quinta-feira, 17 de novembro de 2022

A POSESSÃO OU TRANSE NO CULTO DE EGUNGUN

Por Erick Wolff de Oxalá

Em 17/11/2022



Procuramos o Oje Adebayo, sacerdote do culto de Egungun, para saber sobre a possessão ou transe no culto de Egungun, que nos esclareceu o seguinte: 


"Bom dia, a pessoa dependendo da linhagem (Yoruba) e mascarado pode sim ficar em um estado completamente fora do natural... Pode acontecer de antes de se portar os trajes a pessoa ser levada para local reservado onde vai ser feito o consumo de bebidas especialmente preparadas, ritos e a pessoa vai passar um tempo ali só rezando... Em um determinado momento alguém entra e conclui os atos * não vai sair até que se exista a absoluta certeza***  quando o ancestral esta pronto, possivelmente assuntos particulares serão revelados naquele mesmo momento. Inimigos, saúde, prosperidade, êxitos, filhos... Então o ancestral sai para rezar, abençoar seus filhos, dar conselhos etc... Quando o ancestral vai embora a pessoa não lembra de nada mas é diferente de Orisa, o retorno é de igual forma necessário de cuidados específicos. Uma vez escutei de alguem que o Ancestral deixa seu corpo como se você tivesse morto, não gosto de fantasias nem folclore em culto mas esta é a melhor definição, corpo frio como se tivesse sem vida... O Ancestral tem que ser real e como prova ele vai revelar coisas que uma pessoa comum não saberia dizer, vai tratar de assuntos que não compete a Orisa. Por isto tenho visto pessoas que fazem uma espécie de transe para seus ancestrais o que não é errado, porem conheço e cultuo alguns onde podemos falar de possessão ancestral... o transe é mais comum com consumo de bebidas preparadas com folhas principalmente ja a possessão envolve um rito maior e mais complexo que leva tempo...

Em ambos os casos sempre a relatos de sonhos... muitos logo apos o culto..." (informação pessoal)


Oje Adebayo Ifamuyiwa Ojebisi, pertence a Religião Tradicional Aborigene Ioruba Ifa e Egungun,  mora em Itabuna, Salvador. 

Fonte: conversa pelo msn.
imagem comprobatório


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TIKTOK ERICK WOLFF