religião ioruba não pode ser monoteísta, no sentido teológico cristão.

Os orixás vêm ao mundo para fazerem a vontade deles, orixás, e NÃO de Olódùmarè, pois este não interage diretamente com a humanidade, não tem conhecimento de tudo que ocorre no mundo, pois para isto criou um mensageiro chamado Èsù [...]

(Luiz L. Marins, 2017, https://encurtador.com.br/VpmYB)


Concluímos que Olódùmarè, não possui os mesmo atributos do Deus estrangeiro; assim, não é possível estudar a RTY através do teísmo, um conceito cristão.

terça-feira, 4 de junho de 2024

ADOSU SANGO ILE IORUBA ESCREVE AO CONSELHO INTERNACIONAL DE IFA

Esta postagem foi publicada em 2019, coletamos para registro das memorias da Esin orisa ibile.


VERSÃO PORTUGUÊS

ADOSU SANGO ILE IORUBA ESCREVE AO CONSELHO INTERNACIONAL DE IFA
Postado por Ibuowo Sangowale
Em 10/07/2019

"Adosu Sango Ile Yorubá

Escreve ao Conselho Internacional de Religião Ifa

Awo Solagbade Poopola
Conselho Internacional de Religião Ifa

Nós, a associação mencionada acima, estendemos nossas saudações ao Conselho de Religião de Ifa.
Nosso principal objetivo é responder o que você escreveu recentemente no Facebook.
1. Ifa não é uma religião, é o conhecimento de Orunmila, mas os seguidores de Orunmila acreditam que Ifa é a voz de Olodumare, que respeitamos sua crença, mas não é nossa própria crença.

2. Todo Irunmole ou Orisa não iniciou em ifa ou qual é o ipori que Orunmila deu a Sango durante a iniciação?

Se Ifa é conhecimento, como alguém pode ser iniciado no conhecimento? Não é Itefa a iniciação de Orunmila? O conhecimento pode ser um processo ritual de iniciação?
Conhecimento é igual a educação, que é um processo de aprendizagem, não pode ser adquirido por iniciação ritual. Olodumare não deu conhecimento a todos os Orisa?
Em Yoruba, cantar ou dizer encantação é conhecido como AFO, a voz poderosa de Olodumare.
Existe algum ritual de iniciação para AFO? NÃO, porque é um processo de aprendizagem.
Então, Conselho Religioso de Ifa, todos os Orisa trazem do céu AFO, Olodumare lhes deu.

Provérbio Iorubá
“Sango não escolhe gente sem família
Orisa Oko não escolhe pessoas sem parentes
Orunmila escolhe as pessoas com deficiência”

3. Além disso, não há Orisa sob outro. Orunmila é Orunmila, Sango é Sango.
Entre os Orisa que vieram do céu, Orunmila é o último.

4. Todos os títulos não podem ser encontrados em Ifa, como Baba Ipeere, Iya Ipohun, etc, cada Orisa conhece seu próprio título.

5. Por favor, não misture tudo. Saudações Orumila é EEPA Orunmila. É apenas Sango que suas saudações são Kabiesi. A história está dentro do eerindilogun em Ejilasebora (ka bi o si).

6. Todos os Orisa são iguais e andam juntos com o devido respeito entre si. Pare de chamar que aquele é o cabeça. Todos eles têm conhecimento. Sango não foi iniciado em Sango, sem falar de Ifa.
Sango iniciou sere, laba, ose, eku ago e esuro em Sango.

Enfim quando quiser conversar no face book não use mais palavras abusivas, dizer que quem não concorda é ifa é o cabeça, é como um louco.

Porque qualquer pessoa que pensa é sábia, então todo mundo é uma loucura original.
No conhecimento de Orisa, Obatala é o primeiro e Orunmila é o último.

“Ouvir outros conselhos é uma glória
Respeitar a opinião alheia é um prazer do ser humano
Não ouvir os conselhos dos outros, vai se arrepender
Divino para alaseju
Quando ele quer nadar dentro do oceano
Ele só nada na lagoa
Se você nadar dentro da lagoa, nunca entre no oceano”

Sango Iragbiji Sangokunle Ibuowo Sangobunmi Alabi
Presidente secretário Baale Sango
Cidade Iragbiji Cidade Oyo Cidade Oyo

Assinado por outros sacerdotes de diferentes cidades como Kisi, Igbope, Ilua, Ibadan, Ede, Oyo, Igboho, Iragbiji.
Aloitan Oladimeji Oladimeji"

Tradução online e adaptação - Erick Wolff

VERSÃO ORIGINAL EM INGLÊS

"Adosu Sango Ile Yoruba
writes to International Council of Ifa Religion
Awo Solagbade Poopola
International Council of Ifa Religion
We the aboved mencioned association hereby extend our greetings to Ifa Religion Council.
Our main purpous is to respond to you what you wrote on face book recently.
1. Ifa is not a religion, it is the knowledge of Orunmila, but the followeres of Orunmila believe that Ifa is the voice of Olodumare, which we respect your believe, but it is not our own belief.
2. All Irunmole or Orisa didn’t initiated into ifa or what is the ipori that Orunmila gave Sango during the initiation ?
If Ifa is knowledge, how somebody can be initiated into knowledge? Is it Itefa not Orunmila initiation? Can knoweldge be a ritual process of initiation?
Knowledge is equal to education, which is a process of learning, it can not be acquired by ritual initiation. Has Olodumare not given knowledge to all Orisa?
In Yoruba to chant or say encantation is known as AFO, the power voice of Olodumare.
Is there any ritual initiation for AFO? NO, because it is a process of learning.
So, Ifa Religion Council, all Orisa bring from heaven AFO, Olodumare gave them.
Yoruba Proverb
“Sango does not pick people without family
Orisa Oko does not pick people without relatives
Orunmila pick the handicap people”
3. Further more there is no Orisa under another one. Orunmila is Orunmila, Sango is Sango.
Among the Orisa that came from heavan Orunmila is the last one.
4. All the title can not be find in Ifa, like Baba Ipeere, Iya Ipohun, etc, each Orisa knows about their own title.
5. Please don’t to mix up everything together. Orumila greetings is EEPA Orunmila. It is only Sango that his greetings is Kabiesi. The history is inside the eerindilogun in Ejilasebora (ka bi o si).
6. All Orisa are equal and go together with due respect among themselves. Stop calling that one is the head. All of them have knowledge. Sango was not initiated into Sango, talkless of Ifa.
Sango initiated sere, laba, ose, eku ago and esuro into Sango.
Finally when you want to talk on face book dont use abusive words anymore, to say that anybody that doesnt agree is ifa is the head, is like mad.
Because anybody who thinks is wise then everybody is orinigal craziness.
In the knowledge of Orisa, Obatala is the first and Orunmila is the last.
“To listen to other advice is a glory
To respect other opinion is a pleasure of human being
Not to listen to others people advice, will regret
Divine for alaseju
When he want to swim inside the Ocean
He only swim in the lagoon
If you swin inside the lagoon don’t ever go into the Ocean”
Sango Iragbiji Sangokunle Ibuowo Sangobunmi Alabi
Chairman secretary Baale Sango
Town Iragbiji Town Oyo Town Oyo
Signed by others priests from different towns as Kisi, Igbope, Ilua, Ibadan, Ede, Oyo, Igboho, Iragbiji."


Imagem documental







 Link https://web.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0RJqM6Wb9rh2jMCAcv9fTeufF8Z4nAbNp6fE718nHnTSFZM9ZagD2BLBypbYxK1rNl&id=100088886559313

HOMENAGEM A MÃE TAIA DE XAPANÃ

Postagem coletada no perfil de Carina de Oxalá, no Facebook, em 20/01/2024.
Nesta postagem Carina Homenageia mãe Taia de Xapanã.


"Por Carina De Oxalá
Postado em 20 de janeiro

Momento Recordar é Viver

Hoje nossa homenagem e para a saudosa Mãe Taia de Xapanã da nação Jêje-Ijexá.

Um das principais características de Mãe Taia era sua fibra, muito forte e respeitada por seus pares de religião.

Herdou o amor pelos Orixás de seus pais carnais, sendos sua mãe Ondina da Conceição (Ondina de Xapanã) e seu pai Antônio Manoel Matias (Manoelzinho de Xapanã).

Tanto Mãe Taia, como seus pais, foram três figuras exemplares, pois faziam religião por amor e fé aos Orixás e não por vaidade ou dinheiro.

Mãe Taia um exemplo de religiosa a ser seguido para as novas gerações, me sinto muito bem no Ylê Senhor dos Passos lá meu coração fica em paz devido ao amor, respeito e simplicidade que todos fazem a religião.

Mãe Carina de Oxalá - Ylê 3 de Abril Filial

RECORDAR É VIVER"

Considerações 

Nesta postagem Carina informa que mãe Taia seria Jêje-Ijexá, porém, na imagem registra o Jeje-Nagô.

No site Xangô Sol informa que que pai Manezinho foi iniciado por pai Paulino do Oxalá segmento Ijexá.


Imagem comprobatória:



Fonte - https://www.facebook.com/photo/?fbid=925065832367297&set=a.119309166276305

Fonte - Pai Manezinho:

sábado, 1 de junho de 2024

O BORI PARA ORI NO BATUQUE EM DEBATE

Coletamos esta postagem no perfil do Pai Matheus de Xangô, publicado em 28/05/2024 no Tiktok.

No vídeo pai Matheus, questiona a existência do Bori para Orí no Batuque, pois até este momento, pai Matheus não possuía conhecimento da existência do culto nem cantigas para Ori, no Batuque.


Vejamos:

"Respondendo a @Erick Wolff8 Hoje venho para questionar os irmaos sobre o rito de Bori dentro do batuque. #batuque #batuquers #orixa #candomble #umbanda"
Respostas dos adeptos do Batuque:

"PaiJuliodeOxum
Nem sempre Pai, algumas famílias quais no meu conhecimento era majoritáriamente no Oyo, fazem Bori para Ori. Separado total do Orixá


Pai Matheus de Xangô 
Vejo que o Oyo tem muita proximidade com o culto do Orixa do candomble.

Erick Wolff8
A base do bori para ori é a matriz e tanto o batuque quanto o candomblé podem ter preservado

Babalorixa Diego Oxalá Obokun
exatamente irmão, eu faço Bori apenas para Ori, separado totalmente do orixá!

Erick Wolff8
@Pai Matheus de Xangô perfeito, importante trazer ao debate as questões, só assim, os adeptos de outras religiões poderão conhecer o Batuque.

Erick Wolff8
Indicio a leitura: ILÉ-ORÍ E A CREMEIRA: A NOÇÃO DE PESSOA NO
BATUQUE DO RS
Rudinei O. Borba (2012)

Erick Wolff8
Não negamos uma gde parte das famílias no Batuque fazem bori de orixá, porém... há muitas famílias que fazem bori ori, sem influencia do candomblé.

Pai Matheus de Xangô 
Por isso fiz o video, porque conheco bastante familias e ritualistas e nunca vi ou soube sobre Bori para Ori. Como disse, é um video para agregar conhecimento

Babalorixa Diego Oxalá Obokun
, eu faço Bori apenas para Ori, separado totalmente do orixá

Pai Matheus de Xangô · Criador
Qual sua nação, meu irmão?

Babalorixa Diego Oxalá Obokun
cambinda,

Pai Andrew - Reino de Oxum
Através de diálogos assim que fiquei sabendo da existência dos rituais específicos à Orí. Porém, como sou praticante do Borí p Orixá meu conhecimento também é limitado.

Pai Matheus de Xangô 
Exatamente. Conheci o culto a Ori pelo candomblé. E todas casas que conheci até hoje, nunca soube desse culto dentro do batuque.

Babalorixa Diego Oxalá Obokun
conheço algumas casas sem influência de candomblé que praticam, normalmente com influências da nação Oyo

Jean Santin
Na nação Nagô e na Nação Oyó fazemos o ritual do Bori para o Ori da pessoa, contudo, não se exclui o Orixá da pessoa no momento do rito. Uma das rezas utilizadas: "Ori la baba, ori la ba te nire..."

Leidy de xangô
obrigação de bori alimenta e fortalece o Ori e alimenta orixá 🥰

Pai Jeferson De Odé 🐷
Dentro de minha casa o dono de nosso ori se torna o orixá , então em obrigações de bori o próprio orixá é fortalecido e alimentado.💙

thiagooliveira0065
de onde saiu que Oyó tem ligação com candomblé? Oyo e ijexá eram as maiores nações no início do batuque e talvez a mais antiga. e sim muitos antigos faziam separado.

Pai Matheus de Xangô
Só ver os patriarcas das nações. Existe uma de oyo que era de Ogunté.

thiagooliveira0065
pasmem gente feita numa época que não tinha tiktok, e nem sabia o que é candomblé

thiagooliveira0065
haviam casas que inclusive jamais usavam axoro de 4 pé na cabeça

Pai Matheus de Xangô 
Capaz que no início do culto não existia tiktok? Nossa…

Babalorixa Diego Oxalá Obokun
faziam como um omiero de 04 pés digamos assim e depois lavavam o ori,

Babalorixa Diego Oxalá Obokun
n conheço apenas ouvi histórias

thiagooliveira0065
muitos antigos da minha família não usavam nem o miero, apenas axoro de Angola, pata...

Clovis Alberto
Como o mano Júlio falou, existem sim rezas e rituais próprios, sem menção a Orixá. Reza e ritual próprio. Eu faço uso e n foi trazido do candomblé nem de nada mais... Se quiser te mostro as cantigas

Pai Matheus de Xangô
Poderia me enviar? E qual sua nacao? Pois se fomos olhar algumas raizes de Oyo, conseguimos ver que existe ligacao com orixás que sao cultuados no candomblr

Clovis Alberto
Sou Oyó-Ijexá, mano. Raíz da Iyá Deolinda de Agodo Iomi. Vou te mandar no face, tem vídeos do Mestre Belerum rezando essas cantigas.

Pai Leonardo de Aganjú
Meu irmão, nunca podemos generalizar, sou praticante da nação Oyo, não existe registro de ligação com candomblé. E sim a nação Oyo tem um culto diferenciado no bori, ainda que faça menção ao orixá.

Pai Matheus de Xangô
Tanto que o intuito do video foi questionar os amigos sobre um culto dentro do batuque do qual eu nao conheco e nao que nao exista.

Cristianno Soares
Na nação batuque, não existe culto a Orí . No culto batuque banto pq a nossa rais traz essa mistura, fizemos a ligação direto ao orixá regente ao orí (cabeça do filho) e não a um culto específico...

Yá Vitória de Obá
Na minha goa bori é do orixá. Óbvio que se liga aquela obrigação ao ori do filho, com fundamentos específicos.

Pai Matheus de Xangô · Criador
Sim! É diferente de uma obrigação para o Orixa o ocuta do mesmo.

Patrícia Prestes
bênção, na minha casa também o Bori se consagra ao Orixá de cabeça

luizlmarins
Em Orun-Aiye, p. 183 ... Beniste informa que também há casas de candomblé que fazem "bori de feitura" com ota de orisa, mas não é reconhecido (cont.)
luizlmarins
Muitas famílias no batuque fazem bori de orixa ... mas há famílias que fazem bori para ori que nunca conheceram candomblé.

luizlmarins
(cont.) bori de feitura, com ota, não é reconhecido nas casas tradicionais de candomblé.

Cristianno Soares
Na nação batuque, não existe culto a Orí . No culto batuque banto pq a nossa rais traz essa mistura, fizemos a ligação direto ao orixá regente ao orí (cabeça do filho) e não a um culto específico... 
 
Babalorixá Ronaldo de Iemanjá 
Olha irmão, isso é óbvio que tem a reza para o bori, isso é o começo da religião. Faz anos que existe essas rezas. Tem até a reza para imantar as fontes com banha de ori

Pai Alfredo de Ossayn  

Sim existe"

Revisado e aumentado em 03/07/2024

Coletamos este comentário na comunidade Nação Cabinda do RS, onde usuário Regis Xapanã comenta sobre o conhecimento do segmento dele, vejamos:


"Regis Xapanã

Eu não tenho conhecimento no batuque do RS só alimentar, o borido no meu conhecimento e feito para consagração de um juntó de orixás.


Erick Wolff

Boa noite, querido irmão [Regis Xapanã], por gentileza, pode nos esclarecer uma questão?

Segundo o seu conhecimento em qual momento ori come? E não me refiro a ori física!"

Link https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/posts/3769366183295223/?comment_id=3792349077663600&notif_id=1720042047413905&notif_t=group_comment_follow 

 

Considerações:
Não é porque atualmente as maiorias das casas de Batuque, não fazem o bori para Orí, que ele não tenha se preservado no Batuque.  
Orí pode comer com Orixá, no entanto, o Orixá não come com Orí. 

Conclusão:
Atualmente há muitas casas do Batuque que fazem o Bori do Orixá.
Entretanto, há casas de Batuque que preservaram o ritual para Orí, e que este rito não foi influência do Candomblé.
Desta forma, referência do Bori seja possivelmente a Matriz Ioruba, tanto para o Candomblé, quando para o Batuque.




Imagens documentais:



















Revisado e aumentado em 25/06/2024

Imagens da comunidade Nação Cabinda do RS


IYALODE ESU de ISEYIN

 


 01/06/2024

Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto

ÌYÁ ÈṢÚWẸ̀MÍMỌ́ - ÌYÁLÓDE ÈṢÙ OF ÌSẸ́YÌN

Éépà Èṣù! Kábíèsí o.
Èṣù kìí ṣe Sátánì.

A homenageada do Ọ̀sẹ̀ Èṣù de hoje é uma das mais antigas, respeitadas e célebres Ìyá Èṣù que a Nigéria possui, Ìyá Èṣúwẹ̀mímọ́, Ìyálóde Èṣù da cidade de Ìsẹ́yìn, no estado de Ọ̀yọ́, na Nigéria.

Respeitada em muitas cidades da Nigéria, é chamada para consagrar nigerianos e estrangeiros para o Òrìṣà Èṣù em muitas famílias de Òrìṣà, foi ela quem consagragou a Èṣù o saudoso Baálẹ̀ṣù da cidade de Ìbàdàn, Bàbá Èṣúníyì. E grande parte dos estrangeiros que vão a Nigéria se consagrar a Èṣù, o fazem através dela.

Ìyá Èṣúwẹ̀mímọ́ já é uma àgbà (anciã), mas segue firme e forte preservando e disseminando o culto ao Òrìṣà Èṣù pela Nigéria e através de seus ọmọ awo, pelo Mundo.

Meus respeitos a uma das mais célebres Ìyá Èṣù do Mundo.

Èṣù á gbè wá ooo!

@hericklechinski
@ilesinesuagunbiade

✒️ Hérick Lechinski

Fonte: Facebook.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=7744435968966409  

 _________________________

Nota do blog.

A cantiga "Lanã que já osi Iyalode" que alguns tamboreiros do batuque cantam para Bará, é completamente equivocada.

Primeiro, porque essa cantiga é de Nanã, no candomblé, e não Lanã.

Segundo, porque Iyalode é um título feminino; não tem nada a ver com Bará Lôde.  

sexta-feira, 31 de maio de 2024

POLÊMICA SOBRE O QUE A NAÇÃO CABINDA CULTUA

Coletamos esta postagem do Alessandro Munniz, publicado em 28/05/24, no grupo Nação Cabinda RS, abordando o tema Banto, o que nos fez pensar que o autor possivelmente estivesse vinculando a Kambina (atualmente conhecida por Cabinda) do pai Waldemar, com o povo Banto.

Apesar de já ter ficado claro que a Kambina do pai Waldemar é Nagô, no entanto, o que chamou a atenção foi a participação do Luis, que por ser iniciado numa religião Banto, trouxe esclarecimentos importantes para os estudos das Nações Afro-brasileiras.


Vejamos:

"Boa tarde , ouvi dizer que a nação cabinda cultua um misto de orixá da ijexá e os voduns da jejê , isso é verdade ?muitos acham que ela deveria cultuar os minkisi por estar em Angola e Congo."

Os comentários a seguir:

Luis Alves

Cabinda do Rio Grande do Sul ou o batuque era conhecido como para… porém acredito eu que vem dos antigos cultos de cabinda Congo, e por conta da aglutinação de religiosidades passou a ter seu próprio sistema.

Mas, cabinda! Se referindo ao povo banto, eles tem o culto a mahamba, nkice, ankulu!

 

Luiz L. Marins

Mas a nação Kambina do batuque cultua orixás, não tem nada a ver com nkisse de Angola / Congo.


Erick Wolff

[Luis Alves] sobre a kambina (atualmente conhecida por Cabinda) do pai Waldemar, Cabinda (banto) e a Kabinda (banto), esclareço e forneço depoimentos importantes de famílias do sul e documentos estrangeiros.

A KAMBINA NAGÔ E O KAMUKA NA NIGÉRIA

https://loja.uiclap.com/titulo/ua49154/

 

Luis Alves

[Erick Wolff] interessante, bom não tento vivência na cambinda do Rio Grande do Sul!

Mas faço parte de um culto Congo, cabinda! Que é banto, não é batuque!

E Congo cabinda, Salavá


Erick Wolff

[Luis Alves] ok, compreendi, porém neste caso, não há nenhuma ligação com a Kambina (atualmente conhecida por Cabinda) do pai Waldemar, se trata apenas de uma homofonia.

 

Luis Alves

[Erick Wolff] não, não existe vínculos.

A tanto que o kabinda, Congo, Angola que eu faço parte não existe nagocentrismo… nem aglutinação com outros cultos.

A minha religiosidade e voltada a hamba, mahamba, e a bakulu!


Erick Wolff

[Luis Alves] de fato o foco do nosso trabalho no livro foi pontuar as diferenças e que não há nenhuma ligação entre a Kambina do Batuque e o povo banto.


Fonte - https://www.facebook.com/groups/1444295859135612/permalink/3767227150175793/?rdid=3TVr01MUF6fQwMbT&share_url=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fshare%2Fp%2FCLab6QGM45CdyGo5%2F 


TIKTOK ERICK WOLFF

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